Ateísmo Remix

Ateísmo Remix R. Albert Mohler Jr.

Resenhas - Ateísmo Remix

Diógenes Gimenes 03/04/2021

Um tema essencial para a formação do pensamento teológico.
Neste livro, o autor faz uma pesquisa muito competente e consegue apresentar as bases do pensamento ateísta, neo-ateísta, do liberalismo teológico e por fim, do teísmo conservador. Entendo que esse livro é útil para jovens seminaristas e também jovens ateístas.

Lucio 18/11/2010

uma ferramenta, não mais que isso
O começo do livro consta com idicações de autores célebres como de Donald Carson. O prefácio feito pelo dr. Davi Charles Gomes só aumentou minhas expectativas pelo livro. Doce ilusão...

No primeiro capítulo Mohler Jr. faz um interessante apanhado histórico do ateísmo até chegar em Nietzsche, Freud, Marx e Darwin, quatro pilares do antigo ateísmo. Mostra como eles construíram uma base segura para tornar a descrença aceitável pela sociedade até chegar no novo ateísmo, em que a crença é que se torna inaceitável. A dissertação que Mohler Jr. faz sobre a teoria da secularização é deveras interessante e mostra como os ateus encaram a crença em Deus como ultrapassada.
As diferença entre o antigo ateísmo e o novo ateísmo, (tais como do sentimento de perda do antigo ateísmo para a busca da felicidade atéica com agressividade e hostilidade contra o teísmo e militância 'evangelística', da oposição a Deus do antigo ateísmo para a oposição ao Deus dos cristãos e depreciação a Jesus), são destacadas, uma das partes mais interessantes do livro.

O segundo capítulo é uma espécie de 'know your enemy'. Os principais expositores do neo-ateísmo (Dawkins, Harris, Dennet e Hitchens) são estudados e expostos, bem como breves comentários do movimento mundial.

O terceiro capítulo apresenta as refutações de Alister McGrath e Alvin Plantinga. São geniais! Mas Mohler as rejeita por ambos serem evolucionista teísta, o que acredita Mohler ser um tendão de Aquiles que pode ser explorado pelos neo-ateístas. Pra mim, o grande equívoco do livro. Plantinga, inclusive, escreveu sobre isso: http://www.apologia.com.br/?p=132

O capítulo quatro também tem seu valor. Mohler Jr. explora respostas alternativas aos neo-ateus expostas por liberais, e de maneira bem elaborada mostra que esse não é o caminho para a sobrevivência do teísmo no mundo acadêmico, antes é um passo para o ateísmo!

O livro é fruto de uma boa pesquisa. O problema é que ele não resolve nada! Ele rejeita as refutações de Plantinga e McGrath (e dá a entender que são lieberais, o que é uma calúnia!) e as pseudo-refutações dos liberais; mas não sugere nenhuma outra resposta aos neo-ateus, ou seja, falha na proposta principal do livro!

Excetuando esse fato lamentável, é uma ótima ferramenta de pesquisa, uma ótima fonte de informações, principalmente para conhecimento do ateísmo.
Daniel Oliveira 26/05/2014minha estante
Concordo Lúcio, como o próprio autor afirma: O Neo-ateísmo está crescente em nosso meio e realmente precisamos de um confronto cristão aos novos ateístas, isso está presente até na própria capa do livro, é bom somente para pesquisas, mas falha no confronto, a proposta principal.

Lucio 25/06/2014minha estante
Daniel, fica por conta de outras obras, neh... :)
Que ninguém vá se iludir achando que o livro é definitivo nesse sentido... :)

Sandra452 12/01/2022

Um novo Ateísmo!
Ateísmo Remix" é um livro muito interessante e que nos leva a algumas reflexões importantes.
Os cristãos enfrentam hoje um neo-ateísmo, marcado por ousadia, rejeição à Bíblia, a Deus e a Jesus Cristo. E, além disso, o neo-ateísmo também quer que os cristãos deixem de crer em Deus e, infelizmente, muitos têm se rendido a isso.
Diante desse desafio, cabe a nós, cristãos, ensinarmos e defendermos o teísmo cristão. E, para isso, é claro, precisamos do estudo da Bíblia. A igreja, mais do que nunca, precisa responder a este desafio com plena convicção, integridade e evangelismo.
Boa leitura!

Pablo megatrom 28/04/2018

Muito bom.
Lucio... Descordo.
Leituras e Reflexões 01/06/2019minha estante
Se é bom, por que você avaliou com 0 estrela?

Leituras e Reflexões 01/06/2019

Que livro formidável!
Exatamente o tipo de livro que você olha e diz: deve ser difícil de ler, de linguagem bem complexa.
Que nada! Exatamente o oposto.
Super fácil de ler. Super interessante. Tão "gostoso" que você chega a devorar. Possível de ser lido numa "sentada só", como diria Mortimer Adler. Ou seja, dá pra ler em poucas horas, de tanto que a leitura é fluida e desperta um interesse maior a cada parágrafo.
Traz estudos muito interessantes, análises históricas, ainda que resumidas, bastante esclarecedoras de um processo no qual o homem progressivamente se separa, se distancia, de Deus - e isso de forma consciente e intencional.
Muito triste também pelo fato de percebermos que enquanto os cristãos estão desfrutando prazerosamente da Graça "barata", os que são contra Cristo estão se esforçando ao máximo para banir toda ideia de Deus.
Nós, que dizemos que servimos a Deus, estamos nos contentando em apenas frequentar lugares de culto; outros ainda nem acham que precisam disso, somente crer em sua existência e ser de uma certa forma um ser social moralmente correto, ou mais próximo possível da retidão. Enquanto a igreja se contenta em ser igreja dentro de quatro paredes, os ateus estão ferrenhamente comprometidos em provar a inexistência do Deus da Bíblia. Investem tudo em conhecimento científico e divulgação desse conhecimento para minar as crenças no nosso Deus.
LEIA ESTE LIVRO E DESPERTE!

Guilherme.Francisc 29/12/2022

Muito instrutivo
Certamente, é isso se nota pelo tamanho e pelo próprio dito do autor, não é exaustivo. É um belo ensaio introdutório para essa nova modalidade de ateísmo e que surge em nosso século.

_rebeca__costa 24/03/2024

"Os novos ateístas estão corretos a respeito de um fato importante ? é ateísmo ou teísmo bíblico. Não há posição intermediária."