Misery

Misery Stephen King
Stephen King

Resenhas - Angústia

Flávia Menezes 09/11/2020

SE VOCÊ É FÃ DO KING, ENTÃO ESSA LEITURA NÃO PODE FALTAR!
Há dias em que a minha mente tem girado em torno de ?Misery?, e sinto que essa história precisa de uma resenha muito mais adequada, do que aquela que redigi, tempos antes de ter me aventurado muito mais profundamente no universo do Mestre King. Sendo assim, estou aqui apenas para dar o devido crédito a essa obra magnífica.

?Misery? foi meu segundo contato com a obra de Stephen King, e na época, eu havia acabado de ler ?Joyland?, que é um livro tão mais emotivo, e muito mais focado no lado emocional dos personagens, do que em toda aquela violência e terror que eu acreditava que houvesse em todos os livros do autor. Acredito que nessa época, eu não era muito diferente do que pensam muitos daqueles que não conhecem a escrita de King.

Mergulhar em uma obra intensa como essa, não foi nada fácil. Esse foi o único livro que eu li até agora, que me deixou esgotada psicologicamente. A violência física e psicológica dessa história não é algo para alguém como eu, que sou bem mais impressionável do que muitos de vocês possam ser, e não foi fácil aguentar a pressão que o protagonista sofria página por página, e houve momentos em que eu realmente pensei em desistir, porque era demais para mim.

Mas, como tudo o que o Mestre King escreve, obviamente que eu não consegui abandonar o livro, por mais dor que ele me causasse. Afinal, esse foi um livro em que Stephen King alfinetou seus leitores clara e diretamente. E quer ousadia maior do que a de um escritor que critica seus próprios leitores? Mas é isso que mais amamos no King, não é mesmo? Porque assim como seus personagens, ele é extremamente destemido.

Na história, a enfermeira aposentada Annie Wilkes é uma leitora voraz das histórias do escritor Paul Sheldon, e sua obsessão é tamanha, que ela quer ter o escritor somente para ela. E mais do que isso, ela quer que a série de best-sellers protagonizados por Misery Chastain tenha um final que a agrade especificamente. E é esse o ponto chave e brilhante dessa história.

Tomando por base a loucura obsessiva da personagem de Annie, Stephen King traz à tona as dificuldades da vida de um escritor, e da difícil tarefa de satisfazer seus leitores. E a verdade é que escrever é como uma roleta russa: se o tiro vai ser certeiro ou não, nunca se sabe. A questão aqui é que ser escritor é se entregar aos seus instintos, e acreditar que, tendo as ferramentas necessárias e se permitindo mergulhar no que sua mente está te trazendo, as chances de que algo bom possa aparecer são grandes. E nesse ponto, ?Misery? é uma verdadeira aula sobre Escrita Criativa.

Para tentar satisfazer a obsessão de Annie, o personagem precisa ir além dos seus limites, tendo que ignorar tanto a tortura psicológica sofrida, quanto a física e suas dores alucinantes, para escrever. Esse é o ponto onde King traz suas próprias experiências pessoais, e conta como a criatividade opera na mente (e na vida!) do escritor, reforçando os efeitos que a rotina diária da escrita tem na vida do escritor.

Uma técnica muito interessante que ele descreve é a ?Brincadeira do Sai Dessa?. Nessa brincadeira uma pessoa dá início a uma história, e em seguida para, e escolhe outro para continuá-la dizendo: ?Sai Dessa?, e a pessoa precisa pensar rapidamente em uma continuação. Os demais na roda julgarão se a continuação é consistente ou não, e isso é o que lhe faz prosseguir ou não no jogo. E é essa a técnica que o protagonista precisa recorrer para satisfazer as exigências da sua fã número um, desenvolvendo uma história verdadeiramente consistente e coerente.

Enquanto lia esse livro, por diversas vezes me veio à mente alguns comentários que já li aqui no Skoob, feito por alguns usuários sobre suas leituras, no histórico de leitura. Afinal, é tão comum nos depararmos com comentários tais como ?Esperava mais? ou ?Esse final foi diferente do que eu imaginava?, e precisamos dar a mão a palmatória e reconhecer que muitas e muitas vezes somos verdadeiras Annies na vida de nossos escritores favoritos.

E se me permitem, gostaria de provocar aqui uma reflexão sobre o tipo de análise, e de crítica, que fazemos aos livros que lemos. Serão elas verdadeiramente consistentes, ou são julgamentos baseados unicamente no nosso gosto íntimo e pessoal? Ao iniciarmos um livro, por que alimentamos essa fantasia de que este foi escrito unicamente para nos satisfazer? Será que consideramos o escritor uma extensão da nossa mente, e por isso ele não pode nos decepcionar criando um enredo diferente do que pensamos? Será que temos consciência do quanto a dureza das nossas palavras pode colocar tudo a perder na vida de um escritor, especialmente aqueles que só estão iniciando sua caminhada, e nem fama possuem? Será mesmo necessária tamanha crueldade nas palavras que usamos? Será mesmo essa a verdadeira função do leitor? Por que deixamos de mergulhar na mente do autor, e nos concentramos tanto só naquilo que queremos de uma história?

Essa é a grande provocação que Stephen King faz em ?Misery?, e não há como terminar uma leitura como essa sem se perguntar ?Em que tipo de leitor eu estou me tornando? Uma Annie amarga e possessiva? Ou ainda me deixo surpreender, deixando essa postura da criança que não tem seus desejos infantis atendidos, e me concentro unicamente na mente do autor, e me permito ver com seus olhos a história que ele está tentando me contar??

E sendo essa uma história baseada na vida do nosso Mestre King, é claro que a famosa cena da máquina de escrever com uma tecla faltando, trazendo a necessidade de que a letra fosse completada à mão após ter sido datilografada, um evento que aconteceu na vida de Stephen King, e é depois contada em sua biografia ?Coração Assombrado?, de Lisa Rogak, não foi deixada de lado.

De todos os livros de King, esse é essencial para todos aqueles que se dizem fãs de King, e uma vez que você realiza essa leitura, você vai começar a ver os livros de uma forma completamente diferente. Até porque se você resistir a perceber o quanto, em muitos momentos, você se pareceu com a Annie, o seu amadurecimento como leitor será muito maior, e você passará a ser muito mais consciente das suas próximas leituras. Se não acredita em mim, tudo bem. Eu posso conviver com isso. Mas espero que ainda acredite no King, e boa leitura!
Gleidson 24/09/2021minha estante
Concordo com o título da resenha...

Ótima resenha!

Flávia Menezes 24/09/2021minha estante
Não é mesmo, Gleidson? Quanto mais leio, mais chego a essa conclusão! ??

Flávia Menezes 24/09/2021minha estante
Francisco, muuuuito obrigada! Reparando minha resenha anterior fraca?.kkkk ?Misery? merece muito mais! ??

Francisco 24/09/2021minha estante
Na biografia dele há um detalhe do que Anne faria com Paul que ele pensou e não escreveu. Sem dúvida Misery é uma de suas muitas obras-primas. ;)

Gleidson 24/09/2021minha estante
Flávia, esse e O Iluminado são os meus favoritos do King

Flávia Menezes 24/09/2021minha estante
Jura?!!! Ainda estou um pouquinho atrás de você! Mas cada vez mais penso na importância de ?Misery? na bibliografia do Mestre King ?

Flávia Menezes 24/09/2021minha estante
Gleidson eu agora estou vendo ?Misery? com outros olhos, mas entendo perfeitamente o que você quer dizer. Agora, quanto ao ?O Iluminado?, sem dúvida é o meu favorito também! Viu? Amamos tanto o King que gostamos daqueles que mais estão identificados com ele! ?

Francisco 24/09/2021minha estante
Sim, é um de seus grandes livros. Antes da página 200 ele fala sobre qual seria o destino de Paul :)

Flávia Menezes 24/09/2021minha estante
Falta um pouquinho pra eu chegar lá, mas agora eu vou avançar rapidinho porque fiquei curiosa;)

Joao 24/09/2021minha estante
Perfeito Flávia e encarei de frente a provocação hehehe. Foi muito bacana e vou levar como uma dica na hora de emitir uma opinião. Acho que sua provocação inclusive transcende a questão literária. É sobre emitir opinião sobre qualquer coisa hehehe.
E quanto a obra, é indiscutível uma obra prima, porém preciso reler com urgência, pois já faz muito tempo.
E amo o filme também.

Flávia Menezes 24/09/2021minha estante
Obrigada, João!!! ? Esse é um livro tão provocador, mas tão importante, não é? E olha?preciso fazer como você e dar uma olhadinha nos filmes também! ;)

NayLyra 24/09/2021minha estante
Misery é meu segundo fav dele !!! Sem dúvidas !!!

Pedro 26/09/2021minha estante
Mais uma excelente resenha, Flávia. Mas você já sabe disso.?
Eu comprei esse livro no ano passado, mas ainda não li. Entretanto, a sua resenha me fez perceber meu erro em adiar essa leitura.
Adorei os seus questionamentos ao longo dessa resenha. Confesso que às vezes fui cruel em minhas críticas a alguns livros que li. Lendo a sua resenha, eu percebi o quão injusto eu fui. Um escritor, antes de escrever para os leitores, escreve para ele mesmo, então é normal não agradar a todos. E vamos concordar: ninguém jamais agradará a todos... a não ser você e suas resenhas sensacionais. ???

Flávia Menezes 27/09/2021minha estante
Pedro?eu estou derretida com essa sua mensagem!! ? Que coisa mais linda!!! Fiquei até sem jeito agora! ??
E olha, eu estou super ansiosa para que você leia esse livro, porque ele é essencial pra quem gosta do Rei. Ele foi muito direto, ousado, sarcástico e isso me encantou. Tenho certeza que vai encantar você também. ;)

Pedro 27/09/2021minha estante
Você mereceu cada palavra da minha mensagem. ??
E depois dessa recomendação, eu só posso dizer que Misery será minha próxima leitura. ?

Flávia Menezes 27/09/2021minha estante
Pedro?? Vou ficar aguardando ansiosa pra saber o que você achou. ;)

Pedro 27/09/2021minha estante
Estamos combinados. ???

Lilies_. 04/12/2023

Entre altos e baixos
Meu primeiro contato com o Stephen King e não foi uma grande coisa, eu esperava bem mais desse livro. Ele de fato só fica bom nos 60% do livro, acho que quando você pega o ritmo da leitura a narrativa vai lá e te mostra coisas que não acrescenta em nada na história principal, e isso acontece muito.

Só teve duas cenas e meia que me deixaram impactada de verdade: a do machado, a do dedo-vela no bolo, e talvez, a do cortador de grama. O resto foi tão sei lá, eu queria que a construção dos personagens fossem um pouco mais aproveitada, eu seriamente pensei em abandonar esse livro uma cinco vezes. Vi muitas coisas se repetindo sem necessidade.

Sendo o primeiro livro do Stephen King, eu esperava por algo fenomenal. Mas não é de todo ruim, é uma leitura um pouco tediosa, porém acho que a curiosidade de saber o que acontece com o Paul é maior e isso te prenda por muito pouco.
CondeVaider 05/12/2023minha estante
Como eu disse. Não acho esse livro bom pra iniciar. Lê "Tudo é Eventual" que é ótimo. É diverso em termo de escrita e tem vários tipos de história.

Lilies_. 05/12/2023minha estante
Vou seguir seus conselhos do seu último comentário, não esqueci! Espero que seja um bom ponto de partida para o universo do Stephen King

maris28 08/12/2023minha estante
leia o iluminado!!! é perfeito

maria 18/09/2022

eu senti tanta raiva dessa mulher que eu queria entrar no livro e sufocar ela com um travesseiro, ou seja, o livro tem uma vilã bem construída e vale muito a pena!
Jorge.Kosciow 18/09/2022minha estante
Um dos que quero muito ler! É verdade que tem um spoiler de o iluminado?

Abduzindolivros 18/09/2022minha estante
A Anne é pavorosa

maria 18/09/2022minha estante
se tem algum spoiler eu nem percebi

Jorge.Kosciow 18/09/2022minha estante
A então tá tranquilo kqkakakakka

Gabi1568 18/09/2022minha estante
Tem spoiler sim

Gabi1568 18/09/2022minha estante
Conta o final de o iluminado todo

Martins 28/03/2021

O livro dentro do livro
Nessa obra marcante do mestre Stephen King a gente acompanha um autor dentro de um autor e um livro dentro de um livro. Isso através de uma história repleta de ódio e amor (de uma ""fã número um"). E Stephen King brinca com nossos sentimentos em relação à antagonista e com os sentimentos dele através do protagonista. Em resumo, uma obra obrigatória, caso você queira acreditar de uma vez por todas que tudo pode piorar, principalmente quando você está sob os "cuidados" de sua imprevisível e incrivelmente louca "fãããnnn úmerrr oouummmm".

Sofia.Cerbasi 24/09/2023

Annie malvada
Misery é um dos livros mais angustiantes que já li. Fiquei muito tensa com as situações, a relação entre o Paul e a Annie é perturbadora.
Enfermeiras psicóticas realmente me assustam, eu até sonhei com a Annie (é sério).
A escrita do King é completamente cativante, impossível de largar o livro. Com certeza vou ler outro dele!
Carla Maria 25/09/2023minha estante
Quero ler ainda esse ano... A lista está extensa ?

Sofia.Cerbasi 26/09/2023minha estante
É muito bom! Minha lista também está enorme kkkkkkk

Fernando 27/09/2023minha estante
Esse é o segundo livro do King que eu li e terminei em 5 dias de tão bom que ele é mais o pesado e perturbador dele para mim foi café com leite.

Pedro 20/10/2021

Quando a realidade é pior do que um pesadelo.
Certa vez, num campo de concentração, o psiquiatra (e sobrevivente) Viktor Frankl viu seu companheiro de cela tendo um pesadelo. Ele quase o acordou, mas chegou a conclusão que a realidade em que estavam era muito pior.
Algo parecido pode ser visto neste livro. Emergindo de um pesadelo de dor, após escapar de um terrível acidente automobilístico, o escritor Paul Sheldon acorda para descobrir que agora é prisioneiro de Annie Wilkes, uma psicopata que diz ser sua fã número um.
Através do martírio de Paul, King nos mostra um pouco do seu processo de escrita criativa, bem como um relato autobiográfico.
Angustiante e claustrofóbico, Misery é uma leitura obrigatória para os fãs do Rei do Terror e para os amantes de thrillers.

P.S.: Aqui no Skoob tá cheio de fãs do King. Eu só me pergunto se alguma dessas fãs se considera a número um...????
Flávia Menezes 20/10/2021minha estante
Excelente correlação essa a sua com a história de Viktor Frankl. Bem isso mesmo! Rei sendo Rei! ????

Pedro 20/10/2021minha estante
Viktor Frankl é uma das maiores inspirações da minha vida. Um verdadeiro exemplo de vida.
E o King é ele, né? Nem preciso falar. ?

Marci 22/10/2021minha estante
???

Núbia Cortinhas 29/04/2022minha estante
Arrasouuuu! ????????

judas2 12/06/2023

Loucura
É impressionante como esse livro consegue ser tão bom considerando as circunstâncias. O que faz a obra se destacar é, sem sombra de dúvidas, a construção dos personagens. A decadência da Annie, e principalmente do Paul conforme os capítulos vão passando é agonizante. Você sente que nenhum dos dois aguenta mais aquela situação. Annie é uma mulher extremamente louca e frustrada que não tem controle nenhum sobre si mesma. Teve momentos que eu me senti como se eu fosse o Paul, completamente exausto.

Acho que é o meu preferido do King até agora.

odetobooks 30/12/2023

? misery, agonizante e fascinante
Sou suspeita pra falar de Stephen King ? mesmo tendo lido só alguns livros dele ? pq ele tem essa capacidade de colocar tanta tensão nas cenas a ponto de fazer o leitor sentir exatamente o mesmo que o personagem, como se nós tivéssemos ansiando por escapar da Annie e aterrorizados após com cada passo e ação dela.
deixei ele um pouco de lado por preguiça minha mesmo, pq os poucos momentos desse livro que me deram tédio foram os da história interna de Misery, já o restante posso resumir como momentos que deram aquele frio na barriga de ansiedade pra que Paul fizesse algo pra sair daquela situação, além dos momentos de revolta e ódio contra a Annie.
mais um do King pros meus favoritos, me deixou doida ora ler ainda mais obras dele, que nunca falha em me causar nervoso nas cenas de suspense e me surpreender com os plot twists, recomendo sempre.
Idkatzx 30/12/2023minha estante
Amei a resenha!! Tô pensando em começar o king com esse

odetobooks 30/12/2023minha estante
ai obrigadaa ? começa simm, vc vai amar (se prepara psicologicamente kakaka

Juliana953 30/12/2023minha estante
Esse livro é incrível

Gessyka.Loyola 02/08/2023

Que loucura!
Demorei a ler este livro por motivos de bebê.?
Eu adoro a escrita detalhista do King e gostei muito deste livro.
Um escritor sofre um acidente e é resgatado por sua fã n° 1, vai dá ruim? Óbvio!
Paul vai passar por situações que até Deus dúvida na mão de Anne ?. O final realmente me surpreendeu, King é foda!!
Jordana Zatta 02/08/2023minha estante
Esse livro é muito doido

Gessyka.Loyola 02/08/2023minha estante
Doido é pouco, fiquei com medo de esbarrar com a Anne no meio da noite hahahahaha

gabriela376 28/12/2023

Meu primeiro terror do king e fui surpreendida positivamente, me senti muito agoniada durante a leitura e ao mesmo tempo fascinada pela maneira de contar histórias do escritor. Nuances bem legais sobre a vida de um escritor e o processo de criação de um livro, um dos pontos positivos na minha opinião.
victoryx 28/12/2023minha estante
king é king

Maria 28/12/2023minha estante
Esse livro me causa arrepios, mas é muito bom

Ana 21/04/2021

Não tenho palavras para explicar o quanto esse livro me deixou angustiada e o quão bom foi acompanhar essa história. Annie é uma das personagens mais macabras e assustadoras que eu já vi, até o momento.

gabriel1979 04/05/2023

"Depressivos se matam. Psicóticos, acalentados no berço venenoso de seus egos, querem fazer um favor aos outros, levando-os juntos." leitura angustiante, na medida certa.
Rafael Furlan 04/05/2023minha estante
vadiAnnie insuportável

gabriel1979 04/05/2023minha estante
muito! aquela mulher é um horror.

Sarita Helena 04/01/2022

Releitura deste livro clássico. Incrível. Não é um dos meus favoritos do autor, mas é um dos que gosto bastante. Não tenho palavras.

Raquel 20/12/2022

Primeiro livro do Stephen King que leio e a experiência não poderia ter sido melhor. O livro é angustiante do começo ao fim e a Annie Wilkes é mais assustadora do que muito filme de terror. Me animei 100% pra ler outros livros do autor e me envolver nas histórias.
Sandy 20/12/2022minha estante
Esse livro é ótimo mesmo! Se tiver interesse, assista a adaptação. É ótima tbem.

Alasca 20/12/2022minha estante
Esse livro é muito bom, é chocante. como o Stephen King consegue tornar as sensações tão palpáveis!

nathalia 21/12/2022minha estante
leia salem, e muito bom

_estrela_literaria 24/10/2021

Misery - Stephen King
Paul Sheldon acaba de publicar o último livro da saga que fez muito sucesso na sua carreira, Misery, e está se sentindo aliviado, já não aguentava mais escrever sobre ela, e estava ansioso para começar a produzir outro tipo de conteúdo literário.

Mas ele sofre um acidente de carro, no meio do nada, e é socorrido por Annie, que coincidentemente é sua maior fã e também enfermeira. Coincidência? Acredito que não.

Ela não entra em contato com ninguém para falar sobre o acidente, cuida dos ferimentos de Paul com recursos escassos (vários ossos da perna quebrados, alguns triturados), e deixa ele em cárcere privado porque não gostou do último livro de Misery e quer que ele escreva um novo, só pra ela.

E durante esse tempo, Paul vive o inferno na terra. Annie é mais louca do que ele imaginava, e a cada coisinha que a chateia, ele recebe um castigo pior do que o outro. Com as duas pernas quebradas, de cadeira de rodas, sentindo muita dor e longe da cidade, como Paul irá escapar da sua fã número um?

Eu demorei muito pra conseguir terminar o livro, ele tem um enredo que traz muita ansiedade e em determinado ponto eu precisei de uma pausa dele. É uma história tensa o tempo todo, Paul passa por coisas inimagináveis, traz angústia para o leitor e é extremamente difícil para ele lidar com Annie que é MUITO louca!

Em muitas partes eu percebi que Paul é um personagem muito persistente e tem muita vontade de viver, porque eu desejei morrer no lugar dele diante as situações que ele passava, eu acho que seria menos doloroso e sofrido. Mas ele continuou lutando com os poucos recursos que tinha e força.

Se você é ansioso, tenta ler esse livro todo em um dia só! Mas não deixa de ler ele, mesmo se precisar de uma pausa. O encerramento dele é ótimo, traz paz pro coração!
Cíntia.Coelho 24/10/2021minha estante
Livro maravilhoso.