Aníbal

Aníbal Ross Leckie

Resenhas - Aníbal

Rodrigo 15/11/2021

AQUI... É... CARTAGO!
Aníbal é um livro de ficção histórica, ambientado na época do império Romano e narrado em primeira pessoa pelo personagem homônimo, como se fosse um diário de memórias, lembrando uma biografia. Esse foi um dos livros mais violentos da minha vida, e, ao mesmo tempo, extremamente bem escrito, digno dos grandes mestres do gênero, o que tornou a minha experiência ainda mais interessante, em se tratando de um livro desconhecido, sem versão gratuita para kindle e só encontrado num sebo com vendas online.

O livro narra as batalhas de Cartago, liderada por seu general Aníbal, contra seus inimigos, sendo o maior deles o império Romano, nas chamadas guerras púnicas. Ele começa com o general ainda menino em suas primeiras lutas, acompanhado por seu pai, Amílcar, que lhe transmite as táticas de guerra e o ódio aos romanos que o seguirão até o resto dos seus dias.

As cenas de batalha são simplesmente eletrizantes; me senti obrigado a queimar páginas num piscar de olhos. A selvageria que imperava na humanidade era algo sem precedentes, não havia perdão aos inimigos derrotados no campo de batalha; a crueldade do vencedor se alinhava às mais criativas maneiras de trucidar corpos, numa tentativa de intimidação aos que se candidatassem ao enfrentamento.

Apesar do teor bélico, o livro também tem relacionamentos amorosos e familiares, conflitos psicológicos e demonstrações de amizade, além de uma provocação filosófica sobre autoconhecimento e sobre saber onde se quer chegar, suas motivações e o que acontece quando se chega ao topo da cadeia alimentar.

Um capítulo magistralmente escrito narra o casamento de Aníbal com Silmice, filha de um chefe de tribo espanhol. Aníbal, então com 28 anos e já general do exército cartaginês, se apaixona após vê-la dançando numa festa, e a pede em casamento ao seu pai. Depois da lua de mel, Silmice resolve seguir o marido no campo de batalha, e com sua inteligência logística, o exército se torna ainda mais imbatível. Respeitei.

O ápice acontece quando o exército de Aníbal consegue atravessar as montanhas geladas dos Alpes durante o outono, para então chegar à Itália e assim surpreender as legiões romanas, impondo derrotas esmagadoras a um inimigo até então invicto. Contudo, certas passagens desse capítulo são tão brutais e tristes que afetaram meu espírito. Tive que parar, respirar fundo e seguir em frente, já que faltava tão pouco para o final. E, no fim de tudo, o livro se manteve fiel à história, com a queda de Cartago, já exaustivamente registrada em livros, no wikipedia e nas séries de tv.

Enfim, um livro que me prendeu até a última página, e, se há alguma coisa do que se queixar, é que eu gostaria que tivesse umas cem páginas a mais. Até aqui, foi a surpresa literária de 2021, num ano cheio de altos e baixos.
Alessander.Oliveira 15/11/2021minha estante
Anotado ????????

Rodrigo 15/11/2021minha estante
Confie no seu amigo de letras

Roberta 16/11/2021minha estante
Uau ?? parece ótimo

Rodrigo 16/11/2021minha estante
Rs é bom sim! A sra anda meio sumida né?

Roberta 16/11/2021minha estante
Verdade, Rodrigo! ?????

Mara Islanne 17/11/2021minha estante
Amei a resenha!! Foi um dos melhores livros que já li na vida e foi muito bom relembrar aqui. Impactante e de tirar o fôlego até o fim. Merecia mais reconhecimento.

Rodrigo 17/11/2021minha estante
E eu tenho q te agradecer pela indicação! Te devo uma!

Mara Islanne 17/11/2021minha estante
Nada.. fico feliz que tenha gostado tanto quanto eu. Fico impressionada como esse livro não é um sucesso aclamado e conhecido por todos. :(

Rodrigo 17/11/2021minha estante
Acho q o autor nao deve ter uma obra muito extensa... Os escritores famosos do gênero normalmente ganham notoriedade depois de vários livros publicados...

Rodrigo 17/11/2021minha estante
E ainda por cima foi publicado por uma editora menor... Se fosse pela Record teria mais visibilidade...

cliffoliveira 17/01/2010

Aníbal
Virei fã de Anibel através desse livro. O grande general que fez Roma tremer

Digão Livros 26/08/2017

Aníbal nasceu com uma Missão: odiar e destruir Roma!
Missão?
Destino ou maldição?
Em algum momento Aníbal questionou-se a respeito disso, mas antes que isso acontecesse, um longo caminho foi trilhado.
Uma trilha de conquistas, muitas guerras e sangue; treinamento, dedicação e obstinação.
Ao longe, Roma mostrava-se imponente, no alto de sua glória e grandeza, tida como inalcançável.
E Aníbal mirava Roma! Respirava e alimentava dia a dia seu ódio o rancor que fora plantado em seu coração por seu pai e pelo legado de sua família.
Contudo, quiseram os Deuses que Aníbal conhecesse o amor, através de Similce.
Esse amor renovou a sua energia em busca do seu amargo sonho.
E desse amor frutificou um herdeiro, e Aníbal conheceu a paz.
Uma paz que por mais grandiosa que fosse não conteve o ímpeto de sua loucura: seu desejo de destruir Roma.
E por sua loucura, esse Barca sacrificou o que tinha de mais valioso, para ti e para seu exército, aprofundando-se na parte mais escura de seu coração.
Quanto à Roma, apesar de incomodada, permanecia grandiosa, enquanto Barca e seu exército definhava enfrentando obstáculos da natureza, geográficos e militares.
Aníbal já questionava a própria obsessão. Seu exército já não o era tão próximo, e mesmo seu objetivo de trazer glórias á Cartago já era questionado, por si e pela sua população.
Cartago já não reconhecia o seu herói.
O sonho de Aníbal definhou junto com o seu corpo.
Um homem deve saber quando não mais lutar....