O Mercador De Veneza

O Mercador De Veneza William Shakespeare

Resenhas - O Mercador de Veneza

Leandro676 28/03/2024

Leve e cômico
É uma história simples, leve e cômica. Trata-se de um contrato cuja multa é bem diferente: uma libra de carne.

Shakespeare abre espaço para análises e reflexões jurídicas nessa história, por exemplo, sobre ética, a forca vinculante dos contratos (pacta sunt servanda), o rigor da lei etc.

O final é bem criativo com a sagacidade das personagens femininas. Talvez a escrita rebuscada seja um empecilho para quem não esteja acostumado, mas é bem tranquilo.

VitAria947 27/03/2024

Não deva dinheiro a ninguem.
A história é bem leve e divertida, além de ser engraçada. Eu ri bastante. Demorei um pouco pra acostumar, por ser escrito em formato de peça, então às vezes me perdia na leitura. Retratou a convivência entre um judeu e cristãos e os preconceitos e diferenças entre eles, o que eu gostei muito. Não aguentava quando chamavam o Shylock de cão KKKKKKK. Enfim, recomendo.

WILDTIGERSTAN 20/03/2024

Essa é uma comédia muito boa. No geral o enredo é completamente insano, antisemita (o que foi previsível) e meio gay. Gostei mais do que deveria.

Débora 16/03/2024

Um livro sobre enganação, um enganando o outro e no final todo mundo sai bem, menos um. Até agora o meu menos favorito de shakespeare.

Giovanna1242 06/03/2024

O ponto alto desse livro foi a inteligência das personagens femininas, não estava esperando por esse final. Apesar de ter gostado, foi uma leitura meio morna pra mim!

Dani 06/03/2024

Shakespeare e seu sarcasmo e genialidade
É incrível ver como o sarcasmo é algo que não fica datado e nas minhas poucas leituras de Shakespeare sempre me surpreendo como é uma leitura acessível. Outra coisa que me chama e como as personagens femininas são extremamente sagazes e inteligentes. Em resumo muito divertido e recomendo muito e uma visão rápida de sociedade da época.

Pedrohp 06/03/2024

Me diverti muito lendo esse livro, não fazia ideia que ele tinha servido de inspiração para o Auto da Compadecida. Me surpreendi bastante no final kkk
Dani 06/03/2024minha estante
Menino fiquei sabendo agora

Alessandra 04/03/2024

Engraçado
É um livro bem fácil e divertido de ser lido. Quebra um pouco da ideia de Shakespeare é difícil de compreender.

Dani 01/03/2024

Densamente poético
É belo e deslumbrante ler uma peça de Shakespeare, sempre revestido de descrições poéticas e na maioria das vezes de forma exagerada, se tornando um prato cheio para os amantes de clássicos. Reúne várias tonalidades do autor, como a psicologia, o Direito, a volúpia da paixão, a graça que o deboche carrega e o ódio exacerbado.
É um ponto interessante a observar o personagem Shylock, que se resume a um agiota, e é curioso que por mais que ele fale sobre os sofrimentos que ele passou e passa, não há um arco de redenção, porque não há provas vivas de que ele é merecedor de empatia, uma vez que, logo em seguida das suas lamentações, ele se alegra quando descobre que vai ter sua vingança consumada, e é tamanha sede de vingança que a coisa que ele mais ama no mundo, o dinheiro, não é o suficiente para abona-la e por conclusão teve um final pior que a morte.
Mas se teve uma personagem que teve a construção perfeita, foi a Pórcia, o que é difícil de entender em livros-peças pelo contexto do biotipo do livro, por serem só falas e tudo ocorrer de forma rápida e intensa.
Desde o início se manteve coerente e logo na primeira aparição deixou claro que só casaria se o lado sentimental falasse mais alto que o da razão. Logo, assim que encontra Bassânio, parece que foi um amor a primeira vista, de tal modo, que de cara ela pede pra ele ficar um pouco mais e se confunde em meio as palavras, demonstrando alguma falha desse lado da razão, e como se tivesse acionado um botão nela, o lado emocional dá vazão, demonstrando uma insegurança. Porém, no decorrer do livro o leitor vai tendo mais provas da inteligência de Pórcia e você se pergunta, se de fato era uma insegurança ou mais um de seus testes para ver a reação de Bâssanio.
Há alguns pecados considerando o contexto histórico, mas de forma geral é uma das melhores obras de Shakespeare.

26/02/2024

Nunca pensei que eu leria Shakespeare (e muito menos por vontade própria). Mas ri horrores com esse livro, recomendo

Cruz33 25/02/2024

O mercador de Veneza
Uma boa leitura, rápida e muito detalhada. Indico, o final é extremamente criativo e inimaginável.

JCastellani 21/02/2024

Primeira leitura do ano. leve e fluido, enredo de fácil entendimento. uma história que te prende na busca pelo desfecho
excelente adaptação da obra de Shakespeare pra quem está entrando nesse mundo

Itxslunna 17/02/2024

É uma das histórias mais interessantes e agradáveis de ler de Shakespeare. É um mix de drama, romance e comédia ironica.
PS: Pórcia é um ícone.

Luan 16/02/2024

Shakespeare e sua paixão pelo Direito
Essa não é a primeira obra que leio de Shakespeare, nem a primeira obra do autor que aborda questões jurídicas. Então, é possível dizer que o inglês tinha um carinho especial pela justiça oferecida pelo Direito por meio da hermenêutica. Enquanto que em "Medida por Medida" foram abordados os problemas da parcialidade dos juízes e da motivação das decisões, em "O Mercador de Veneza", aborda-se o cumprimento dos contratos, algo relacionado a vínculos jurídicos entre particulares.
Nessa ótica, no enredo da peça, Antônio, o mercador de Veneza, cujas riquezas encontram-se espalhadas em navios pelo mundo, querendo ajudar financeiramente um amigo que precisa se casar, resolve pedir dinheiro emprestado para um judeu da cidade. Assim, o judeu empresta o dinheiro para o amigo e Antônio se oferece como fiador, dizendo que pagaria em três meses a quantia quando seus navios voltassem. Como garantia, o judeu pede que 500g de sua carne sejam oferecidas em troca do não cumprimento da obrigação, algo que seria ilegal do ponto de vista jurídico moderno.
A partir daí, em meio aos problemas do Direito, a peça se desenrola, misturando drama, romance e comédia de maneira brilhante. O teatro, que no começo parece ser um pouco arrastado, ganha um ritmo fenomenal a partir da metade, solucionando criativamente os problemas surgidos aos protagonistas, deixando o leitor muito envolvido com a trama.
Enfim, Shakespeare nunca decepciona, principalmente quando resolve abordar o conceito de justiça em suas obras, trazendo para a ficção problemas existente até os dias de hoje. Excelente peça!