O que é isso, companheiro?

O que é isso, companheiro? Fernando Gabeira

Resenhas - O que é isso, companheiro?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

J. 11/03/2010

É
Pusta livro que dá sono...
Me perdoem os fãs deste livro, que exceto por umas passagens são bons.
É bem escrito, não tenha dúvidas, mas a linguagem rápida, assim como as mudanças de cenários, não prenderam minha atenção. Não sei se é porque o autor vivia entocado nas mais diversas fases do desenrolar dos seus pensamentos, mas tem hora que parece que ele está desligado do mundo cotidiano se ligando apenas nos desenrolar político e movimentos que contestavam e não no cenário brasileiro como um todo (salvo a parte do palanque de comício que os mais diversos grupos brasileiros aparecem).
Não sei, acho que porque de tão espezinhado de tantas formas, a época da dita revolução (revolução no sentido literal da palavra) já deu no saco. Há tantos momentos históricos interessantes no Brasil. Por vezes penso nesta dita era como uma espécie de trauma vietinamita americano na versão tupiniquim...

Eliel Zulato 25/02/2010

Gostei deste livro, é como um diário de guerra e lutas na época da Ditarura militar e do Golpe de 64, mas tem relatos interessantes...

Jr 26/01/2010

O livro é muito fiel ao filme (na verdade é o contrario o filme é bem fiel ao livro), o q se destaca é saber o q rolou depois do sequestro do embaixador norte americano, como foi feita a prisão do Gabeira e o q aconteceu durante esse tempo q ele peregrinou por varias detenções entre São Paulo e Rio de Janeiro. Vale a pena ler e entender um pouco mais de como aconteceram as coisas q marcaram a historia deste país.

carlapiri 21/06/2009

Um olhar de dentro do redemoinho que foi a luta da esquerda, que acreditava poder vencer a ditadura militar, com ações de guerrilha e muita ingenuidade. Gabeira ainda tá aí, depois do exílio e da famosa tanguinha de crochê, sinal de que esta revolução se faz aos pouquinhos e que nesta luta mudamos principalmente a nós mesmos

cid 06/02/2010minha estante
Concordo Carla, a primeira revolução é a interior.

Nando 14/06/2009

O que foi isso ?
Apesar de ter sido escrito pela ótica de um dos integrantes do sequestro do embaixador, o Sr. Gabeira, uma leitura atenta do texto deixa claro o equívoco de jovens que se engajaram na luta armada por manipulação de raposas comunistas e velhacas que se aproveitaram da inocência e rebeldia próprias da juventude.

Zuca 23/04/2009

Quando se lê muito, peca-se por misturar enredos. Creio que esse livro trata do sequestro de um embaixador e a troca do refém por presos políticos que estavam sendo torturados no DOPS.Fiquei horrorizada com que os militares fizeram neste país!

Andre.Crespo 07/04/2009

Um cara que lutou contra a ditadura!
Este livro é um bom exemplo de quem combateu a ditadura, de quem realmente via que o país não poderia continuar como estava.
É certo dizer que Gabeira foi um revolucionário com certeza, mas não podemos usar seu passado e dizer que ele é um político excelente! Se lembrarmos bem, até José Dirceu lutou contra a ditadura, e olhao que ele fez..
Saindo de política e falando do livro, o mesmo esmiuça muito bem os acontecimentos da época! Quem gosta de estudar sobre a ditadura, gostará muito do livro, como eu gostei!

Valquiria 13/03/2009

Livro trata de uma das piores épocas da nossa história, bem descrita por Gabeira que foi preso e exilado.

Malice 28/01/2009

Marcante
Relato impressionante do período da ditatura por um de seus atores mais conhecidos. Fernando Gabeira escreve de maneira encantadora sobre as dores, as dúvidas, os temores, os pecados e os enganos de uma época intensa e controversa, relatando de forma impressionante o que viveu no período. Os dois últimos capítulos são marcantes.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6