Confidências de um Inconfidente

Confidências de um Inconfidente Marilusa Moreira Vasconcellos

Resenhas - Confidências de um Inconfidente

Vivi.Montarde 14/01/2021

A história é muito bonita. Apenas senti falta de um pouco mais da abordagem da doutrina espírita. Para mim o livro vale mais pelo aspecto histórico, a ambientação da época, por mostrar os problemas políticos, o papel da maçonaria e o relacionamento de Tomás com a Maria Dorotéia, que o levou a escrever o livro Marília de Dirceu. Mostra também o protagonismo de Tiradentes, vemos que há mesmo motivos para ele ser considerado um herói. Gostei bastante também do Aleijadinho, o personagem que mais me encantou.
Andre 14/01/2021minha estante
Ótima reflexão. Essa semana passei pelo mesmo que você, embora a experiência não tenha sido tão boa (na leitura). Lembro-me de um ótimo capítulo de um livro da Dna Yvonne Pereira em que aborda sobre um espírito que a procurou para escrever uma obra, que ela declinou exatamente por ser vazia de conteúdo edificante. Era apenas um livro.

Vivi.Montarde 14/01/2021minha estante
Dona Yvonne era muito sábia mesmo né.
Esse livro até tem uma reflexão da parte espiritual, mas eu esperava que fosse mais, o foco é na história mesmo, no enredo.

natygs 04/08/2020

Eu li este livro enquanto fazia uma viagem pelas cidades históricas de Minas Gerais, o que engrandeceu e muito a experiência, pois consegui visitar praticamente todos os lugares que se passa no livro.

Simone de Cássia 04/03/2012

Muito especial
Para os que gostam de história, é uma maravilha. Amei os relatos dos fatos que levaram à Inconfidência Mineira, bem como os sentimentos que mobilizavam os personagens. Faz com que esse episódio do passado brasileiro fique bem mais próximo de nós e de nossa realidade.
Traz, de uma forma inteligente, a analogia dos inconfidentes com a política de tantos anos depois.
Vale ler também, da mesma autora e do mesmo espírito, o " DE MÁRIO A TIRADENTES".
Alcione.Rocco 13/07/2017minha estante
O primeiro da trilogia é A moça da ilha. Vale a pena ler os três.

MARÍLIA FABIANE 10/09/2009

Um livro do qual eu nunca vou me esquecer. Mesmo tendo estudado sobre a Inconfidencia Mineira na escola, jamais pude imaginar que essa historia teria tantas nuances, que passaram despecebidas para os livros didáticos. Conheci um Tomás muito mais apaixonado do que os livros convencionais mostram, uma Marília sofrida, um Cláudio Manoel amigo, um Aleijadinho sábio, companheiro. Para quem quiser ver além do que a História mostra, um ótimo livro!

Norma Spagnuolo 03/07/2009

Excelente
A história da Inconfidência Mineira contada pelo espírito Tomás Antônio Gonzaga. Absolutamente maravilhoso. Conta até o porquê das estátuas dos profetas, em Congonhas, terem sido esculpidas como foram e terem sido colocadas na posição em que ficaram. Os momentos finais de Tiradentes, as tramóias políticas sorrateiras, a personalidade ativa de Maria Dorotéia (Marília de Dirceu)...coisas que os livros de História não contaram. Excelente pelo conteúdo e pela forma como foi escrito.

Fabiana 05/06/2013

A história da Inconfidência Mineira como não conhecemos. Narrada pelo espírito Tomás Antônio Gonzaga que foi um dos inconfidentes. O livro narra a história da amor de Dirceu e Marília, pseudônimos de Tomás e Maria Dorotéia. Aliada a essa história de amor, temos a inconfidência mineira, contada em detalhes. Realmente um livro importante para quem quer conhecer mais sobre a nossa história no Brasil.

Volnei 02/05/2015

Confidências de um inconfidente
Como terá sido realmente que aconteceu a Inconfidência Mineira ? quem nos conta em detalhes sobre este assunto é o poeta Tomas Antônio Gonzaga, um dos envolvidos nesta trama que entrou para nossa história nos finais do século XVIII, meses antes de um outro grande evento na Europa , a Revolução francesa.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Ludmilla 21/02/2020

Diversas curiosidades sobre a inconfidência mineira.
Um livro fascinante, eis que nos conta sobre o movimento da inconfidência mineira tanto no que se refere aos atos praticados no mundo material, quanto no mundo espiritual. Para aqueles que gostam da doutrina espírita, vale a pena!

Karina.Nishiyama 27/12/2022

A liberdade ainda que tardia
O Brasil e os brasileiros precisavam de liberdade!
As obras de Marília de Dirceu e as Cartas Chilenas são narradas brilhantemente. Não sabemos ao certo se está psicografia é verdadeira!

Regine 02/04/2024

Muito bom livro
Gostei muito do livro, falando um pouco sobre o plano espiritual da inconfidência. Escutei em audiolivro, e não há prejuízo nenhum.

Celia.Rabelo 23/07/2012

Uma viagem ao passado
Hoje, finalmente, terminei de ler esse díficil porém encantador livro. Conheci pela ótica do próprio Dr. Poeta, como era carinhosamente chamado pelo Aleijadinho, um pouco da história do meu estado. Embora um pouco chato, com o passar das páginas fica envolvente, triste e ao mesmo tempo encantador. Recomendo!!!

Amauri 03/11/2015

Visão mais realista de fatos e pessoas da Inconfidência Mineira
Interessante a visão de como se desenvolveu a Inconfidência Mineira e sobre as pessoas que tomaram parte no intento. No fim, confirma-se o título de herói dado a Tiradentes, pois realmente foi o que tomou a liderança para si e mostrou que a maior parte dos outros líderes vacilaram em decisões que, se não mudariam o curso da história, já que o povo era muito ignorante, talvez tivesse precipitado a independência do país em um prazo mais curto. Temeram não serem seguidos, já que uma astuta mudança de estratégia por parte do representante da coroa portuguesa que adiou a cobrança de impostos adicionais, o que seria o estopim para a revolta. Isto fez com que se desmantelasse a tática dos insurgentes, os quais, não possuíam um plano B e nem mesmo uma organização suficiente para um levante sem que houvesse este "empurrão". Historicamente, um romance que demonstra que estratégia, plano B e organização são essenciais e, de outro lado, mostra o lado inteligente e puro de muitos dos inconfidentes.

Carol 18/01/2020

No livro “Confidências de um Inconfidentes”, o autor espiritual é o grande poeta de outrora, Tomás Antônio Gonzaga, famoso por obras como “Marília de Dirceu” e “Cartas Chilenas”. O poeta narra sua trajetória, desde sua infância até seu desencarne, trazendo detalhes de sua convivência com os outros inconfidentes e com seu amor, Maria Doroteia. O autor traz informações sobre a vida na época, as ambições, as tramas, os problemas políticos, perseguições e morte dos companheiros.

site: Leia mais em: http://papoliterarioblog.wordpress.com

Geane 23/08/2020

Adorei o livro! Muito interessante saber um pouco dos pormenores e do pensamento de Thomás Antônio Gonzaga, fiquei encantada com a sabedoria e o brilhantismo do Aleijadinho....

gabs 23/01/2023

Não queria ter avaliado o livro, pois não acho que um livro como este necessita de ?estrelas?. É um livro espírita e histórico que conta os bastidores da inconfidência mineira, o primeiro movimento de independência do Brasil, desde a encarnação dos espíritos inconfidentes, até a volta deles para o Plano Espiritual e algumas outras encarnações posteriores. Temos, portanto, a narração de como tudo sucedeu-se, e dou enfoque aqui a participação de Tiradentes e como/porque ele foi punido de maneira tão cruel.
Presenciamos também a história de amor entre Tomás Gonzaga (o narrador) e sua querida Maria Doroteia, carinhosamente apelidada de Marília - inspiração para sua obra Marília de Dirceu.
Por fim, a escrita é bem complicada e confesso que me bati um pouco para ler o livro, creio que fizesse mais proveito se lesse mais velha, mas foi uma ótima obra para retomar minhas leituras espíritas.