O céu que nos protege

O céu que nos protege Paul Bowles

Resenhas - O Céu que nos Protege

Moises Celestino 07/08/2023

"Primeiro Romance de Paul Bowles"
"O Céu Que Nos Protege" é um livro sem igual na literatura contemporânea, sobre os limites da sanidade face à impassível crueldade do deserto. Narra a história de Kit e Port Moresby, um casal de norte-americanos que, após dez anos de casamento, vive entre o distanciamento e a insatisfação sexual. Habituados à vida sem trabalho e às viagens frequentes, decidem conhecer as remotas regiões do deserto africano para fugir do caos que se instalou na Europa após a Segunda Guerra Mundial. A presente narrativa literária é indicada para quem curte temas de alta complexidade, pois é preciso ter sensibilidade para entender e captar o contexto da trama proposta pelo autor. Vale a pena reler o livro na íntegra e assistir a adaptação cinematográfica dessa obra, baseada no romance de Bowles, dirigida por Bernardo Bertolucci em 1990.

skuser02844 29/05/2023

Esse livro me fisgou pelo título, mas confesso que esperava mais dele, não é exatamente frustrante ou ruim, mas pra chegar até o nível de livro favorito está bem longe...
Aqui conhecemos Port e Kit, um casal ricaço que gasta o dinheiro que conseguiram sem precisar trabalhar viajando pelo mundo, o destino da vez é o Deserto do Saara, e dessa vez, por alguma razão eles levam junto um amigo de Port, Tunner, um cara que, não tão secretamente, é apaixonado por Kit.
O livro é, basicamente, as idas e vindas desses três amigos, um suposto triângulo amoroso, já que o casamento não anda lá essas coisas, a viagem é meio que para reacender o amor do casal, pra isso Kit não hesita em fazer ceninhas para deixar o marido com ciúmes, por mais que deteste Tunner com todas as forças.
Nessas viagens eles conhecerão outras pessoas que são, er... um show a parte. Mas a trama não vai se desviar muito disso, o que torna o livro meio lendo e enfadonho em alguns momentos. Mas a narrativa do autor consegue nos cativar o suficiente para que a leitura continue e nos mantenhamos interessados nessas personagens, mesmo que não sejam lá tão interessantes e não cheguemos a nos apegar profundamente por eles.
Em suma é um livro sobre o casamento, sobre como o relacionamento precisa de renovação constante e do empenho de ambos para se manter vivo, mesmo que hajam fatores externos tentando atrapalhar, é uma leitura agradável, não chega a ser memorável, mas vale o tempo investido.

site: http://hiattos.blogspot.com/2023/05/opiniao-o-ceu-que-nos-protege-paul.html

Lucas Haubert 27/02/2017

Extremamente difícil a leitura. Repleto de expressões no idioma original. História chata e sem sentido nenhum.
Patricia Peres 05/10/2017minha estante
Concordo plenamente. Abandonei a leitura de tão chato...

Cris 06/02/2017

Adorei...
O céu que nos protege, conta a história de três americanos Port e Kit Moresby, que são casados e seu amigo Turner, eles tem dinheiro e muito tempo livre, de modo que passam a vida viajando, procurando sempre um sentido para a existência, e buscando viver novas experiências, decidem ir para a África, o deserto do Saara é o cenário constante do desenvolvimento da história, eles vão passar por cada situação horrível, onde se deparam com doenças, fome, e morte. Vale a pena a leitura.

Patricia543 26/08/2015

Decepção.
Primeira resenha que faço no Skoob, pois me decepcionei muito com esse livro.
Que história maçante, personagens fracos. A trama não flui.
Perdi tempo com um livro que esperava ser ótimo!
Cowboy from Hell 31/01/2016minha estante
Poxa! Pela resenha que tem atras do livro, me parece interessante!