Bambi

Bambi Felix Salten

Resenhas - Bambi

Ralibô 10/03/2024

Iludida pela Disney
Quem já leu o livro passarinha, sabe que protagonista fala sobre o filme da Disney em que a mãe do Bambi morre logo nos primeiros minutos do filme. E cá estava eu nessa espectativa dessa morte já tão certa que agora tenho certeza que o livro foi só uma fonte de inspiração para o filme.

O livro está mais para a revolução dos bichos, mas aqui temos animas sobrevivendo a todos os intempéries da vida selvagem. É um tanto poético e uma leitura simples, rápida e ainda sim tão enriquecedora. A minha balança pesa mais para o filme, mas o livro é bom também.

Bruno.Rafael 03/03/2024

Bambi e a natureza, e Ele
Bambi é uma bela surpresa de livro! Inicialmente, parecia uma história boba sobre uma corça e sua ingenuidade sobre a vida. Mas no percorrer de sua vida e do livro, ambos vão se tornando maduros e complexos, tornando essa história encantadora. Não, mais do que isso, uma história repleta de sabedoria.

A maior mensagem é sobre a relação entre a natureza em geral, e o ser humano, retratado simplesmente como Ele. Nós viemos da natureza, mas hoje não fazemos mais parte dela. Somos algo a parte dela, na nossa visão antropocêntrica. Nós a subjugamos, nós a escravizamos, nós a destruímos, melhor, aniquilamos-a. Simplesmente, o ser humano se acha dono da natureza, e não uma parte dela como há de ser. Essas nuances são bem exploradas pelo autor, às vezes sutilmente, às vezes diretamente.

Os personagens Gobo, Bambi e o Velho, animais falantes, nos mostram como é a relação dos animais junto à natureza, dos animais fora da natureza, e a relação d'Ele com a natureza e os animais. Gobo, o infeliz, pensa que é amigo do homem, mas o destino dele nos revela que animais sob sua tutela são meros objetos para servirem a seu bel prazer. Bambi, ingênuo a princípio, vai conhecendo a perspectiva da natureza, que não é só mar de rosas, que pode ser selvagem e crua, mas é o lar o qual nasceu e há de viver nela como deve ser. Bambi nos mostra que apesar das agruras naturais, ele sabe que faz parte da natureza e deve ser um só com ela, não uma parte isolada. E o Velho macho corça, o que dizer dele, um dos mais sábios personagens o qual já tive conhecimento na literatura. Mas sábio do que todos os outros personagens, até mesmo do que o homem . É o tutor de Bambi, que lhe mostra que Ele não é o todo poderoso que o povo da floresta considera, que apesar de causar pânico e aflição para os animais, ele também sente medo e é falho. Ele e os animais são iguais, na verdade. Temos muito o que aprender com esse personagem, o velho macho corça.

Bambi, a história de uma vida na floresta, é uma defesa para a conservação e respeito das florestas, dos animais, da natureza, do nosso planeta. Em tempos onde essa causa não era tão forte como hoje na sociedade em geral, fora das universidades, é muito bom saber que ela já era defendida e divulgada através de livros que não eram do gênero científico.

Julia.Jennrich 10/02/2024

Sobre ter empatia
Eu nunca consegui assistir ao filme da Disney, mas consegui ler essa obra de arte.

Felix Salten escreveu um livro sobre a vida de um corço, apenas, mas é tocante a forma como ele fez isso.
Nesse livro acompanhamos desde o nascimento até a velhice de Bambi, como ele era um filhote inocente que adorava descobrir coisas novas, como ele se apaixonou, cresceu e teve que tomar decisões que, às vezes, ele não queria tomar, mas sentia que era o "certo" a se fazer.
Por vezes eu fiquei com raiva de um corço (sim, e ainda de um ficcional) por suas atitudes, mas logo eu percebi que não fazia sentido, são animais, certas atitudes fazem parte das suas naturezas, da "vida na floresta" deles.

Muitas frases ligadas aos seres humanos me doeram na alma... O desespero, o horror dos animais que estavam apenas vivendo suas vidas que poderiam acabar em segundo por puro egoísmo de uma espécie desdenhosa!
A forma como os cachorros, gatos, pássaros, entre outros animais de ESTIMAÇÃO (ou selvagens que podem vir a se tornarem de estimação, como vimos com o Gobo) são simplesmente hipnotizados pelos humanos é assustadora! Realmente me fez ficar mal como mãe de pet.

O capítulo final não chega a ser um plot, ou uma reviravolta, mas é marcante. É marcante o fato do Bambi se tornar aquilo que ele mais admirava, mas a forma que isso aconteceu não foi bonita, mas foi real. ??

Jacqueline.Amadio 31/01/2024

A história de uma vida na floresta
Bem diferente do que imaginei, de forma positiva!
No livro acompanhamos a vida toda de Bambi, da infância até a velhice e nesse percurso podemos conhecer a beleza e as dificuldades da vida na floresta, além de várias reflexões sobre a vida. E também vemos a retratação do homem como um ser destrutivo, o que de fato é. Infelizmente.
Enfim, uma leitura bonita, em algumas partes um pouco arrastada e outras partes que me incomodaram um pouco, mas de modo geral um bom livro, muito reflexivo e emocionante.
O capítulo 9 é o meu preferido, onde mostra de forma tão poética o ciclo da vida pela ótica das folhas de uma árvore. Acho muito bonito ver a história da perspectiva dos animais, das plantas e da floresta.

Jhosi 22/01/2024

Um clássico?
Se não da literatura, para alguns, do cinema.

Se você assistiu as animações da Disney, ou mesmo se leu a história de Bambi pela ótica Disney, caro amigo (a), sinto lhe dizer que você não conhece a história de Bambi.

Eu mesma achava que conhecia.
Mas enquanto avançada na leitura, percebi o quanto a Disney romantizou e infantilizou esta história incrível sobre a vida na floresta.

É realista, em muitos momentos cruel e duro. Mas é também mágico e lindo porque é a natureza seguindo seu curso e acontecendo, bem ali, o tempo todo.

Alguns ciclos se interrompem e outros são cíclicos. Permanentes. E há muita beleza e muita reflexão a se extrair disso.

Eu adorei! A narrativa é muito fluida, muito cativante e leve. Os capítulos são curtos, mas sempre terminam de uma forma muito precisa - como se fossem pequenos contos com começo meio e fim.

Houve um capítulo em especial que me cativou demais: que chegada do inverno sob a perspectiva das folhas nas árvores! Ah, aquilo ali foi tão lindo que me pareceu até poético!

Uma fábula que, de infantil não tem nada. Muito pelo contrário, é recreada de reflexões para a vida adulta.

E o que dizer dessa edição? Sem palavras. É absurdamente perfeita! Cada detalhe minucioso contribui para um experiência de leitura inesquecível.

Um livro que, com certeza, revisitarei ?

Taci.Souza 15/01/2024

Reflexivo
Tenho um apreço especial por obras que colocam animais e plantas em evidência, conferindo à estes um protagonismo que comumente é dominado pelos homens - autoproclamados, racionais. Gosto mais ainda, quando os autores dão acesso à perspectiva, pensamentos e emoções de plantas e animais, forçando uma inversão de papéis que de forma espontânea dificilmente assumimos.

Acompanhar a vida de Bambi na floresta, sua trajetória de crescimento, aprendizado, descobertas, sofrimento e perdas, nos permite crescer, aprender, descobrir, sofrer e amadurecer com ele. Nos possibilita refletir sobre o nosso papel enquanto espécie dominante, frente à nossa responsabilidade em relação ao mundo que habitamos, bem como os demais seres que nos fazem companhia.

É impossível, durante a leitura, não pensar na nossa condição de predador, dotados de força e inteligência para cuidar, proteger e evoluir, mas que majoritariamente segue o caminho oposto, aplicando seus dons e habilidades para propagar ameaça e destruição. Somos o predador mais perigoso, traiçoeiro e nocivo que existe, e o livro nos obriga a reconhecer essa verdade.

Através de uma escrita poética e cativante, somos conduzidos por uma leitura fluida, emocionante e emocional. O tipo de livro que, usando as palavras de Amos Alcott, "se abre com interesse e se fecha com proveito."

reyder 11/01/2024

Fábula poética
Bambi é um livro adulto, diferente do que a cultural popular influenciada pelo filme da Disney nos faz imaginar. É uma bela fábula sobre a vida, cheia de lirismo, com uma leitura fluida e agradável.

airamlaceratti 26/12/2023

Que leitura gostosinha
Um pouco diferente do clássico filme, mas mesmo assim, com lições lindas, descrições belas da vida na floresta, e analogias perspicazes sobre a sociedade.

Erica 08/12/2023

Bambi
"Ah! Mas Bambi é uma história pra crianças!"
Veja bem, se estivermos falando do filme da Disney, ok, é para crianças.
Mas, aqui, estamos falando da história original. Então, deixe esse livro longe de crianças, por favor.
Nada fofo e mostra a visão dos animais sobre o homem e todos os perigos e vida na floresta.
Deixa algumas reflexões, mas não achei uma leitura incrível.
É apenas ok.

Serfelizlendo 01/12/2023

Amei!
Amei esse livro!

É uma fábula tão rica que ao apresentar a história do Bambi desperta uma análise profunda sobre o papel do "homem" e como sua vida pode ser frutífera ou não.

Esqueça tudo o que você acredita saber sobre essa história!

A animação é linda, mas é desprovida da profundida que a obra tem.

Não pense que é só uma história sobre a natureza, vai muito além disso.

maiasag 28/10/2023

' Bambi ' foi uma leitura um tanto arrastada para ser sincera, mas apesar desse detalhe, eu adorei o que li. a natureza sempre tem algo a nos revelar

@Mihleituras 23/10/2023

Gostei muito da história, totalmente diferente do que a Disney conta. Claramente esse livro não é para criança. Você pode pensar que é um livro chato sobre um animal na floresta, porém é muito mais que isso, que desperta várias emoções e reflexões.

Tamy 11/10/2023

Apenas leia! ???
Ah, que maravilha conhecer a história de Bambi! Se você ainda tem dúvida se ler ou não, apenas abra o livro e comece, garanto que não vai se arrepender?

Bambi não é uma simples história infantil, aliás nem recomendaria para crianças. Você pode, a princípio,  pensar que é uma narrativa bobinha sobre a vida animal na floresta, porém é muito mais que isso, é uma lição sobre a existência, sobre aprendizado, sobrevivência, morte, luto, separações, escolhas que precisamos fazer ao longo de nossa caminhada.

Além das reflexões que podemos fazer sobre o viver em si, também vemos a prepotência de nós, seres humanos, em relação aos animais/natureza, o quanto nos achamos superiores, quase um Deus, quando na verdade somos apenas mais um animal na natureza?

Um livro repleto de diálogos incríveis, arrepiantes e que carregam uma mensagem maravilhosa que, sinceramente, são de emocionar? Certamente entrou para minhas leituras favoritas!

Mariana113 23/09/2023

Mais um do Desafio Gilmore. Não foi uma leitura suuuper legal mas até que serviu para passae o tempo e são interessantes as críticas ao especismo (mesmo que a intenção do escritor tenha sido criticar algo bem pior que era o nazismo)

Sthefanie 06/08/2023

Leitura rápida e melancólica
Nunca pensei que fosse gostar de um livro com ponto de vista de um veado, e sinceramente estou ainda mais impressionada com ponto de vista de folhas de árvores

É uma leitura gostosinha e melancólica, me lembra ao filme, é claro, mas minhas lembranças da animação são mais como um filme de terror, o livro é com toda certeza bem melhor