O Verão Antes da Queda

O Verão Antes da Queda Doris Lessing

Resenhas - o verão antes da queda

paulla.costa.779 19/02/2020

Uma mulher na casa dos 40 anos de idade. Ter a um novo desafio em sua vida. Após o divórcio. Vai se envolver com alguém mais novo.

Nádia 02/05/2017

#resenhapomarliterario O verão antes da queda
"Nós somos o que aprendemos. Frequentemente, leva muito tempo e é muito doloroso. Infelizmente, também não havia dúvida de que uma porção de tempo, uma porção de sofrimento se passavam para que se aprendesse muito pouco..."
Kate Brown é uma linda mulher de 45 anos, casada, com 4 filhos, que abdicou de sua brilhante formação e incrível inteligência para cuidar da família e viver em função das tarefas do lar. Até que nesse verão, o marido assume funções fora do país, os filhos todos crescidos passam férias em lugares distintos e ela recebe uma proposta de trabalho internacional como intérprete do governo. Lutando com o seu lado materno/cuidador ela assume o cargo e para sua surpresa se vê muito bem, obrigada, longe de casa. Numa viagem de negócios ela conhece um homem mais jovem que ela e resolve estender a viagem a uma fuga romântica para a Espanha com o jovem. O livro tem partes muito interessantes, os dilemas internos da personagem são incríveis, as diversas fases que ela atravesse até voltar para casa novamente oscilando entre a beleza sublime de se amar e a imersão nas trevas do desespero de ser ela própria. Mas também fica um pouco massante e repetitivo em vários momentos. É claro que mesmo tendo sido escrito em 1977 o livro aborda temas muito atuais e a crise de identidade vivida pela personagem, seus questionamentos sobre os papéis que ela tem desempenhado promovem uma identificação com o retrato das mulheres contemporâneas, inclusive comigo mesma! Apesar de ser um pouco morno, indico mais essa leitura da mestra inglesa Doris Lessing.

site: https://www.instagram.com/p/BC3qoGcmvzk/?taken-by=pomarliterario

Jennifer100 10/03/2022

Um pouco arrastado, porém válido.
Uma mulher que, após passar anos de sua vida dedicados apenas às atribuições de esposa e mãe, se aventura em uma viagem onde seu lado profissional está em foco. Em seguida, embarca em um romance com um homem muito mais novo e mostra ao leitor todas as suas questões mais profundas enquanto pessoa que dedicou a maior parte da vida aos outros e pouco olhou para si.
Em alguns momentos a história se torna um pouco morna e até repetitiva, mas logo retoma o ritmo, com as ebulições da mente de Kate Brown.
Recomendo a leitura , que para mim demorou mais que o esperado apenas por ser repetitivo às vezes. Não deixaria de ler por conta disso.

T D M 18/11/2013

Comentário meu na coluna Todoprosa de Sérgio Rodrigues
Ontem morreu em Londres a escritora de expressão inglesa, Prêmio Nobel de literatura em 2007, Doris Lessing. Se alguém se interessar, “O verão antes da queda”, Record, facílimo de encontrar na maioria dos sebos, é daqueles que deixam um nó na garganta. E não só o nó mas todo um mecanismo que emula ele, porque a sensação se reinstala sempre que lembro do romance.

site: http://veja.abril.com.br/blog/todoprosa/vida-literaria/textos-com-franjinha/
verner 16/04/2015minha estante
Sempre preocupada com o papel da mulher na sociedade inglesa do século XX, a autora conta a trajetória da personagem à procura de sua identidade.