Livro sobre nada

Resenhas - Livro sobre Nada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

fernandanoronha 22/04/2024

Leiam
Leiam pois ha tempo a perder e este eu nao perderia... pormas mto curtinhos que da pra analisar por horas vai do seu gosto ?
nada é mta coisa

Thay 20/04/2024

Resolvi começar a ler as obras de Manoel de Barros porque sou apaixonada por poesia, tem sido uma experiência incrível, amei o estilo de escrita do autor e é uma leitura que te prende.

Estrangeiro 19/04/2024

Uma poesia cheia de sutilezas, um saudosismo doce das memórias e seu tempo.
Uma coisa muito marcante é o meio ambiente, a natureza e seus personagens.

hellenjm 18/04/2024

Poesia que acalma
Ler Manoel de Barros é um exercício de conhecer palavras e sentidos. Assim é Livro sobre nada, que nos apresenta poesias para alimentar o dia e nos encher de pensamento!

JAlia372 04/04/2024

Impecável! O tanto que o nada pode conter ?
A escrita de Manoel de Barros é muito singular, quero ler logo outras obras

Evelyn84 17/03/2024

Manoel de Barros, um escritor nato, esse livro tem uma narrativa incrível hahah. É literalmente um livro sobre nada!

Heitor 16/02/2024

Não sou de poesias, mas escuto as rãs de manoel
Não sou um leitor de poesia, não tenho o costume. mas com Manoel de Barros é diferente, ele me deixou uma profunda impressão há muitos anos quando o conheci, ali pela adolescência. não sei falar de poesia, mas sou capaz de ouvir o burburinho dos pássaros, dos sapos, das pedras e dos nadas de manoel. ele me apresentou a virtude do inútil e engrandeceu o ócio. ler sua poesia é um respiro. um alívio que custa a ser esquecido e, quando acontece, revisitar é realizar o bom exercício da nostalgia. a razão do livro sobre nada me diverte, pois gosto de flaubert e gosto do nada: o nada de camus passa por manoel e chega até mim com cheiro de orvalho e gosto de invenção.

Gabrielle 28/01/2024

Um livro de poesia sobre... Nada.

Uma linguagem linda, descrevendo as coisas mais simples de um jeito muito legal e bonito.

Avyla 19/01/2024

Razoável
Acho que é aquele tipo de livro que deve ser lido mais de uma vez pra se compreender completamente.
Adorei alguns trechos.

Vicente 14/01/2024

Nada
O "nada" não é um nada absoluto: é um nada poético e, portanto, um nada real.
É aquele nada que existe ao nosso redor, olhamos e pensamos "ah, não é nada", mas, na verdade, é sim: é o insignificante que significa; o invisível que se vê. O livro pode até ser sobre nada, mas o nada é sobre muita coisa.

Carol 26/12/2023

Peculiar, curioso e poético!
“Mas o nada de meu livro é nada mesmo. É coisa nenhuma por escrito (…) O que eu queria era fazer brinquedos com as palavras. Fazer coisas desúteis.
O nada mesmo. Tudo que use o abandono por dentro e por fora”.

Sob esse pretexto, Manoel de Barros não demora a despejar poesia mesmo querendo-nos entregar seu nada. Uma das primeiras frases do livro logo me toca:

“As distâncias somavam a gente para menos”.

Fica claro que estamos diante de alguém que não tem qualquer vaidade pelas palavras: somente amor, talento e uma simplicidade tão atraente que comove e nos conecta.

É gostoso demais receber essa poesia despretenciosa! Foi uma das escritas mais autênticas que absorvi esse ano. Um livro peculiar, curioso e muito poético!

site: https://www.instagram.com/carolbarbozza/

Jozy Lopes 23/12/2023

Manoel de Barros
"É no ínfemo que eu vejo a exuberância."

Manoel de Barros é inexplicável, sua escrita é de uma simplicidade, de uma riqueza, sensibilidade e significado incalculável, eu tô encantada e apaixonada pelo livro e pela escrita do autor.

Aline.Rodrigues 24/10/2023

Encantador das palavras
Primeira obra de Manoel de Barros que li. Junto com Guimarães Rosa e Clarice Lispector completou a minha tríade do panteon dos encantadores da palavra portuguesa. Preciso de sua obra completa!
Luiz Paulo Silvestre 24/10/2023minha estante
Algum poema preferido desse livro?

Aline.Rodrigues 24/10/2023minha estante
Foram tantos? mas os poemas 3 e 5 da 2a parte: Desejar ser, foram meus preferidos?

Aline.Rodrigues 24/10/2023minha estante
Aaaah e esqueci do 7, desta mesma parte.

Taise.Arenhardt 15/10/2023

Livro sobre nada - que faz pensar no todo
O livro sobre nada é a segunda obra completa que leio de Manoel de Barros. A primeira foi Meu Quintal é Maior que o Mundo e desde então me tornei uma assídua leitora de suas obras. Manoel de Barros consegue traduzir o mundo de uma maneira que me identifico, através de elementos da natureza, com olhar singelo, profundo, delicado, sensível. Nos leva a desenvolver um segundo olhar. Certamente que não irei mais olhar para uma árvore, um inseto, um pássaro, um rio da mesma forma.

Cleber 15/10/2023

Sobre o nada
Nada melhor que ler sobre o nada com as palavras de um dos maiores poetas brasileiros.

"A mãe reparou que o menino gostava mais do vazio do que do cheio.
Falava que os vazios são maiores e até infinitos."

1 | 2 | 3 | 4 | 5