A Casa da Dor

A Casa da Dor Jo Nesbo

Resenhas - A Casa da Dor

Livhehehe 20/01/2024

A casa da dor
O começo da história não me prendeu muito, mas conforme seguia os acontecimentos comecei a ficar muito intrigada com tudo, não imaginava que fosse rolar tantas reviravoltas como aconteceu. Em geral foi um bom livro.

Marlonbsan 03/01/2024

A Casa da Dor
Uma série de assaltos a bancos de Oslo faz com que toda a polícia trabalhe no caso. Fora isso, a vida de Harry Hole vira um caos com os acontecimentos que envolvem o seu passado e presente.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos, basicamente, o que acontece com Harry Hole. A linguagem é simples, mas possui uma certa densidade e infelizmente, muitos erros na tradução.

Ao fugir do eixo Estados Unidos e Inglaterra, os livros de investigação de Jo, onde se passa na Noruega, traz uma visão diferente dos conceitos padrões de livros assim, claro, ainda se utiliza dos plots e algumas viradas na história para trazer o impacto, mas acontece num ritmo mais lento e envolve outras histórias paralelas.

Aqui o foco está em um assalto à banco, o que não é muito comum em livros com detetive, há vários elementos que permitem tentar descobrir quem é o culpado e o papel dos outros personagens na trama. A vida de Harry também tem sua importância e, por conta de uns acontecimentos, creio que seja mais recomendado ler os livros na ordem cronológica mesmo.

Porém, por ter um ritmo mais lento, faz com que a história dê muitas voltas e isso demanda de atenção, há muitos nomes de pessoas citadas, nomes de ruas, cidades em norueguês e que acaba afastando um pouco.

Algo interessante é que a investigação toma rumos até mesmo inesperados e faz com que ela chegue mais próxima ao nosso conhecimento e isso foi bem legal.

No geral, um livro interessante de investigação, com tema diferente e um ritmo próprio, às vezes mais lento e com ênfase nos personagens. Creio que seja uma série boa para quem gosta do assunto.

Leandro423 06/11/2023

Contém possíveis spoliers
Quarto livro da série, dessa vez Harry Hole tem que investigar um assalto a banco que terminou com a morte de uma atendente enquanto que em paralelo, faz um investigação particular da morte de uma ex ficante que pode ter complicações para ele.

O livro é bom, bem escrito, porém alguns trecho como sempre acho dispensáveis, coisas que não são relevantes na história e só serve pra dar mais volume.

Dessa vez não achei nenhuma ponta solta diferente dos três livros anteriores, o que foi demonstrando uma evolução do autor.

O livro como sempre mostra a bela visão que estrangeiros tem do Brasil, onde vc contrata uma assassino de aluguel pegando o número nos classificados, muito sol, praia, drogas e prostitutas. E quando mandam para a justiça brasileira investigar, se limita a dizer que vão ver o que pode fazer.

Keize1 23/09/2023

Harry Hole no Brasil ??
Livro perfeito! História envolvente com muitas surpresas no final! Um dos melhores da série Harry Hole do Jo Nesbo para mim.

carvalho73 19/08/2023

Sempre me impressiona
Jo Nesbø não é meu autor favorito atoa. Se tem uma coisa que esse querido sabe é me impressionar com o desenvolvimento da história e (mesmo que eu já tivesse certa dúvida) com o culpado no final. Sempre é uma trama bem pensada, trabalhada nos mínimos detalhes pro final ser perfeito. E ainda teve referências brasileiras!!

Sil 17/06/2023

"Só tem uma coisa pior do que não satisfazer a vontade. É não sentir nenhuma vontade."
Rakel viajou com Oleg para a audiência de custódia do filho.
Harry investiga um assalto a banco com vítima fatal. Acaba se encontrando com uma ex-namorada que aparece morta.
Com uma nova parceira no trabalho (Beate), Harry investiga os assaltos a bancos, a morte de Anna, entre outras questões que aparecem no livro. E ainda tem o caso Ellen engasgado.
Com resgates e alguns pontos abertos, a série evolui bem.

juciele.dutra 09/06/2023

O jeito de organizar e contar a história do jo nesbo me ganha muito
Mesmo esse não sendo a melhor historia da série, talvez fosse melhor se fosse mais curta mas foi legal de acompanhar

Fernanda2407 04/06/2023

As reviravoltas dos livros de Jo Nesbo são muito boas e prendem a atenção do leitor. Para quem gosta de suspense policial, Jo Nesbo é leitura obrigatória.

Thais.Carvalho 30/04/2023

O detetive, Harry Hole, da divisão de homicídios na Noruega, tem dois novos casos de assassinato para investigar. E em um deles está envolvido pessoalmente.

Valerya insta @leslivres_ 18/04/2023

Vingança....
Minha primeira experiência com Nesbø não foi muito legal pq li uma adaptação que ele fez para Macbeth....
Então não me animei muito para ler a série do inspetor norueguês Harry Hole.
Mas aí assisti ao filme Boneco de Neve, o 7o livro da série, e me encantei com o personagem e resolvi participar da leitura coletiva que já estava no 4o livro.
E não me arrependo de jeito nenhum!!! Que série ?????

Carlos.Magnun 26/02/2023

Jo Nesbo
É o nono livro que leio do autor. Não sigo a "ordem" de publicação! Esse é mais um, para quem gosta do gênero, cheio de mistérios e uma pitada de problemas pessoais de Harry Hole. Uma excelente leitura.

Thiago275 16/01/2023

Mediano
Meu primeiro contato com a escrita de Jo Nesbo foi com O Boneco de Neve. Li em outubro do ano passado e achei simplesmente impecável. Desde então, quis conhecer todos os outros livros do autor.

No finalzinho de 2022, peguei A Casa da Dor, lançado alguns anos antes de O Boneco de Neve. Infelizmente, a experiência aqui não foi a mesma.
O livro também é protagonizado pelo detetive Harry Hole, um policial que tem problemas de alcoolismo e não pode ser considerado um pilar da moral.

Aqui, ele está investigando uma série de roubos a banco que estão acontecendo em Oslo e têm estranhas semelhanças. Nesse meio tempo, uma ex-namorada o convida para jantar e ele, burramente, aceita. No outro dia, ela aparece morta na cama e ele não se lembra de nada da noite anterior devido à amnésia alcoólica.

Em grande parte do livro, ele tenta esconder sua ligação com a moça morta, mas claro que isso não vai ficar oculto durante muito tempo e tudo ainda vai ficar mais complicado quando os envolvidos no assassinato e nos roubos a banco parecem ser os mesmos.

Um dos méritos do Jo Nesbo é escrever histórias policiais intricadas e cheias de elementos. Temos que reconhecer que o autor consegue amarrar tudo. No entanto, ao contrário do Boneco de Neve, aqui a história é um pouco mais confusa e é fácil se perder em alguns momentos.

Do mesmo modo, algumas frases do livro causam um certo estranhamento, mas isso talvez se deva à tradução.

Mesmo assim, quero continuar a ler as histórias desse autor norueguês, cujas histórias se passam em meio à neve da Escandinávia, mas eventualmente podem vir para o calor do Brasil, como aconteceu nesse livro.

CheGuelara 05/01/2023

Comecei 2023 muito bem
Os casos trabalhados foram bem interessantes. O autor evoluiu muito desde o primeiro da série Harry Hole.

Eu amo a profundidade desse autor na forma como constrói a narrativa dos personagens em suas peculiaridades de pensamentos e reflexões.

Jo Nesbø se tornou o meu autor thriller preferido. Eu amo o Harry e todos os outros personagens acabam tendo um carisma interessante para a história. Créditos para o psicólogo Aune, o taxista e a própria Beate.

Eu estava quase entrando em uma ressaca literária do gênero thriller com minha leitura anterior, mas o Jo Nesbø acabou salvando o dia novamente rssrss

Da metade para frente eu simplesmente não conseguia mais largar o livro.

Luan 06/10/2022

Cada vez mais, Jo se confirma como um dos melhores do gênero
Jo Nesbo se tornou, sem muita dificuldade, um dos meus autores favoritos quando o assunto é mistério e suspense. Ele é hoje, tranquilamente, um dos melhores escritores do gênero. Sabe escrever com precisão, veracidade e bem. Tem todos os predicados necessários e entrega o que promete. Em A casa da dor, não foi diferente.

O quarto livro da série Harry Hole, estamos em Oslo. O detetive está envolvido em um caso de assalto a banco com assassinato, que está mobilizando toda a polícia e mexendo com os noruegueses. Ao mesmo tempo, Harry é convidado para sair com uma ex-namorada. No dia seguinte, porém, ele não lembra de muita coisa. O pior está por vir: ela é encontrada morta no apartamento. Ele vai precisar lidar com os dois casos em A casa da dor.

É notável a evolução do autor a cada novo livro. Aqui ele já parece muito com o escritor dos livros mais recentes - sim, infelizmente li fora de ordem. Se consolidou na escrita e entrega uma obra muito bem construída. O melhor de tudo é que Jo Nesbo convence o leitor facilmente. Sem enrolação ou momentos de lentidão, o autor foi certeiro ao criar dois fatos para deixar a história ainda mais ágil

Com isso, ele conseguiu mostrar um livro profundo, bem escrito e bem construído, como poucos conseguem. O domínio da história que Jo tem é notável e invejável. Aqui, é claro, ainda temos algumas conveniências de roteiro e alguns vícios que o autor foi criando, mas nada que atrapalhe o conjunto da obra.

O desfecho me surpreendeu com as revelações em certa intensidade, mas algumas explicações soaram um pouco forçadas. De toda a forma, nada que apague as páginas anteriores. Que venham os próximos.