A Filha do Reverendo

A Filha do Reverendo George Orwell

Resenhas - A Filha do Reverendo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

liivsreading 22/02/2024

Uma obra complexa e visceral!
O livro traz uma narrativa maçante e devagar, mas tem um tema tão interessante e vasto que esses pontos, pra mim, passam despercebidos. também gostei do desenrolar da história e o final me surpreendeu positivamente! é um bom livro, 3 ?

Felipe 22/02/2024

Muito, muito ruim
Impressiona a ruindade da obra considerando-se que é o mesmo autor de 1984 e Revolução do bichos.
Nos escritos ele dizia que não queria que essa obra viesse a ser publicada... agora entendi o porque...

Sel 23/01/2024

Religião, sociedade...
Não é uma leitura empolgante e é muito diferente do estilo que encontramos em 1984 e Revolução dos Bichos. O que valeu a pena foi a crítica à religião e a denúncia em relação à invisibilidade das pessoas em situação de rua.

Laurex 16/01/2024

Me surpreendi,
História bastante diferente das que li nos outros livros do Orwell.
Foi uma leitura super interessante, com várias reviravoltas, vários cenários diferentes, e claro, várias reflexões possíveis.
No final, ele trás a principal reflexão, que para ele a fé ou a falta dela são equivalentes.
Eu entendi que no fim das contas a vida é um grande mistério que possivelmente não possui sentido algum, e que o melhor a se fazer é tentar ser útil de alguma forma ao invés de tentar e perder tempo confabulando sobre a vida e sobre a fé. Gostei bastante da história.

Angela.Dutra 14/01/2024

Orwell sempre me surpreende com as diversas informações que traz em suas histórias. Nesta ele consegue nos mostrar de forma crítica e construtiva a vida daqueles que vivem dias difíceis pelas ruas; nas cruéis tentativas de conseguir emprego ou mesmo algum serviço em troca de comida e um local para dormir, passando por preconceitos e humilhações inimagináveis; consegue nos fazer sentir a dor de uma noite fria pelas ruas, esperando amanhecer para, finalmente, conseguir cochilar em um local quentinho, apesar da fome; além de retratar bem situações em que mulheres são colocadas e obrigadas a se sujeitarem.

Acompanhar os sofrimentos vividos por Dorothy, não só nos entretém com o desenrolar dos fatos, mas nos mostra as duras realidades de trabalhos quase de escravisados, das vidas nas ruas, e até da forma como funcionavam muitas escolas londrinas dos anos 30 e, possivelmente, de muitas escolas ainda existentes nos dias de hoje.

Um livro para refletir e, talvez, mudar alguns comportamentos.

Ana Santos 04/12/2023

O livro é muito bom durante o percurso da história, mas o final não foi do meu agrado. Parece que faltou algo para fechar está história, não faz sentido nenhum o final dela, pelo menos não para mim.

Carla.Sanz 14/07/2023

A pobreza é retratada nesse livro. As dificuldades que a Dorothy enfrenta são terríveis. Quando você pensa que ela já sofreu demais e que tudo vai se ajeitar, outra coisa ruim acontece com ela. Até quem tem muita fé pode acabar se entregando ao sofrimento. Ela é enganada, passa fome, quase morre de frio, vira praticamente uma escrava, mas no final tudo volta a ser como era antes ao finalmente poder voltar para casa.
E mesmo depois de sofrer tanto, ela volta pra mesma vida que tinha.
Confesso que até esperava uma reviravolta, mas não aconteceu, ela voltou a ser a mesma, mesmo que tenha mudado internamente.

Ivan.Lucas 28/04/2023

Sofrimento
Adoro os livros do autor, mas esse de fato é bem cansativo de ler: sofrimento do início ao fim, poucos diálogo, narrativa pesada. Mas, uma visão bem realística da pobreza.

Daniel651 18/04/2023

Uma realidade eterna de miséria
O livro retrata a vida de pessoss sem teto, que demonstra uma realidade de miséria, é notavel que o autor colocou suas próprias experiências no livro e retrata isso bem.
Mas achei o livro fraco em alguns aspectos, e eu após ter lido 1984 estava esperando outra obra como essa que para mim foi simplesmente perfeito, achei esse livro fraco em certas partes.

romancejunkie 16/04/2023

George orwell foi um dos melhores escritores da época dele
A história da Dorothy é tão difícil e triste em tantos momentos, e infelizmente tudo o que os personagens falavam sobre o futuro da mulher era verdade, tanto na época que o livro foi lançado até os dias de hoje. O final do livro com relação a ela é bem melancólico e realista, ela voltou ao que sempre foi e o que estava acostumada a viver.

Felibalex 15/04/2023

Orwell em sua essência
O livro traz um Orwell mais bruto e com todo o sentimento de classe aflorado. Ele apresenta todos os lados da pobreza que o próprio autor viveu na pele, e de certo modo parece ser bastante inspirado em suas próprias vivências. No entanto, a história é fraca e pouco coesa e em algumas horas enfadonha. Apesar do estilo marcado, na minha opinião run dos livros mais fracos do autor (só perde para um pouco de ar por favor).

Luisa575 10/03/2023

"Dorothy pôs-se a meditar sobre a natureza da vida. Saímos do ventre materno, vivemos sessenta ou setenta anos, e então morremos e apodrecemos. E cada pormenor da vida ? se não existe uma finalidade última que a redima ? está impregnado de uma tristeza e de uma desolação dificilmente descritíveis, mas que podemos sentir como uma dor física no coração. Se realmente tudo termina na sepultura, a vida é algo monstruoso e horrível. E é inútil tentar negá-lo. Pensemos na vida tal como na realidade ela é, pensemos nos detalhes da vida; e pensemos então que ela carece de significado, que não tem outro objetivo, outra finalidade, senão o túmulo. Certamente, apenas os loucos, ou os que iludem a si mesmos, ou aqueles cuja vida é excepcionalmente afortunada podem enfrentar semelhante ideia sem vacilar?"

Livro bom, mas não ótimo, tem umas coisas bem fodas e umas lições de moral que te fazem pensar. Incrível, eu esperava absolutamente nada e o George Orwell me entregou tudo (mais uma vez).

pepinos assados 01/02/2023

Chato pa 🤬 #$%!& , leitura arrastada e nem quero imaginar o final pois deve ter sido uma droga, pq ela nao se empoem? Pai velho chato

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6