Bambi Felix Salten

Resenhas - Bambi

Lucas.Pasqualini 12/02/2022

Surpreendente
Vc pode pensar que um livro de um filme infantil da Disney não teria nada nada a acrescentar na tua vida, mas esse não é a história da Disney. É a original.
Trata-se da mais bela poesia em forma de prosa que já li.
Um ensaio sobre as partes mais tocantes da vida.

Coruja 30/03/2023

Estava com esse aqui há bastante tempo na fila, meio esquecido no kindle, até passar os olhos pelas efemérides literárias desse ano e descobrir que o livro completava centenário de publicação em 2023. Tal aniversário era uma desculpa perfeita para afinal puxá-lo às prioridades.

A primeira coisa que tenho a dizer sobre Bambi é que não se trata de uma leitura fácil. É uma história de perdas: da inocência, da juventude, da família. É uma fábula, com animais fofinhos falantes; mas é também uma história sobre a natureza em sua forma mais crua, com toda a violência que se espera da cadeia alimentar. Ao mesmo tempo, é um conto sobre o Homem contra o Ambiente, algo que tanto pende para o horror assassino quanto para a angústia existencial.

Bambi começa relativamente protegido pela mãe, que lhe ensina as primeiras lições; aos poucos é deixado sozinho - e o tema da solidão é um dos pontos centrais na jornada de crescimento do personagem -, e tem de começar a confiar no próprio instinto; conhece a morte que chega no cheiro do suor d’Ele, no som de trovão de uma arma que não é capaz de compreender, no furor de uma caçada que tem a floresta inteira por presa. Por um breve período, descobre o orgulho de sua força e juventude, e a doçura do amor. Mas é apenas um momento de deleite - a necessidade de continuar a espécie -, antes que a dor e a solidão retornem, de mãos dadas com a velhice.

Não tenho certeza se, por mim sozinha, classificaria Bambi como uma história infantil. Ou acharia uma ideia particularmente genial fazer uma animação que traumatizasse uma inteira geração de crianças - especialmente se tiver a mesma quantidade de vísceras e sangue do livro. Mas, se há algo de brutal no desenvolver do enredo, há também valiosas lições e reflexões a serem tiradas da leitura - especialmente quando consideramos a destruição que o ser humano vem infligindo ao meio ambiente.

[Aliás, depois de fazer muitos esforços de memória, cheguei à conclusão de que não assisti a adaptação da Disney pois não tenho o correspondente trauma à situação: a morte de Mufasa ainda hoje me assombra; os acontecimentos de Bambi certamente teria o mesmo efeito.]

Para um livro centenário, Bambi tem muito a dizer de atual. É um conto melancólico, mas poderoso, que merece seu status como clássico. Parodiando Roberto Carlos, se chorei e se sofri (e tive o coração arrancado do peito), o importante é que emoções eu vivi.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2023/03/livros-para-ler-no-outono.html

Aldemir2 29/04/2021

Lindo livro, entrei em depressão
Quando eu peguei esse ebook pra ler eu pensava que seria fofinho e tal, mesmo sabendo de um certo acontecimento que acontece no meio da história do Bambi (todo mundo sabe qual é). Quebrei a cara tão feio. A história vai acompanhar o Bambi, desde o nascimento dele até a fase adulta dele de cervo, durante todo esse caminho irá acontecer perdas na vida dele, perdas dolorosas, ele vai quebrar a cara, não acontece uma coisa boa na vida dele.
Acredito que ele irá passar uma mensagem para todos que vão ler esse livro, seja essa mensagem boa (o que duvido muito) ou ruim (muito mais provável), é impossível sair ileso dessa história. É uma história sobre crescimento, sobre amadurecimento, sobre encarar os socos que a vida te dá e como Bambi irá lidar com isso. É triste, tocante, eu espero não ter que ler esse livro novamente, é muito triste, foi a coisa mais deprimente que já li na minha vida (e eu tô contando a morte do * em Relíquias da Morte).

Masisnatore 22/07/2021

Nostálgico
Foi interessante a leitura, muito incrível ver as mudanças de estações e como afeta os animais, o jeito que eles conseguem entender o que o ser humano é, e acima de tudo a lição de moral que passa sobre o ser humano ser achar o rei do planeta, e superior a todas as outras criaturas ( que me lembrou a reflexão que o livro do Indígena Ailton Krenak - O amanhã não está a venda faz).
Gostei bastante da ambientação e dos personagens, tive a impressão que cada capítulo quase que se torna individual, tendo em cada um deles um acontecimento pontual e que nunca tinha relação direta com o próximo, não que isso tenha deixado o livro ruim. O livro se passa no decorrer de muito tempo e mostra vários acontecimentos possíveis na vida do Bambi e dos outros animais, não é um livro com muita ação, é quase como se estivéssemos assistindo a um documentário animal. Super recomendo.

tomperadinha 04/05/2021

gostinho de infância
meu deus que tristeza sério
é muito lindo, é muito gostoso, mas é muito pesado também
gostei de ver como a natureza reage as coisas (na minha cabeça ela funciona praticamente desse jeito mesmo e é por isso que a gente deve tanto respeito à ela.)
comecei pensando que seria uma leitura que me levaria ao filme, mas é muito mais intensa. e descobrir sobre a vida do autor me envolveu ainda mais na leitura.

Ohaninha 12/02/2021

Impressionante
Quando comecei a ler bambi eu esperava algo mais idealista, mágico, algo que me fizesse lembrar da infância por causa do filme da Disney. O livro me surpreendeu de todas as formas, ele faz uma metáfora de relações em uma sociedade, o medo do desconhecido, o poder do homem acima dos animais, importância da preservação da floresta e mostra claramente a dor que as caçadas da época faziam em uma floresta.

A leitura é fluida, escrita impecável e a edição da Editoria Wish é lindíssima.

O final me trouxe inúmeras reflexões e acabou de se tornar meu livro favorito.

Leticia640 15/12/2021

Uma experiência bem diferente do filme da Disney onde tudo é floreado, no livro os acontecimentos e as emoções são cruas e intensas, Bambi traz uma grande crítica ao homem e o poder que ele acha que tem sobre a natureza. O livro é um pouco denso, mas recomendo.

Maria.Batagin 07/09/2022

Lido mais um clássico
Lido mais um clássico infantil onde está no desafio da Horry .
Lembrava da história somente com base nos desenhos da Disney porém o livro vai além do que é passado no filme.

João 29/05/2021

muito bom
bambi é um livro incrível, possui capítulos curtos que contribuem para o dinamismo da leitura.
com descrições vívidas e uma história cativante, é um ótimo livro para passar o tempo, recomendo muito

BetoPlacido 19/02/2022

Esqueça a versão da Disney!
Definitivamente, "BAMBI" não é uma história para crianças pequenas. Lançado em 1923, o livro chegou a entrar na lista dos "proibidos" de Adolf Hitler, devido a comparações feitas à época sobre a forma como o regime nazista tratava pessoas não arianas no território alemão, e a relação dos animais da floresta com a autoridade que decidia sobre sua existência ou não...

É um relato cru sobre a vida selvagem, um romance verdadeiramente ecológico, comovente e pujante, da qual sobrou pouca coisa além do nome, na versão mais conhecida pelo público em geral.

Se conseguirem por as mãos, leiam - pra chorar, de verdade.

Vini 23/06/2022

Bambi
Bambi é uma história cativante sobre a vida na floresta. Uma fábula sobre a fragilidade das espécies, seus anseios e medos.
Brilhantemente escrito, acompanhamos a passagem do tempo de forma sutil, presenciando todas as etapas da vida de Bambi.

Jus 03/09/2021

O livro nos envolve nas relações dos animais na/com a floresta, onde é apresentado as dificuldades e os anseios vividos diariamente por eles.

Ter contato com a história com um olhar um pouco mais amadurecido nos possibilita fazer inúmeras reflexões sobre medo, coragem, pertencimento, tristeza, admiração, desenvolvimento...e tirar grandes ensinamentos.

moni 19/08/2021

Bambi
Uma história tão sensível e linda, amei, amei, amei muito. Bambi traz muitos ensinamentos, a leitura é muito é fluida e tem personagens cativantes.

Babis Schuina 17/07/2022

Melancólico e Belo
Ao mesmo tempo que a história tem uma beleza quase hipnótica, a alegria da descoberta e a docilidade da juventude, consegue trazer de maneira crua a vida na floresta, o ciclo da vida acontecendo, os fins tristes e as verdades sombrias.
É lindo acompanhar a trajetória de Bambi, a forma como a todo momento somos lembrados que viver pode ser solitário e melancólico as vezes, mas viver é belo, é magnífico.
O capítulo 9 é provavelmente uma das minhas coisas favoritas que já li até hoje, e é um capítulo curto sobre 2 folhas, que me deixou muito emotiva.
Recomendo muito!