Os Axiomas de Zurique

Max Gunther

Resenhas - Os Axiomas de Zurique

Juliano Freitas 31/12/2011

Resenha - Os Axiomas de Zurique
O Livro é de fato muito interessante, vai a fundo na explicação e discussão sobre investimentos, principalmente, no mercado de ações. A obra baseia-se principalmente na ótica dos banqueiros suiços, especialistas no assunto dinheiro e investimento. Coloca como sinônimos especular e investir; e especulador e investidor.

Seguem abaixo os principais axiomas e seu resumo:

1o. Grande Axioma "Do Risco": Descreve que não há como investir sem correr riscos e para tal é salutar manter um nível (controlado) de preocoupação e controle frente às suas especulações. Não há como melhorar a sua situação econônimica sem arriscar.

1o. Axioma Menor "Só Aposte no que valer a pena". Vai contra o lema "Só se deve apostar o que se possa perder". Naturalmente, não deve-se apostar tudo ou algo que vá deixá-lo em más condições, entretanto, deve-se escolher um valor que valha a pena frente ao ganho e risco a ser corrido.

2o. Axioma Menor "Resista à Tentação das Diversificações". Em resumo, coloca todas as suas frutas no mesmo "cesto", mas cuide muito bem do cesto. Em resumo, Diversificando você não potencializa os seus lucros.

2o. Grande Axioma "Da Ganância". Realize o Lucro cedo demais. Em resumo, você deve estabelecer quando quer ganhar e quando chegar no valor, venda as suas ações. Demorar pode significar perder.

3o. Axioma Menor "Entre no negócio sabendo quando quer ganhar; quando chegar lá, caia fora".

3o. Grande Axioma "Quando o barco começar a afundar, não reze. Abandone-o". Quando um investimento nào estiver dando o retorno esperado, abandone-o e escolha outro.

4o. Axioma Menor "Aceite as pequenas perdas com um sorriso, como fatos da vida. Conte incorrer em várias, enquanto espera um grande ganho".

4o. Grande Axioma "O Comportamento do ser humano não é previsível. Desconfio de quem afirmar que conhece uma nesga que seja do futuro". O especulador de sucesso não baseia suas jogadas no que, supostamente, vai acontecer; ele reage ao que realmente acontece.

5o. Grande Axioma "Até começar a parecer ordem, o caos não é perigoso". No mercado de açòes, não tente imaginar que encontrou uma "ordem" ou padrão para sempre ganhar - vários já tentaram e isso realmente não ocorre.

5o. Axioma Menor "Cuidado com a Armadilha do Historiador". Baseia-se na crença de que a história se repete, segundo o autor, para o mercado de ações não há qualquer garantia disso.

6o. Axioma Menor "Cuidado com a Ilusão do Grafista". Igualmente, deve-se tomar cuidado com a grande quantidade de pessoas que tenta antecipar os resultados do mercado através de gráficos

7o. Axioma Menor "Cuidado com a Ilusão de Correlação e a Ilusão de Casualidade". Não deve-se tentar descobrir relações de causa-efeito onde não existem.

8o. Axioma Menor "Cuidado com a falácia do Jogador". Não acredite em coisas como "hoje estou com sorte". Acreditando-se nisto e seguindo apostando e investindo, certamente o levará a ter perdas.

6o. Grande Axioma "Evite Lançar Raízes. Tolhem os seus movimentos". Em resumo, se um investimento está ruim, parta para outro. Não fique esperando ele melhorar.

9o. Axioma Menor "Numa Operação que não deu certo, não se deixe apanhar por sentimentos como lealdado ou saudade".

10o. Axioma Menor "Jamais hesite em sair de um negócio se algo mais atraente aparecer à sua frente".

7o. Grande Axioma "Da Intuição: Só se pode confiar num palpite que se possa ser explicado". Não se pode perder palpites que temos, entretanto, temos que avaliar se temos o embasamento necessário para tê-lo e só aí aplicá-lo. Devemos se de fato lemos, acompanhamentos, escutamos coisas que nos levem a ter o tal palpite e aí sim aplicá-lo.

11o. Axioma Menor "Jamais confunda palpite com esperança". Devemos avaliar se é de fato um palpite ou se apenas queremos que aquilo aconteça.

8o. Grande Axioma "Da Religião e Ocultismo". Em resumo, deve-se avaliar os fatos e não atribuir os nossos investimentos com base em religião ou previsões do futuro por tarô, cartas, etc.

12o. Axioma Menor "Se astrologia Funcionasse, todos os astrólogos seriam ricos.".

13o. Axioma Menor "Não é preciso exorcizar uma superstição. Podemos curti-la, desde que ela conheça o seu lugar."

9o. Grande Axioma "Otimismo significa esperar o melhor, mas confiança significa saber como se lidará com o pior. Jamais faça um investimento por otimismo apenas". Uma certa dose de pessimismo, também não faz mal, faz com que tu te prepares para as adversidades.

10. Grande Axioma "Do Consenso: Fuja da Opinião da Maioria. Provavelmente, está errada". Mas também não é adequado ter a postura "do contra" sempre, tem vezes que o barco está afundando e a maioria está certa. O correto é sempre avaliar a situação e não decidir entrar nela apenas por que a maioria entrou ou não entrou...

14o. Axioma Menor "Jamais embarque na especulações da moda. Com freqüência a melhor hora para se comprar alguma ação é quando ninguém a quer".

11o. Grande Axioma "Da Teimosia: Se não deu certo da primeira vez". Não sinta que alguma ação está lhe "devendo dinheiro", se perdeu algo com ela, o melhor é de fato pular fora e não nutrir sentimentos de recuperar a perda na mesma ação.

15o. Axioma Menor "Jamais tente salvar um mau investimento, fazendo o preço médio". Se está perdendo, pense duas vezes antes de comprar mais da ação em questão. Não compre no preço baixo apenas para melhorar a sua sensação frente ao preço médio.

12o. Grande Axioma "Do planejamento: Planejamentos a longo prazo geram a perigosa crença de que o futuro está sob controle. É importante jamais levar muito a sério os seus planos a longo prazo, nem os de quem quer que seja". Em resumo, deve-se ter capacidade de reagir rapidamente às mudanças, mesmo que elas não tenham sido previstas no nosso plano de longo prazo.

16o. Axioma Menor "Fuja dos investimentos a longo prazo". Normalmente, é melhor ter ganhos a curto prazo, que permite que você não mantenha raízes e tenha rápido poder de manobra.

Jean Henrique (@jeanhsc) 12/04/2021

Interessante, porém discordo de alguns axiomas
O livro é interessante, mas tem alguns axiomas que vão contra crenças de outros livros de autores renomados. Ele é um livro muito voltado para especuladores e apostadores. Em algumas partes leva ao entendimento que a Bolsa de Valores exige muito mais sorte do que estratégia. Do meu ponto de vista, operar na Bolsa envolve muito mais estratégia, análise e estudo do que sorte. Mas é claro que além desses destaques, também envolve sorte, mas não vejo como sendo a maior exigência. Outra coisa que "fiquei com a pulga atrás da orelha" é sobre a questão do longo prazo. Autores renomados aconselha buscar por investimentos de longo prazo, o que vai de encontro com a ideia de Max Gunther que relata para fugir dos investimentos de longo prazo. Eu entendi a ideia do autor, sobre o fato de que o dinheiro pode ficar preso em um investimento por muito tempo, sendo que você poderia usá-lo em outro investimento melhor. Tudo bem! Mas no meu ponto de vista, não devemos fugir de investimentos de longo prazo, mas antes de entrar em um investimento dessa natureza, devemos analisar bem para vermos se as possibilidades do investimento ser lucrativo com o passar dos anos são altas. No geral, tem muitos axiomas valiosos nesse livro e o autor traz muitas histórias e fatos curiosos sobre casinos, apostas e investimentos. Quem está buscando informações sobre essa área vale a pena a leitura.

Bispo 26/03/2021

Foi uma leitura maneira ,me senti dentro de um cassino de apostas kkkk (quem leu vai entender

BeToO ... 08/04/2022

Fascinante
Leitura gostosa, prazerosa e de rendimento.
Trouxe questões interessantes sobre certos conceitos que muitos acreditam ser bom. O autor mostra que certas situações devemos refletir.
A lição que mais me intrigou foi sobre não criar raízes em solo que não traz prosperidade.

Andalik 12/01/2021

Os Axiomas de Zurique - Resenha 12/01/2021
A menos que você tenha pais ricos, a única maneira de sair da pobreza é submeter-se a riscos. Essa é uma das premissas do livro Os Axiomas de Zurique, escrito por Max Gunther, que além de jornalista especializado em finanças, também é investidor.

Publicado em 1985, o livro é polêmico. Conforme alertado pelo próprio autor: os conselhos são ?assustadores? e contradizem alguns dos ?clichês? do mercado financeiro.
Como qualquer texto, é importante ler e fazer uma reflexão crítica antes de sair por aí aplicando os princípios sobre os quais Gunther escreveu.

O livro não faz distinção entre investidores e especuladores. Para Gunther, todos são especuladores, sem exceção. É uma visão diametralmente oposta da expressa por Benjamin Graham. Para Graham, o investidor é um analista cético que não faz apostas, pensando sempre no longo prazo. Para Gunther todos são apostadores, seja na bolsa de valores, na roleta ou na mesa de pôquer.

Mas isso não nos impede de tirar "alguns ensinamentos" do livro.

Os Axiomas são subdividos em 12 Grandes Axiomas e 16 Axiomas Menores, reunidos de acordo com os ensinamentos do pai de Gunther, um banqueiro suíço conhecido como Frank Henry.

Os principais são:
- 1º Grande Axioma: DO RISCO: se você não está preocupado, não está arriscando o bastante;
- 2º Grande Axioma: DA GANÂNCIA: identifique o lucro sempre cedo demais;
- 3º Grande Axioma: DA ESPERANÇA: quando o barco começar a afundar, não reze. Abandone-o;
- 4º Grande Axioma: DAS PREVISÕES: desconfie de quem diz que pode prever o futuro;
- 5º Grande Axioma: DOS PADRÕES: até começar a parecer ordem, o caos não é perigoso;
- 6º Grande Axioma: DA MOBILIDADE: evite criar raízes;
- 7º Grande Axioma: DA INTUIÇÃO: só confie em um palpite que possa ser explicado;
- 8º Grande Axioma: DA RELIGIÃO: não acredite que cabe a Deus deixar você rico;
- 9º Grande Axioma: DO OTIMISMO: não faça uma jogada contando apenas com o otimismo;
- 10º Grande Axioma: DO CONSENSO: fuja da opinião da maioria;
- 11º Grande Axioma: DA TEIMOSIA: se não deu certo da primeira vez, esqueça;
- 12º Grande Axioma: DO PLANEJAMENTO: não leve tão a sério os planejamentos de longo prazo.

Para quem tem experiência, principalmente, com operações especulativas de curto prazo em Bolsa de Valores, por exemplo, o livro traz algumas afirmações corretas em determinados contextos como ?fuja da opinião da maioria? e ?realize o lucro cedo demais?.
Já para investidores de longo prazo, outras afirmações podem causar ranger de dentes.

Recomendo a leitura, mas saiba ser crítico. Como tudo na vida, discernimento nunca é demais.

Recomendação: Estudantes, investidores e analistas do mercado financeiro.

@magalifbr 28/12/2021

Para começar
Quem não entende nada de investimentos consegue ter uma leitura didática e agradável.

Fui estudando os axiomas maiores e menores um a um.

Foi divertido

Castelo 30/06/2020

Axiomas de Zurique
Livro interessante, gira em torno de regras e gatilhos que ajudam o especulador a conduzir suas negociações de forma objetiva, algumas partes são de grande relevância, outras nem tanto.
Vale a leitura pois contém histórias interessantes e algo pode ser útil, até ajudar as pessoas que especulam em bolsa.
Muito top esse livro!

Castelo 30/06/2020minha estante
Uma das partes mais interessantes é quando ele fala sobre o "conforto" kkkk algo que gera mais comodismo do que segurança.

Mainardis 30/06/2020minha estante
Exatamente ou quando ele fala sobre os especuladores compulsivos.

Castelo 30/06/2020minha estante
Exatamente, a parte psicológica pra mim foi o que realmente agregou.

É o melhor do livro! ?

Cezar.Tosta 19/08/2023

Ótimas perspectivas
O livro trata de conceitos universais sobre finanças. Muito bom para que possamos refletir acerca das nuances que existem quando lidamos com investimentos e escolhas financeiras. Tem uma forte abordagem da psicologia subjacente às tomadas de decisão em geral e as reforça com histórias reais. Cada axioma é uma excelente oportunidade para reflexão, seja isoladamente ou em conjunto com os demais.

Luana 22/02/2022

Um livro excelente para quem já começou a estudar ações, mas que cometeu alguns erros e quer corrigir.

Fala muito sobre psicologia e sobre as manipulações que o cérebro pode passar.

Vale a pena ler e reler.

Lívia Vaz 13/12/2023

Conselhos que todo investidor deveria ler
O livro não traz fórmulas mágicas, estratégias mirabolantes ou promessas de enriquecimento.
O autor discorre sobre conselhos simples, mas realmente úteis e necessários para o mundo dos investimentos. Traz algumas verdades com as quais podemos nos deparar ao longo da nossa experiência, traz exemplos e, na minha opinião o mais legal: dá conselhos que incentivam cada um a buscar a própria estratégia, não visar ficar estagnado, sempre buscar aprender e ver investimentos como coisas além da Bolsa de Valores e dos negócios mais clássicos.
A única desvantagem é que é um livro muito desatualizado. Mas vale a pena a leitura com certeza!

Ruan.Rodrigo 29/08/2020

Para investidores
Um livro introdutório para quem quer aprender a mexer com o mercado financeiro, parece um pouco repetitivo porém gostei bastante da escrita , além de ser uma referência no mundo dos investimentos.

Bruno Mancini 05/04/2021

O início do degral
Com este livro deslumbre o início dos degraus para a minha independência financeira. Para criar uma mentalidade de liberal, conservador e principalmente empreendedor. Leiam pois vão gostar.

Anna 16/01/2010

Os Axiomas de Zurique
Excelente livro de Max Gunther, ele revela os segredos dos banqueiros suíços que depois da Segunda Guerra Mundial, enriqueceram investindo em várias frentes como ações, imóveis, ouro e etc. Ao longo do livro, os axiomas são apresentados em forma de dogmas/princípios que devem ser seguidos por quem pretende fazer crescer o seu capital.

Muitas pessoas discordam dos axiomas apresentados e defendem seu ponto de vista criticando-os, principalmente os axiomas dos Padrões e da Mobilidade. Porém, vale lembrar que não há dúvidas de que o sistema bancário suíço é um dos ricos do mundo e, independente da sua posição, não faz mal ouvir alguns conselhos de quem realmente entende de ganhar dinheiro.

O que mais me surpreendeu neste livro é que muito dos axiomas não são apenas para ser aplicados em sua vida financeira. Muitos deles podem e até devem ser aplicados na vida pessoal, profissional e até afetiva. O axioma do otimismo e pessimismo é um ótimo exemplo disso. Para aqueles que dizem que sou pessimista, agora eu tenho uma ótima resposta: Eu sigo o axioma do otimismo e pessimismo mesmo antes de conhecê-lo. Mas o meu favorito é o axioma da Esperança. Ele é simples, direto e prático. Ele aconselha: “Quando o barco começar a afundar, não reze. Abandone-o.” Não é exatamente o que devemos fazer?

Pri 20/01/2021

Investimentos e especulações
Este é um livro agradável e de fácil leitura. Não é um livro muito técnico, não traz cálculos de risco ou curvas e gráficos então qualquer pessoa com qualquer nível de conhecimento em finanças pode se divertir com a leitura. Os exemplos são divertidos e bem explicativos, valeu o tempo!

Victoria Nunes 03/08/2020

Reflexões interessantes, porém em diversos momentos genéricas. Pouco conhecimento técnico de fato.