O Mercador de Veneza

O Mercador de Veneza William Shakespeare

Resenhas - O Mercador de Veneza

marcelinha :) 21/04/2024

Minha humilde opinião
Eu acho que a ideia do livro é mto boa, mas no início e meio da historia sao ruins, no finalzinho que fica mto bom e q eu gostei bastante. Mas vale a pena a leitura, achei nem fácil nem difícil.

Bianca.- 20/04/2024

O Mercador de Veneza.
Essa obra conta a história de um comerciante rico de Veneza chamado de Antônio que fez um empréstimo com um terrível agiota para ajudar um fiel amigo em sua jornada no amor. Caso o mesmo não pagasse a dívida na data proposta, dele seria retirado uma parte de sua carne como pagamento.

Com o dinheiro conseguido graças ao amigo, Bassânio pode seguir em sua jornada em busca de sua futura esposa, mas antes de conseguir tal feito, tinha de resolver um enigma.

A obra é divertida, e de fácil compreensão graças a tradução. Pretendo reler futuramente, pois teve um desfecho que me agradou e que foi inesperado. Recomendo o livro para quem gosta da fase de comédia do Shakespeare.

Dani 20/04/2024

Em "O Mercador de Veneza", Shakespeare traz uma obra com tragédia, romance e comédia.

A trama que envolve Shylock, Antônio e Bassanio é envolvente e prende o leitor da primeira à última página.

Uma obra com mais de 400 anos capaz de transportar o leitor no tempo e espaço por meio das palavras desse autor que dispensa qualquer tipo de apresentação.

joana 20/04/2024

A pilantragem compensa
Primeira história do Shakespeare que eu leio e gostei bastante. É leve, cômica, interessante, curtinha. Escutei enquanto lavava a louça e foi uma ótima companhia.

Fernanda.Caputo 18/04/2024

Homens tolos
"Qualquer tolo sabe brincar com palavras! Creio que as pessoas de espírito, em breve, ficarão reduzidas a completo silêncio, e que a fala só será aplaudida nos papagaios".

Eu achei esta a melhor passagem!

Gostei do texto de introdução desta edição que traz a ideia de que Antônio poderia nutrir um amor homossexual por Bassânio, por que, quem, em sã consciência, promete uma libra de carne pra garantir a dívida de outro?

Pórcia se revela a melhor personagem, astuta, inteligente. Talvez não muito por escolher Bassânio, meio molenga. Mas, que se há de fazer com o amor?

Tenho sentimentos dúbios em relação a Shylock. Uma de suas falas, quando diz que também é humano é muito tocante.

Rapha 13/04/2024

Achei a história divertida.
Shakespeare apresenta uma narrativa fluida e com personagens que prendem a atenção.
Não é nem de longe seu melhor livro, mas vale a leitura.

armandojuniorr 13/04/2024

Livro leve, de fácil e rápida leitura. Um pouco cômico e com um final inesperado.
Super recomendo!!!

jj_brekker 11/04/2024

Eu li Shakespeare e gostei??????
Só li esse livro por causa da faculdade, que o professor de civil passou pra fazer um trabalho mas me surpreendeu por eu ter gostado???
Achei a escrita muito boa, não foi chata e eu consegui até me animar com a história, foi uma descoberta muito boa!
Nunca passou pela minha cabeça de ler uma obra de Shakespeare, e gostei por ter essa oportunidade nada convencional.

MaatSantos 10/04/2024

Um livro leve e para mim entediante
Aparentemente estou indo contra quase todos os meus amigos leitores aqui do Skoob, pois não vou de encontro a ter gostado desse livro.
Acredito que apenas não é para mim, talvez em um outro momento da vida eu teria ou terei mais gosto pela história. É uma peça leve, envolvendo pontos interessantes como intolerância religiosa, direito em tribunal e até mesmo uma charada?
Como mencionei é leve e para muitos deve ser bem divertida, mas no meu caso entediante, não gostei do excesso de personagens, alguns até descartáveis, e até mesmo os conflitos não me agradaram muito.
O ponto positivo está no personagem sylock, um homem que empresta dinheiro a juros para os comerciantes e que vê em seu negócio um momento oportuno para emprestar para seu maior inimigo, no entanto com a palavra de que se não o pagasse no prazo estabelecido, cortaria dele 1 kilo de sua carne tirado do local a sua escolha.
Gostei do conflito dos dois e da resolução do julgamento que foi feito no final e até fiquei com um gostinho de quero mais nas intrigas envolvendo os dois, até mesmo em relação às disputas religiosas que apresentavam.

sass.off 07/04/2024

Um clássico com um final um tanto inesperado
Fui ler o livro por curiosidade da escrita do tão aclamado Shakespeare e não minto o livro tem uma história bem interessante. Todavia, o português do livro não é o mais fácil de se entender mas com paciência e talvez pesquisa da para compreender melhor a história.

Mari 06/04/2024

Esperava uma tragédia, mas faz parte das comédias.
A peça é gostosinha de ler, os personagens são interessantes e a Porcia é a minha favorita, embora eu não tenha gostado do final dela.
O Antônio é deprê, mas é o personagem mais fofo, apesar de também parecer um tanto hipócrita, assim como os demais homens de bem dalí.
Livro bom e que cabe reflexões,em especial de intolerância religiosa e fidelidade.

v de vanisse 02/04/2024

NÃO TEM UMA PESSOA DECENTE NESSA PEÇA
Juro, não tem um personagem dessa peça que se salve. São todos trambiqueiros. Eu não diria que o Shylock é o vilão sendo que ninguém aqui presta? eu gostava mesmo só da Pórcia. Achei ela uma diva.

Jessica 02/04/2024

Um livro empolgante, apesar de não gostar muito de uma narrativa no estilo peça de teatro.
Em resumo, achei que era a história de vários "trambiqueiros", cada um correndo atrás doa seus interesses
Detalhe: esse livro deu origem do nome Jessica