Uma História de Natal

Uma História de Natal Charles Dickens

Resenhas - Uma História de Natal

CultEcléticos 11/01/2017

Interessante observar que essa é uma obra que muita gente conhece a história, pois é bastante explorada em várias formas: já foi adaptado para o cinema sendo em formato de filme, animação bem como em Histórias em quadrinhos; ou seja, muitos conhecem sem tê-la lido. Então, embora trate-se de um clássico muito familiarizado da maioria, vale muito a pena ler esse romance.
Ao ter contado com a obra literária deparamo-nos com este belo e breve prefácio do autor:

“Neste pequeno livro fantástico, tentei despertar o Fantasma de uma Ideia, que não deixe meus leitores de mau humor com eles mesmos, uns com os outros, com a época do ano, nem comigo. Que ele possa assombrar suas casas de maneira agradável, e que ninguém queira expulsá-lo.
De seu Criado e Amigo Fiel,
C.D.
Dezembro de 1843″ (p.17)

A narrativa inicia-se apresentando um acontecimento triste resultado de uma vida de solidão e avareza despertando em que lê já um sentimento de compaixão preparando o leitor para mostrar o caminho que acaba sendo percorrido por quem escolhe um modo de vida amargo, solitário. Trata-se do sócio e único amigo de Scrooge: Marley. Marley morrera e seu funeral fora triste pois não cultivou bons sentimentos nas pessoas enquanto vivera. Será o fantasma de Marley que virá alertar Scrooge sobre o fatídico fim que também o espera caso não mude e também o avisa sobre a visita de 3 Fantasmas: Fantasma do Natal Passado, Fantasma do Natal Presente e Fantasma do Natal Futuro…
Parece que a vida derradeira dá uma chance ao protagonista, Ebenezer Scrooge, de mudar seu jeito ranzinza e deixar de lado sua avareza mostrando-lhe que as opções existem e que se pode ser melhor e, fazer o melhor mesmo diante as dificuldades e sobreviver a elas, não torna ninguém um ser superior…

O foco narrativo dá-se em 3ª pessoa e de forma da se aproximar com o leitor como se estivessem à beira de uma lareira contando uma história natalina repleta de ensinamentos trazendo aos corações a percepção do espírito de Natal, pois o narrador se volta muitas vezes ao leitor.

“Uma História de Natal” torna-se ainda mais interessante quando sabemos que Charles Dickens (1812 – 1870) a escrevera às pressas para que pudesse sanar dívidas e acabou sendo um sucesso de crítica e de público! Daí, possivelmente, esse otimismo presente na obra de Dickens, seria a representação do que ele realmente acreditava.

É uma obra que não basta APENAS conhecer a história (como já citei acima em todas as outras formas existentes), vale a pena a leitura TAMBÉM do romance para que possa entrar no clima descrito por Dickens de maneira primorosa e muito prazerosa. Não é uma leitura difícil e/ou cansativa, aliás, está bastante longe disso; para Charles Dickens, “uma das funções do escritor era despertar os leitores para a consciência social e política e contribuir para o aprimoramento moral da sociedade.” (p. 9)

(Liz Frizzine)
Resenha publicada no site CultEcléticos.

site: http://www.cultecleticos.com.br/resenha-literara-uma-historia-de-natal-a-christmas-carol-de-charles-dickens/

Mirian 05/06/2014

Uma História de Natal
Ebenezer Scrooge é o maior sovina de toda a Inglaterra. Nenhuma faísca de generosidade ilumina seu coração gelado, que não se aquece enm com o Natal. Os pobres? Que se danem! Amor e alegria? Bobagem!
Mas, quando as almas do outro mundo resolvem mostrar o que o futuro lhe reserva, o velho pão-duro descobre valores bem mais preciosos que o dinheiro.

Mestre do drama, do mistério e do humor, Charles Dickens (1812-1870) é um dos maiores escritores ingleses de todos os tempos.

David 23/12/2012

Eu achei o livro ótimo, eu também aprendi que devo ser gentil com as pessoas, descobri que no natal (e todo o resto do ano) devemos nos amar e respeitar uns aos outros.

João 31/05/2012

:D
Esse livro fala sobre um dos maiores avarentos!!!Para ele,o Natal é como um dia qualquer,e depois da morte de seu amigo,Marley,ele recebe a visita de três fantasmas que vão fazer um dos maiores avarentos reconhecer o que é o Natal.

Clara Etz 24/11/2010

Uma Historia de Natal
Um velho avarento que não dava nada a ninguem, recebeu uma visita de um espirito chamado Marley, avisandoque receberia tres visitas de três diferentes espiritos natalinos para prever seu destino, ele viu que sua cova seria muito pobre então ele começou a doar para outros o q ele tinha.