Bambi

Bambi Felix Salten

Resenhas - Bambi

Bea Gomes 20/07/2021

Acho que todos conhecem o famoso Bambi do filme da Disney, mas quando assistimos ao filme que foi bem floreado não nos damos conta da intensidade da história e da moral que o autor quis passar.
Bambi trás uma grande crítica ao homem e em como ele se acha o dono da natureza como se fosse superior a ela, mas sabemos que a natureza sempre vai ser superior ao homem.
Vemos o medo constante dos animais da selva em relação a "Ele", como o homem é chamado. Vemos as reações aos instintos e como isso supera ou não o amor pelo seus.
É uma história linda e triste.
A leitura foi um pouco lenta, pois o livro em si é mais parado, mas não deixa a história menos emocionante.

Joao366 05/11/2021

Bambi: A história de uma vida na Floresta
Cara, que livro lindo!
Eu amei cada capítulo, me envolveu de uma forma impressionante.
Eu não consideraria um livro infantil, as semelhança com a adaptação cinematográfica é muito pouca.
Foi um misto de sentimentos pra mim, raiva, dor, sofrimento, tristeza, felicidades, compaixão.
Senti os sentimentos dos bichinhos em mim pois foi muito bem descrito, e o quanto a vida na floresta é difícil.
A relação que o autor fez no final entre humano e animal é simplesmente perfeita! Não poderia ser mais exato.
Enfim, recomendo demais, leitura "leve", rápida e apaixonante.

Jus 03/09/2021

O livro nos envolve nas relações dos animais na/com a floresta, onde é apresentado as dificuldades e os anseios vividos diariamente por eles.

Ter contato com a história com um olhar um pouco mais amadurecido nos possibilita fazer inúmeras reflexões sobre medo, coragem, pertencimento, tristeza, admiração, desenvolvimento...e tirar grandes ensinamentos.

Gabi Martins 18/11/2021

Bambi, a história de uma vida na floresta
Desde que eu me entendo por gente eu sempre fui apaixonada nas animações da Disney e uma das primeiras que assisti na vida foi Bambi. Logo que eu descobri que ele havia sido publicado no Brasil pela Editora Wish, eu o coloquei na minha lista de leitura.

O livro conta a história de Bambi desde o nascimento até a vida adulta, apresentando seu modo de ver o mundo, seus aprendizados, suas amizades, sua solidão e como toda a vida na floresta contribuiu para ele ser quem é.

O que eu achei mais interessante no livro foi que o Felix Salten conseguiu realmente colocar no papel os sentimentos, percepção do mundo de uma corça e, de forma real e crua, seus anseios e medos. A história é de uma delicadeza sem tamanho e causou em mim um certo questionamento acerca do modo como os animais veem os seres humanos, Salten conseguiu trazer isso de uma forma elegante, inocente e sem deixar de ser realista. O Bambi já se tornou um dos meus personagens favoritos da vida, amo o jeitinho dele, todo questionador, querendo saber a todo momento as coisas do mundo, querendo entender sobre tudo ao seu redor e o modo como os adultos mostram que nem tudo vem através de respostas faladas, que muito ele teria que descobrir sendo observador. Tiveram vários outros personagens que me encantaram muito, como o Gobo, o velho e a Faline, assim como a raposa no fim do livro também, nunca esquecerei dela.
Recomendo esse livro a todos que gostam de apreciar um novo ponto de vista sobre o mundo e que goste, sobretudo, de compreender os animais, Salten foi um gênio nesse quesito.
Carol Martins 18/11/2021minha estante
Que resenha linda! Já quero ler o livro ?

Isabela.Lopes 06/05/2021

Ao ler Bambi, não tem como não se lembrar da famosa adaptação da Disney. Porém, no livro somos apresentados a detalhes de como a floresta e os animais se comportam e se transformam ao longo das estações do ano. Ressaltando como é a convivência e a cadeia alimentar entre os seres vivos da floresta.

Dienefer e Stefene 31/05/2021

Um livro maravilhoso!
Quem não conhece o Bambi da animação dos estúdios Disney não é mesmo? Mas esse livro que conta a história original que inspirou o desenho é muito mais reflexivo do que a animação. Mostra como é a vida dos personagens, seus pensamentos, suas interações etc...
Essa leitura foi uma ótima experiência e ver tantas diferenças e ensinamentos foi incrível, a parte da história de Gobo foi uma surpresa para mim e eu amei ver mais sobre o personagem e sobre as interações com os humanos ao decorrer da história.
Recomendo demais essa leitura!

Bianca 25/01/2021

Muito bommmm
Clássico muito diferente da adaptação Disney. No final é um livro bem triste que fala sobre os perigos que o ser humano trás pra natureza, o quanto eles sentem medo quando entramos no habitat dele. É triste de muitas formas...

Marina 07/06/2021

Além do infantil
Fiquei encantada com a beleza e crueldade dos cenários e estações.
Bambi é um livro sobre amadurecimento: mostra como uma corça vulnerável e frágil, constantemente enxotada por outros da mesma espécie, pode enfrentar seus medos até se tornar um belo príncipe que não se deixa intimidar e luta por aquilo que deseja.
Muitas mensagens foram transcritas no decorrer história; várias me tocaram, incluindo a realidade da fragilidade da vida ? assim como fica evidente nos diálogos do capítulo final.
Algumas cenas claramente não foram escritas para criancinhas, pois há sangue, trovoadas de espingardas, brigas violentas no ambiente animal e morte. Então se você suspeita que este seja um livro fofo, não é bem por aí. Mas a leitura funcionou muito bem para mim; eu com certeza o leria outra vez.

Gláucia 22/04/2024

Bambi - Felix Salten
Devo ter sido das poucas pessoas no mundo que nunca assistiu ao desenho da Disney, apesar de saber da famosa cena da mãe de Bambi e que todos choram, etc.
O livro vai muito além e não imaginava que fosse tão lindo! Dá para refletir sobre tanta coisa aqui...
O que mais ficou pra mim foi a efemeridade da vida, seu ciclo, como tudo se encadeia e termina quase sempre da mesma forma. As variações são apenas do ponto de vista de onde estamos na escala social, isso pode influenciar sobre a maneira como encararemos os vivenciaremos cada período.
Enfim, estou viajando aqui mas acredito que esse livrinho trará diferentes leituras para cada um, sempre é assim mas esse aqui deixa margem pra tanta questionamento.
Outro ponto marcante: como nós, homens, somos cruéis. Intencionados ou não, como nossa supremacia é prejudicial ao planeta. No livro isso é retratado do ponto de vista de um microcosmo que é o bosque onde os animais da história vivem, mas podemos extrapolar para o todo.
Lindo livro!

Taci.Souza 15/01/2024

Reflexivo
Tenho um apreço especial por obras que colocam animais e plantas em evidência, conferindo à estes um protagonismo que comumente é dominado pelos homens - autoproclamados, racionais. Gosto mais ainda, quando os autores dão acesso à perspectiva, pensamentos e emoções de plantas e animais, forçando uma inversão de papéis que de forma espontânea dificilmente assumimos.

Acompanhar a vida de Bambi na floresta, sua trajetória de crescimento, aprendizado, descobertas, sofrimento e perdas, nos permite crescer, aprender, descobrir, sofrer e amadurecer com ele. Nos possibilita refletir sobre o nosso papel enquanto espécie dominante, frente à nossa responsabilidade em relação ao mundo que habitamos, bem como os demais seres que nos fazem companhia.

É impossível, durante a leitura, não pensar na nossa condição de predador, dotados de força e inteligência para cuidar, proteger e evoluir, mas que majoritariamente segue o caminho oposto, aplicando seus dons e habilidades para propagar ameaça e destruição. Somos o predador mais perigoso, traiçoeiro e nocivo que existe, e o livro nos obriga a reconhecer essa verdade.

Através de uma escrita poética e cativante, somos conduzidos por uma leitura fluida, emocionante e emocional. O tipo de livro que, usando as palavras de Amos Alcott, "se abre com interesse e se fecha com proveito."

Jack 12/02/2021

Maravilhoso
Uma história bem diferente da animação, é cheia de mensagens sobre: luto, respeito, enfrentar os medos, sobre a cegueira da arrogância e sobre o que os humanos fazem com os animais.
É uma história triste, mas que trás esperança.

Nick 04/05/2021

Que edição maravilhosa da Wish.
Sem falar na história né, que aprendizado. E mesmo me preparando pois já conhecia a história não tem como não se chocar com muitos momentos.

ViviCamacho 25/09/2021

Um livro para crianças?
Incialmente, comecei a ler o livro para o meu filho dormir. Mas conforme a história se avançava, percebia que não era um livro para criança, pelo menos não para uma de dois anos.

O livro é intenso e traz a realidade da vida na floresta, os riscos que existem naturalmente e os que são adicionados pelo homem. É triste ver como os animais vêem os homens e como os homens tratam os animais.

Sendo assim, parei de ler para o meu filho, em outro momento resgatarei a história.

Gostei da leitura, que traz muitas reflexões, mas é bem triste em alguns momentos.

Tenho certeza de que marcou a vida do meu pequeno, que diz a noite: ?leia o Bambi, mamãe!?

Lari 06/06/2021

Muitas diferenças do filme, como esperado, mas também é lindo e traz algumas reflexões sobre como nós, humanos, nos achamos os melhores, mas não somos seres tão superiores aos animais como nos colocamos. Também, o quanto podemos ter bondade, da mesma forma que podemos ter maldade. Notei a reprodução de comportamento de pai para filho sem criticidade, como a admiração pode reforçar isso, mas também como isso é posto como instinto de sobrevivência no mundo animal.

O livro foi bem traduzido, adorei o prefácio. E é uma história curtinha, gostosa de ler.

Natasha 14/10/2021

Lindo
O livro me surpreendeu por ser bem diferente do que esperava depois de assistir a animação da Disney.
A história acompanha a vida de Bambi desde o seu nascimento, mostra seu amadurecimento até a maturidade, traz várias reflexões ao mostrar a vida e pensamentos das corsas. A história é bonita, feliz e triste, como a vida, tem várias situações tristes que precisam ser aceitas e superadas, até a personagem chegar ao conhecimento fundamental que parece ter sido o objetivo desde o início.
Gostei muito e recomendo a leitura.