O Segredo do Colecionador

O Segredo do Colecionador Ana Cristina Massa

Resenhas - O Segredo do Colecionador

juliaememo 02/06/2020

Mais um mistério
Esse é o terceiro livro onde acompanhamos os Invencíveis, um grupo de cinco amigos (Gênio, Goma, Sofia, Jonas e Isadora). Dessa vez as suas investigações tem início com a chegada de um novo professor na escola. Ele é um tanto diferente e isso logo deixa os amigos curiosos. Agora, mais um problema enigmático começará e cabe aos Invencíveis decifrá-lo.
Um mistério maravilhoso para fazer você pensar.

Rebeca1409 29/08/2022

Final Ruim
Tudo começo com a entrada do novo professor de história.
A história em si é muito boa, conta um pouco do vqsco da gama (navegador português) que tem seu nome gravado na história do nosso país.
O livro em si é muito bom, só o desfecho decepcionou um pouco.

bianquicha 02/10/2022

o livro que me fez gostar de ler!!??
Simplesmente amei a saga dos invenciveis.
Li o primeiro, o mistério no museu imperial, e ache bom, li o segundo, enigma na capela real, e me apaixonei e daí comprei esse. Ele é bem fácil de ler, com uma escrita leve, tem o meu querido romance, jonas e sophia são o casal perfeito??. Esse livro te prende de uma forma maravilhosa. Super recomendo!!! E pretendo ler o quarto, o último.

Saribera 27/06/2012

Mais uma boa trama dos Invencíveis.
Mais uma aventura dos Incríveis, a terceira que eu leio, não tão envolvente como a do Museu Imperial, mas muito melhor que a confusa aventura na Ilha de D. João.

Destaque para o romance entre Jonas e Sofia, que certamente agradará todos os adolescentes, e para o Goma, que está mais engraçado do que nunca, e funciona como um alívio cômico em muitas boas partes do livro.

O mistério começa com a chegada de um novo professor de história muito suspeito (aliás, esse personagem poderia ter sido melhor explorado), que logo atiça a curiosidade do Gênio. Esse professor está se envolvendo sem querer com um ladrão de documentos históricos que frequenta a Biblioteca Nacional. A busca por esse criminoso é o fio principal da história.

A Biblioteca e o Jardim Botânico são o pano de fundo dessa boa aventura que eu recomendo.

Gramatura Alta 09/05/2017

Os Invencíveis são um grupo de cinco garotos: Eugênio, ou Gênio, o líder do grupo; Marco, ou Goma, um viciado em chicletes; Isadora, ou Isa, a mandona; Jonas, o esportista; e Sofia, irmã de Goma. Eles vivem aventuras na cidade do Rio de Janeiro, sempre com muitos mistérios para desvendar, pistas para seguir, perseguições a ladrões e muitos outros perigos. Eu não conhecia os personagens criados pela autora Ana Cristina Massa, e conheci por acaso, quando navegava pela lojinha da editora Biruta. Confesso que fiquei apaixonado pelos cinco e pela narrativa ágil, que mistura ação com informações da história do Brasil, além de locais turísticos da cidade.

O SEGREDO DO COLECIONADOR é o terceiro volume de Os Invencíveis, e comprei achando que era o primeiro. Sim, sou uma anta distraída. Agora, sem qualquer dúvida, pretendo comprar os dois primeiros, e os seguintes a este. A narrativa da autora lembra muito, demais, os livros antigos da coleção Vagalume. Talvez por isso, bateu aquele saudosismo da época da infância. Mas as aventuras são vividas nos dias de hoje, com toda a nossa tecnologia, maneirismos, gírias, etc.

Os cinco personagens conversam entre si, ou seja, eles combinam, se completam, e cada um tem uma função bem definida na história. Além disso, existem algumas tramas pessoais paralelas à principal, onde o leitor pode conhecer um pouco mais da intimidade, da família, dos problemas de cada um dos garotos. Isso é importante para causar uma ligação de importância, ou seja, o leitor passa a se identificar com eles e a se importar com seus destinos, principalmente nos momentos perigosos.

Voltando à narrativa, exatamente por ser bem ágil, é curta, pouco descritiva, mas sem perder o controle de espaço. Isso é importante para que o leitor consiga visualizar o que está acontecendo. E as partes históricas, quando é inserido um pouco de informação acadêmica, é bastante orgânica, faz sentido, e se liga diretamente ao que está acontecendo. Não entenderam o que estou dizendo? Por exemplo, em determinado momento, Gênio procura o tio, que é versado em determinado assunto. O garoto mostra para o adulto uma determinada peça, e o homem explica para ele um pouco da história desse objeto. Com essa informação, o personagem consegue prosseguir com a solução do mistério, e o leitor fica com um pouco mais de conhecimento histórico. Ou seja, é uma forma inteligente e emocionante de educar.

Fora tudo isso, confesso que em vários momentos me diverti com o que os cinco aprontavam para conseguirem resolver o mistério, e devo destacar uma parte que me fez rir muito, quando eles enfrentam o vilão dentro de uma fonte de água do Jardim Botânico.

OS INVENCÍVEIS é uma série nacional nova para mim, mas que existe desde 2004, com vários volumes lançados, de grande qualidade, de fácil leitura, escrita de forma inteligente, criativa, pouquíssimo divulgada, que, embora seja direcionada ao público infanto-juvenil, recomendo ao leitor de todas as idades. Isso porque ela faz algo que vários livros de outras autoras, que abusam das gírias e de enredo rasos, não conseguem: divertir ao mesmo tempo que educa.

E agora só me resta esperar virar o cartão de crédito para comprar os outros volumes :P

site: http://www.gettub.com.br/2017/05/o-segredo-do-colecionador.html

mmclara 05/11/2020

bom, mas o desenvolvimento é muito rápido o que deixa um pouco a desejar

betarudolf 05/01/2022

segredo do colecionador
JURO MUITO BOM LIVRO, ele te prende do começo ao fim, tendo um pouco de romance, suspense e comedia.
A autora desse livro é muito boa e o livro é nacional.

Kairo 10/01/2023

Divertido
Achei o livro interessante, bem leve e rápido de ler.
Acho que teria gostado mais, se tivesse lido a uns 5 anos atrás. Mas é super divertido.

Benny Carvalho 07/11/2016

Interessante...
A Série OS INVENCÍVEIS procura despertar o interesse e a curiosidade de crianças e jovens sobre diferentes épocas da História do Brasil a partir de uma narrativa atual e lúdica.

E aqui em "O Segredo do Colecionador" - terceiro livro da série Os Invencíveis, Gênio, Goma, Isadora, Jonas e Sofia serão obrigados a correr para salvar seu novo professor e descobrir o que ele guarda de tão importante e tão valioso.

Um livro infanto-juvenil que com certeza será devorado... [assim como eu o devorei] por todos e qualquer um que se disponha a folhear suas singelas páginas.

Anaa ⤠04/03/2023

Achei o livro legal, o livro, apesar de ser curto, tem uma história que te prende bastante, fiquei ansiosa pra saber o final, gostei do livro.