De que Lado Você Está?

De que Lado Você Está? Guilherme Boulos

Resenhas - De que Lado Você Está?

thali 22/12/2023

Pessoas mudam de ideia
Legal demais acompanhar as ideias e críticas do Boulos no auge do caos de 2013/2014, e perceber o que permanece e o que mudou de lá pra cá? e muitas das coisas que ele apresenta como perigos (infelizmente) permanecem.

Ceres.Miranda 07/08/2023

Seleção de artigos de Guilherme Boulos, publicados em sua coluna na Folha de São Paulo (entre 2014 e 2015), analisando tanto o cenário/conjuntura política da época como os problemas urbanos que há muito permeiam a cidade de São Paulo. Com clareza e propriedade (cujos todos prognósticos, como podemos ver hoje, acabaram se realizando) mostra seu vasto conhecimento e preparo para discutir e propor ideias efetivas para lidar com as principais questões/preocupações da sociedade, especialmente as dos menos favorecidos.

Bianca 14/11/2022

Uma obra interessante.
O livro trata-se de uma coletânea de artigos do Boulos, publicados entre 2014 e 2015. Apesar de não ser atual, propõe reflexões interessantes a respeito da política brasileira, além da impressionante assertividade do autor - em relação aos temas que desencadearam com certa precisão no nosso presente contexto.

A obra é dividida em três partes, e minha preferida foi a primeira - por ser a minha área de estudo -, abordando sobre a questão urbana: moradia, mobilidade, movimentos sociais e entre outros temas.

É simples e direto. Foi um ótimo primeiro contato com a escrita do autor, e pretendo ler em breve seu novo livro.

MaSantana 27/10/2022

O livro traz é um conjunto de colunas de Boulos dos anos de 2014-2015.

Li a obra porque à época dos acontecimentos tinha entre 13 e 14 anos e lembro de não dar real importância aos fatos, não coloca-los sob uma lente política. É interessante ver como todos os acontecimentos da política atual já poderiam ser previstos quatros anos antes.
A forma de escrita de Boulos, assim como mencionado no pós fácil, chama atenção. É coesa, clara e de fácil compreensão.
Uma leitura que vale a pena.

Andre Fiks 20/10/2022

Retrao de uma liderança em ascenção na esquerda e de anos pivotais para a história do Brasil
Nesta coleção de colunos de Guilherme Boulos à Folha, há uma perspectiva (enviesada, por definição) das manifestações que começaram em 2013 e culminaram no impeachment de Dilma Rousseff em 2016. Boulos descreve a ineficácia das duas lideranças vigentes, o PSDB de Alckmin no governo de SP e o PT de Dilma e Lula no Brasil em representar e guiar os interesses que levaram as pessoas a se revoltar. Ele defendia que tudo teria sido mais benéfico se o PT tivesse abraçado pautas mais populares, surfando a onda dos primeiros protestes. Inegavelmente o PT fez o contrário, focando em medidas de austeridade, tentando conquistar a classe média que começou a se revoltar. Não deu certo. O ódio foi mirado no PT e o PSDB foi perdendo importância. Lendo esse livro nas vésperas das eleições de 2022, fico impressionado com seu tom profético. Bolsonaro conseguiu dar identidade e liderança a esse sentimento revoltoso e fez dele política de estado. Concorde ou não com as propostas de Boulos, esse livro é essencial para entender 1) Como ele pensa, sendo que será a liderança de esquerda mais importante do país (vide a dificuldade que Lula está tendo de galvanizar apoios hoje) 2) Como o movimento antipolítica foi alavancado pelo bolsonarismo. Daqui a 10 anos devo ler novamente para entender como chegamos até aqui. Quem sabe suas colunas esconcem profecias ainda a se realizar.

Davi.Paiva 07/08/2022

Uma boa obra.
Link Amazon: https://amzn.to/3BJ9RDX

Guilherme Boulos foi uma figura que conheci na época que seguia o Artur "Mamãe Falei" do Val & Cia. Principalmente porque a turma do MBL nada mais é do que uma "direita com memes". E um de seus memes preferidos era fazer piadas de ocupação/invasão com Boulos.

Mas para a minha sorte, eu amadureci o suficiente para ver como esse pessoal da "nova política" não me representava e também pude ver que Boulos tem mais a ver comigo do que eles. Já li "Por que Ocupamos" de sua autoria e gostei muito. Então resolvi ler este livro também.

Resultado: gostei também.

Para quem não conhece, este livro é uma coletânea de artigos que Boulos escreveu para o jornal Folha de São Paulo entre 2014 e 2015. E nele, podemos ver que algumas coisas são bem datadas porque precisam do contexto da época ou do conhecimento do que fazia o cenário político rodar (Copa, eleições presidenciais, ameaça de impeachment, etc.). Já outras, infelizmente, são atemporais e fazem parte do nosso cotidiano até hoje.

De todos os textos, os meus preferidos foram:
- Cidade de loucos;
- Plínio e as Reformas de Base;
- Quem tem medo do general?
- Natal sem hipocrisia;
- Diálogo com comentadores da internet;
- O pensamento coxinha;
- Onde o capitalismo deu certo?

Então embora este livro exija um pouco mais de pesquisa (ou memória) do leitor, "De Que Lado Você Está?" ainda é uma obra que indico para quem quiser entender o panorama político do Brasil que começou em 2014 e hoje nos cerca.

Recomendo!

site: https://amzn.to/3BJ9RDX

lezinha 20/02/2022

é incrível como da pra fazer muitos paralelos com os escritos de 2015 e a conjuntura atual brasileira. As análises de Boulos são certeiras e sempre com referências e dados pontuais acerca de cada assunto. É uma leitura rica e traz um grande material para estudos da política no Brasil.

Arthur 11/02/2022

Boulos preciso
Começo a resenha falando sobre a forma da obra: trata-se de um compilado de pequenos artigos publicados por Boulos em um jornal de grande circulação entre os anos de 2014 e 2015. Dessa forma, a leitura é bem fácil e acessível, embora trate de temas complexos como a necessidade de reforma urbana, bem como de tantas outras reformas estruturais urgentes no país.
Sobre o conteúdo, lendo com o afastamento temporal, Boulos tinha uma excelente análise do panorama do país, e foi preciso no que nos esperava. É impressionante ler os artigos de 7-8 anos atrás e perceber como tudo, de fato, se concretizou.
Sobre o autor, Guilherme Boulos se consolida como uma liderança de esquerda necessária dentro do espectro político do país, dada a sua assertividade, conhecimento e capacidade de comunicação (vide sua campanha a prefeitura de São Paulo em 2020). Sua escrita é direta, didática e, por vezes, muito irônica (o que me agrada).
Suéllen 11/02/2022minha estante
Excelente ??????

Natali Pacheco 24/12/2021

Gostei bastante dessa leitura.
O livro reúne vários textos do autor sobre diversos assuntos da política brasileira, interessante pra quem está começando a estudar mais esse gênero.

carolmc_ 28/06/2021

Excelente análise política
Um compilado de textos de Guilhermos Boulos, escritos entre os anos de 2014 e 2015 em que ele faz uma excelente análise da conjuntura política daquele momento, suas origens e possíveis consequências (que no final das contas se concretizaram, infelizmente).

Rafiza 01/03/2021

diretamente da ala respeitavel do psol
"Nesse sentido, a Cracolândia está longe de ser uma ilha de anormalidade em meio a uma cidade equilibrada. Está mais para um retrato fiel dessa máquina de sofrimento e loucura chamada São Paulo."
o livro é mal montado, nao tem jeito. aparentemente alguem copiou e colocou todos os artigos que o boulos escreveu e resolveu publicar, coisa que ate eu faria (e eu nao sou uma editora). mas compensa o fato do boulos ser um ser humano muito fiel aos princípios, segue uma linha de raciocinio de esquerda que é um prazer de ler. desce o cacete no PT de uma maneira belissima. se vendeu um pouco ao que parece quando se compara boulos do ano eleitoral com boulos de 2014, mas fazer o que. e visao extremamente sudestina tambem, como de praxe. e viva o MTST, que me faz ter orgulho de ser brasileira todos os dias. para os nossos nem um minuto de silêncio, mas toda uma vida de luta.

Vívian 30/11/2020

Assunto muito atual
Os artigos reunidos no livro são de 2014 e 2015 e já indicavam o caos que q gente viveria hoje. Leitura necessária.

deborabfb 19/10/2020

necessário
relembrar alguns dos acontecimentos que nos fizeram chegar a esse brasil de hoje chega até a desanimar já que obviamente sabemos que tudo ainda pode ficar (muito) pior com o passar do tempo. o boulos é uma figura que eu estou procurando conhecer mais além das redes sociais e como esse livro estava na loja kindle não hesitei em pegar e não me arrependo. foi uma leitura interessante e os artigos estão bem organizados apesar de uma vez ou outra ficar um pouco repetitivo (minha única crítica).

Bruno.Costa 16/10/2020

Muito bom!
Este livro é composto de recortes de textos que Guilherme Boulos escreveu como colunista em jornais. São retratos bastante reais e com levantamentos sobre fatos acontecidos em meados de 2015 que te fazem gerar o questionamento interno e pensar afinal ?de que lado você está??

Raoni Pereira 22/04/2020

Reflexos políticos de 2014 até os dias de hoje
Guilherme Boulos retrata muito bem a ascensão e a queda dos governos petistas, o inicio da polarização política, o advento da direita nos debates populares e porque figuras como Jair Bolsonaro conquistaram uma multidão.

O estamos vivendo atualmente é reflexo do que Boulos escreveu em 2014-2015.