Histórias que os jornais não contam

Histórias que os jornais não contam Moacyr Scliar

Resenhas - Histórias Que os Jornais Não Contam

Isa 01/02/2024

Impressões pessoais sobre as crônicas de Scliar
?Histórias que os jornais não contam? já é de início um título que desperta a curiosidade. Para além de um engenho inaugural do autor, o livro faz jus àquilo que a capa traz, visto que Scliar vale-se de notícias, manchetes e fatos cotidianos para compor suas narrativas tão bem escritas e elaboradas, que certamente vencem pelo arrebatamento de uma crônica e pelo nocaute de uma situação inusitada, extraídas da banalidade do dia a dia ou de grandes acontecimentos pelo mundo e pelo contexto em que se encontra. Scliar inspira-se humoradamente nas experiências vividas para tocar a ficção e para beirar o imaginário. Por vezes expressa em palavras aquilo que somente pensamos quando lemos um jornal e que deixamos armazenado no fundo do pensamento como uma ideia sem nexo. O autor assim nos convida a tornar o ato de pensar algo livre e espontâneo, porque ele explora todas as possibilidades, cria caminhos e até confere um destino inimaginável a uma situação que parece óbvia. Scliar realiza o absurdo com a fluidez de um bom cronista que sabe captar a atenção em palavras breves, eternizando-as na memória de quem lê ou de quem se conecta com fatos corriqueiros cuja criatividade extrapola a razão, o bom senso e ganha a fantasia em um tom mais pessoal. Textos jornalísticos frequentemente têm o propósito de informar e são escritos em terceira pessoa, mas Scliar inova ao transpor tais textos para uma linguagem literária, em que o contato autor-leitor dá-se, e somente pode assim o ser, em primeira pessoa, sem os óbices de uma formalidade jornaleira. Este é um dos contrastes com os quais o autor brinca em seus textos, fazendo da escrita uma fonte de prazer em descobrir o que não se busca, e de compreensão sobre as entrelinhas onde a verdade pode estar escondida.
Ariel 02/02/2024minha estante
Uma das maiores faltas na escrita brasileira nesse século XXI é de bons cronistas.

Quando se lê uma boa crônica lá do passado, fica a impressão de quanto que acabamos perdendo com a falta desses olhares singulares numa vida tão complexa como a que vivemos hoje em nossa sociedade.

É verdade que existem muitas pessoas que escrevem na internet, mas é difícil de achar cronistas que nos façam voltar a olhar a página em outras ocasiões rsrs.

Boa resenha Isadora!

Fabrícia 01/09/2009

Moacyr Scliar é mesmo ó-t-i-m-o. Adorei as crônicas desse livro e principalmente a ideia de se inspirar em notícias de jornais. Os textos são divertidos, inteligentes, criativos e rápidos de ler.

Fimbrethil Call 19/02/2011

Crônicas
Sabe aquelas notícias bizarras que a gente vê no jornal?

Tipo: japonês faz campanha na internet pra ter o direito de casar com personagem de desenho animado?

Pois é, Moacyr Scliar pega essas notícias e escreve uma crônica mais bizarra ainda, uma mais divertida e bem humorada que a outra.

Recomendo.

Ju_Araujo 31/01/2013

Agradável de ler. Nada excepcional.

Ana 31/08/2015

Este livro é genial!!! É o primeiro que leio de Scliar, acho, e estou arrependida por não ter lido nada dele antes. O jeito dele de escrever é muito especial.

"Histórias que os jornais não contam" é uma coletânea de crônicas que Scliar publicou no jornal "Folha de S. Paulo". As crônicas, veja só, eram inspiradas em notícias publicadas pelo próprio jornal, numa espécie de pré "Sensacionalista" - um site famoso na internet por postar notícias falsas livremente inspiradas em fatos. O resultado de ambas as criações é hilário, e me levou a crer ainda mais que nada é mais estranho do que a própria realidade.

Scliar conta histórias ótimas como a do provador de hambúrgueres que leva uma vida pior que a dos bois (!), a da revolução das bonecas no país do recall (!), da mulher que corta cebolas para poder chorar em paz e a de uma das ações da Frente de Libertação dos Calvos (melhor nome). É um livro muito bom mesmo, uma boa e criativa distração. Quero ler tudo o que Scliar escreveu o mais rápido possível!

Fernando 17/12/2017

Os jornais só não contam pois são chatos
A máxima "se a versão é melhor do que a verdade, publique-se a versão" nunca fez tanto sentido. Scliar deixa as amarras do fato e se aventura a criar as próprias justificativas. Ele é único.

Leila de Carvalho e Gonçalves 18/07/2018

Leitura Rápida
Esse livro reúne 54 textos nascidos das páginas dos jornais, isto é, cada matéria foi inspirada numa notícia, normalmente com menos de dez linhas, incluída no início de cada narrativa.

É desse relato instantâneo que Scliar, esbanjando imaginação, tira vantagem para criar ficções sobre o mundo em que vivemos, tornando curiosamente indistinguível o limite entre crônica e conto.

Com sua escrita direta e sem floreios, inspirada na oralidade dos bons contadores de histórias, ele consegue "extrair o insólito da demência cotidiana" que vai desde um motorista que acredita que é o único na mão correta de uma movimentada rodovia até um exorbitante hambúrguer de 85 euros, vendido por um elegante restaurante madrilenho. Porém, há muito mais, como uma batalha sobre quem tem direito ao braço da poltrona no avião ou um curioso anúncio onde uma sogra enxerida é oferecida por 1 libra...

Todos esses contos foram originalmente publicados na "Folha de São Paulo" e por conta da extensão imposta pela jornal, nenhum ultrapassa a três páginas. Portanto, trata-se de uma leitura rápida que surpreende, de fato, o absurdo nem sempre está tão distante quanto se supõe...

Emi 10/09/2020

Histórias criativas e bizarras.

pam.ggs 18/10/2020

Um dos meus livros favoritos!!
Pegar uma notícia de jornal, e imaginar uma história totalmente maluca, história que na verdade, de acordo com o autor "esqueceram de existir".
Embora a grande maioria delas seja cômica e muito irreal, as críticas colocadas entre linhas, ou até mesmo jogadas na cara como na crônica Depois do Carnaval, torna o livro gostoso e divertido de ler, mas impossível de sair sem ficar com aquela sensaçãozinha de ter lido uma crítica sobre nossa atual sociedade.
Recomendadíssimo!

Beatriz 14/01/2021

Bom para passar o tempo
Histórias leves e de fácil leitura, no entanto, um pouco curtas demais. Todavia, o autor usa de forma muito criativa o assunto das manchetes dos jornais. Caso queira um livro de crônicas leve, esse com certeza é uma opção.

Gabriela.Waldelm 23/02/2021

Surpreendeu
Comecei a ler o livro porque era um dos muitos na lista de leitura de uma faculdade que vou prestar vestibular
Comecei a ler achando que ia ser só mais uma leitura chata e maçante
Mas o livro me surpreendeu. Muito fácil de ler, gostoso e rápido
Cada conto diferente um do outro e cada um com uma lição
O livro realmente me deixou presa e com vontade de ler cada vez mais os contos

ana.romagnoli 01/07/2021

Risadas, reflexões, críticas e muito mais...
São mais de 50 crônicas compiladas nesse livro de Moacyr Scliar. Cada história provém de uma manchete de jornal e o autor, com todo seu brilhantismo e criatividade, é capaz de criar um novo contexto para elas. Neste livro, pode-se esperar uma leitura dinâmica e simples. Há crônicas cômicas, reflexivas e chocantes. Vale a pena!

Ani 13/02/2022

Histórias que os jornais não contam
Histórias que unem a realidade com a ficção. A partir de manchetes reais dos jornais, Moacir Scliar vai a fundo do que está por trás (ou poderia estar, já que é uma ficção) daquela situação. Uma mistura que traz crítica social e política e, claro, uma boa anedota do cotidiano que só o brasileiro sabe ter.

maria1691 03/06/2022

Leitura extremamente fluida e fácil de acompanhar. Recomendo muito àqueles buscando um livro descontraído.