Misery

Stephen King

Resenhas - Angústia

Mateus.Caixeta 21/04/2022

Uma grande tortura gratuita
Demorou muito tempo pra mim refletir e chegar a uma conclusão sobre esse livro. Sei que várias pessoas adoraram, amaram e derem 5 estrelas. Mas, eu infelizmente não, e está tudo bem. Acabei dando 4 estrelas pela minha amiga, que enalteceu o livro, e também porque todo mundo gostava e falava super bem. Houve uma pressão (que eu mesmo coloquei em mim), pra que eu desse uma nota alta, mesmo que não tenha gostado. Tentei ao máximo extrair as qualidades, procurei até o fim, o motivo pelo qual eu dei uma nota alta, mesmo tendo passado raiva o livro todo.

Não é um gênero que eu goste, aprendi isso nesse livro. Foram várias cenas de tortura, que eu não extraí nada daquilo, acabou sendo uma tortura gratuita pra mostrar o mal das pessoas e o limite mental delas. É sim, um livro bem escrito, com personagens bem construídos, mas que não me diz nada além disso. Foi um livro "inútil" de conteúdo, o que não me incomoda, quando pelo menos me traz sentimentos bons. Todos os dias estamos rodeados de morte, tortura e notícias ruins (que é um dos motivos pelo qual eu leio, pra fugir de tanto bombardeio de coisas ruins acontecendo). Acho que também foi muito do momento, a pandemia acabou afetando em certas partes.

"Kindred" e "Herdeiras do Mar" tiveram várias cenas de tortura, mas nesse caso não me incomodou, porque aquilo precisava ser retrado. E eu não senti a mesma necessidade nesse livro, me pareceu meio jogado ali pra impactar, coisa que eu não gosto.

Enfim, levei 1 ano pra fazer uma resenha sobre k k k ainda estava tentando entender os meus sentimentos com esse livro.

Foi tudo graças a conversa que tive com a minha amiga, ambos percebendo que esse gênero não é pra gente, e não tem nada de errado nisso.
Flávia Menezes 21/04/2022minha estante
Entendo bem o seu sentimento. Exatamente o que eu senti quando li. Só mudei de opinião depois, mais pela escrita do que pela trama. Mas esse é exatamente o sentimento que senti na época: tortura gratuita. ?

Kah Morais 21/04/2022minha estante
Minha primeira interação com os livros do Stephen King e acabei me decepcionando, abandonei em menos de 100 pgs. Espero um dia conseguir retornar a leitura

Bruno1108 21/04/2022minha estante
Obrigado pela resenha

Flávia Menezes 21/04/2022minha estante
Kah Morais?vou tomar a liberdade aqui de te dizer, começar por ?Misery? realmente nos faz ter uma péssima experiência. Mas se um dia você tiver vontade de ler algo muito legal desse autor, eu te indico ?A pequena caixa de Gwendy?. É zero terror, e ele é bem curtinho. E a personagem é bem novinha. Acho que esse você iria gostar bem mais. ????

Mateus.Caixeta 21/04/2022minha estante
@Flávia A escrita é boa msm, mas o conteúdo... vai de cada um. Muitos falam que é bom começar pro esse, mas foi de longe um péssimo começo.

Mateus.Caixeta 21/04/2022minha estante
@Kah Morais tenta dar uma chance pra outros livros dele, vai que funcione. Ainda vou tentar ler outros do autor, aposto que algum ainda vai cativar.

Flávia Menezes 22/04/2022minha estante
Nossa Mateus!!! Começar por Misery é ser guerreiro ????

Flávia Menezes 22/04/2022minha estante
Eu comecei por ?Joyland?. Que é suuuuper gostoso de ler. Mas tem muito bons? ?A Incendiária?, ?Ascensão?, ?A Hora do Lobisomen?, ?Depois?? são bem mais leves.

Kah Morais 22/04/2022minha estante
Obrigada pelas dicas! Tenho aqui comigo também "It a Coisa" e "Sob a redoma", vou tentar ler eles por mais que sejam calhamaços kkkkkk

Flávia Menezes 22/04/2022minha estante
Kah Morais, ?It? tem um começo um pouquinho pesado, mas depois vai ficando bem melhor. E fala bastante sobre amizade. ?? ?Sob a Redoma? será uma das minhas próximas leituras? por enquanto não consigo dizer se é bom. Mas vi muitas opiniões boas por aqui. ????

rana.castillo 22/04/2022minha estante
Adorei a resenha, amg ?
E vamos fugir juntos desse tipo de leitura kkkkk

Carla.Ligia 23/04/2022minha estante
É importante experimentar novas coisas, infelizmente nem sempre gostamos.

juju.salless 24/04/2022minha estante
meu deus tava querendo pegar p ler(por pressão psicológica tb justamente pq sabia q todos falavam horrores msm q eu n desse mt bola pra sinopse em si)... e foi c deus pois boto mt fé na sua opinião e se vc falou apenas concordo ?

Mateus.Caixeta 25/04/2022minha estante
@Júlia KKKKKKK morri com esse comentário

Mateus.Caixeta 25/04/2022minha estante
@Flávia Menezes tô muito curioso pra ler Joyland, parece ser uma vibe super diferente. Já tá na lista de futuras leituras

juju.salless 25/04/2022minha estante
ai q tudo le joyland!!! eh tudo na carreira

João 16/05/2014

Paul Sheldon é um famoso escritor que ao sofrer um acidente de carro é socorrido por Annie Wilkes.
Depois de vários dias desacordado,Paul enfim desperta para encarar sua salvadora.Annie, além de uma ótima enfermeira é também a fã número um dos livros de Paul Sheldon.
Quando Annie descobre que "Misery",a moça da famosa série de livros escritos por Paul morre no último livro as coisas se complicam.Paul começa a notar que sua fã número um tem sérios distúrbios psicóticos e está disposta a tudo para que ele "ressuscite " Misery.As limitações de Paul são muitas pois está com as pernas quebradas e isolado na cada de Annie no Colorado.Chuva e neve tornam tudo ainda pior,e fugir é impossível.Em pouco tempo,Paul Sheldon vai descobrir que Annie é perigosamente louca.

Falar de livros do Stephen King pra mim é sempre um prazer imenso,pois é o meu escritor favorito.
É incrível a capacidade que o King tem de nos prender à uma leitura.Em Misery já iniciamos o livro com Paul acordando no quarto de hóspedes de Annie.Diferente de outros livros do autor em que as coisas demoram a acontecer,aqui de imediato já nos vemos de frente com o "depois" do acidente de Paul onde as coisas já começam a ficar pretas.O livro se passa praticamente na casa de Annie,mais precisamente no quarto de hóspedes.E isso por si só já é algo complicado pois como manter o interesse de um leitor sem uma mudança de cenário,em grande partes só com os pensamentos do protagonista?É ai que entra a magia do grande mestre.Ele consegue nos levar à uma angústia e um desespero tão grande sem que em nenhuma parte do livro o leitor perca o interesse.E tudo isso só com dois personagens interagindo.
Misery é diferente da maioria dos livros do King pois aqui nada de sobrenatural.Tudo é de uma realidade tão crua que chega a assustar..É um suspense psicológico onde o autor mais uma vez nos choca com as coisas que Annie faz com Paul.Em certo ponto do livro eu me perguntava será que vale a pena Paul sobreviver depois disso?Houve partes em que Paul e eu só queríamos que a morte viesse e desse um fim aquele suplício.
Uma leitura excelente, não dá pra parar de ler.Por muitas vezes eu passava do desespero ao alívio sem nem perceber que eu era apenas o leitor do livro e não Paul Sheldon tanto que atmosfera do livro ficou impregnada em mim.Misery é um livro que há muito eu desejava ler mas infelizmente havia deixado de ser publicado no Brasil há anos.Era um livro raro de se encontrar até que a Suma de Letras resolveu republica-lo para a minha grande alegria e de outros fãs do Stephen King.A Suma e Letras está de parabéns tanto pela capa como o miolo e a tradução do livro.Leitura de primeira!!!
Luiz Claudio 23/08/2018minha estante
Algumas partes causam desespero. Como na parte em que Annie, de repente, diz que vai ter que cortar a perna de Paul. Ainda consigo me lembrar da minha expressão, quando ela levantou da cama, e disse aquelas palavras. Me senti na pele do escritor, caindo na realidade do que estava prestes a acontecer.

Cláudio Pianicci 20/12/2019minha estante
Eu também, Luiz. As partes em que o Paul é mutilado meu deu nos nervos. Tive que parar a leitura e tomar um ar.

Zé Paulo 26/02/2023

Que Agonia de livro!!
Annie Wilkes é completamente maluca e psicopata. Você fica completamente agoniado com as barbaridades que ela faz com o Paul e fica torcendo para ele conseguir sair de lá e de preferência com vida.

Tudo porque ela quer que ele reescreva a história do livro e dê um outro final para um dos personagens. Enquanto isso ela a mantém em cárcere privado e sob tortura física e psicológica.

Primeiro livro do mestre King que eu li e eu simplesmente amei!! Super recomendo. A escrita é super envolvente, eu pelo menos senti angustia o livro todo pelo que a Annie fez com o Paul.

Vênus_Alice 14/02/2023

Misery and Agony
A história já começou muito tensa e em todos os momentos que você pensa que o escritor pode escapar das mãos da Annie, ela tem uma reação mais insana que a outra.
Tanto o Paul quanto o leitor, não conseguem prever as atitudes dela, ao longo do livro fui perdendo as esperanças, mas no finalzinho é energético ver como o sequestro afeta o Paul e em como o final foi excelente.
Ela provando do próprio veneno.
Mas a parte mais incrível foi a mistura da realidade dele com a escrita, ao longo do livro ele vai explicando o processo dos autores e achei incrível.

Fernanda Coelho 11/11/2023

Desconheço alguém tão terrível quanto Annie!

Paul Sheldon é um famoso escritor e no dia que termina de escrever seu manuscrito, decide sair para comemorar, apesar da forte nevasca. Após derrapar e sofrer um grande acidente de carro, Paul é resgatado pela enfermeira aposentada Annie, que surge em seu caminho. Annie se intitula como fã número 1 de Paul. No entanto, o desfecho do último livro com a personagem Misery, desperta na enfermeira seu lado sádico e psicótico. Annie isola Paul e inicia uma série de torturas que só chegará ao fim quando ele reescrever o livro com uma narrativa que ela considera adequada. Ferido e abalado psicologicamente, Paul terá que lidar com a loucura de Annie e tentar salvar a própria vida.

Eu não imaginava o quão boa e o quão louca essa história seria, o tanto que ela deixa a gente presa e cheia de tensão.

Com certeza virou mais um favorito!
5 ??????????
Fernanda2643 11/11/2023minha estante
Que resenha incrível!!

Fabio 13/11/2023minha estante
Parabéns pela resenha, Fer!???

day 26/11/2014

de tirar o sono...
Do começo ao fim o livro é perturbador e aterrorizante ...
Nos colocamos no lugar do personagem principal e temos medo de cada passo que a louca da fã número um dele irá tomar a seguir.
Livro bem escrito,prende o leitor e é daqueles livros que você não para de ler até ver o desfecho final.
super recomendo.
Kellynha637 21/12/2020minha estante
Oiii amore por onde vc leu esse livro?

day 24/12/2020minha estante
Eu ganhei da minha irmã

Victor Hugo 29/03/2021

Se prepare para a leitura mais tensa da sua vida...
Certamente o melhor thriller que eu já li. Stephen King entrega poucos cenários, poucos personagens mas uma imersão totalmente impecável nessa história, tudo muito rico em detalhes, a leitura se encontra agonizante do começo ao fim não deixando o leitor respirar e nem um pouco cansativa... Tudo no livro flui perfeitamente fazendo você ficar ansioso para um término. Quem não conhece o autor, começar por Misery é se render a uma escrita precisa e mente geniosa. Que final! Que vilã maravilhosa! MISERY É UMA BOM DEMAIS!! Vou sempre recomendar...

joaoggur 05/07/2021

Anne Wilkes (ou melhor, O King) é uma louca!
Stephen King tem uma habilidade que pouquíssimos, diria até nenhum, escritor tem: ele consegue vivenciarmos o livro. A maioria dos livros lemos como um filme, visualizando as cenas descritas em como imaginamos tais personagens. Nos livros de King faço o mesmo, como muitas pessoas, mas com uma ressalva: nos imaginamos como o personagem principal. Conseguimos sentir dor física, psicológica. Conseguimos sentir as tristezas, felicidades, e todos os sentimentos da personagem.

Ele realmente nos faz viver o livro.

Isso tbm acontece em ?Misery?.

Misery foi um dos livros mais grotescos, bizarros, repugnantes, podres e perversos que já li em meus poucos anos de vida. Mas se vcs acham que por isso ele é ruim, estão extremamente equivocados. Muito pelo contrário: por isso mesmo ele é bom. Eu prefiro muito mais um livro q me deixa enojado do que um livro que termino neutro, sem opinião ou reação.

Paul Sheldon é um escritor, que dirigindo em uma deserta estrada, bate o carro. Mas, ao invés de acordar em um hospital, acorda na casa de uma desconhecida: desconhecida essa que é a sua fã número um. Fã essa que o sequestrou. Fã essa que é Anne Wilkes: a prova viva (literária, aliás) que Stephen King é um gênio na criação de personagens.

Eu, dando um pequeno resumo, não consigo passar o real misery. E não haverá resenha que expressará o que senti lendo: angústia, nojo, medo... foram diversos gatilhos. Mas o sentimento de surpresa foi o maior - sim, surpresa. Eu fiquei surpreso como uma pessoa, como um escritor (mesmo ele já sendo extremamente experiente nessa época), conseguiu me enfiar dentro de uma história tão bem. Toda vez que eu pegava no livro, eu ficava em dúvida entre continuar degustando da história ou parar. Queria desfruta-lo e destruí-lo simultaneamente. O único livro que já me deixou assim foi ?1984?, do Orwell.

Talvez eu esteja sendo muito ousado ao falar isso, mas Misery com certeza entrou para a lista de melhores livros que já li na minha vida (e, como coincidência, é o ducentésimo livro que já li na minha vida, pelo menos que cataloguei nessa rede social). E sim, é melhor que o It, me julguem.
Letícia 05/07/2021minha estante
Fiquei curiosa para ler agora kk

joaoggur 05/07/2021minha estante
É mto interessante, @Leticia !

garbinmarii 05/07/2021minha estante
Deu até vontade de ler, já vou colocar na listinha!

Obrigado, @garbinmarii !!

irys. 05/07/2021minha estante
Você escreve muito bem!

joaoggur 05/07/2021minha estante
Não, eu sou só um amador kkkk, obrigado @Irys

dani 05/07/2021minha estante
Ótima resenha! Se um dia eu conseguir juntar coragem suficiente para ler um livro do King, vai ser por sua influência. Ah! Parabéns pelo 200° livro lido!

joaoggur 05/07/2021minha estante
Obrigado, @dani ! As suas resenhas tbm são de altíssima qualidade.

Bruna 15/07/2021minha estante
Tu escreve muiiito bem! Tô com vontade ler algo do King! Tô pensando em começar pelo ? Novembro de 63?. Dizem que ele não tem terror e é um dos melhores livros do autor..
O ? novembro de 63? tbm tem a temática política e viagem no tempo.. duas coisas que me atraem nos livros!

joaoggur 15/07/2021minha estante
Obrigado @bruna !

GabrieIaMaisa 21/08/2023

Saia dessa, Paul Sheldon!
Primeira vez lendo um livro do King. A leitura foi bem arrastada e para piorar eu comecei o livro em um período em que eu estava de mudança, o que fez a leitura ser mais lenta ainda com a correria do dia a dia. Mas do meio para frente senti que a leitura fluiu de uma maneira melhor, e foi muito interessante acompanhar os percalços do Paul. Anne Wilkes psicopata do caramba!! Que final agonizante!
Fabio 21/08/2023minha estante
Livraço do mestre

Luiz Paulo 21/08/2023minha estante
Esse livro é espetacular.

B.: 21/08/2023minha estante
ah esse livro é ótimo!! quando iniciar a jornada do king, recomendo ler em ordem cronológica e até ver as adaptações logo em seguida

Augusto195 21/08/2023minha estante
Tô fazendo o mesmo, tô lendo em ordem cronológica. To lendo no momento Salém.

Lily.Lyli 22/08/2023minha estante
Você devia ter começado pelo 'A espera de um milagre' ou 'Carrie' pra acostumar com a escrita e narrativa dele

Fabio 22/08/2023minha estante
Os livros mais antigos, são os mais prolixos e lentos. A escrita do King, depois dos anos 90, mudou muito, mas sem perder aquele estilo, que a gente ama... então os mais atuais, são, os de escrita mais dinâmica, rápida, e sem muita enrolação.
Deveria tentar ler, Joyland, Depois, Billy Summers, Novembro de 63, Sob a Redoma... Entre outros títulos mais atuais, aí poderá desfrutar do Clássicos dos anos 80, tais como, It, a Coisa, Dança da Morte, O Iluminado e etc

Augusto195 22/08/2023minha estante
Sinceramente só li dois livros do king, mas eu amo o jeito que ele escreve. É detalhista, mas o coroa cria um clima muito bom, não sei explicar. Mas estou apaixonado nos livros dele.

Regis 12/01/2024minha estante
Parabéns, adorei sua resenha! ????

David 12/01/2024minha estante
Obrigado! ?

geovanaaleitora 13/01/2024minha estante
Adorei a resenha! ????

Renata Louise 13/01/2024minha estante
Esse é um dos meus favoritos! Li há 10 anos e ainda não consegui reler porque tenho lembranças bem fortes da história. E a adaptação... Só elogios!

David 13/01/2024minha estante
Não imaginei que fosse tão bom!

Renata Louise 13/01/2024minha estante
É bom ser positivamente surpreendido, não é?

David 14/01/2024minha estante
Demais!

Jéssica 02/02/2024minha estante
Esse livro é bom demais! ?

David 03/02/2024minha estante
Foi uma porção de desconfortos memoráveis lendo ele ?

Jéssica 03/02/2024minha estante
Simm, especialidade do King provocar esses desconfortos. ?

marislx 04/01/2024

Transtornada, decepcionada e abduzida
Tentei ler esse como meu primeiro livro do King, falhei. estou tentando ler, indo e abandonando desde 2021, nesses meados já li algum outro e gostei bem mais que esse, portanto, não recomendo Misery para leitores iniciarem no mundo de Stephen King.

é um livro muito maçante, cansativo, querendo ou não temos muitas páginas apenas com dois personagens e nas mesmas condições (lugar, situação?) por muito tempo. entendo que isso é uma característica do King, e normalmente é uma boa característica dependendo de quem vê, mas ao meu ver, não foi o caso dessa vez.

no que se refere aos personagens,
minha experiência com Paul Shaldon não foi nem perto de boa, mas gosto de como o autor apresenta os pensamentos dele e como as vezes reflexões aparentemente ?sem sentido? são tão profundas requerindo um pouco mais de interpretação.
Annie Wilkes eu nem sei o que dizer, perturbadora, obsessiva, repulsiva? Annie é completamente bem escrita e o autor deixa evidente boas críticas sociais quanto a personagem.

compreendo que é um bom livro, mas não foi uma boa leitura para mim, arrastada e cansativa, não me prendeu e eu nem soube identificar qual foi o plot pq simplesmente não me surpreendeu. portanto, angustiada do início ao fim e só de lembrar, cumprindo aqui o que prometeu.

não gostei de ler esse livro, não gostei do livro, as vezes sentia vontade de tacar na fogueira, mas é sim um bom livro.
Marcos Ferraz 04/01/2024minha estante
Também não é um livro que eu indicaria para iniciantes. Mas está entre os meus preferidos. Pra mim, a Anne Wilkes só perde, como vilão, para o Pennywise... Eu acho ela muito f*d@

teté 02/02/2023

é
é meus amigos, que livro impactante, acho que me traumatizou de umas 15 formas diferentes, mas valeu a pena. Foi a primeira vez que eu realmente senti medo, como num filme de terror, entrei em choque mais vezes do que posso contar numa mão de 4 dedos.
Obrigada pela sua genialidade king
Thcylla 02/02/2023minha estante
Lindo,lindo ,Stephen King era nunca

Nessa_Abr 09/09/2020

Posso descrever esse livro em uma palavra: agonia! É uma história eletrizante e angustiante do início até o fim!
Apesar de já conhecer bem Stephen King ele me surpreendeu completamente nesse livro. Leitura maravilhosa!
Gustavo Rodrigues 09/09/2020minha estante
Tá aí um livro que tô doidinho pra ler. Só resenhas positivas

Juba 04/06/2023

Interessante
Acho que o livro tem um suspense psicológico que prende a sua atenção e te faz ficar ansioso pra saber como será o desfecho.
O livro tem bastante cena nojenta e sangrenta, então se não é sua praia talvez não seja seu livro.
Se tratando de um livro escrito há vários anos existem algumas partes bem problemáticas, mas era de certa forma esperado (?), apesar de desagradável.
Pra mim as partes do livro em que o autor está escrevendo outro livro foram bem chatas e a vontade era passar sem ler.
Apesar de tudo, é um livro com a história bem amarrada e que te mantém curioso e engajado nos acontecimentos, se alguém quisesse ler esse gênero (terror psicológico/ stephen king) eu iria sugerir esse livro para começar, diferente de outros do autor que acabam perdendo um pouco o foco e levando a história além da história rs

Martins 28/03/2021

O livro dentro do livro
Nessa obra marcante do mestre Stephen King a gente acompanha um autor dentro de um autor e um livro dentro de um livro. Isso através de uma história repleta de ódio e amor (de uma ""fã número um"). E Stephen King brinca com nossos sentimentos em relação à antagonista e com os sentimentos dele através do protagonista. Em resumo, uma obra obrigatória, caso você queira acreditar de uma vez por todas que tudo pode piorar, principalmente quando você está sob os "cuidados" de sua imprevisível e incrivelmente louca "fãããnnn úmerrr oouummmm".