Prelúdio Para a Morte

Prelúdio Para a Morte Val McDermid

Resenhas - Prelúdio Para a Morte

Jaque - Achei o Livro 19/06/2023

Quando um corpo é encontrado no pântano de Lake District e ele aparenta ter mais de 200 anos, logo há suspeitas de que se trate de Fletcher Christian que liderou o motim de Bounty e grande amigo do poeta William Wordsworth.
Jane é uma acadêmica, estudiosa de Wordsworth que trabalha em dois empregos para poder ganhar a vida e escrever a obra sobre o poeta, acaba encontrando evidências de que exista poemas e manuscritos sobre o motim e que ficaram aos cuidados de uma empregada da família de Wordsworth.
Ela então vai para lake District que é sua terra natal (e do poeta), para poder ficar mais perto das descobertas acerca do corpo e fazer suas próprias pesquisas.
Não muito tempo depois que ela chega e começa a fazer perguntas aos velhos moradores do local, um a um deles acaba morrendo. No começo era apenas coincidência, pois todos estão com idade bem avançadas e não há nada suspeito em suas mortes, mas quando Jane levanta a questão de que cada um de sua lista de entrevistas estão morrendo, não há dúvidas de que se trata de assassinatos frios.
Além de Jane, há mais pessoas interessadas nesse manuscrito que se for encontrado, tem valor inestimável.
Porém Jane não só terá problemas na sua pesquisa como ficará na mira de um assassino implacável, sem contar outros problemas com pessoas próximas à ela.

A autora se destaca por sua pesquisa profunda para escrever suas tramas, sua escrita inteligente e tenho o maior respeito pelos seus trabalhos, no entanto para mim esse foi o menos interessante dela até agora.
Achei um pouco monótono - levando em conta que o livro possui quase 500 páginas - não há reviravoltas que faz a leitura fluir. Levei mais de uma semana para concluir devido ao desenvolvimento lento, mas ainda assim é de um riqueza de detalhes ímpar.
O culpado pelas mortes foi muito evidente para mim logo após suas primeiras participações na estória. Mesmo tendo ficado com a mente aberta para outros possíveis culpados, mantive meu palpite.
O livro não tem furos e é ricamente bem escrito, o problema é apenas comigo mesmo que não achei a estória tão interessante a ponto de devorar a leitura.
Dito isso, sim, recomendo à todos a experiência.

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2023/06/preludio-para-morte-val-mcdermid.html

Elizabeth 18/05/2023

A narrativa é lenta e a história demora a engrenar. Tive vontade de desistir. É fácil descobrir o culpado.

Kelly 18/05/2021

É mais ou menos
Não é ruim, mas tbm não é muito bom. Rs
O livro demora a engrenar, a gente não tem uma curiosidade para ver o que vai acontecer, as coisas simplesmente vão acontecendo. Até que chega lá nas 300 e poucas páginas e tudo acontece de uma vez, o final chega até ser "ah era só isso?".
Demorei pra terminar pq é bem longo (mais de 400 páginas sem muita necessidade, dava pra ser mais enxuto) e pq em algumas partes é maçante.

Bartolotto. 30/05/2018

Mediano.
Achei um pouco longo demais e muito confuso em alguns momentos. Gostei da dúvida e de ir descobrindo aos poucos quem era o "vilão", apesar de que quando cheguei no final já estava quase certa que era ele mesmo. Gostei dos personagens e da maneira como eles se envolviam uns com outros, deixando de ser contos a parte e serem uma coisa só. Apesar de tudo achei muito interessante e me prendeu em vários momentos, mas não posso dizer que adorei. Principalmente por conta do final, que honestamente achei decepcionante.

Fátima Lopes 12/11/2012

Este foi o quinto livro da autora que eu li e o que menos gostei.A trama demora a engrenar e o final é decepcionante.

Marselle Urman 24/09/2012

Um prelúdio...interminável.
O livro termina, mas a sensação de que ele ainda não começou; não.
Só muita força de vontade me impediu de abandonar este livro. O que me segurou um pouco foi a história da Tenille, ridiculamente minimizada no final. Aquela sopa insossa de acadêmicos literários / historiadores avança sem graça nenhum até a página 300. E em seguida o livro acaba.
Bem decepcionante. O pior é que o enredo em si é fraco mas não é ruim, se a autora tivesse conduzido de forma diferente, num estilo diferente, poderia ser legível. Assim, não é.

Neyara 31/03/2012

Prelúdio para a Morte - Val McDermid
Segundo lendas locais, o marujo Fletcher Christian teria voltado para Lake Districk, depois de ter forjado um massacre na lha Pitcairn, local que serviu de refúgio depois de ter liderado o motim no Bounty. O massacre foi a desculpa perfeita para Fletcher conseguir voltar a sua terra natal e relatar ao seu velho amigo poeta William Wordsworth, o que de fato tinha acontecido. O tal relato virou um grande poema épico, porém o tal manuscrito nunca foi encontrado.

Duzentos anos depois, um corpo foi encontrado no pântano em Lake District, o que despertou o interesse local, devido as tatuagens semelhantes aos Mares do Sul, o que poderia ser uma prova de que a lenda era verdadeira. Jane Greshan, também nascida em Lake District, é uma acadêmica especialista na obra de Wordsworth, e está disposta a descobrir se o tal manuscrito de fato existe.

River é a legista que está fazendo a autopsia do "Pirata do Pântano" na frete das câmeras, afinal um Reality mostrando o passo-a-passo da possível descoberta do lendário Fletcher, poderia trazer muitos investidores. Dan é o amigo gay de Jane que está disposto a ajudar a amiga a desvendar o mistério do manuscrito.

Tanille é a vizinha adolescente de Jane, a garota tem tudo pra ser errada, negra, filha de um chefão do trafico, mora sozinha com a tia, não vai a escola, mas ama poesias e nunca se meteu em encrenca, até a tia resolver namorar um pedófilo, é claro. Jake é o ex de Jane, o cara trocou ela por uma coroa que negocia peças raras, e aquele manuscrito valeria bastante nas mãos dessa dupla de "negociantes".

Agora todos estão querendo ajudar Jane a colocar as mãos nesse manuscrito, porém misteriosamente alguém está assassinando os velhinhos da cidade, e a principal suspeita é a aproveitadora de tesouros alheios, Jane. A trama é riquíssima, as vezes um tanto que monótona, mas muito interessante e baseada em lendas reais, haha.

Detalhe que é bem perceptível a "aprovação" de negros e homossexuais na região, é notável o preconceito, creio que pelo fato da história passar na Inglaterra, enfim... O mistério me prendeu do inicio até o fim, a autora tem o dom de envolver o leitor, deixando-o ansioso pela nova façanha dos personagens. O mais importante, o livro não é nem um pouco previsível, de fato você fica chocado com o final, abismado com alguns personagens e com vontade de dar uns tapas em outros. Super Recomendo!

Araggorn 30/10/2011

Prelúdio Para a Morte
A característica mais marcante de Val é a sua inteligência e conhecimento da história de seu país, quase como se conhecesse seus segredos.
Não considero um de seus melhores livros, mas tenho um infinito apreço pelo seu modo de escrita. Uma forma mais erudita com maior domínio da lingua inglesa que se reflete na tradução para o português.
Ela fez um bom livro de investigação de cunho histórico e coloca a protagonista numa tremenda enrascada ao ter que conciliar sua paixão pelo célebre poeta William wordsworth, o lendário Fletcher Christian e a sua amizade com uma pobre menina de 13 anos.
O ponto forte são os textos da narração histórica espalhados ao longo do livro e a trama que se desenrola no tempo presente. Destarte, lembrar a traição no final do livro que me deixou chocado.

Falei que não era o seu melhor livro, mas vale a pena sua leitura. Vi uma pessoa falando sobre a dificuldade inicial do livro e que só após mais de uma centena de página à história engrena.
Para mim não aconteceu exatamente assim. Tive um começo confuso e não engatilhado, como gosto de falar. Aliás, engatilhado é uma boa expressão em literatura policial. Existem livros onde ja nos apegamos aos personagens e a trama logo nas primeiras páginas. Entretanto, basta seguirmos a linha de pensamento da autora e se deixar levar pelo mistério histórico. Em poucas palavras, relaxar e curtir.

Bom livro.
Nota de 1 a 5 - Quatro

Helo 14/07/2010

Demorei pra conseguir engatar a leitura desse livro. O início é bem monótono, com as partes da história de Fletcher christian sendo contadas entre os capítulos. Mais ou menos a partir da página 250 é que o livro começa a ficar dinâmico com o suspense que se desenrola em busca dos textos de Wordsworth sobre a vida de Fletcher. Pra mim o livro teve 4 histórias diferentes, parecendo que por acaso se encontram, não tendo muito gancho uma na outra: A busca de Jane pelos textos; a chata da Tenillee e sua vida, que só serviu para atrapalhar - oo garota insuportável; a do corpo encontrado no pântano; e a do próprio Fletcher.
Ahh não sei, nenhum personagem foi explorado a fundo, ficou tudo muito superficial. Dou três estrelas pelos momentos de questionamento sobre quem estaria matando os velhinhos que supostamente teriam os textos guardados por um segredo de famíla, mesmo eu já desconfiando do assassino desde o começo das mortes.
Entre os que eu já li da autora, esse é o pior.
Marselle Urman 17/09/2012minha estante
Agora vc me deu um pouco mais de fôlego, estou na pg cento e pouco e prestes a abandonar...Vou resistir mais um pouquinho!