A Metade Negra

A Metade Negra Stephen King

Resenhas - A Metade Negra

Hugo 29/10/2020

Livro muito bom. Um dos meus favoritos do Stephen King, muito terror.

Vitória 02/07/2020

A nossa metade sombria
Pesquisando sobre as obras de King, A Metade Sombria me chamou muita atenção quando li seu resumo - e apesar disso, demorei pra engatar na leitura. Demorei alguns meses pra sair das primeiras 50 páginas, mas a história é envolvente demais para que seja abandonado. Apesar disso, não foi a história em si que me cativou, e admito que não ache que é um trama que me prendeu tanto quanto outras obras de King - mas a simbologia de George Stark é o que torna tudo muito interessante. A metade sombria, aquela que todos nós temos, presente num nível freudiano é retratada na obra através da personificação de Stark - é um fenômeno... familiar.
E por fim, "O passado azul", poema de Bukowski, o qual não saiu de minha cabeça durante a obra toda.

mas sou duro demais com ele,
eu digo, fique aí, não deixarei
que ninguém o veja.

quer sair
mas eu despejo uísque sobre ele e inalo
fumaça de cigarro
e as putas e os atendentes dos bares
e das mercearias

fique aí, quer acabar
comigo?
quer foder com minha
escrita?
quer arruinar a venda dos meus livros na
Europa?
quer sair
mas sou bastante esperto, deixo que ele saia
somente em algumas noites
quando todos estão dormindo.
eu digo, sei que você está aí,
então não fique
triste.

depois o coloco de volta em seu lugar,
mas ele ainda canta um pouquinho
lá dentro, não deixo que morra
completamente
e nós dormimos juntos
assim
com nosso pacto secreto
e isto é bom o suficiente para
fazer um homem
chorar, mas eu não
choro, e
você?

fyveer 11/07/2020

FILHO DA PUTA DE PRIMEIRA CLASSE.
#??????????????? ? #????????????
? ? ?????? ???????, ??????? ????.
?? ? Você falou com eles sobre como seria loucura acreditar não só em um fantasma vingativo, mas no fantasma de um homem que nunca existiu. Mas escritores convidam fantasmas, eles são os únicos médiuns totalmente aceitos de nossa sociedade.?
Nesse livro o autor Stephen King nos apresenta um protagonista com diversas facetas e um sério problema quando tudo envolvendo seu sucesso como escritor se entrelaça com mortes estranhas.
George Stark é um escritor promissor, seus livros sempre estiveram no topo de vendas do mercado editorial, essas obras marcadas pela violência são as principais responsáveis pelo seu nome ser tão significativo no mundo, no entanto, por maior que seja seu sucesso, George Stark não é real ? Thad Beaumont é a mente por trás dos thrillers, usando esse pseudônimo ele foi capaz de soltar sua nova faceta ao mundo sem sofrer com um bloqueio criativo, Stark era apenas um canalizador... até se tornar real.
Thad é um personagem complexo por si só, para todos que o cercam ele tem uma personalidade diferente: para Liz ele é um pai amoroso, mas um pouco descuidado, já para o xerife Alan ele é um homem frio; todavia, uma condição clínica também o marca ? aos 11 anos Thad teve que recorrer a uma cirurgia cerebral e o que os médicos encontraram foi bem curioso: tinha um gêmio em desenvolvimento em seu cérebro.
A Metade Sombria fala justamente sobre a existência sobrenatural desse gêmio maligno. George Stark teve que ser morto após uma série de chantagens que Thad sofreu, para ele a cova simbólica seria o fim de seus dias como escritor, mas ele acabou voltando em busca de vingança.
Quando uma série de crimes acontece e o principal suspeito é Thad o xerife Alan se envolve; ele é um homem pragmático que quer mais do que tudo pôr um fim ao caso e se recusa a acreditar em histórias de fantasmas.
King mistura literatura fantástica (nos termos do realismo estranho) com sua costumeira pontada de terror e eu achei isso genial, esse foi um livro que eu praticamente devorei. Recomendo a leitura para aqueles que gostam de um mistério que tem um final aberto.

Shirlei 29/08/2020

ja havia lido este livro 15 anos atras, em ingles. resolvi reler em portugues para ver se ainda estava nos meus favoritos, e com certeza sim!
imagine se o que existe na sua imaginação não for tão imaginado assim? para quem gosta de King, não pode ficar sem ler esse!!

Samantha 04/05/2021

A metade negra
Esse livro conta a história de Thad, escritor, marido e pai de dois filhos, que acaba percebendo que seu psedônimo, George Stark criou vida e matou várias pessoas. Thad tem pouco tempo para evitar que George chegue até sua casa e sua família.

Walter 28/05/2015

Tratando-se de minha primeira leitura de um romance raro de Stephen King, comecei c uma boa expectativa.Mas devo deixar claro que,nunca,até o momento, o autor havia me instigado a tal ponto como nas primeiras páginas deste suspense . Você de alguma forma pode prever que determinado evento irá desencadear uma grande sujeira no futuro da personagem principal, o escritor Thad e aqueles que o rodeiam.Aliás,abrindo um parêntese, King cria com maestria um mergulho na psique de um escritor.Qualquer pessoa que seja escritor ou esteja se envolvendo com a arte,irá se identificar em algum momento e ficar maravilhado com a leitura.Suspense em altas doses.Existe sim,alguns trechos mais lentos que,de alguma forma quebram um ritmo saboroso ao qual estamos envolvidos,todavia, é o de menos.As vítimas da história (que Deus tenha tido piedade delas)sofreram e não foi pouco.
E concluindo...Depois desta leitura,vocês jamais olharão para pardais da mesma forma.Grande história.

Rosy Sales 20/02/2020

Que DECEPÇÃO!
Criar George Stark foi fácil. Se livrar dele, nem tanto.
Há anos, Thad Beaumont vem escrevendo, sob o pseudônimo George Stark, thrillers violentos que pagam as contas da família, mas não são considerados "livros sérios" pelo escritor. Quando um jornalista ameaça expor o segredo, Thad decide abrir o jogo primeiro, e dá um fim público ao pseudônimo.
Beaumont volta a escrever sob o próprio nome, e seu alter ego ameaçador está definitivamente enterrado. Tudo vai bem. Até que uma série de assassinatos tem início, e todas as pistas apontam para Thad. Ele gostaria de poder dizer que é inocente, que não participou dos atos monstruosos acontecendo ao seu redor. Mas a verdade é que George Stark não ficou feliz de ser dispensado tão facilmente, e está de volta para perseguir os responsáveis por sua morte.
Então vamos lá:
Foram 16 dias árduos,sofridos e obrigados lendo isso e olha q ele nem é tão grande assim, que livro chato! Q leitura forçada q tive q fazer é igual quando vc mastiga um pão seco e se engasga mas acha q é melhor engolir do q cuspir fora pra não ser considerado um desperdício e depois q engole passa mal. Quanta encheção de linguiça q perda de tempo fiquei tão frustrada q achei q não conseguiria terminar mas consegui!
Só li pq queria saber o final e pq não gosto de abandonar livros (queria dar uma chance já q era o 3°do king q leio e nenhum me agradou) e não custava nada dar uma nova chance mas pelo visto peguei caro!

Só Sobre Livros 24/05/2013

A minha, a sua, a nossa Metade Negra
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2012/12/a-minha-sua-nossa-metade-negra-renata.html

Eduardo 11/12/2016

Livro pouco falado mas excelente
Um excelente livro, mas pouco conhecido. Conta a história de um escritor que vê o seu alter ego ganhar vida, da forma mais assustadora possível. Os personagens escritores do King são sempre excelentes: Thad Beaumont, Paul Sheldon, Ben Mears, Mort Rainey, entre outros.

Glau Anjos 18/07/2020

"Estou assustado, velha carcaça - confessou."
Um livro estruturado, cativante e assustador. Mostra os dois lados de Thad, um escritor pacato, pai de gêmeos e esposo dedicado, e em contra partida seu pseudônimo, George Stark, escritor arrojado, com estórias violentas e sanguinárias. No desenrolar da trama, apenas um poderá subsistir.

CarlosRB 30/01/2010

Dupla Personalidade

É um bom ensaio sobre dupla personalidade e Stephen King é um mestre
no assunto.

Luciano Luíz 09/08/2014

Se você leu SACO DE OSSOS, A ZONA MORTA e CÃO RAIVOSO, não pode deixar de seguir os rastros que levam A METADE NEGRA.
Um livro denso, onde conhecemos mais um dos muitos escritores de STEPHEN KING.
E mais precisamente, seu pseudônimo.
Com toda certeza, este livro jamais viria à existir, caso King não tivesse criado RICHARD BACHMAN, seu alter ego.
No entanto, neste livro, o escritor Thad Beaumont um dia decide sepultar seu pseudônimo. Já que com seu nome verdadeiro ele não era tão admirado e nem vendia como o escritor fictício.
Mas, para sua infelicidade, algo inacreditável acontece. E George Stark simplesmente vem do mundo dos pseudônimos mortos e começa uma verdadeira chacina para com todos que estavam envolvidos direta ou indiretamente com seus livros.
Este é um dos melhores livros Kinganos. Pois deixa os leitores ansiosos do início ao fim.
Ainda mais, no comecinho onde uma cirurgia revela algo aterrador...
É mais um título raro, e que pode ser achado (às vezes) no Mercado Livre ou Estante Virtual.
Com média de R$ 70,00 a R$ 100,00.

Nota: 10

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804
Samuel Simões 22/11/2016minha estante
tomara que a suma de letras republique um dia!!!

Tatiane Buendía Mantovani 18/01/2015

Raras vezes peguei para ler um livro do King tão chaaaaaaaato. Da a impressão de que poderia ter contado a historia toda em um conto de trinta páginas, o resto é só encheção de linguiça.
2 estrelinhas e bem sofridas......

Ronaldo 23/02/2016

Stephen King nos traz uma premissa que nas mãos de um escritor menos habilidoso chegaria a ser ridícula. George Stark, o grande vilão da história vai surgindo gradualmente. Primeiro sua existência é apenas presumida. Depois, ele é apenas um vulto visto por uma das testemunhas, uma voz ao telefone, até que ele aparece em toda a sua opulência e toma as rédeas da vida de Thad e sua família. Conforme o livro segue rumo à reta final, vamos ansiando cada vez mais pelo confronto entre Thad e George e quando esse acontece, as emoções afloram das páginas. O final é arrebatador, um dos desfechos mais espetaculares de King. O único defeito foi o excesso de profundidade nos personagens, o que comprometeu o ritmo da narrativa. King imergia em suas mentes e ali perdia a noção do tempo. São páginas e mais páginas tomadas pelas ponderações de seus personagens, o que tornou a leitura um tanto enjoativa em alguns pontos. Uma narrativa mais enxuta teria tornado o livro muito mais empolgante. Mas mesmo assim curti demais a leitura e torço para que a Suma das Letras reedite essa obra. Com uma bela capa, páginas amarelas e é claro, fontes legíveis.

Resenha completa no blog: