O Que É Isso, Companheiro?

O Que É Isso, Companheiro? Fernando Gabeira

Resenhas - O que é isso, companheiro?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

@moisesffelipe 03/02/2024

Gostei. Foi uma leitura excelente
Eu acabei lendo esse livro por causa dos comentários que o Marcelo Rubens Paiva fez em seu livro Feliz ano velho. Sensação de que era um livro falando de uma forma muito específica sobre sequestro do embaixador americano. Mas foi uma experiência interessante pois de uma forma muito sincera eu entendi algumas coisas sobre o pensamento da esquerda nos anos 60 e 70.

Klelber 13/01/2024

Intrigante
Como um cara que sofreu o que sofreu nas mais da ditadura acabou se tornando reaça? Não tem nada de revelador no livro (pra quem estudou história, claro), o que me intriga é o descaminho do autor.

Marcella.Moraes 09/01/2024

"[...] narrar é resistir."
O livro é muito bom para quem gosta de história, retrata muito bem a vivência de quem era contra o sistema vigente na ditadura militar. Dando ênfase no que quem participava da oposição (e até em quem não) passava na cadeia, o último capítulo, para mim, é com certeza um dos mais fortes.
Pode até ser meio confuso no começo, mas com a escrita impecável em primeira pessoa, com certeza esse livro acabou se tornando um dos meus favoritos.

Mayara 15/08/2023

Gabeira conta como participou da resistência comunista na época da ditadura.

Uma leitura interessante, mas um pouco massante.

Bia 11/06/2023

Achei a ambientação muito interessante, mas não consegui me conectar com a história. O livro conta sobre as memórias do jornalista Fernando Gabeira na época em que era militante comunista durante a ditadura de 1964. Por mais que eu tenha gostado muito da escrita, achei confusa em vários momentos. A parte que mais me prendeu mesmo foi o final, em que as descrições dos acontecimentos foram mais precisas.

Milla131 07/06/2023

Esse livro é muito importante e necessário para entender a história do nosso país. Em vários momentos fiquei chocada e reflexiva lendo esse livro. Recomendo para todo e qualquer brasileiro, para que tudo o que foi relatado nesse livro nunca mais volte acontecer

Christiane.Leite 02/05/2023

É um bom livro, mas um tanto confuso (até pouco mais da metade) em razão da inconstância dos acontecimentos, meio que perdidos no espaço e no tempo. Fernando nos conta sua história pessoal durante o período da ditadura militar brasileira. E é importante frisar: Sua história PESSOAL. Inclusive, Franklin Martins (que também participou do sequestro narrado na obra), Gabeira usurpou seu papel de idealizador da ação e autor do manifesto que exigiu a libertação de 15 presos políticos em troca da vida do diplomata. Além disso, afirma que Gabeira desrespeitou a memória de dois participantes do rapto: Virgílio Gomes da Silva (Jonas) e Joaquim Câmara Ferreira (Toledo), ambos mortos nos porões do regime. Portanto, é a visão PESSOAL de Gabeira sobre um fato histórico, não exatamente baseado nas opiniões de terceiros envolvidos.

Angel 03/04/2023

O texto em primeira pessoa reforça toda a dor e sofrimento vivido durante esse período lamentável na história do país e do mundo. Torna-se ainda pior por saber que existe quem defenda e peça a volta de tais atrocidades. Espero que nunca mais tenhamos que viver algo assim.

"Não concordo com o que dizes, mas defendo até a morte o direito de o dizeres" (Voltaire)

sofia 18/03/2023

Tempos terríveis, histórias extraordinárias
Uma livro incrível e emocionante.
Te conta muita coisa sobre a ditadura que você pode ter certeza que não vai encontrar nos livros de história, então se você tem curiosidade pra saber mais sobre essa época e um ótimo livro pra se ler. Mas também te assusta é essa a palavras e aterrorizante imaginar que tanta gente viveu algo tão terrível tortura, perseguição e perdas. Perdas dos seus direitos, da sua liberdade de pessoas querida, mas ao mesmo tempo te faz admirar a coragem a garra daquelas pessoas de não desistirem por resititem ao medo a perseguição e a tortura. E te faz pensar como é assustador a possibilidade de isso voltar de como é completamente absurdo pessoas apoiarem algo tão bárbaro tão absurdo. É apenas, quem dera ter metade da coragem daquelas pessoas.
Ele também conta com um pouco mais de detalhes sobre o sequestro do embaixador já que ele mesmo foi um do sequestradores e tudo que fez ele chegar ali e sair da dali já que ele foi exilado também graças a um sequestro de outro embaixador. Mas em fim tem partes engraçadas já que apesar de tudo eles ainda tinha positividade eles ainda tinha esperança. É um livro incrível uma experiência muito abrangente principalmente de você gosta de história ou política, ou até se você só quer saber mais sobre a ditadura, é um livro fácil de ler tem uma leitura bem fluída. Bom é isso eu indico muito e sem dúvida entra pra lista dos meus favoritos.

joaoggur 07/12/2022

Memórias do Gabeira.
Nesse livro, o jornalista Fernando Gabeira relembra do tempo em que pertencia ao MR-8 (Movimento Revolucionário 8 de Outubro, data que refere-se ao aprisionamento do guerrilheiro argentino Ernesto Che Guevara por militares bolivianos, em 1967.)

Muito relacionado ao filme de mesmo nome, a história mais conhecida pertencente nesse livro foi a do sequestro do embaixador estadunidense Charles Burke Elbrick, para, em troca, o governo brasileiro soltar prisioneiros políticos. Não querendo dar spoilers (existem spoilers em histórias reais?), o plano de início da certo, porém Gabeira termina preso e exilado.

É muito interessante ler uma história bastante conhecida sendo descrita pela pessoa que a viveu de perto, mesmo em alguns momentos os leitores mais experientes questionando o que realmente aconteceu e o que foi relativizado pelo autor.

Murilo 09/11/2022

O que é isso, companheiro?
Cansativo, monótono, longo e triste assim como foi a vida dos q lutaram na linha de frente para q voltássemos á ter a tão sonhada democracia, ent ss é proposital e ss, é ótimo. E nn, nn devemos voltar a esse período e ponto final.

Clio0 28/10/2022

A primeira vez que ouvi falar sobre Gabeira foi por uma citação numa crônica de Mario Prata no Estadão - nos idos tempos em que as pessoas ainda liam jornal em papel. Naquela época, ele já era um deputado inexpressivo, mas seu livro é diferente.

O que é isso, Companheiro? é um relato do sequestro do embaixador estadunidense Charles Burke Elbrick, durante ditadura militar.1964, pelo MR-8 (Movimento Revolucionário Oito de Outubro), do qual o autor fazia parte.

Porém, as quase trezentas páginas do livro não são focadas no evento, mas nas justificativas e romantização que Gabeira tece em torno de si, de seus co-particípes e da própria vítima. Todo o texto parece ser regado a entorpecentes e álcool para que ao retorcer as páginas tenhamos a impressão de que não havia outra saída se não um dos atos considerados mais torpes pela sociedade: a privação da liberdade.

Há ainda parágrafos e mais parágrafos em que o autor descreve os eventos como uma churrasqueada de domingo, em que Elbrick teria sido tratado a whisky e churrasco enquanto os guerrilheiros mal-suportavam a ideia de fazer mal a outro ser humano... Isso vindo daqueles que assumiram publicamente o uso de armas-de-fogo.

Não estou discutindo aqui o direito de alguém de lutar pela democracia, e sim, pela tentativa de fabricar uma narrativa em que os fatos crus são reinterpretados de forma que adquiram uma consistência mais palatável, açucarada até.

Enfim, é como se diz: Quem conta um conto, aumenta um ponto.

Maria 28/10/2022

Emocionante
Um relato emocionante, duro mas Gabeira conseguiu conduzir com certa leveza para que o leitor possa digerir as barbáries da ditadura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6