Os Axiomas de Zurique

Max Gunther

Resenhas - Os Axiomas de Zurique

Caroll.Eleuterio 17/04/2024

Curiosidade
Li esse livro ao mesmo tempo que meu marido, pois na época era um assunto recorrente (principalmente a questão comportamental) e eu quis entender melhor para ampliar nosso repertório de conversas. Hoje não lembro de um parágrafo se quer, mas foi divertido ?

Isadora.Senff 01/04/2024

Guia de investimento
O livro é fácil de ler e extremamente informativo. Te cativa no mundo das especulações, seja em um terreno, uma mesa de poker ou nas ações da bolsa.
Recomendo essa leitura

Natan.Resenhas 17/03/2024

Leve, fácil e útil
Os axiomas de Zurique é o livro perfeito para iniciantes no mercado financeiro. O autor reforça várias vezes as características que um bom especulador deve ter, seja no mercado financeiro ou em qualquer ambiente em que envolva aposta.

Amendowin 14/03/2024

Essencial para investidores
Não é para iniciantes, ele apresenta uma ótica diferente sobre os investimentos que todos que se aventuram nesse mundo e possuem alguma experiência deveriam ler.

As vezes pode parecer um pouco datado por causa dos exemplos que são usados da época em que foi escrito, mas isso complementa o livro e nos mostrar como fundamentos são atemporais, recomendadíssimo!!

Ilmo 04/03/2024

Muito bom! Muito bom mesmo! Traz pontos absurdamente óbvios e tão difíceis de ver no dia a dia. Mais que recomendado.

Felipe.Gazire 29/02/2024

Da para aproveitar muita coisa neste clássico.
Uma obra clássica dos investimentos. O livro é bem curto, 200 páginas, e a leitura é leve e divertida.

Primeiro convém eu deixar explicado que escrevo esta resenha sob a ótica de um Holder, investidor focado em Buy and Hold. O livro se destina a aconselhar investidores especuladores, que seguem uma escola de pensamento e uma estratégia completamente diferentes. A grosso modo para quem não sabe a diferença, o buy and hold consiste em comprar um ativo e mantê-lo por muito tempo, talvez o resto da vida. O especulador compra o ativo para vendê-lo alguns meses depois com lucro. Ambos são, também, diferentes do trader, que é o camarada que compra e vende um papel no mesmo dia.

Tendo dito isso, não é tudo aqui que vai aproveitar para quem faz o buy and hold, e talvez menos ainda ao trader. Mas tem muitas algumas teorias que você consegue assimilar na sua estratégia.

A estrutura do livro é o seguinte. Existem doze capítulos, cada um falando sobre um Grande Axioma (basicamente uma teoria que deve ser encarada como verdade), e há espalhados dentro destes 16 axiomas menores, que tratam com mais detalhes o tema maior. Por exemplo, o primeiro grande Axioma trata sobre o Risco. Dentro deles há dois axiomas menores, que tratam sobre investir quantias significativas de dinheiro e não se preocupar em diversificar muito.

Eu gostei muito das teorias do autor sobre o risco ("A única maneira de derrotar o sistema é apostando quantias que valem a pena"), no primeiro grande Axioma e os dois primeiros Axiomas menores. Também destaco as teorias sobre as previsões, os padrões e a intuição. No geral em todos os axiomas tem alguns conselhos aproveitáveis, mesmo que aquele axioma em geral não se aplique ao seu estilo de investimentos.

O livro é bem antigo, da década de 80, mas envelheceu bem e os conceitos nele contidas são atemporais e ainda se aplicam hoje.

Para quem gosta de Buy and Hold o livro é bom mas não essencial, existem obras melhores como o Décio Bazin. Mas ele vai te ajudar muito a escapar das armadilhas e falácias do mercado. Cedo ou tarde, convém ler.

vtsoares 29/12/2023

Fonte do axioma brasileiro
Existe um axioma brasileiro que é melhor do que todos os "Axiomas de Zurique": "Todo dia saem de casa um malandro e um otário. Quando os dois se encontram, sai negócio."

Tive que parar no 3o "axioma", porque os dois primeiros são péssimos conselhos financeiros. Segui-los significa, basicamente, ser o trouxa que fecha o negócio com os banqueiros. Esse livro é um desserviço.

Marisgc 20/12/2023

Só aposte no que valer a pena
Este livro é mais sobre o "mindset" do investidor do que sobre como investir. O mundo do investimento vai além do operacional e técnico, e este livro mostra o que os mais "antigos" e bem sucedidos investidores fizeram para conseguirem um enriquecimento "inteligente".

O livro trás 12 Grandes Axiomas e 16 Axiomas Menores, sobre como um investidor deve ou não agir, pensar ou evitar. O livro é de 1985, logicamente MUITA coiss mudou desde então, logo é óbvio que algumas coisas não funcionam mais de tal maneira e também que alguns desses axiomas já são abordados por aí.

É no geral um livro bem interessante de leitura fácil e bem rápido. Trás visões bastante interessantes sobre o universo do investidor. A dica é ler com a "mente aberta" e filtrar as informações.

Lívia Vaz 13/12/2023

Conselhos que todo investidor deveria ler
O livro não traz fórmulas mágicas, estratégias mirabolantes ou promessas de enriquecimento.
O autor discorre sobre conselhos simples, mas realmente úteis e necessários para o mundo dos investimentos. Traz algumas verdades com as quais podemos nos deparar ao longo da nossa experiência, traz exemplos e, na minha opinião o mais legal: dá conselhos que incentivam cada um a buscar a própria estratégia, não visar ficar estagnado, sempre buscar aprender e ver investimentos como coisas além da Bolsa de Valores e dos negócios mais clássicos.
A única desvantagem é que é um livro muito desatualizado. Mas vale a pena a leitura com certeza!

Tchê 08/11/2023

Aprendendo com os suíços
Axioma é como um dogma. Algo que não tem o que ser discutido. É regra sem exceção.
São essas regras essenciais que foram estudadas, compiladas e aplicadas pelos banqueiros suíços principalmente após a segunda grande guerra mundial e com aplicabilidade prática ainda hoje para fazer e gerir grandes fortunas. Dentro de cada um dos 12 axiomas maiores vão se interpolando outros 16 pequenos sempre com dicas valiosas criadas por esses gênios das finanças.

Cezar.Tosta 19/08/2023

Ótimas perspectivas
O livro trata de conceitos universais sobre finanças. Muito bom para que possamos refletir acerca das nuances que existem quando lidamos com investimentos e escolhas financeiras. Tem uma forte abordagem da psicologia subjacente às tomadas de decisão em geral e as reforça com histórias reais. Cada axioma é uma excelente oportunidade para reflexão, seja isoladamente ou em conjunto com os demais.

Wesley.Dimitri 26/06/2023

Uma visão nada ortodoxa
Os primeiros capítulos trazem uma visão do investimento como não ter medo de "apostar". Com o tempo você vai percebendo a conexão dos axiomas e vemos a importância de cada um. A leitura pode quebrar alguns paradigmas importantes para os que embarcam no mundo dos investimentos!

Elionay.Araujo 26/03/2023

Valeu a leitura
Os axiomas é uma quebra de paradigmas e traz uma série de provações para reflexão da nossas tomadas de atitude. São voltados para os investimentos, mas tbm podem ser aplicados em outros aspectos da vida.
Levei tempo para ler pq é um livro para ser estudado e revisitado smp q necessário.

Danielle.Bertagnolli 10/09/2022

O óbvio que às vezes precisa ser dito
O livro nos traz várias regras básicas do mundo dos investimentos. Apesar de serem regras bem principiantes, é bom relembra-las! Leitura recomendada para quem se atrai pelo mundo dos investimentos de risco.