Uma História de Natal   [Texto Integral]

Uma História de Natal [Texto Integral] Charles Dickens

Resenhas - Uma História de Natal

Caroline 17/08/2021

Conto maravilhoso para todas as idades!
Uma história de Natal #achristmascarol foi escrita e publicada em 1843, mas a temática é atemporal, e eu recomendo a todos a leitura, principalmente próximo ao natal. ??? Charles Dickens achava que o natal estava se transformando muito com as mudanças que ocorriam na sociedade inglesa, e tinha medo de que as pessoas esquecessem como eram as celebrações tradicionais da época. E de como nesta época as pessoas tendem a ser mais solidárias e ajudar os que precisam movidas pelo "espírito natalino". Assim surgiu o este livro.

Nosso protagonista é Ebnezer Scrooge, o maior sovina de toda Inglaterra, carrancudo, mão de vaca, seu coração gelado não se aquece nem com o natal, até que no dia seguinte após ter discutido com seu sobrinho sobre os festejos natalinos ele começa a receber visitas de espíritos: o espírito do natal passado, do presente e do futuro, que mudarão sua atitude e vida dali em diante.

?A leitura é fácil e divertida, o autor flui bem as cenas de melancolia e humor, é um conto maravilhoso, para todas as idades.

Viviane.Fonseca 19/12/2020

Que lição!
Segunda vez que leio esse livro e enxergo uma grande riqueza nele! Uma história cheia de lições e finaliza com um sentimento de esperança: Nunca é tarde para mudarmos quem somos e nossos atos, fazendo o bem sem olhar a quem!
Sorrisos, palavras carinhosas, viver rodeado de familiares e amigos, ser generoso e valorizar o que realmente importa nessa vida! Nesse pequeno livro temos tudo isso!
Um Feliz Natal!

joao 31/10/2022

Minha 50° Leitura do Ano!
Sim é um título espalhafatoso mas estou feliz; até porque é uma leitura infantojuvenil que apela aos adultos, fornecendo um pouco da importância da celebração natalina!

Este livro de Charles Dickens basicamente mudou a maneira como enxergava-se a celebração do Natal, tornando-a festiva e inclusiva: uma festa que ensina sobre o amor fraternal em todas as instâncias.

Se hoje celebramos o Natal como a celebração que é, provavelmente este livro foi uma das causas e agora me sinto ansioso pelo período das festas.

Nota: 4/5 Bem curtinho, mas existe neste livro conhecimento que vai muito além de sua finura; um verdadeiro clássico que merece ser relido pelas gerações que virão!

Linara.Chaves 28/02/2024

Leve e importante
O livro narra a história de um senhor bastante avarento, cuja vida gira em torno do dinheiro e dos bens que possui, fechando-se totalmente para os outros, inclusive sua família. O tipo de pessoa que não dá nem 50 centavos pra ajudar alguém. Mas algo inusitado lhe acontece a partir do momento que recebe a visita de alguém que já não se encontrava nesse mundo. Kkkkkkkk
Gostei muito da forma como a história se desenrola e das mudanças pelas quais ele passa, graças as visitas que recebeu. Kkkkkkkk
O mundo seria melhor se tivessem mais espíritos visitando certas pessoas e mudando sua forma de pensar e enxergar o mundo! Kkkkkk

Sidney.Prando 23/02/2022

Ebenezer Scrooge, um pão duro sem igual!!
“Uma história de natal” é um clássico da literatura inglesa e seu autor, Charles Dickens (1812-1870), como esperado, faz jus a reputação de seus escritos.
Ebenezer Scrooge é um velho rico, pão-duro e mal caráter, e como se não bastasse todas essas e mais boas características, ele odeia o natal (Será que há um motivo para tudo isso?). Seu sobrinho, que aguenta com nervos de aço a personalidade ranzinza desse velho infeliz, faz das tripas o coração para convidar o tio para passar essa data com sua família, ano após ano, mas seus esforços são sempre em vão. Bom, como não há mais alternativas, caberá as forças do além tomarem a iniciativa.
Às vésperas de um dia de Natal, logo após ter recusado o convite do sobrinho e de ter sido desprezível com todas as pessoas a sua volta, Scrooge, durante a noite, recebe a visita do espirito de Marley, seu antigo sócio e agora, morto. Marley o previne dos perigos que o aguarda e o alerta da visita que receberá de outros três espectros, “O Espirito dos Natais Passados”, ““O Espirito do Natal Presente” e “O Espirito dos Natais Futuros”, concomitantemente. Será que o velho unha-de-fome vai continuar o mesmo após essas visitas?

Para mim, o livro foi divertido e mais do que isso, deu para aquecer o coração até a data festiva.
Traçando um breve panorama histórico, para melhor compreensão da obra, o autor viveu durante a Era Vitoriana (1837-1901) que teve como características antagônicas o desenvolvimento e a miséria. Se por um lado a inovação (ex., telégrafo, ferrovias e navegação a vapor) estava batendo a porta de uma das maiores potências mundiais, a miséria (consequência da exploração do trabalho e da má distribuição de renda, dentre outros motivos) estava crescendo em ritmo concomitante.
Assim, “Uma história de natal” traz como abordagem central a preocupação da identidade simbólica dessa data festiva, em contraste com as rápidas transformações culturais do período, e o reforço do sentimento que deve perdurar por detrás do Natal, ou seja, a humildade e a fraternização. Claro, sem deixar de lado o bom humor e a narrativa contagiante que em muito, tem sabor de Natal.

site: https://www.instagram.com/p/CU-MQiYrj35/?utm_source=ig_web_copy_link

Luana 24/12/2020

Medo de ficar que nem o Scrooge... fui lendo e lembrando das cenas do filme.

Gaby 26/02/2020

Uma história de Natal
Esse foi o meu primeiro livro de Charles Dickens e eu gostei muito dele. É interessante, bem escrito e comovente. Recomendo à todos!

Uma boa leitura e um ótimo natal!

Magadeoliveira 04/08/2021

Mais uma obra incrível de Charles Dickens
Adoro quando a edição trás informações sobre o autor antes de iniciar a história. Esta trouxe algo mais, deu ao leitor uma noção sobre a era vitoriana (1837-1901), período quando este livro foi escrito.
Sobre a história, ela foi escrita com um propósito. O autor estava achando que o Natal estava se transformando muito com as mudanças que ocorriam na época, tinha receio que as pessoas deixassem as celebrações e os festejos irem se apagando com o tempo. Por isso, se juntou com outros autores e fizeram um projeto para não deixar que está tradição morresse.
Está história mexe com a gente, deixei o período do Natal de lado e a encaixei no dia dia.
Seria tão bom se todos lessem este livro e acordassem para o mundo, para o próximo, ... para si...

l8velnguage 11/12/2022

Li esse conto em uma madrugada, e é um dos meus clássicos favoritos. Ele tem uma linguagem fácil de ser entendida por qualquer idade, e traz uma mensagem linda no final sobre o espírito do Natal.
triz10 11/12/2022minha estante
eu li esse conto na adaptação "um conto de natal" e não gostei kkkkkkk acho q talvez eu tenha lido na edição errada pra mim

Mirian 05/06/2014

Uma História de Natal
Ebenezer Scrooge é o maior sovina de toda a Inglaterra. Nenhuma faísca de generosidade ilumina seu coração gelado, que não se aquece enm com o Natal. Os pobres? Que se danem! Amor e alegria? Bobagem!
Mas, quando as almas do outro mundo resolvem mostrar o que o futuro lhe reserva, o velho pão-duro descobre valores bem mais preciosos que o dinheiro.

Mestre do drama, do mistério e do humor, Charles Dickens (1812-1870) é um dos maiores escritores ingleses de todos os tempos.

Sara 06/11/2020

Espírito do natal
Há alguns meses eu estava planejando ler os livros do Charles, e acabei ganhando esse do meu pai, por um belo acaso.
Eu nem tenho palavras pra definir o que estou sentindo depois de ler. Definitivamente um dos meus livros favoritos desse ano.
Tem uma escrita tão linda, que te faz imergir na história, ser parte dela, que em alguns momentos eu me sentia o próprio Scrooge.
Pode ser um clássico, pode ser do século retrasado, mas a maneira que tudo é dito, é tão perfeito que parece que aconteceu nos dias atuais.
Parabéns, Charles, me conquistou pra valer!

SalmaC 16/12/2021

esse livro me deixou tão feliz
sempre assistia os filmes baseados nesse livro (desde os fantasmas de scrooge ate aquele filme da barbie de natal) e agr finalmente o li, e AMEI MUITO ? que gracinha, de verdade... to aqui com o "coração quentinho" ainda, um livro tão curtinho mas ao mesmo tempo tão bonito! leiam! ?

Mari Marinho 18/03/2024

Tirei do meu diário de leitura
Mari de 2010 disse:
"Conta a história de Scrooge, um velho egoísta e rebugento que se transforma após uma noite na véspera de natal, na qual três espíritos vão visitá-lo."

Bônus - comentário da professora na época: "autor? recomendação?"

Eu lembro de ter gostado dele na época

João 31/05/2012

:D
Esse livro fala sobre um dos maiores avarentos!!!Para ele,o Natal é como um dia qualquer,e depois da morte de seu amigo,Marley,ele recebe a visita de três fantasmas que vão fazer um dos maiores avarentos reconhecer o que é o Natal.

CultEcléticos 11/01/2017

Interessante observar que essa é uma obra que muita gente conhece a história, pois é bastante explorada em várias formas: já foi adaptado para o cinema sendo em formato de filme, animação bem como em Histórias em quadrinhos; ou seja, muitos conhecem sem tê-la lido. Então, embora trate-se de um clássico muito familiarizado da maioria, vale muito a pena ler esse romance.
Ao ter contado com a obra literária deparamo-nos com este belo e breve prefácio do autor:

“Neste pequeno livro fantástico, tentei despertar o Fantasma de uma Ideia, que não deixe meus leitores de mau humor com eles mesmos, uns com os outros, com a época do ano, nem comigo. Que ele possa assombrar suas casas de maneira agradável, e que ninguém queira expulsá-lo.
De seu Criado e Amigo Fiel,
C.D.
Dezembro de 1843″ (p.17)

A narrativa inicia-se apresentando um acontecimento triste resultado de uma vida de solidão e avareza despertando em que lê já um sentimento de compaixão preparando o leitor para mostrar o caminho que acaba sendo percorrido por quem escolhe um modo de vida amargo, solitário. Trata-se do sócio e único amigo de Scrooge: Marley. Marley morrera e seu funeral fora triste pois não cultivou bons sentimentos nas pessoas enquanto vivera. Será o fantasma de Marley que virá alertar Scrooge sobre o fatídico fim que também o espera caso não mude e também o avisa sobre a visita de 3 Fantasmas: Fantasma do Natal Passado, Fantasma do Natal Presente e Fantasma do Natal Futuro…
Parece que a vida derradeira dá uma chance ao protagonista, Ebenezer Scrooge, de mudar seu jeito ranzinza e deixar de lado sua avareza mostrando-lhe que as opções existem e que se pode ser melhor e, fazer o melhor mesmo diante as dificuldades e sobreviver a elas, não torna ninguém um ser superior…

O foco narrativo dá-se em 3ª pessoa e de forma da se aproximar com o leitor como se estivessem à beira de uma lareira contando uma história natalina repleta de ensinamentos trazendo aos corações a percepção do espírito de Natal, pois o narrador se volta muitas vezes ao leitor.

“Uma História de Natal” torna-se ainda mais interessante quando sabemos que Charles Dickens (1812 – 1870) a escrevera às pressas para que pudesse sanar dívidas e acabou sendo um sucesso de crítica e de público! Daí, possivelmente, esse otimismo presente na obra de Dickens, seria a representação do que ele realmente acreditava.

É uma obra que não basta APENAS conhecer a história (como já citei acima em todas as outras formas existentes), vale a pena a leitura TAMBÉM do romance para que possa entrar no clima descrito por Dickens de maneira primorosa e muito prazerosa. Não é uma leitura difícil e/ou cansativa, aliás, está bastante longe disso; para Charles Dickens, “uma das funções do escritor era despertar os leitores para a consciência social e política e contribuir para o aprimoramento moral da sociedade.” (p. 9)

(Liz Frizzine)
Resenha publicada no site CultEcléticos.

site: http://www.cultecleticos.com.br/resenha-literara-uma-historia-de-natal-a-christmas-carol-de-charles-dickens/