Misery

Misery Stephen King
Stephen King

Resenhas - Angústia

Flávia Menezes 09/11/2020

SE VOCÊ É FÃ DO KING, ENTÃO ESSA LEITURA NÃO PODE FALTAR!
Há dias em que a minha mente tem girado em torno de ?Misery?, e sinto que essa história precisa de uma resenha muito mais adequada, do que aquela que redigi, tempos antes de ter me aventurado muito mais profundamente no universo do Mestre King. Sendo assim, estou aqui apenas para dar o devido crédito a essa obra magnífica.

?Misery? foi meu segundo contato com a obra de Stephen King, e na época, eu havia acabado de ler ?Joyland?, que é um livro tão mais emotivo, e muito mais focado no lado emocional dos personagens, do que em toda aquela violência e terror que eu acreditava que houvesse em todos os livros do autor. Acredito que nessa época, eu não era muito diferente do que pensam muitos daqueles que não conhecem a escrita de King.

Mergulhar em uma obra intensa como essa, não foi nada fácil. Esse foi o único livro que eu li até agora, que me deixou esgotada psicologicamente. A violência física e psicológica dessa história não é algo para alguém como eu, que sou bem mais impressionável do que muitos de vocês possam ser, e não foi fácil aguentar a pressão que o protagonista sofria página por página, e houve momentos em que eu realmente pensei em desistir, porque era demais para mim.

Mas, como tudo o que o Mestre King escreve, obviamente que eu não consegui abandonar o livro, por mais dor que ele me causasse. Afinal, esse foi um livro em que Stephen King alfinetou seus leitores clara e diretamente. E quer ousadia maior do que a de um escritor que critica seus próprios leitores? Mas é isso que mais amamos no King, não é mesmo? Porque assim como seus personagens, ele é extremamente destemido.

Na história, a enfermeira aposentada Annie Wilkes é uma leitora voraz das histórias do escritor Paul Sheldon, e sua obsessão é tamanha, que ela quer ter o escritor somente para ela. E mais do que isso, ela quer que a série de best-sellers protagonizados por Misery Chastain tenha um final que a agrade especificamente. E é esse o ponto chave e brilhante dessa história.

Tomando por base a loucura obsessiva da personagem de Annie, Stephen King traz à tona as dificuldades da vida de um escritor, e da difícil tarefa de satisfazer seus leitores. E a verdade é que escrever é como uma roleta russa: se o tiro vai ser certeiro ou não, nunca se sabe. A questão aqui é que ser escritor é se entregar aos seus instintos, e acreditar que, tendo as ferramentas necessárias e se permitindo mergulhar no que sua mente está te trazendo, as chances de que algo bom possa aparecer são grandes. E nesse ponto, ?Misery? é uma verdadeira aula sobre Escrita Criativa.

Para tentar satisfazer a obsessão de Annie, o personagem precisa ir além dos seus limites, tendo que ignorar tanto a tortura psicológica sofrida, quanto a física e suas dores alucinantes, para escrever. Esse é o ponto onde King traz suas próprias experiências pessoais, e conta como a criatividade opera na mente (e na vida!) do escritor, reforçando os efeitos que a rotina diária da escrita tem na vida do escritor.

Uma técnica muito interessante que ele descreve é a ?Brincadeira do Sai Dessa?. Nessa brincadeira uma pessoa dá início a uma história, e em seguida para, e escolhe outro para continuá-la dizendo: ?Sai Dessa?, e a pessoa precisa pensar rapidamente em uma continuação. Os demais na roda julgarão se a continuação é consistente ou não, e isso é o que lhe faz prosseguir ou não no jogo. E é essa a técnica que o protagonista precisa recorrer para satisfazer as exigências da sua fã número um, desenvolvendo uma história verdadeiramente consistente e coerente.

Enquanto lia esse livro, por diversas vezes me veio à mente alguns comentários que já li aqui no Skoob, feito por alguns usuários sobre suas leituras, no histórico de leitura. Afinal, é tão comum nos depararmos com comentários tais como ?Esperava mais? ou ?Esse final foi diferente do que eu imaginava?, e precisamos dar a mão a palmatória e reconhecer que muitas e muitas vezes somos verdadeiras Annies na vida de nossos escritores favoritos.

E se me permitem, gostaria de provocar aqui uma reflexão sobre o tipo de análise, e de crítica, que fazemos aos livros que lemos. Serão elas verdadeiramente consistentes, ou são julgamentos baseados unicamente no nosso gosto íntimo e pessoal? Ao iniciarmos um livro, por que alimentamos essa fantasia de que este foi escrito unicamente para nos satisfazer? Será que consideramos o escritor uma extensão da nossa mente, e por isso ele não pode nos decepcionar criando um enredo diferente do que pensamos? Será que temos consciência do quanto a dureza das nossas palavras pode colocar tudo a perder na vida de um escritor, especialmente aqueles que só estão iniciando sua caminhada, e nem fama possuem? Será mesmo necessária tamanha crueldade nas palavras que usamos? Será mesmo essa a verdadeira função do leitor? Por que deixamos de mergulhar na mente do autor, e nos concentramos tanto só naquilo que queremos de uma história?

Essa é a grande provocação que Stephen King faz em ?Misery?, e não há como terminar uma leitura como essa sem se perguntar ?Em que tipo de leitor eu estou me tornando? Uma Annie amarga e possessiva? Ou ainda me deixo surpreender, deixando essa postura da criança que não tem seus desejos infantis atendidos, e me concentro unicamente na mente do autor, e me permito ver com seus olhos a história que ele está tentando me contar??

E sendo essa uma história baseada na vida do nosso Mestre King, é claro que a famosa cena da máquina de escrever com uma tecla faltando, trazendo a necessidade de que a letra fosse completada à mão após ter sido datilografada, um evento que aconteceu na vida de Stephen King, e é depois contada em sua biografia ?Coração Assombrado?, de Lisa Rogak, não foi deixada de lado.

De todos os livros de King, esse é essencial para todos aqueles que se dizem fãs de King, e uma vez que você realiza essa leitura, você vai começar a ver os livros de uma forma completamente diferente. Até porque se você resistir a perceber o quanto, em muitos momentos, você se pareceu com a Annie, o seu amadurecimento como leitor será muito maior, e você passará a ser muito mais consciente das suas próximas leituras. Se não acredita em mim, tudo bem. Eu posso conviver com isso. Mas espero que ainda acredite no King, e boa leitura!
Gleidson 24/09/2021minha estante
Concordo com o título da resenha...

Ótima resenha!

Flávia Menezes 24/09/2021minha estante
Não é mesmo, Gleidson? Quanto mais leio, mais chego a essa conclusão! ??

Flávia Menezes 24/09/2021minha estante
Francisco, muuuuito obrigada! Reparando minha resenha anterior fraca?.kkkk ?Misery? merece muito mais! ??

Francisco 24/09/2021minha estante
Na biografia dele há um detalhe do que Anne faria com Paul que ele pensou e não escreveu. Sem dúvida Misery é uma de suas muitas obras-primas. ;)

Gleidson 24/09/2021minha estante
Flávia, esse e O Iluminado são os meus favoritos do King

Flávia Menezes 24/09/2021minha estante
Jura?!!! Ainda estou um pouquinho atrás de você! Mas cada vez mais penso na importância de ?Misery? na bibliografia do Mestre King ?

Flávia Menezes 24/09/2021minha estante
Gleidson eu agora estou vendo ?Misery? com outros olhos, mas entendo perfeitamente o que você quer dizer. Agora, quanto ao ?O Iluminado?, sem dúvida é o meu favorito também! Viu? Amamos tanto o King que gostamos daqueles que mais estão identificados com ele! ?

Francisco 24/09/2021minha estante
Sim, é um de seus grandes livros. Antes da página 200 ele fala sobre qual seria o destino de Paul :)

Flávia Menezes 24/09/2021minha estante
Falta um pouquinho pra eu chegar lá, mas agora eu vou avançar rapidinho porque fiquei curiosa;)

Joao 24/09/2021minha estante
Perfeito Flávia e encarei de frente a provocação hehehe. Foi muito bacana e vou levar como uma dica na hora de emitir uma opinião. Acho que sua provocação inclusive transcende a questão literária. É sobre emitir opinião sobre qualquer coisa hehehe.
E quanto a obra, é indiscutível uma obra prima, porém preciso reler com urgência, pois já faz muito tempo.
E amo o filme também.

Flávia Menezes 24/09/2021minha estante
Obrigada, João!!! ? Esse é um livro tão provocador, mas tão importante, não é? E olha?preciso fazer como você e dar uma olhadinha nos filmes também! ;)

NayLyra 24/09/2021minha estante
Misery é meu segundo fav dele !!! Sem dúvidas !!!

Pedro 26/09/2021minha estante
Mais uma excelente resenha, Flávia. Mas você já sabe disso.?
Eu comprei esse livro no ano passado, mas ainda não li. Entretanto, a sua resenha me fez perceber meu erro em adiar essa leitura.
Adorei os seus questionamentos ao longo dessa resenha. Confesso que às vezes fui cruel em minhas críticas a alguns livros que li. Lendo a sua resenha, eu percebi o quão injusto eu fui. Um escritor, antes de escrever para os leitores, escreve para ele mesmo, então é normal não agradar a todos. E vamos concordar: ninguém jamais agradará a todos... a não ser você e suas resenhas sensacionais. ???

Flávia Menezes 27/09/2021minha estante
Pedro?eu estou derretida com essa sua mensagem!! ? Que coisa mais linda!!! Fiquei até sem jeito agora! ??
E olha, eu estou super ansiosa para que você leia esse livro, porque ele é essencial pra quem gosta do Rei. Ele foi muito direto, ousado, sarcástico e isso me encantou. Tenho certeza que vai encantar você também. ;)

Pedro 27/09/2021minha estante
Você mereceu cada palavra da minha mensagem. ??
E depois dessa recomendação, eu só posso dizer que Misery será minha próxima leitura. ?

Flávia Menezes 27/09/2021minha estante
Pedro?? Vou ficar aguardando ansiosa pra saber o que você achou. ;)

Pedro 27/09/2021minha estante
Estamos combinados. ???

Debora.Mello 26/01/2022

Agora minha história foi contada?
Nem acredito que finalizei o livro ahhhh
Meu primeiro contato com Stephen King. Meu primeiro contato com esse gênero literário.
Se foi fácil no começo da história? Não mesmo, lia uma parte depois dava um tempo e depois voltava. Se eu quis abandonar? Quis. Mais precisava dar uma chance pra novas descobertas. O novo sempre assusta. Mais aqui finalizamos.
Estou até o momento aqui chocada e fascinanda. Com o desenvolvimento dessa história que me deixou sem ar, olha desculpa mais em umas ocasiões eu ri também ( com respeito). Paul você sem dúvidas é um guerreiro que ama escrever.
De sua fã número um.
Jeff Ettore 26/01/2022minha estante
Primeiro livro do King? Que legal. É um dos meus favoritos. Quando puder leia os clássicos dele. São imperdíveis.

Chinno 26/01/2022minha estante
Meu primeiro contato foi o iluminando!! Gostei muito, fui tentar ver o filme não consegui assistir nem 5 min ??

Debora.Mello 27/01/2022minha estante
Sim finalmente criei a coragem de começar, não me diga que os clássicos são aqueles livros enormes com mais de 700 páginas rsr

Debora.Mello 27/01/2022minha estante
Rsr essa questão de filme é muito relativo rsr pq vc começa a assistir e ver q não tem muita semelhança com o livro. Por isso aquele ditado é sempre válido: melhor o livro que o filme ?

Jeff Ettore 27/01/2022minha estante
Nãooo, bem... Os clássicos que eu li e gostei foram " a hora do vampiro", "a zona morta", "o iluminando", "a espera de um milagre", "o cemitério" e mais algum que devo ter esquecido. Esses são ok, não são calhamaços. E tem também "Buick 8" que não é clássico mas é um dos meus favoritos.
Quanto ao filme do iluminando, eu li o livro primeiro e achei o filme bem chato pra falar a verdade. Nossa, bateu mó nostalgia agora, saudades de ler um do King kkkkk

Debora.Mello 27/01/2022minha estante
Pq maioria dos livros dele são enormes... como estou começando agora.. que ir devagar rsr ir pelos pequenos.. mais vou dar uma olhada nesses que vc citou vai que eu me interesse por algum.
Obrigada pelas indicações ?

Jeff Ettore 29/01/2022minha estante
???

Glau de Paiva 30/01/2022minha estante
O Iluminando é muito bom. Outra sugestão é Novembro de 63!!!

Jeff Ettore 30/01/2022minha estante
Esse é um que tem a ver com Kennedy e viajem no tempo?

Debora.Mello 30/01/2022minha estante
Ahh esse do Novembro 63 eu li a sinopse gostei muito dele...espero q entre na desse ano tbm.

Glau de Paiva 01/02/2022minha estante
É esse sim Jeff! Leia Débora pelo amoooor... Esse livro é fantástico. Fizeram uma série dele, mas, parece não ter nada a ver com o livro. Dele eu li O Iluminando, A Hora do Vampiro, Novembro de 63, It a Coisa ( detestei ), O Cemitério. Não sei se esqueci algum rsrs...

Jeff Ettore 01/02/2022minha estante
Valeu, Glaucia! Tô querendo ler King há um tempo. Vou atrás desse.

Glau de Paiva 02/02/2022minha estante
Eu gostei muito! Depois que ler me fala o que achou Jeff? E vc também Débora. Adoro comentar as melhores partes.

Debora.Mello 03/02/2022minha estante
Com certeza vem aí kkk agora fiquei curiosa pra ler.. eu já tinha gostado muito da sinopse de novembro 63. Fico com receio de flopa kkk pq ele já é um pouco grandinho. Mais vai dar certo

Jeff Ettore 03/02/2022minha estante
Você leu a série Torre Negra, Glaucia?

Glau de Paiva 04/02/2022minha estante
Não li nenhum livro da série.

McFly 11/04/2022minha estante
Leia "A Espera de um Milagre". É um livro lindo e vc vai amar Stephen King na hora.

Regis 18/10/2022

Suspense de tirar o fôlego
Misery é uma narrativa viciante e assombrosamente intensa, que te consome tanto quanto Paul Sheldon é consumido aos poucos pela crescente loucura de Annie Wilks.

Diferente de muitas obras de King, Misery não é um romance de terror, mas aqui o terror acontece mesmo sem os típicos  elementos sobrenaturais constantes na obra do autor.
Annie faz o papel de espavorir Paul com maestria, ao ponto de deixá-lo imaginando ser a própria Sherazade; contando intermináveis histórias até para si mesmo, para manter acesa a esperança de que poderá sair de tudo isso com vida.

O livro alterna entre os pensamentos de Paul e a narrativa em terceira pessoa, enclausurando o leitor na mente dele e no espaço sufocante do quarto onde ele é mantido a maior parte do tempo.
Esse é outro dom do autor, manter o leitor preso a dois personagens confinados a um único ambiente. Esse dom é magistralmente executado em Misery.

Todo o suspense desse livro me deixou com os nervos à flor da pele. As descobertas em conta gotas que Paul vai fazendo sobre Annie, vão revelando aos poucos tanto para ele quanto para nós a desmesura de sua psicopatia.
Todas as revelações comprovam nossas suspeitas: ela não bate bem.
Nunca podendo ser contrariada, e em vista do menor descontentamento, o castiga como se fosse um menino.

As partes em que ela o tortura são gráficas e impactantes, tive que pausar a leitura em alguns momentos para não sucumbir junto com Paul.
O sofrimento dele é atemorizador.

O livro se encerra da forma mais satisfatória possível (ao menos para mim).
O que me fez questionar as críticas aos desfechos das histórias do autor.

Adorei Misery!
Com certeza vai entrar para o rol dos favoritos.
Indicadíssimo.
Caio 18/10/2022minha estante
Um dos meus preferidos do King.

Alex 18/10/2022minha estante
Tá aí um autor que está numa lista imensa de Back log.

Regis 18/10/2022minha estante
Se tornou um dos meus também, Caio. ?

Regis 18/10/2022minha estante
Devagar e sempre, Alex conseguiremos sanar essa lista. Comecei a ler King o ano passado e sempre que dá fujo para me refugiar em seus livros, pois adoro o desenvolvimento de personagem dele.

Alex 18/10/2022minha estante
É bem isso, devagar e sempre!!!

Esse final
Pra mim foi tudo

Regis 18/10/2022minha estante
Também achei um bom final para a trajetória do Paul Sheldon e da lunática da Annie Wilks, Valesca.Catelani. ?

Pra mim King nunca erra

Regis 18/10/2022minha estante
Até agora gostei de tudo que li dele Valesca.Castelani. ?

HenryClerval 18/10/2022minha estante
Fiquei muito feliz que concluiu essa leitura adorando o livro.

Valesca.Castelani 18/10/2022minha estante
Régis já leu Billy summers?

Souza 19/10/2022minha estante
Já me falaram muito sobre essa obra. Confesso que estou curioso em lê-lo um dia.

Adorei muitíssimo, Leandro!
Me senti presa ao livro. Foi uma leitura maravilhosa!

Regis 19/10/2022minha estante
Ainda não li Billy Summers, Valesca.Castelani. Me recomenda?

Regis 19/10/2022minha estante
Leia sim, Souza. Não vai se arrepender. ?

Diani Voulga 19/10/2022minha estante
Meu livro favorito do King. Fico feliz pro você ter goatado tanto, vida ??

Valesca.Castelani 19/10/2022minha estante
Billy summers
Recomendo muito ele criou em mim um apego muito grande

Gustavo Rodrigues 18/11/2020

Agoniante, angustiante, espetacular.
Extremamente bem escrito, bem desenvolvido, e tem a capacidade de lhe deixar angustiado a todo momento.

O livro conta a história de Paul Sheldon, um escritor famoso, que sofre um acidente e acorda na casa de uma antiga enfermeira chamada Annie Wilkes, que diz ser sua fã número um. A partir daí ele começa a perceber que não está ali apenas pra receber tratamento médico, e sim pra ser mantido em cárcere privado, sendo torturado de várias formas.

É impressionante a capacidade de ambientação que tem o S.K. A cada página que passa, você se sente como se estivesse dentre daquele quarto com o Paul, sofrendo tudo que ele sofreu, passando por todos os perrengues, tentando achar uma maneira de escapar daquela situação.

Annie Wilkes é assustadoramente perturbada, sádica, cruel. Em todas as cenas você fica angustiado, sem saber se, no próximo segundo, ela vai ultrapassar a linha tênue que existe em sua cabeça que separa a personalidade estável da insana. A construção dessa personalidade confusa é belíssima, deixando muito claro todas as características, nuances e traços que fazem dela uma mulher totalmente desequilibrada.

Também é bem perceptível como o sofrimento que o escritor passa vai mexendo aos poucos com sua sanidade, e seu desespero fica cada vez mais latente.

O final é impecavelmente trabalhado. Tudo na dose certa, com angústia, ação, suspense, tudo que o livro merecia pra ser fechado com chave de ouro.

Como outras pessoas me disseram, é um livro claustrofóbico, agoniante, tenso e, sobretudo, espetacular!
She King 18/11/2020minha estante
AMO ESSE LIVRO TB LI ESSE ANO

Fabi 18/11/2020minha estante
E amarrado com outras histórias do King

Xxxxzx 20/11/2020minha estante
Esse livro é excelente. Não dá vontade de largar.

NayLyra 20/11/2020minha estante
Espetacular sim !

Allan Tancredo 10/12/2020minha estante
Esse livro é tudo de bom. Passei a madrugada vidrado nele.

Bjlins 10/05/2021minha estante
Pense viu num livro bom ....

eliza.rodriguess 01/08/2021minha estante
Acabei de ler, nunca me senti tão angustiada lendo um livro kkkkkk nossa, história perfeita, bem desenvolvida, sem arrudeios, magnífica!

Kleverson 21/11/2021minha estante
Vou procurar e ler. Assisti o filme é gostei muito.

Ticha 22/12/2021minha estante
Muito bom.... agora vou ver o filme

Shollo 05/01/2022minha estante
Querendo terminar. Para assistir o filme.

shei.freitas 30/09/2022minha estante
entrou pro meu ranking de livros favoritos! esse livro é perfeito.

Cah_vickð¤ 16/12/2022minha estante
Achei perfeito.

rafaella 05/01/2023minha estante
incrível! te prende de cara

Eliane443 24/01/2023minha estante
Excelente resenha. Parabéns!
De fato o livro é tenso e agonizante. Muito bem detalhado e o leitor é transportado a experimentar todas as sensações que Paul Sheldon vive.

Marcelo 23/04/2023minha estante
Acaba pelo amor de Deus

Vinicius39 22/01/2024minha estante
to lendo esse livro e ele é muito bom meu deus

Maria Rosa 15/03/2024minha estante
Amei sua resenha, perfeita como o livro

Gustavo_P 24/02/2023

Esse livro tira o fôlego
O livro é ótimo e a leitura é bem imersiva a ponto do leitor sentir de fato uma grande angústia e desespero em todos os momentos. Como sempre, King consegue ter uma escrita que nos prende na história e nos faz imaginar como se fôssemos o próprio personagem. Nesse livro a obsessão (levada às últimas consequências) é o elemento central. E é justamente por se tratar de algo real, característico e intrínseco a todo ser humano, o que torna o enredo tão convincente e assustador. Com certeza um excelente livro, vale muito a pena ler.
Nilsonln 24/02/2023minha estante
Na minha lista. Em 2023 acho que acontece.

Gustavo_P 24/02/2023minha estante
Boa. É uma excelente leitura.

Tutu Cavalieri 24/02/2023minha estante
Minha cunhada me recomendou mto esse livro?. Pela leitura em si é por eu ser enfermeira ?

Paty Gocalita 28/02/2023minha estante
Estou lendo esse. ?

Jhaze 28/02/2023minha estante
Receioso de ler porque já vi o filme nos anos 90

Gustavo_P 28/02/2023minha estante
@tutu, tu é enfermeira, então vai gostar mesmo?

@Gustavo428

Pois é! ?

Gustavo_P 28/02/2023minha estante
@jaaziel, ele é pesadinho mesmo, mas nem tanto.

@Paty, agoniante né???

Paty Gocalita 28/02/2023minha estante
Agoniante demais!!!!!!

Será?!?!
Tô com receio de começar!!!

@tutu, eita!?

??

Paula.Soares 03/03/2023minha estante
Amei esse livro ?

Cris 18/04/2023minha estante
Vou iniciar hoje esse livro hoje amigo. Estou ansiosa e com medo. Mas por algum razão, acho que vou gostar. Estou assistindo alguns vídeos e me interessando muito nesse universo King.

Gustavo_P 18/04/2023minha estante
Então Cris, vai sem medo. Você vai gostar desse universo.

Nicolas 23/01/2023

Tenso.
A primeira palavra que me vem a cabeça quando penso na leitura de Misery é: tenso. Esse livro me fez ficar de coração apertado e quase sem respirar em algumas partes, o King sabe colocar a gente no lugar do personagem. É um livro quase perfeito, mas tem umas coisas que me incomodaram, os pensamentos do Paul às vezes eram chatos e entediantes e muito confusos, e em algumas partes o livro foi arrastado. Fora isso, eu amei demais o livro, uma experiência muito boa. Recomendo demais!

(Stephen King nunca errou?)
Deeh123 23/01/2023minha estante
Akakakakka quando eu li pensei a mesma coisa! Por mais que seja um livro muito bom, ás vezes era meio arrastado mas nossa, fazia tempo que nn lia um livro tão tenso, como você mesmo disse.

(e stephen king é o rei do horror?)

Nicolas 23/01/2023minha estante
nunca li um livro assim vei kskssk

Nicolas 23/01/2023minha estante
próximo q quero ler dele é billy summers

Deeh123 23/01/2023minha estante
livro assim eu só li esse também lkkklkk mas costumo ver mais séries nesse tipo de gênero

Deeh123 23/01/2023minha estante
billy summers eu nn conheço, mas morro de vontade de ler it a coisa(apesar das críticas) e nn sei se você sabe mas tem uma série de um dos livros dele "outsider"

Nicolas 23/01/2023minha estante
it foi o primeiro livro dele q li, recomendo viu, único problema é aquela cena no bueiro das crianças e o TAMANHO skakaj

Nicolas 23/01/2023minha estante
outsider quero ler dms tbm, soq parece q tem ler a trilogia do mrs mercedes primeiro pq ela é personagem dele e etc

Deeh123 23/01/2023minha estante
Akakakakak it meio que já é um livro polêmico né... entaooo kskagajakakak mas queria ler mesmo porque gostei do filme

Deeh123 23/01/2023minha estante
Aaaahhhhh eu tento fugir ao máximo de trilogias/séries de livros. Preguiça de ler tudo kskkakak

skakakkakaka eu gosto

skakakkakaka eu gosto

janierisonsantos 24/01/2023minha estante
há anos que ele está na minha lista. quero muito ler

Nicolas 24/01/2023minha estante
leia! é mt bom, vai se arrepender não

Nicolas 24/01/2023minha estante
leia! é mt bom, vai se arrepender não

Mateus.Caixeta 21/04/2022

Uma grande tortura gratuita
Demorou muito tempo pra mim refletir e chegar a uma conclusão sobre esse livro. Sei que várias pessoas adoraram, amaram e derem 5 estrelas. Mas, eu infelizmente não, e está tudo bem. Acabei dando 4 estrelas pela minha amiga, que enalteceu o livro, e também porque todo mundo gostava e falava super bem. Houve uma pressão (que eu mesmo coloquei em mim), pra que eu desse uma nota alta, mesmo que não tenha gostado. Tentei ao máximo extrair as qualidades, procurei até o fim, o motivo pelo qual eu dei uma nota alta, mesmo tendo passado raiva o livro todo.

Não é um gênero que eu goste, aprendi isso nesse livro. Foram várias cenas de tortura, que eu não extraí nada daquilo, acabou sendo uma tortura gratuita pra mostrar o mal das pessoas e o limite mental delas. É sim, um livro bem escrito, com personagens bem construídos, mas que não me diz nada além disso. Foi um livro "inútil" de conteúdo, o que não me incomoda, quando pelo menos me traz sentimentos bons. Todos os dias estamos rodeados de morte, tortura e notícias ruins (que é um dos motivos pelo qual eu leio, pra fugir de tanto bombardeio de coisas ruins acontecendo). Acho que também foi muito do momento, a pandemia acabou afetando em certas partes.

"Kindred" e "Herdeiras do Mar" tiveram várias cenas de tortura, mas nesse caso não me incomodou, porque aquilo precisava ser retrado. E eu não senti a mesma necessidade nesse livro, me pareceu meio jogado ali pra impactar, coisa que eu não gosto.

Enfim, levei 1 ano pra fazer uma resenha sobre k k k ainda estava tentando entender os meus sentimentos com esse livro.

Foi tudo graças a conversa que tive com a minha amiga, ambos percebendo que esse gênero não é pra gente, e não tem nada de errado nisso.
Flávia Menezes 21/04/2022minha estante
Entendo bem o seu sentimento. Exatamente o que eu senti quando li. Só mudei de opinião depois, mais pela escrita do que pela trama. Mas esse é exatamente o sentimento que senti na época: tortura gratuita. ?

Kah Morais 21/04/2022minha estante
Minha primeira interação com os livros do Stephen King e acabei me decepcionando, abandonei em menos de 100 pgs. Espero um dia conseguir retornar a leitura

Bruno1108 21/04/2022minha estante
Obrigado pela resenha

Flávia Menezes 21/04/2022minha estante
Kah Morais?vou tomar a liberdade aqui de te dizer, começar por ?Misery? realmente nos faz ter uma péssima experiência. Mas se um dia você tiver vontade de ler algo muito legal desse autor, eu te indico ?A pequena caixa de Gwendy?. É zero terror, e ele é bem curtinho. E a personagem é bem novinha. Acho que esse você iria gostar bem mais. ????

Mateus.Caixeta 21/04/2022minha estante
@Flávia A escrita é boa msm, mas o conteúdo... vai de cada um. Muitos falam que é bom começar pro esse, mas foi de longe um péssimo começo.

Mateus.Caixeta 21/04/2022minha estante
@Kah Morais tenta dar uma chance pra outros livros dele, vai que funcione. Ainda vou tentar ler outros do autor, aposto que algum ainda vai cativar.

Flávia Menezes 22/04/2022minha estante
Nossa Mateus!!! Começar por Misery é ser guerreiro ????

Flávia Menezes 22/04/2022minha estante
Eu comecei por ?Joyland?. Que é suuuuper gostoso de ler. Mas tem muito bons? ?A Incendiária?, ?Ascensão?, ?A Hora do Lobisomen?, ?Depois?? são bem mais leves.

Kah Morais 22/04/2022minha estante
Obrigada pelas dicas! Tenho aqui comigo também "It a Coisa" e "Sob a redoma", vou tentar ler eles por mais que sejam calhamaços kkkkkk

Flávia Menezes 22/04/2022minha estante
Kah Morais, ?It? tem um começo um pouquinho pesado, mas depois vai ficando bem melhor. E fala bastante sobre amizade. ?? ?Sob a Redoma? será uma das minhas próximas leituras? por enquanto não consigo dizer se é bom. Mas vi muitas opiniões boas por aqui. ????

rana.castillo 22/04/2022minha estante
Adorei a resenha, amg ?
E vamos fugir juntos desse tipo de leitura kkkkk

Carla.Ligia 23/04/2022minha estante
É importante experimentar novas coisas, infelizmente nem sempre gostamos.

juju.salless 24/04/2022minha estante
meu deus tava querendo pegar p ler(por pressão psicológica tb justamente pq sabia q todos falavam horrores msm q eu n desse mt bola pra sinopse em si)... e foi c deus pois boto mt fé na sua opinião e se vc falou apenas concordo ?

Mateus.Caixeta 25/04/2022minha estante
@Júlia KKKKKKK morri com esse comentário

Mateus.Caixeta 25/04/2022minha estante
@Flávia Menezes tô muito curioso pra ler Joyland, parece ser uma vibe super diferente. Já tá na lista de futuras leituras

juju.salless 25/04/2022minha estante
ai q tudo le joyland!!! eh tudo na carreira

saulo macedo 28/12/2022

angustiante e angustiante
É assim que acaba o meu 2022.
Essa foi a minha primeira leitura do autor e posso dizer que sinto pena de mim mesmo por não ter o conhecido antes.
Sinto que fui acertivo por ter começado o universo de King por Misery, pois pude sentir o andamento do livro, a história, a escrita/leitura fluida, as descrições das cenas na medida certa.
As cenas super gráficas de violência física e psicológica (e são muitas, muitas mesmo) causaram em mim uma angústia, aflição, um suspense terrível. Quando eu achava que aquela psicopata depressiva da Annie tinha chegado ao seu limite, ela se superava.
Nossa, que loucura bizarra são algumas partes dessa história.
Uma história de se deixar traumas e marcas de tão bem escrita e profunda que ela é.
Se você, assim como eu, ainda não leu nada do King, leia. Você não sabe o que está perdendo.

-----------------------
ps: desejo a todos vocês um feliz ano novo repleto de realizações, sucesso e tudo de melhor. :)
Yanne0 28/12/2022minha estante
Amo king! Esse foi o único dos livros que já li dele q me causou um pesadelo kkkkkkkkk ?

saulo macedo 28/12/2022minha estante
@Yanne NOSSAAA AS CENAS AQUI SÃO BEM GRÁFICAS NÉ

Yanne0 28/12/2022minha estante
Simmmm, mto gráficas msm, mas adoro esse livro. Um dos meus fav do king!

Marcy 29/12/2022minha estante
Amo demais.
A cena do ratinho e da tinta de parede é bem vivida na minha memória e já fazem 3 anos que li kkkkkk

Cris.Aguiar 29/12/2022minha estante
Eu tenho um caso de amor e ódio com King, mas esse livro está sem dúvidas dentre os meus casos de amor!
Um dos meus prediletos.

saulo macedo 29/12/2022minha estante
@Marcy simmm essas cenas foram muito bem escritas, deixa bem vívido na memória mesmo.

saulo macedo 29/12/2022minha estante
@Cris.Aguiar realmente, esse livro é MUITO bom

BrunoTS 31/12/2022minha estante
Minha primeira leitura de 2023 já tá escolhida hehehe

saulo macedo 31/12/2022minha estante
@BrunoTS eeeeeee vc não vai se arrepender. É muito bom!

BrunoTS 31/12/2022minha estante
Eu vi o filme... tenho certeza que o livro vai ser muuuuito melhor ?

Isalima27 26/04/2023minha estante
Quero muito ler esse livro! Parece ser incrivel

Cris.Aguiar 28/04/2023minha estante
@BrunoTS esse é um dos raros casos em que o filme faz jus ao livro (embora claro, não se iguale)

@vcdisselivros 21/03/2022

"O motivo de autores quase sempre colocarem dedicatórias em livros, é que o egoísmo deles no final horroriza até eles próprios"
O COMEÇO

Paul Sheldon é um famoso escritor de romance, reconhecido pela série de best-sellers protagonizada por Misery Chastain. No dia em que termina de escrever um novo manuscrito, totalmente diferente do gênero que costuma vender, ele decide sair para comemorar e no caminho se depara com uma forte nevasca.

Após derrapar e sofrer um grave acidente de carro, Paul desmaia e acorda dias mais tarde. Ao emergir da nuvem escura em que estava, Paul percebe estar em uma casa isolada e ao ter contato com a pessoa que o resgatou, descobre três coisas:

- Annie Wilkes é sua maior fã, ou como se intitula, “Sua fã número um”;

- Por ser uma enfermeira aposentada, ela tem muitos analgésicos e não poupa recursos
quando o tema é cuidar de Paul;

- Além de fã e enfermeira, Annie é louca, mantém o escritor em cárcere privado e tem métodos sádicos para fazer Paul se comportar e satisfazer suas vontades.

SERIA CÔMICO SE NÃO FOSSE TRÁGICO

Descontente com o desfecho do último livro de Misery, Annie obriga Paul a escrever um novo livro sobre a personagem, um dedicado a ela, sua última obra prima.

Para motivar o escritor, muitas torturas e ameaças, com uma agulha, ou um machado, tanto faz, o importante é escrever uma narrativa com um final que Annie considere apropriado.

Ferido, debilitado e torturado, Paul Sheldon terá que usar toda a criatividade para salvar a própria pele e escapar deste pesadelo, mas à medida que o tempo passa, Annie fica mais exigente e mais perigosa.

POR FIM

O início do livro foi lento, isso se deve ao fato de grande parte do título se passar no mesmo ambiente e se tornar repetitivo ao fazer uso da fórmula “Erro/Punição”.

No entanto, ao passo que as páginas passam, vamos nos solidarizando com Paul e da situação em que o mesmo se encontra, passamos a torcer por ele e a sentir asco de Annie.
Stephen King soube abordar bem esse lado de fãs psicóticos, pessoas insanas, descompensadas, que levam a paixão e as coisas a outro nível.

O interessante também é ver Paul falando sobre o processo de criação de um livro, deixando no ar curiosidade, pois não sabemos se King inventou isso para o personagem ou se faz uso de alguns desses métodos na própria escrita.

Em suma, personagens bem construídos com um desfecho de tirar o fôlego!
Pâmela Felix 21/03/2022minha estante
Tô terminando e já tô pirando.

@vcdisselivros 21/03/2022minha estante
Via na fé que só melhora kkkkk

@vcdisselivros 21/03/2022minha estante
Pâmela, vai na fé que só melhora kkkkk

Augusto 21/03/2022minha estante
Ótima resenha.

Mariana 21/03/2022minha estante
Adorei sua resenha. Preciso ler, essa belezinha tá lá na minha estante há quase 1 ano kkkkkk.

@vcdisselivros 22/03/2022minha estante
Obrigadooo Augusto!!!

@vcdisselivros 22/03/2022minha estante
Mari, obrigadoooo e agora vou ficar no seu pé até ler ? Brincadeira viu kkkkk

Mariana 22/03/2022minha estante
Aaaaa não tem aquela música: Não me empurra que eu já tô na beira... Eu vou largar os outros, já já ahahahahahaha

@vcdisselivros 23/03/2022minha estante
Adoroo, só assim mesmo Mari kkkk

Mariana 23/03/2022minha estante
Ladeira abaixo né? Ahahhahahah vou ter que pegar pra ler, tava muito a fim de ler Love, tu já leu???

Tai 24/03/2022minha estante
Esse livro é muito bom!!! Lembro que, quando eu terminei de ler ele, eu pensei em ver o filme... Cheguei a dar o play. Mas aí me lembrei de como a Anne era assustadora e pensei que era melhor deixar para depois... Quando a lembrança do livro estivesse "menos frescas na memória ". Rsrsrs

Até hoje não vi...

@vcdisselivros 24/03/2022minha estante
Tai, admiro a força, eu não teria conseguido parar logo no play kkkk, na vdd estou doido para assistir, só não fui ainda pq saiu da Netflix e agora é pago em outros streaming :( hehe

Leandra9 19/04/2023

Esperava mais!
Havia criado tanta expectativa para esse livro? Não foi decepcionante, mas não foi tudo que esperava. De toda forma, um ótimo livro
Guilherme927 19/04/2023minha estante
Mentira.... Sério isso? Eu gostei tanto dele. Me tremia lendo vey kkkkkk. Me identifiquei muito com o escritor kkkkk eu passava mal lendo isso

Fabio 19/04/2023minha estante
Eu tbm tive está reação quanto terminei

viquis 19/04/2023minha estante
nossa, eu amei MUITO esse livro! praticamente devorei em dois dias. mt legal ver cada reação diferente

Pedro 19/04/2023minha estante
Então você queria que o Paul sofresse ainda mais?
??????

Kkkkk

Guilherme927 19/04/2023minha estante
Velho, eu teria lido em um único dia. Mas quando eu começava a me tremer eu pausava e só lia no outro dia kkkkkk nossa, o negócio dos fios de cabelo e o negócio do pé. Eu quase surtei. Melhor terror psicológico que já li. Eu ficava com agonia vey. Chegou em um ponto que eu comecei a torcer para ela matar ele logo. Porque eu não aguentava mais ver aquele miserável sofrendo.

Leandra9 19/04/2023minha estante
kkkkkkkk

Leandra9 19/04/2023minha estante
a ?culpa? foi inteiramente minha, pessoal!! quando ouvi falar dele eu criei muitaaas teorias e coisas na minha cabeça. o livro é incrível sim, e não, não queria que ele sofresse mais kkkkkk!

Pedro 19/04/2023minha estante
Isso é normal. Já aconteceu com todo leitor(a).
E ainda bem que você não queria que o Paul sofresse mais...kkkkkk

Quando se trata de King, não se sabe o que está por vir Leandra! Normal! Kkkk

Guilherme927 20/04/2023minha estante
Eu também fiquei imaginando várias possibilidades para o desfecho da história. O King gosta muito de fazer isso, dar brechas e indícios para certos rumas e tomar um caminho completamente diferente do que você imaginou que era faria.

Daisy_book's 19/11/2016

"SOU FÃ NÚMERO UMMM"
Então né? Leitura concluída a um tempinho. Maaaas,tive que para, respirar, refletir e organizar as ideias.
Finalmente aqui estou para falar um pouquinho deste livro. Vamos lá \o/

Nunca tinha lido nada do Stephen até então; Meu primeiro contato com a escrita do autor foi com O iluminado (não concluído,ainda). Procurando opiniões a respeito do livro, encontrei Misery, li a sinopse e me interessei bastante; Me animei para o ler, só que o livro está classificado como TERROR. Medrosa como eu sou, deixei quieto!!
Até que um dia, com muita coragem (mentira, foi curiosidade mesmo) hahaha resolvi ler.

Rusumão: Paul é um escritor famoso e aclamado no mundo todo. Sua série de livros denominada Misery, um fenômeno de vendas é a responsável por todo este sucesso.
Em um belo dia, após uma festa em um hotel, Paul acaba sofrendo um acidente de carro devido a uma grande nevasca. Felizmente, ele é salvo por uma mulher, ou melhor dizendo, infelizmente.

Annie é a fã número um de Paul. Ela é enfermeira e responsável por tirar Paul daquela situação.
Annie tem verdadeira adoração pelos livros da Misery e vê neste “resgate” a chance de mostrar toda sua paixão pelas obras do escritor.
Escritor e sua maior fã juntos? (oooown) Poderia ser tudo muito lindo, mas estamos lendo Stephen King.
A Annie é LOUCA de pedra kkkk.

Como o livro está classificado como terror, comecei a leitura com cautela.
Diferente de O Iluminado, neste livro não senti muita “enrolação” com relação a escrita. A narrativa é fluída, sendo assim, o li rapidamente. O livro é bastante cruel e as cenas são narradas com incrível maestria. Durante a leitura você vai do amor ao ódio, do riso às lágrimas, sente repulsa, aflição, desespero, dó, “medo” enfim...muitas coisas juntas.
A loucura da Annie me deixou apreensiva o tempo todo, sem saber o que mais viria logo em seguida.
Annie tortura demais o pobre Paul, cheguei a ter ódio dela, e do nada, dava boas risadas das loucuras dela.
Agora vem a parte louca... Gente do céu, apesar de tudo eu gostei da Annie Kkkkk (vai entender né?)

Por fim, amei o livro, não tive medo, o livro é mais psicológico do que aterrorizante. Super indico, e agora vamos que terminar O iluminado. *_*
Micky 10/01/2017minha estante
Sou seu fã número um mamuxá ?que orgulho ?. Gostei da resenha, como você sabe esse não li, e considereis pular o quatro estações por ele ?

Micky 10/01/2017minha estante
Mais uma que vou roubar ?

Sumiu o comentário ?

Micky 10/01/2017minha estante
Eu sou seu fã número um mamuxá ? que orgulho ? ótima resenha. Quando eu terminar vou copiar de você ??

Já são dois heim kkk

Kkkk esse "Sou fã número um" é o que a Annie diz sobre o Paul. Kkk

Tem vergonha MickEy, que vai copiar o que kkk quando vc ler, vai escrever uma melhor que essa minha.O escritor aqui é você, eu só tento.

Micky 10/01/2017minha estante
Eu sei mas os "?" Eram pra ser emojisso kkkk oxisso kk o primeiro era um capatinha, o depois de orgulho é um quase chorando kk

Micky 10/01/2017minha estante
Kkkk que vergonha? Kk VCI escreveum é escritoraro; ) eu não sei resenhar direito kkkk sou atrapalhado kk

Daisy_book's 10/01/2017minha estante
Ah tá hahaha então és meu fã, entendi agora depois dos "?"

Atrapalhado nada, já disse que vc consegue. Deixe de preguiça. Vou esperar sua resenha ORIGINAL quando ler Mísery.

Micky 10/01/2017minha estante
Sim kkkkk. Também é uma brincadeira com isso. Mas sou kkk tentarei fazer a "original" ;)

Elcimar.Matos 07/02/2022

KING É MESTRE!
Paul Sheldon termina de escrever seu novo romance Carros Velozes e resolve comemorar com champagne, ele resolve sair no meio de uma nevasca para comprar mais champagne e acaba batendo de carro. É encontrado com as pernas estraçalhadas por uma fã e enfermeira chamada Annie Wilkes, que resolve levar Paul para casa e "cuidar" dele sozinha. A Annie consegue uma edição do ultimo livro da saga Misery e descobre que o autor matou a sua personagem favorita, que fica enfurecida e começa a torturar e obrigar o Paul a reviver sua personagem escrevendo O Retorno de Misery. Paul está totalmente a mercê da louca, cruel e sádica Annie, que o mantém preso no quarto de hóspedes de sua casa, sendo torturado de diversas formas e apesar de louca é extremamente esperta. Você fica totalmente angustiado a todo instante e o King faz você sentir que está dentro do quarto com ele, nervoso com a Annie só esperando o momento que ela vai surtar e te torturar novamente, muitas cenas fortes e pesadas, que te fazem sentir cada vez mais angustiado e aflito querendo que ele saia dessa o mais rápido possível, tudo dá muito errado e chega em um ponto que você não consegue ver saída para ele por mais que você torça por ele.

King é mestre, ele fala sobre as dificuldades de um autor de satisfazer seus leitores, a escrita é como um tiro no escuro, você começa a escrever e as ideias vem com uma bola de neve que as vezes nem ele próprio sabe que final dará, apesar de ter uma noção. Crítica o leitor que se autointitula de fã numero um, que nunca se dá por satisfeito, que querem o enredo e o final da própria forma, eu gostei muito desse final, foi um ótimo desfecho e não entendo como criticam tanto o King dizendo que odeia os finais, enfim...

LIVRAÇO!!!
Patricia677 07/02/2022minha estante
Eu ameiiiii esse livro!!!!

Elcimar.Matos 07/02/2022minha estante
oq eu mais gostei nele foi a forma de mostrar de como um livro pode mexer com uma pessoa, igual a senhora que só disse q iria morrer depois que lesse um tal livro q tava pra sair, depois de duas horas faleceu ?

Patricia677 07/02/2022minha estante
Simmmm, exatamente! E a forma como ele faz a gente sentir o q o personagem (Paul) está sentindo. A angústia durante toda a narrativa! Nossa, muito bom!

Elcimar.Matos 07/02/2022minha estante
King é talentoso demais, meu favorito

Patricia677 07/02/2022minha estante
Eu estou lendo ele em ordem cronológica. E vc?

Danis 07/02/2022minha estante
Meu livro favorito ??

Elcimar.Matos 07/02/2022minha estante
to lendo tudo embaralhado pati ?

Elcimar.Matos 07/02/2022minha estante
foi p minha lista de favoritos tbm

Rafa 03/03/2022minha estante
EU AMEI MUITO ESSE LIVRO

Elcimar.Matos 04/03/2022minha estante
Ele é muito bom!

joaoggur 05/07/2021

Anne Wilkes (ou melhor, O King) é uma louca!
Stephen King tem uma habilidade que pouquíssimos, diria até nenhum, escritor tem: ele consegue vivenciarmos o livro. A maioria dos livros lemos como um filme, visualizando as cenas descritas em como imaginamos tais personagens. Nos livros de King faço o mesmo, como muitas pessoas, mas com uma ressalva: nos imaginamos como o personagem principal. Conseguimos sentir dor física, psicológica. Conseguimos sentir as tristezas, felicidades, e todos os sentimentos da personagem.

Ele realmente nos faz viver o livro.

Isso tbm acontece em ?Misery?.

Misery foi um dos livros mais grotescos, bizarros, repugnantes, podres e perversos que já li em meus poucos anos de vida. Mas se vcs acham que por isso ele é ruim, estão extremamente equivocados. Muito pelo contrário: por isso mesmo ele é bom. Eu prefiro muito mais um livro q me deixa enojado do que um livro que termino neutro, sem opinião ou reação.

Paul Sheldon é um escritor, que dirigindo em uma deserta estrada, bate o carro. Mas, ao invés de acordar em um hospital, acorda na casa de uma desconhecida: desconhecida essa que é a sua fã número um. Fã essa que o sequestrou. Fã essa que é Anne Wilkes: a prova viva (literária, aliás) que Stephen King é um gênio na criação de personagens.

Eu, dando um pequeno resumo, não consigo passar o real misery. E não haverá resenha que expressará o que senti lendo: angústia, nojo, medo... foram diversos gatilhos. Mas o sentimento de surpresa foi o maior - sim, surpresa. Eu fiquei surpreso como uma pessoa, como um escritor (mesmo ele já sendo extremamente experiente nessa época), conseguiu me enfiar dentro de uma história tão bem. Toda vez que eu pegava no livro, eu ficava em dúvida entre continuar degustando da história ou parar. Queria desfruta-lo e destruí-lo simultaneamente. O único livro que já me deixou assim foi ?1984?, do Orwell.

Talvez eu esteja sendo muito ousado ao falar isso, mas Misery com certeza entrou para a lista de melhores livros que já li na minha vida (e, como coincidência, é o ducentésimo livro que já li na minha vida, pelo menos que cataloguei nessa rede social). E sim, é melhor que o It, me julguem.
Letícia 05/07/2021minha estante
Fiquei curiosa para ler agora kk

joaoggur 05/07/2021minha estante
É mto interessante, @Leticia !

garbinmarii 05/07/2021minha estante
Deu até vontade de ler, já vou colocar na listinha!

Obrigado, @garbinmarii !!

irys. 05/07/2021minha estante
Você escreve muito bem!

joaoggur 05/07/2021minha estante
Não, eu sou só um amador kkkk, obrigado @Irys

dani 05/07/2021minha estante
Ótima resenha! Se um dia eu conseguir juntar coragem suficiente para ler um livro do King, vai ser por sua influência. Ah! Parabéns pelo 200° livro lido!

joaoggur 05/07/2021minha estante
Obrigado, @dani ! As suas resenhas tbm são de altíssima qualidade.

Bruna 15/07/2021minha estante
Tu escreve muiiito bem! Tô com vontade ler algo do King! Tô pensando em começar pelo ? Novembro de 63?. Dizem que ele não tem terror e é um dos melhores livros do autor..
O ? novembro de 63? tbm tem a temática política e viagem no tempo.. duas coisas que me atraem nos livros!

joaoggur 15/07/2021minha estante
Obrigado @bruna !

Rafael Bornes 05/01/2022

Perfeito
Esse livro vai te prender, e você só vai sossegar depois que acabar de ler.
Tudo o que nosso protagonista sentia em cada situação, parece que eu estava sentindo junto. Eu amei esse livro e super recomendo.
Abduzindolivros 05/01/2022minha estante
Era uma agonia diferente a cada página

Carlos Readings 05/01/2022minha estante
Li ele em 2017 virando pra 2018. É maravilhoso

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 05/01/2022minha estante
Amo demais esse livro !

Will 05/01/2022minha estante
Esse me causou uma aflição do começo ao fim!

Lyvia.Costa 05/01/2022minha estante
Oooooooh, the Misery

RobertaIsabel 05/01/2022minha estante
Esse livro é agonia atrás de aperreio. Perfeito ?

ravena 05/01/2022minha estante
faz medo.

ravena 05/01/2022minha estante
?**

Elisa 05/01/2022minha estante
é muito pesado?

Carlos Readings 05/01/2022minha estante
@Elisa tem umas partes que sao bem pesadas e difíceis de ler. Stephen King nesse livro soube criar bem o clima claustrofóbico