Contos do esconderijo

Resenhas - Contos do esconderijo

1 | 2 | 3 | 4

thami s2 29/03/2024

em anexo.
a jovialidade da pequena frank não cresce ao mesmo passo de seus tenros ideais: apesar dos poucos anos vividos, sua inteligência é encantadora!

Ana Lee 16/02/2024

Minha querida Anne...
Com certeza Anne teria sido uma excelente escritora, ela tinha talento pra isso. Os contos que ela criou, levando em consideração a idade que tinha e o mundo a sua volta, eram muito bons! Imagine com anos de prática.

Rafa 09/02/2024

Livro bem curtinho e gostoso de ler. Em vários contos é possível ver temas pessoas da vida da Anne. Já as partes do diário são bem tristes.

z..... 30/01/2024

Às vezes penso que os textos de Anne Frank foram editorialmente aprimorados... Sensação na leitura do "Diário" e agora nessa obra complementar, de textos não utilizados no famoso livro. As construções variam entre singeleza pueril a dissertações similares a discursos ideológicos.
Apenas impressões, devaneios, questionamento que, como percebemos no último texto (um dos melhores) era algo valorizado e incentivado pela menina. Seja como for, a obra é reveladora da percepção juvenil ante a visceralidade do momento, com abordagens sobre sonhos, fantasias, liberdade, questionamentos, revolta, esperança, boas e más lembranças.
Entre os textos que gostei, penso que "A vida de Cady" e "Por quê?" deveriam ter entrado no diário... O primeiro é narrativa com muitas analogias à vida de Anne (não vou listar) e o outro mostra a origem da personalidade fascinante da escritora: para ela "por quês" deveriam sempre ser buscados.
Não tive leitura prazerosa em todos os textos, mas valeu demais a conferida.

Duda <3 22/02/2023

Anne Frank
A Anne Frank era uma escritora incrível. E com certeza teria sido melhor ainda se não tivesse sua vida sido tomada tos cedo pelos nazistas.

Esse livro me fez refletir sobre muitas coisas, os contos são muito bonitos e, embora engraçados as vezes, possuem reflexões muito profundas, embora simples, de certa forma.

Me peguei pensando em alguns momentos na quantidade de pessoas que tinha toda uma vida pela frente. Que teriam feito grandes coisas se não estivessem no meio de todas as atrocidades feitas pelos nazistas.

Iasmin.Dutra 27/12/2022

Recomendo essa leitura a todos que já leram ou desejam ler O Diário de Anne Frank. As histórias e pequenos relatos do seu diário que não foram publicados na versão definitiva de seu diário fazem mais sentidos quando lidos concomitantemente a ele, o que é viável já que quase todos os capítulos são datados. Me admirei muito com sua capacidade criativa, de escrita, sensibilidade e honestidade. Sempre prezando pelo bem e à procura da felicidade, amor e paz, contempla a natureza diversas vezes e enxerga Deus ali, jamais se deixando levar por um sentimento de abandono, assim como o faz confinada no Anexo. É um livro pouco conhecido, mas que deveria ter tanto sucesso como seu diário. Com essa obra, considero que Anne teve seu sonho realizado: ela foi sim, por mais que não além de seus 14 anos, uma grande escritora.

leiturasdabiaprado 13/12/2022

O que mais me doeu ao ler esse livro é saber o quanto o holocausto interrompeu vidas, sonhos e talentos.
Anne Frank era uma jovem promissora, sonhadora e com toda a vida pela frente... Muitos conhecem seu talento literário por lerem o seu Diário, mas aqui vamos além e o vemos em contos, com personagens fictícios e toda a romantização da adolescência!

Clarissa.26 12/09/2022

esse livro me ajudou bastante a conhecer um pouco mais sobre Anne Frank, pessoa que tanto amo ler e estudar sobre.
é impressionante ver como ela consegue escrever sobre coisas tão ?alegres? e divertidas, enquanto ela passava por momentos de extrema dificuldade, medo e coisas do tipo.

Dark_moon.ii 02/08/2022

Eu sempre tive uma queda enoooooooorme pelo Diário de Anne Frank (sinceramente um dos melhores livros da minha vida). E desde que descobri que tinha um livro com os contos dela jurei que ia ler um dia. E consegui achar um exemplar na biblioteca da escola.

E mano que livro perfeito

Jardy 15/01/2022

Contos do Esconderijo
Este livro inclui textos originalmente excluídos de o diário de Anne Frank, e revela um pouco mais da jovem Anne. São relatos sobre o primeiro dia de aula, o primeiro beijo, o amor do pai, sonho de menina e o medo de ser denunciada e descoberta.

Ela escreveu esses textos pensando em publica-los, Anne já tinha esse desejo e não o pode realizar.

"Depois da guerra juntarei neste livro sua foto as dos outros que estiveram escondido conosco, como forma de ilustração; isso me poupar ao trabalho de descrever seus rostos."

...ela não pode fazer isso, Anne morreu em um campo de concentração aos 15 anos.

Erick 05/02/2021

Fernando Sabino é um dos meus escritores brasileiros favoritos, sendo que seu primeiro livro, "Os grilos não cantam mais", foi publicado quando ele tinha apenas 18 anos com textos feitos durante a sua adolescência - e é com folga o livro mais fraco que já li dele, pois são contos bem crus, ainda que trazendo vestígios que anos mais tarde você presenciaria de forma bem mais refinada em suas obras na fase adulta.

Não gostei do livro, porém foi bom conhecer os primeiros passos de um escritor que adoro.

Digo isso pois no geral "Contos do esconderijo" não é lá essas coisas: muitos dos textos que há nele, escritos por Anne durante o período em que ficou escondida, são bem bobinhos, mas ao contrário do livro de estreia do Fernando Sabino que nunca me empolgou este aqui uma vez ou outra vinha com algum texto que, puxa, ainda eram de uma construção modesta, contudo carregados de maturidade sentimental e boas conexões entre seus eventos e reflexões - e achei divertido acompanhar isso dois dias depois de ler "O Diário de Anne Frank" (e um dia após a versão em quadrinhos dele...) e notar o quão praticamente todos os contos aqui reunidos possuem aqui e ali inspirações nas relações dela com a família, colegas e amigos, em eventos ocorridos enquanto estava escondida ou antes disso, e na situação geral em que se encontrava o mundo na década de 40. Foi como re(re)ler trechos do diário com uma cobertura de ficção em cima para dar mais volume a eles.

Sabino, ela na mesma idade tinha mais potencial que você, viu - e é muito injusto que por causa de uns babacas incitados por um lunático ela não tenha tido a oportunidade para aprimorar esse talento...

Shirlei 15/11/2020

Esse livro é ums coletânea de escritos pela Anne Frank, durante a ocupação na segunda guerra, antes do esconderijo ser descoberto.
Tocante, faz pensarmos na nossa vida.

Eryka 11/07/2020

Contos de quem tem muita história
É impressionante como em meio a uma guerra, com tantas coisas perturbadoras... Anne Frank consegue contar histórias de amor, alegrias e tantas outras coisas que no meio de uma guerra, não há.

Bons contos, e pequenos ensinamentos.

Lavinia Teodoro 07/07/2020

Complementar
O livro é dividido em dois. Na primeira parte temos os contos da Anne mesmo. São histórias criadas por ela, que falam de elfos, meninas descobrindo o mundo, relação de família, magia e tudo muito fantasioso e fofo.
Já na segunda parte, são relatos da Anne, então temos partes que não foram incluídas no diário original. Por quê são impróprias? Não exatamente, acredito que tenham sido retiradas por não retrataram a vida no anexo de forma útil. Um dos relatos fala sobre um surto de pulgas no anexo, que é um pouco agoniante. Outro relato de uma briga que rolou no Anexo. Enfim, relatos que não acrescentam ao livro, mas é bom ver a Anne gente como nós.
Existem vários contos, fábulas e relatos. O livro é fofo e real. Valeu a pena!

1 | 2 | 3 | 4