Antes do Princípio

Resenhas - Antes do Princípio

Juliana 20/02/2017

Antes do Princípio
Olá Cronistas,

Mais um dia de resenha e mais um livro que eu amei ler. O livro Antes do Princípio é um livro de fantasia maravilhoso, como eu não lia faz algum tempo, e já começo logo dizendo que está, definitivamente, recomendado.

Como já é de se imaginar pelo título do livro e pela capa, a história se passa antes do inicio da criação como conhecemos, ou seja, não acontece na terra, mas sim no céu e tem como personagens principais a Trindade (Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo), o Lúcifer (no livro ele tem outro nome) e vários outros anjos.

A história trata bastante das consequências das escolhas que fazemos, às vezes uma coisa que parece inofensiva toma proporções surpreendentes e o problema não está em questionar, ou procurar saber mais, mas sim em fazer essas cosias como uma forma de questionar a Deus, de tentar diminuir quem Ele É, principalmente depois de conhece a Ele e saber a verdade.

Não vou dizer que devorei o livro, porque a verdade é que levei algumas semanas para ler, mas porque eu escolhi fazer assim, mais ou menos um capítulo por dia. Por quê? Porque o autor, mesmo trabalhando com um assunto delicado fez uma pesquisa, correlações e referências tão inteligentes que eu acabava sempre me interrompendo para fazer minhas próprias referências estudos e pesquisas.

Mesmo que não tenhamos muita informação sobre os anjos e tudo o que aconteceu antes do inicio da criação o autor fez um trabalho de muita qualidade com base bíblica, e o mais importante, não importa qual a sua religião, você vai compreender a ideia central, que não foge de Deus.

Totalmente ao contrário, o ponto é que você pode sim estar perto de Deus fisicamente, mas se o seu coração não está nele, então, é como se nem ali você estivesse. Lúcifer era regente do coral no céu, era lindo, inteligente e poderia estar com Deus todos os dias, mas ainda assim, ele se tornou o diabo.

Até onde me lembro, o livro só é vendido no formato digital e isso deixou minha leitura bastante lenta, mas recomendo muito esse livro, mesmo que você não goste do formato digital. Se você gosta de “As Crônicas de Nárnia” e da série “Herdeiros do Trono” (confira as resenhas dos aqui: Livro 1, Livro 2 e Livro 3) então, também vai gostar deste livro.

Espero que vocês tenham gostado da resenha e que leiam o livro (já vi em promoção na Saraiva), mas não deixem de comentar se gostam desse tipo de livro e o que acharam.

Fiquem com Deus!

site: http://www.julicronicas.com.br/2017/02/antes-do-principio.html

Vivi Martins 14/09/2015

O livro aborda a vida no Reino dos Céus e como Helel, o anjo portador da luz, se vê insatisfeito com a criação do homem e resolve se rebelar contra Deus.

Karina 08/09/2015

ANTES DO PRINCÍPIO – Rafael Lima.
Casa de Livro formando mais uma parceira.
Rafael Lima nos presenteou com um exemplar de sua obra, uma fantástica história de escolhas, traição, liderança e queda.
"Antes do Princípio” nos mostra uma incrível história celestial, uma batalha travada entre o bem e mal, onde as escolhas podem mudar a sua vida para todo sempre.
O Reino dos Céus encontrava-se em alegria. Arcanjos, Querubins, Serafins, vivendo em harmonia.
Era glorioso realizar suas tarefas, sentindo e vivendo o amor do Pai.
Deus sempre soube dos tormentos que enfrentariam. Conhece o coração de cada um de seus filhos. Lhes deu o poder de escolha e os amou incondicionalmente desde o dia de sua criação.
Mas o grande Pai tinha outros projetos em mente.
Criaria uma nova raça.
Uma raça que os anjos ficariam incumbidos de abençoar, proteger e orientar.
A Raça Humana.
Uma decisão que iria desestruturar Tzion, capital do reino do céus.
Helel, o querubim condutor da Luz, se destaca pela sua beleza física. Seus olhos verdes chamam a atenção de todos.
Regente do coral dos céus, Helel tinha uma voz que era o verdadeiro dom divino. A pureza emanava de seus cânticos. Mas sua inteligência era traiçoeira.
O querubim condutor da luz, o mais belo e sábio, não aceitava ter que servir a uma raça inferior.
Ele deveria evoluir.
Deveria receber outros dons, mais poderes.
Ele sim era merecedor do trono.
Começaria uma batalha entre criador e criatura.
Helel estava tomado pela ambição, ódio e puro egoísmo.
Em grosso líquido escorria de suas asas, de sua boca. Líquido fétido que representava todo o mal que tomou conta de seu coração.
O querubim elaborou um plano.
O grande condutor de luz, proferiu mentiras e acusações contra Deus.
Fez outros querubins e serafins acreditarem que a vida poderia ser diferente. Que eles poderiam ter poderes, exércitos e serem lendas no reino dos céus.
Uma vida em que não seriam obrigados a seguir os mandamentos e as regras do Pai.
Eles poderiam e deveriam evoluir, e não ficarem entregues pela eternidade aos humanos.
Alguns seres ficaram hipnotizados com as palavras impuras de Helel.
Esqueceram que as regras e mandamentos de Deus, eram de amor. Para mantê-los puros e merecedores da vida eterna.
Acreditaram que destruir o Rei dos céus, seria a única forma de conquistar uma liberdade que não existia.
Seres puros que foram contaminados e cegados pelo ódio de Helel.
Enquanto os rebeldes eram treinados para encontrar a árvore do conhecimento do bem e do mal, onde o condutor da luz afirmava conter o poder de Deus, e acabar com seres que ousassem entrar em seus caminhos. Deus e os arcanjos Miguel e Gabriel, tentavam salvar essas almas perdidas. Tentando levá-los ao arrependimento e ao perdão do Pai.
Mas estavam irredutíveis.
Acreditavam em Helel, eram gananciosos e teriam que pagar um preço por essa traição.
A Guerra está decretada.
Helel conseguirá atingir seus objetivos?
O Céu será destruído?
Deus terá misericórdia?
Uma história de ensinamentos do começo ao fim.
Rafael Lima escreveu batalhas fascinantes que prendem o leitor do começo ao fim.
Uma história de amor que foi marcada pelo sangue.
Casa de Livro Recomenda.

— Como eu quis que vocês aprendessem sobre o único caminho para trilhar na eternidade... E vocês não quiseram ser felizes. Por causa de suas próprias decisões, irão chorar de amargura.

Titulo: Antes do Princípio
Autor: Rafael Lima
Páginas: 326
Ano: 2015
Editora: Asè Editorial

Boa Leitura.

Casa de Livro.

Karina Belo.

Eles serão gerados em um berço que eu mesmo reservei próximo à Árvore da Vida. Será neste lugar onde eles desenvolverão suas aptidões. Ao passo que se multiplicarem, o jardim de seu nascimento será ampliado de cidade em cidade, e as cidades se tornarão regiões e regiões em nações. Onde quer que as solas de seus pés pisarem, haverá transformação e domínio.
Juntos, homem e mulher terão o dom da multiplicação para encherem a terra com seus descendentes. E tal como os anjos, alcançarão a longevidade através da Árvore da Vida. Todavia, eles serão um pouco inferior a vocês. E nisso os anjos exercerão o mais alto privilégio, servindo-os em todo o tempo. Assim meu poder fluirá através de vocês quando servirem em amor.

Em queda livre, Helel sentiu-se leve na velocidade em aceleração. Seu corpo girava solto no ar como gostaria que estivesse o seu destino. Perguntava-se o por quê de Deus não ter atendido seu desejo durante a curta viagem até as ondas marítimas abaixo das escadarias. O som do impacto de seu corpo na água foi seguido do chiado das bolhas. A sensação de vazio foi de imediato substituída por desespero. Suas asas o impediam de nadar até a superfície. Ele se debatia em busca de ar! Mergulhado, Helel gritava de raiva, pensando que Deus estava lhe matando.
Será esse o meu fim?

Assim como a serafim notou uma agitação em seu interior, os outros rebeldes sentiram-se vasculhados por Malakyaveh. Dentre todas as escuridões que visitara, da menor à maior, o Anjo do Senhor encontrou a indecisão da dançarina Metzli, a violência de Samael, a cobiça do ourives, Zibul e sua soberba, a feitiçaria de Astarote e, por último, a vaidade em Helel. O ser abaixou a cabeça com pesar. Não encontrou um justo sequer entre eles.

— Não pense que vou desistir! Se acha que vou ficar me sentindo punido, está muito enganado. Vou lhe provar que a humanidade não merece o seu amor. O Senhor verá que me expulsou por causa de uma raça que não terá competência para fazer parte da sua família. E sabe por quê? Eles irão amar a mim ao invés do Senhor.

site: www.casadelivro.com.br

Mattheus Moraes 24/08/2015

Ótimo Livro
O livro é fantástico, prende a atenção desde o prologo. Uma história cativante. Fiquei muito feliz em saber que nós brasileiros temos ótimos escritores da literatura fantástica.

Clóvis Marcelo 12/08/2015

ENREDO

Ao ouvir o anúncio da criação da raça humana por Deus, a qual receberá dádivas que os próprios anjos não têm, Helel de Tzor, o querubim Condutor da Luz, renega seu criador e embarca numa alucinada busca por um poder capaz de mudar o curso de toda história.

O querubim negligencia sua missão e induz vários anjos a comportamentos subversivos (inclusive mudando seus nomes sem autorização), manipulando a verdade em mentiras convenientes para que milhares de anjos defendam sua posição. Além disso, ao longo de todo seu plano, irá alimentar arrogância e ódio na tentativa de roubar a glória de Deus.

Mas o que nem Helel nem seus generais Zibul, Astarote, Asmodeu e Leviatã ou o exército de alados que o segue esperavam encontrar era a resistência do povo, unido aos arcanjos Gabriel e Miguel. Assim, rebeldes e celestes se confrontarão numa violenta batalha, que levará a vida de muitos.

COMENTÁRIOS

Antes do Princípio é um romance com viés bíblico que reconta a história da criação dos seres humanos. O livro é repleto de ensinamentos e conexões entre as histórias tão conhecidas para os que sabem um pouco sobre religião. E, sendo assim, irá requerer algumas crenças ou, a priori, a ausência de preconceitos. Tenhamos uma mente aberta para aceitar sua concepção.

Com uma boa escrita, descrições gráficas e celestiais, Rafael Lima constrói uma história bem criativa e completa, trazendo inúmeros questionamentos ao leitor.

“Mas sempre que eu estudava sobre as histórias bíblicas, imaginava sobre fatos fora da narrativa. Minha mãe não tinha todas as respostas, mas qual que as tem? Então, eu idealizava uma série de respostas com teoria particulares e até fazia desenhos sobre o que imaginava.” Rafael Lima

Algo que achei interessante foi o fato de que nomes bíblicos ou associações que viriam a ser temidas por nós, como Satan, Leviatã, Asmodeus e outros foram inseridos mostrando desde a origem desses personagens. Ou seja, quem foi Satan antes que assim fosse denominado? O que levou a sua transformação?

Mas não é apenas de sentimentos bons que o livro é composto. Para cada luminosidade há seu lado sombrio. Ganância, vaidade, possessão e orgulho são exemplos do que os anjos rebeldes vêm a sentir. O que me levou a pensar que talvez a maldade seja um sentimento primitivo, sempre pairando no ar; como uma erva daninha que brota espontaneamente e a partir daí pôde contaminar o homem.

Algo que senti falta e seria bom acrescentar numa nova edição, seria uma lista de personagens, bem como um glossário com a hierarquia dos anjos (Arcanjos, Querubins, Serafins, Dominadores, Potestades, Principados e os Anjos Simples e Menores). Acredito que daria um embasamento melhor a história, sendo de grande valia ao leitor!

O que existia e o que aconteceu antes do universo chegar às dimensões que conhecemos hoje (céu, terra, inferno)? Só no final percebemos a que o livro se propõe, dando conclusão a reflexões que pairam o senso comum atual.

CITAÇÕES

“A Árvore da Vida produzia um fruto macio e amarelado de doçura ímpar, com doze colheitas anuais. Esse fruto era compartilhado com os anjos do Reino. Bastava uma pequena porção, ingerida regularmente, para absorver a vida eterna. Suas folhas serviam até para a cura de enfermidades, mas os anjos nunca ficaram doentes. Uma única condição era preciso para ingerir o fruto, que era a mesma para entrar no Salão do Trono: uma conduta limpa de qualquer transgressão ao amor genuíno.” Pág. 39

“— O primeiro exemplar da raça será o homem. Ele carregará a nossa imagem e semelhança e sua mente será dotada de grande inteligência. A partir desse homem faremos sua contraparte, a mulher. Esta também será parecida conosco e será dotada de uma capacidade sensorial imprescindível para a manutenção da vida.” Pág. 51

site: http://defrentecomoslivros.blogspot.com/2015/08/resenha-antes-do-principio-rafael-lima.html

arleyfranca 03/07/2015

Entrelinhas
Para nós, que somos fãs de histórias fantásticas, contendo batalhas angélicas, sabemos o quanto a literatura brasileira é carente de histórias assim. Essa obra pode agradar a vários tipos de gostos.

Para quem gosta de histórias bíblicas e tem curiosidade de saber mais a fundo sobre elas, esse é um caso em que você pode ler entre suas linhas.

Para quem gosta de batalhas angelicais ferozes, este também é um caso.

Um narrativa poderosa, com palavras fortes, fazem o leitor voltar a milhares, talvez milhões de anos atrás, e se encontrar dentre a maior rebelião já existente na história. A primeira, em que os anjos não aceitaram a criação dos humanos.

Parabéns ao autor. Fantástica obra! Espero continuação. Creio que tenho muito a saber sobre a transformação da mente de Helel ainda.