Eles Não Usam Black-Tie

Eles Não Usam Black-Tie Gianfrancesco Guarnieri

Resenhas - Eles Não Usam Black-tie

Vivs 𧿠19/07/2023

Eles não usam black-tie
A consciência de classe permite entender e lutar por nós, a classe trabalhadora, o que eu vejo de Otávio é um homem operário que luta por seus direitos.
E o seu filho, renega, como dito no diálogo a seguir: ?Greve é a defesa de um direito. Eu não quis defender o meu direito e chega!?

O operário que não quer ser operário, não entende a luta e as dores, e de quem devemos lutar e de quem não se aliar.
O final mostra que Juvêncio, que cantarolava na favela, perdeu o samba que compunha pois ele não usa ?black-tie?, ele, como os outros, vivem à margem da sociedade, não são nada mais que operários.

Fernanda3638 02/07/2023

... não tenho muito pra dizer, o livro é mais como um roteiro teatral, então não gostei tanto da leitura.

tefa.alves 04/05/2023

"Nós não usa as "bleque-tais"!
Antes de ler, li um pequeno resumo em um site por causa do vestibular e desde o momento que comecei a obra, me encantei com os personagens. uma leitura muito fácil e gostosinha de ler.
recomendo para todo vestibulando!

Gabriel.Bernardi 30/04/2023

Simples e bem feito
Comprei para estudar para o vestibular, li um pouco e acabei abandonando, dois anos depois conclui a leitura, é um livro simples porém muito bem escrito, os personagem são bem carismáticos e não é um livro pesado para ler mesmo que a escrita utilize o ?dialeto caipira? que nem todos podem estar acostumados.

Único ponto negativo é que apresenta um final muito brusco como se a obra tivesse sido interrompida.

Raquel.Araujo 29/04/2023

Essa peça teatral é muito fácil de ler e muito rapidinho. Apesar de ser um texto curto, a narrativa traz muito conteúdo.
Ao meu ver, para aproveitar essa leitura é necessário ter uma vontade anterior de querer lê-la e de querer pensar, nessa história não existe vilões e sim opiniões.

Aline221 16/04/2023

Uma delicinha
MUITO fácil de ler, a gente se sente muito próximo das cenas e dos personagens, eu ameiiii a Romana.

Retrata a vida dos operários em uma comunidade no Rio, tem romance, relacionamento entre família e amigos, é tão real e tão do dia-a-dia que nem parece uma leitura. Me deu mt vontade de ler mais peças de teatro.

Dei 4,5 pq eu queria que tivesse mais continuação, o final foi mt brusco, mas por outro lado isso deixa a peça mais real ainda, afinal a vida é assim né, nada nunca termina do jeito que a gente quer.

Nick 16/04/2023

Não gostei muito do livro, pois não gosto muito de ler roteiro e em folha branca e foi meu colégio que me obrigou a ler
Mas o livro fala bem sobre a desigualdade social de qm mora no morro e sobre a ditadura

rdetogni 03/04/2023

Primeiro clássico
Bom, esse foi o primeiro clássico da literatura brasileira que eu li e eu até que gostei bastante, dei 4 estrelas porque não faz meu tipo de leitura e também porque pra mim as coisas acontecem absolutamente do nada, como se não fosse uma história de um livro em si, mas um relato de alguém que tá contando alguma coisa que aconteceu na vida.

A história é bem fácil e rápida, a leitura flui muito bem o que é ótimo.

Não gostei muito do final, acho que alguns personagens poderiam ter tido outras ações. Mas essa é justamente a mensagem que o livro quis passar.

A crítica que o livro faz, ou pelo menos foi a mensagem que eu entendi que ele passou, é muito boa.

Na minha visão ele quis mostrar pra gente que muitas pessoas estão acostumadas a viver de uma forma sempre, porque sempre "foi daquele jeito" e acabam que não ficam abertas a novas mudanças, achando que a vida deles TEM que ser assim, não se pode mudar porque se mudar vai ser ruim. E o Tião representa aquelas pessoas que nasceram em meio a isso mas quer mudar, quer ter uma vida diferente, mas como é diferente de tudo em que estão acostumados, acabam julgando ele e deixando ele sozinho pra enfrentar isso.

Isa.fg 16/03/2023

Livro da escola
Primeira vez que leio um livro em formato de teatro , até q é legal, a história não é tão ruim, mas não é maravilhosa.
É uma leitura rápida por ser só falas e a escrita é um pouco diferente porque é de uma época mais antiga, mas dá para entender a maioria das falas.

ZeusTruqueiro 08/03/2023

Incrível
Acabei lendo esta peça por ouvir diversas vezes o trecho da música dos Engenheiros: "... Os nossos olhos. Eles não usam Black-Tie". A música ganha outra camada de sentido após a leitura. Dito isso, vamos lá.
É um livro de ler "em uma sentada", adorei a escrita e como entramos fácil naquele universo, naquele retrato de um Brasil da segunda metade do século XX, mas que as mesmas lutas reverberam nos dias atuais. Em formato diferente, claro, porém, preservando a essência. O final é emocionante e, no contexto geral, nos faz pensar sobre nossas raízes, nossas amizades, senso de comunidade, nossas escolhas e claro, suas consequências. É uma peça de alguém originalmente vindo do povo e que conhece o dia a dia do povo, alguém que conhece as lutas, as dificuldades, os dilemas... mas também as alegrias e a união, apesar das dificuldades do meio. Uma leitura obrigatória para todos os brasileiros.

Charly.nunes 12/02/2023

Esse livro, é bem básico mas muito bem contruido, ele é uma pesa de teatro para abrir a consciência dos proletariados, e acho que ele cumpriu muito com seus papel, pois ele coloca uma história que deve acontecer bastante, constroi personagem com uma personalidade que geralmente bem humana, e desenvolvida toda a narrativa sobre consciência de classe e raça em cima disso, tudo isso de forma simples daqual qualquer um pode se ver e entender a situação
Naty566 12/02/2023minha estante
Eu adorei o livro,ele faz o básico,mas funciona muito bem

Charly.nunes 12/02/2023minha estante
Siiim, ele é bem básico msm, mas creio que isso é o forte dele, pq seu intuito é transmitir a mensagem para todos, incluindo aqueles sem muita informação

Leitora 08/02/2023

primeira vez lendo uma peça teatral, muito engraçado ver as rubricas;

entendo que faz parte da caracterização da obra, mas a linguagem me incomodou durante a leitura.

Nathy Lestriz 23/01/2023

Poéticas do teatro brasileiro 2
Bem, precisei fazer essa leitura para minha aula teoria da faculdade de teatro.
De forma geral, a leitura é simples e tranquila de se ler, temos um tema importante que é a vida dos operadores de fábrica que lutam pelos seus direitos e manifestam em greves. Apesar do bom enredo , percebo muita confusão em ter muitos personagens. Às vezes eu esquecia o nome deles.
Acho que o tema é bem importante, mas foi muito superficial sendo executado em sua escrita.
Se fosse para descrever em uma palavra, seria " ok".

Espero que na minha carta prova no da 6 eu não fique com uma nota ruim ksksks rindo de nervoso.

Ray 20/01/2023

Me surpreendi e tive uma visão completamente diferente da que esperava (por ser uma leitura obrigatória de vários vestibulares, imaginei ser algo copioso e chato). Leitura enriquecedora, fluí maravilhosamente bem, apesar de lacônica, e instiga.

Lipe 06/01/2023

Um deleite
Leitura extremamente fluida e rápida.
Com uma linguagem coloquial e recheada de gírias, a história que se passa no Rio de Janeiro trás uma realidade idealizada das pessoas da época.
Ri demais com diversas falas (principalmente de Chiquinho), mas também refleti com as falas de Romana, na minha opinião, a personagem mais completa e icônica da obra.