Ler e escrever

Ler e escrever Ingedore Villaça Koch

Resenhas - Ler e Escrever

Jéssica 05/02/2021

Didático
Em relação ao conteúdo, apesar de ser bem técnico, indicado mesmo pra o pessoal da área, o livro é super didático. As autoras destrincham as etapas e estratégias de escrita, apresentando os conceitos e definições acompanhados de vários exemplos em diversos gêneros: quadrinhos, reportagem, carta, texto publicitário etc., o que facilita bastante a sua compreensão.

Agora, falando da sua estética, acho que a edição deixou a desejar. A cor da fonte é roxa, as imagens (e são muitas devido aos exemplos) são todas em tom rosado. Não entendi qual propósito disso, parece que na impressora só havia tinta rosa haha não acho que interferiu na minha leitura, mas foi algo bastante estranho pra mim e que me decepcionou assim que eu abri o livro.

Donatti 30/01/2022

Indispensável...
para quem quer aprender mais do processo de produção textual e de como aplicá-la na Educação Básica.
As autoras são muito didáticas e embasam muito bem todas as informações que transmitem no texto, de modo que a leitura não se torna cansativa em nenhum momento. Apesar de ser um pouco voltado a pessoas da área de ensino, é facilmente compreendido por outros públicos que tenham interesse em produção de textos.

Miryan Jussara 17/04/2020

Formação continuada
Mais um livro de formação continuada q recomendo aos meus nobres colegas de profissão. O livro trata das teorias (gênero textual; coesão & coerência; transmutação de gênero, intertextualidade & intergênero; progressão textual, temática, focalização ... ) ao ensino da leitura e produção textual focalizando na prática sócio-interacionista da linguagem, trazendo exemplos práticos.

lucaismaia 01/01/2024

Me interessei na leitura desse por conta da pesquisa do monografia (estou escrevendo só pra encher os caracteres)

Carina 11/09/2013

Estratégias fascinantes
Geralmente teóricos demais, intrincados demais, os livros de linguística não exercem atração nenhuma sobre os professores de português, que preferem continuar ensinando gramática pura (no máximo, com algumas adaptações). Nesse contexto, o livro de Koch e Elias é uma salvação: entre didático e teórico, ele consegue ser profundo sem ser chato. E assim, se torna absolutamente necessário.

Os textos analisados (propagandas, redações de alunos e tirinhas) tornam a compreensão dos conceitos muito mais fácil. Além disso, o livro consegue mostrar a abrangência da leitura e da escrita, enfatizando alguns recursos e procedimentos implicados neste processo.

Volnei 23/02/2017

Ler e escrever
Nesta obra as autoras exploram com muita propriedade todas as formas de construção de um texto bem como seu uso. Uma as partes desta obra que nos cham a atenção é o fato de ser dito que todo texto nasce a partir de um ou mais textos anteriores a ele . Assim podemos citar como exemplo os trabalhos acadêmicos que exploram muito trabalhos anteriores, usados para embasar o texto escrito . Isso não acontece somente nos bancos acadêmicos mas se espalha por diversos estilos literários.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Yvan 14/03/2017

Bom livro, bastante técnico mas é específico para quem é da área como professores e pedagogos.

Marina 16/06/2023

Muito bom.
super bem explicado e cheio de exemplos, os textos são ótimos e dá até pra usar futuramente

JAlia 17/01/2024

Livro totalmente didático e bem construído, mas com excesso de exemplos e exemplos enormes. Tem textos de exemplos que ocupam duas páginas, um tanto desnecessário.

Meiri.Rodrigues 12/04/2024

Achei a leitura desconfortável
O conteúdo do livro é bom mas não gostei da cor da fonte, o papel é branco e a cor da fonte é azul meio arroxeado, alguns textos tem sombra rosada, parece cópia quando a tinta da impressora tá ruim. Achei a leitura muito desconfortável. Não indico.