O Rei de Ferro

O Rei de Ferro Maurice Druon

Resenhas - O Rei de Ferro

@ALeituradeHoje 12/02/2018

História suntuosa, grandiosa, luminosa!
A série de livros Os Reis Malditos, escritos entre 1955 e 1970 conta a história de como a semente da Guerra dos Cem anos foi plantada.
O primeiro livro, O Rei de Ferro, inicia com a lendária praga que Jacques de Molay, o último grão-mestre da Ordem dos Templários, teria gritado da fogueira para o Rei Filipe IV da França, de codinome O Belo. De acordo com a lenda, de dentro das chamas de Molay amaldiçoou o rei Filipe IV e sua descendência, o papa Clemente V e o ministro Guilherme de Nogaret, afirmando que eles seriam convocados perante o tribunal de Deus no prazo de um ano. De fato, todos os três morreram dentro desse prazo.
Os livros discorrem sobre os eventos que acompanharam as históricas sucessões ao Trono Francês entre 1307 e 1328 e que culminaram com o fim da dinastia capetiana direta. Casos como o da Torre de Nesle, da sobrevivência do bebê João, o aprisionamento dos bispos para eleição do novo Papa, são histórias detalhadas em suas causas e consequências. Detalhes esses, feitos com maestria e intensa pesquisa histórica por parte de Druon.
Para os amantes de história medieval (como eu), são livros belíssimos que se não soubéssemos se tratar de acontecimentos reais, passariam tranquilamente por uma aventura incrível, dado a qualidade escrita de Maurice Druon. Os acontecimentos são contados de forma magnifica, nos dando uma aula de história com muita emoção e envolvimento.
A política medieval europeia, com suas monarquias absolutistas, são um terreno fértil para muita história. Quando um escritor do naipe de Maurice Druon, decidiu escrever sobre uma das opções, soube como fazer e, portanto, explica-se o tempo não ter apagado sua obra.
Olana Indica!
Livro 5 – A Loba da França
Livro 6 – A Flor-de-Lis e o Leão
Livro 7 – Quando um Rei perde a França
Cris @c.lerounaoler.oficial 14/02/2018minha estante
Caramba Olana, onde você descobre livros tão interessantes? Amei a dica.

@ALeituradeHoje 14/02/2018minha estante
kkkkk... Cris, esses livros são o máximo! História deliciosa de acompanhar. A anos atras fui "passear" na livraria atras de algo sobre a França e encontrei essa nova edição. Meu marido queria me matar, pois eu tinha acadado de sair de uma sequência de 14...

Cris @c.lerounaoler.oficial 14/02/2018minha estante
Maridos nunca compreendem nosso amor pelos livros. Esta semana o meu também brigou comigo pela quantidade de livros que andei comprando. Quando ele disse que logo logo iria me pedir para escolher ou ele ou os livros, eu disse que era melhor não perguntar kkkkkkk.

@ALeituradeHoje 14/02/2018minha estante
Kkkkkkkkkk... ri alto!!!! Eu e o meu já tivemos algumas DRs por causa disso: "mas Olana, tu reclama que nao tem roupa e gasta tudo isso com uma ida na livraria..." ... nao preciso dizer que continuo sem roupas novas. ;-D

Cris @c.lerounaoler.oficial 16/02/2018minha estante
Eu também kkkkkkk.

Jonas 13/12/2020minha estante
Você deu 0 estrelas para o livro. Rs

Shaftiel 13/01/2009

Vou começar essa resenha escrevendo simplesmente que dei nota só cinco para a série Reis Malditos porque não tem como colocar nada maior aqui.

Se você alguma vez já falou alguma das seguintes frases em sua vida:

- Eu gosto de história medieval.

- Eu gosto de boa literatura.

- Eu gosto de conspiração.

Pronto... Se você alguma vez falou isso e ainda não leu Reis Malditos, é porque está passando por um estado espiritual miserável e perdeu toda a iluminação dessa obra.

Exagero? Tá... pode ser... É uma das poucas vezes que você vai me ouvir falar que um livro me empolgou mais do que os do Bernard Cornwell.

A série Reis Malditos é uma série de romances históricos composta de 7 livros. Começa com o Rei de Ferro, falando do rei Filipe IV, chamado o Belo. É o mesmo rei que deu uma pancada tão forte nos templários que até hoje tem gente chorando por causa disso. Eu, que sou fã dos templários, reconheço que esse rei foi uma figura incrível.

O primeiro livro trata do julgamento de Jacques de Molay. Filipe IV era um exemplo do poder do rei medieval em ascensão. Quando o papa Bonifácio VIII causou-lhe problemas, o rei francês usou Guilherme de Nogaret para depô-lo e colocou em seu lugar um fantoche chamado Clemente V. Visto que tinha problemas com o Templo, Filipe passou uma rasteira tão bem dada nos cavaleiros que destruiu a ordem.

É dito que Jacques de Molay teve sua vingança. Já na fogueira, ele amaldiçoou Filipe IV e Clemente V. Assim os dois morreram menos de um anos depois da morte do grão-mestre. A dinastia de Filipe IV e seus filhos seria extinta menos de duas décadas depois. Nesse período se situam os livros da série Reis Malditos.

Acompanha-se a politicagem, os casamentos, os negócios da nobreza e ainda os costumes medievais com uma precisão tão grande que deixa qualquer historiador embasbacado. A literatura é tão bem escrita que dá vontade de devorar tudo de uma vez apenas.

Maurice Druon ensina a escrever e dá uma aula a todos os escritores que querem um dia dizer que escrevem sobre conspiração. Conspiração existe é nos livros dele, com um tom de ironia tão afiado que só se não houver atenção só se percebe o corte quando passarem-se páginas e mais páginas.

Os Reis Malditos são uma alternativa para se entender um pouco da política medieval, ao invés de se ler esses romances e livros baratos que começaram a surgir sobre os templários e coisas assim, pode-se ler esse livro para ver sobre a corrupção da Igreja medieval, a escolha insana dos papas e o que significava o poder real. Também nota-se quem na verdade era Filipe IV, que assou a ser demonizado depois que surgiu a moda dos templários.

Sou fã do Templo, mas acho que todo historiador sério e também fã das ordens de cavalaria sabe que essa idéia de demonizar um rei importante e inteligente quanto Felipe é meio furada. Parece até a propaganda furada usada contra inimigos de guerra.

Minha opinião é a de que ler Reis Malditos é um dever. Depois de o Rei de Ferro, vem o volume a Rainha Estrangulada, sobre a sucessão de Luís o Cabeçudo. O terceiro volume é os Venenos da Coroa, com um grau de tensão ótimo ao falar sobre a política de Luís X o Cabeçudo. Já a Lei dos Varões é o melhor, na minha opinião, quando fala de Filipe V. A Loba de França é o quinto livro e trata sobre Isabel, filha de Filipe IV e talvez a mais parecida com o pai. A história trata da luta para depor Eduardo II da Inglaterra. O sexto, a Flor-de-lis e o Leão dará início à Guerra dos Cem Anos.
PedroHFB 18/05/2020minha estante
Obrigado pela resenha.
Sempre gostei de coisas relacionadas a Idade Média.
Mas a Ordem conseguiu sobreviver em Portugal.

Gabriel1994 07/02/2023minha estante
Tu citou Bernard Cornwell ali vou ser obrigado a comprar todos os volumes desta saga, espero gostar kkk

Marcelo Caniato 24/09/2019

O livro é bem interessante, dá pra ver as similaridades com GoT (pra quem não sabe, George R. R. Martin já declarou que essa série foi uma inspiração pra ele), e a história tem o tamanho ideal. Se o autor se estendesse demais, correria o risco de ficar enfadonho, até porque não achei a escrita dele lá essas coisas. Mas as intrigas e as reviravoltas estão todas ali (e o mais legal é saber que aconteceram mesmo). Fiquei me perguntando o quanto de Guerra dos Tronos foi diretamente inspirado nesse livro. A descrição física do Robert d'Artois me lembrava a todo momento os Clegane. Há uma cena de caçada também que me lembrou a caçada do Rei Robert Baratheon, entre outros acontecimentos... Não acho que seja um livro espetacular, esperava que fosse me impactar mais, mas é bem satisfatório. Em alguns momentos parece um grande novelão kkk, mas é bacana.
Carol 26/09/2019minha estante
Eu amo esta série. Do mesmo autor de O menino do dedo verde.

Victor Rafael 19/08/2009

Maravilhoso!
Sou tendencioso para falar de romances históricos, pois é um gênero que me chama a atenção.

Nesse caso, temos um romance extremamente fidedigno, relatando um trecho muito curioso da história e contado com perspicácia, dando vida a História em uma narrativa arguta e bem tramada.

Ponto para Maurice Druon. Espero arrumar tempo para ler toda coleção.

Dica: Para quem quer ver a História pulsando. \o/

Carla Cerqueira 15/01/2010

Sem dúvida todos os livros da série "Os Reis Malditos" são os melhores livros históricos que já li. Leitura maravilhosa. Li tão rapidinho! Nao dava vontade de parar de ler! Apenas o último é um pouco mais lento, mas sem deixar de ser bom também.

Lou 12/07/2009

O melhor da França da Idade Média
A riqueza de detalhes com que Maurice Druon narra neste romance histórico é de impressionar. Uma viagem para a França da Idade Média aonde reina Felipe O Belo. Este é o primeiro volume da coleção "Os Reis Malditos" e um dos que mais gosto.

Adrya_Daewen 06/09/2009

Não é muito empolgante....
Apesar de ser um clássico da literatura histórica, não é um livro que contagie...Druon é formal demais, mesmo porque o livro foi escrito há muito tempo...mas essa formalidade da linguagem ou talvez da tradução, torna o livro um pouco enfadonho. Não é como ler Cornwell, Gregory ou Iggulden, que te deixam com vontade de ler outros antes mesmo de acabar o primeiro...Não chega a ser ruim, mas não é uma obra prima do gênero.

Simone Castro 14/01/2010

A série é fantástica! Nos sete livros, podemos ter uma verdadeira aula de História. Maurice Druon sabe conquistar o leitor! Apesar de se tratar de personagens históricos, o autor consegue evidenciar as nuances, intrigas e todas as facetas que formam o ser humano.
É uma leitura obrigatória para todos aqueles que se interessam pela história medieval.

Fernanda 13/10/2010

Excelente!
Druon dá uma aula de como deve ser escrito um romance histórico! O livro é empolgante, impossível parar de ler.

Giovanni 12/10/2010

Um livro muito bom, com conteúdo histórico que demonstra as intrigas e conspirações da época do Rei Felipe, o belo, rei da França. Bem como demonstra como eram realizados os interrogatórios - sob tortura, julgamentos convenientes à conveniência dos soberanos, execuções públicas, inclusive a execução do Grão-mestre da Ordem dos Cavalalheiros do Templo que lançou a famosa maldição à Guilherme, ao Papa e ao Rei Felipe.

Shana 19/10/2010

Um livro excelente, a narrativa trata do reinado de Felipe, o Belo, Rei da França. Mostra como era a vida na corte, as traições, ganância, a total falta de amor entre os seres humanos, tudo movido pelo dinheiro. Também chama atenção a forma como algumas pessoas eram condenadas à morte, sem um julgamento justo, de forma totalmente arbitrária. Aliás, a "forma" da morte também era horrível, queimados em fogueiras, peles retiradas..... e tudo acontecia na praça para que o povo pudesse assistir. Um livro envolvente que além de mostrar a vida dos Reis da França também conta como era a vida do Rei Eduardo, rei da Inglaterra. Muito bom!!

jo.joe 23/01/2024

??O Rei de Ferro??
"O Rei de Ferro" é o primeiro livro de uma série intitulada "Os Reis Malditos", escrita entre 1956 e 1962 por Maurice Druon.
A história se passa na França de 1285 e o início da "Guerra dos Cem Anos" (1337), sob a dinastia de Felipe IV, o Belo.

Sendo um dos pontos centrais desse livro o advento da queda dos Templários sob a figura de Tiago de Molay (Grão-Mestre da Ordem dos Templários), condenado à fogueira pelo rei Felipe, o Belo. Em seu fim, agonizando entre as chamas, ele amaldiçoa toda a família de Felipe IV, maldição que se torna um estigma ao longo do livro.

O autor utiliza uma linguagem acessível, de fácil entendimento, é direto com relação à narrativa que envolve elementos históricos, focando em elucidar as complexidades das relações de poder da nobreza, com suas intrigas, conflitos e traições.

O ritmo da trama é constante e bem desenvolvido. O autor alterna entre os núcleos de personagens da nobreza, nos colocando em suas mentes, com seus dilemas e preocupações.

Com uma hábil mistura de ficção e história, "O Rei de Ferro" é um ótimo livro de introdução à uma série que aborda as complexidades do poder real e também as suas fragilidades.

Vladimir 06/08/2011

Quer gostar de história?
Sempre detestei história!

Quando li O Rei de Ferro, aprendi que a história pode ser interessante!

Gostei tanto que comprei os outros dois livros da série. Na ocasião não sabia ainda que havia mais livros na série. Descobri isso na Biblioteca do Ipiranga.

Agora, neste site, descobri que ainda existe um sétimo livro.

Estou ansioso para tê-lo em mãos e poder devorar a história escrita por um mestre das palavras!

Para mim, Maurice Druon caminha pertinho de J R R Tolkien - Um no romanceamento da história e outro na criação da fantasia...

Tulliu Cardia 07/10/2012

Gostei bastante do estilo de escrita e da história em si.

site: https://www.wattpad.com/user/TulliuCardia

João Paulo 18/01/2013

Excelente!

Obra muito bem escrita e que nos da uma boa perspectiva de como estava a nobreza francesa daqueles dias.

Sem muito falatório por enquanto, vamos esperar pelos outros títulos da série.