Livro sobre nada

Livro sobre nada Manoel de Barros

Resenhas - Livro sobre Nada

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Everton Vidal 27/10/2022

"Nos fundos do quintal era riquíssimo o nosso dessaber."

Manoel de Barros escreveu que o 'nada' do seu livro era o nada mesmo, o sem importância, o inútil, o simplório… Na sua poesia, as palavras fogem dos significados estabelecidos como em um jogo. O autor descoisifica e descodifica o mundo com o olhar de uma criança que ainda vê esse mundo como uma coisa fantástica. Cada poema é um brinquedo, mas também uma revelação, de coisas que se perderam da visão adulta não por ocultas, mas por escancaradamente óbvias.

Estranhamento, surrealismo, infância, neologismos, humanismo, ecologia, há muita coisa na poesia desse mato-grossense, mas bom é lê-lo sem se preocupar muito em entender, é mais uma questão de sentir, e ficar leve.

Camila 17/08/2022

Belezura!
Já quero a coleção completa do manu! Ele me passou a mesma sensação de quando tava lendo o grande sertão! Quanto autor maravilhoso que nosso país já produziu!

isabelle. 31/07/2022

com pedaços de mim eu monto um ser atônito.

o que eu queria era fazer brinquedos com as palavras. fazer coisas desúteis. o Nada mesmo. tudo que use o abandono por dentro e por fora.

Luisa 14/07/2022

LEITURA loucamente Sã...
Um Livro ÓTIMO Pra Se Deliciar, Antes De Dormir, Pois É LITERALMENTE Livre + Leve & Louco, Onde O Autro BRINCA com As Imagens Das Palavras, Cria Cenários "Impossíveis" & Nos Mostra Que Mesmo Adultos Podemos SIM Usar E Abusar Dw Imaginação & Criatividade....... APAIXONANTE!!!!!!!

juliaboscolly 12/05/2022

Maravilhoso
Poemas maravilhosos e atemporais. "Há muitas maneiras sérias de não dizer nada, mas só a poesia é verdadeira."

Safira63 06/05/2022

identidade e graça
o que essa leitura me trouxe é novo. não pude escolher apenas uma frase em que coubesse tais descobertas ou traduzisse todo meu doce espanto (e fiquei extremamente feliz por isso). guardarei com carinho na lembrança e espero que na memória também, pois cada vez que me deparo com um poema de Manoel, mesmo repetido, meus olhos ardem em graça ?? (ps: alguém o devolva na biblioteca por mim, por favor? estou sem coragem de entregar ?)

Lud 10/04/2022

Bom livro. Só não teve o mesmo impacto que o livro anterior que eu li do autor, mas ainda assim traz algumas reflexões bem interessantes.

Caio194 05/04/2022

Deleuze: "Os devires não são fenómenos de imitação, nem de assimilação, mas de dupla captura, de evolução a-paralela, de núpcias entre dois reinos".

Manoel de Barros:
"Depois de ter entrado para rã, para árvore, para pedra
-- meu avô começou a dar germínios.
Queria ter filhos com uma árvore."

Deleuze: (???)!

Manu 25/03/2022

?O truque era só virar bocó?
Manoel de Barros teve uma vida de vulnerabilidade às coisas mais simples e inúteis do cotidiano. Em quase 100 anos de existência, produziu inúmeras poesias que retratavam a beleza infantil das coisas mais ínfimas da vida. Conhecer sua obra e nos adentrar na leitura traz alivio em nossas almas em tempos bem conturbados que estamos passando.

?Livro sobre o nada? segue essa cartilha já conhecida do Manoel. Nos encantamos pela sua metapoesia. A tristeza maior é que é um livro curtíssimo, ficamos com a sensação de querer mais e mais. Deixo de recomendação para a Alfaguara, editora publicadora de seus livros, de reunir mais livros em coletâneas e vender por um preço acessível à todos.

Manoel de Barros é necessário em tempos difíceis. Principalmente quando esquecemos de nos encantar pelas besteiras da vida. É importante reativar as crianças em nós. De vez em quando, o truque é apenas virar bocó, sem se importar com achismos para sermos preenchidos pela beleza dos nadas.

nara.monize 21/03/2022

A dança das palavras
Nunca tinha ouvido falar desse poeta brasileiro mas o escolhi para ler depois de pesquisar que ele foi um dos maiores representantes da escrita do seu estado - Mato Grosso.
Poesia é difícil de entender tudo, mas no geral achei interessante a forma como ele brinca e dança com as palavras. O nada para ele é que é tudo. É do nada que ele extrai seu mundo.

Nadine 11/12/2021

Eu não tenho dom para apreciar poesia, não sei o motivo, não entendo, geralmente poesia não fala comigo, mas eu sei que sempre posso abrir um livro do Manoel de Barros para meu coração ficar mais leve. O primeiro livro que eu li dele foi meio que por acidente e, agora, acho que ele é o único poeta que eu consigo "entender" mas exatamente pelo fato de que não tem que entender nada. O trabalho dele simplesmente é ou as vezes simplesmente "não é"

Leandro.Battu 11/12/2021

Primeiro livro de Manoel de Barros que eu leio. Gostei muito, apesar de não se parecer com um livro de poesia. Em alguns momentos se parece com prosa, em outros uma coleção de aforismos. Quero ler outros livros seus.

Larissa Abate 12/11/2021

Esse é o primeiro livro que leio de Manoel de Barros e estou encantada. Suas palavras me emocionaram muito.

Este livro despretensioso é pura delicadeza, um olhar atento às coisas ínfimas da vida e uma exaltação à natureza em cada verso.

Coisa linda demais, era o que eu estava precisando ler e nem sabia. Amei.

Alanna Fernandes 05/11/2021

Um nada que é tudo que eu jamais imaginava. Uma revolução do sentir e ver a vida. A escrita de Manoel de Barros é uma das tecnologias mais avançadas que a humanidade, tenho certeza, irá presenciar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6