Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

doraaaa1989 02/03/2024

Uma obra atemporal
Jane Austen superou minhas expectativas ao evocar sentimentos tão íntimos em mim e ao explorar o equilíbrio entre a razão e a sensibilidade presentes em cada um de nós... A alternância e dualidade entre os sentimentos das duas irmãs foi uma surpresa encantadora, e é fascinante acompanhar a diferença entre eles, desde a mais intensa felicidade até a melancolia, que por vezes são muito internalizados. A diversidade de personagens neste romance só enriquece a história, muito icônicos e divertidos. O que tornou a leitura tão envolvente para mim foram o desenvolvimento de Elinor e Marianne, que, apesar de suas sensatas condutas, mostram-se flexíveis e capazes de compreender a si mesmas com suas escolhas e reflexões tão profundas, e também às demais críticas que podemos notar, tornando essa trama muito interessante, principalmente quando se trata de ser originalmente publicado no século XIX. Segue, então, meu primeiro livro lido da Jane Austen, que se tornou querido demais por mim. ???

Rafaela2255 29/02/2024

O mais fraco da Jane Austen
[Lido: 23/02/24]
Decepcionante. Este é um livro dela que passo dizer que não gostei.
Apesar da Marianne acho que esse livro é o menos romântico dela e isso não é exatamente um problema pra mim (afinal Mansfield Park é um dos meus favoritos) mas todas as relações desse livro são tão sem emoção e carece de profundidade.
Eu esperava mais da relação de mãe e filha tanto da quanto esperava um melhor desenvolvimento de Elinor e Marianne como irmãs.
A Elinor é um dos poucos pontos positivos do livro, achei ela uma jovem forte e madura e por isso acredito que ela merecia mais. O Edward, seu par romântico, é um fraco e as justificativas para certo comportamento dele também são fracas. Ele poderia ser sido um personagem tímido e doce mas é apenas sem graça.
O romance da Marianne com o Coronel Brendon nem dá pra chamar de romance. No começo temos algumas cenas deles do qual ela só se chama ele de velho e critica os modos reservados dele. Ele não parece ter motivos pra gostar dela além de ela ter uma personalidade parecida com um amor do passado. Eles mal tem interações durante toda história!
A Marianne passa um grande tanto do livro apaixonada e sofrendo pelo Willoughby e perto do final é dito que ela começa a amadurecer mas cadê o desenvolvimento da personagem? Só dito mas não mostrado.
O Coronel Brendon passa muito mais tempo com a Elinor, e se eu já não soubesse do final eu acharia que eles ficariam juntos porque ambos tem modos e personalidades bem parecidos. E pra ser sincera, faria muito mais sentido eles juntos no final porque da amizade deles poderia sair algo mais concreto do que as outras relações.
Eu acho que a história tinha potencial mas o desenvolvimento foi decepcionante e raso.
É um livro insípido.
lsbelini 08/03/2024minha estante
Sim, eu sinto que esse livro é bem fraquinho mesmo. Mas foi o primeiro dela, e consigo ver claramente como ela amadureceu sua escrita ao longo do tempo!

Emilly1245 27/02/2024

Muitíssimo ruim
Tentei ler e demorei muitos meses por que é MUITO ruim, muito entediante mesmo, sério, eu adoro a Jane Austen, mas esse foi muito ruim

Caroline 26/02/2024

Horrivel
A história é muito fraca, a única coisa que sustentou a leitura foram as fofocas e as revelações ao redor das duas. Mais um livro fraco da dona Austen, até Emma era melhor que isso (e olha que é minha autora preferida)

Thawane Vic 25/02/2024

Embora eu ame "Orgulho e Preconceito", esse livro me foi mais íntimo. Talvez por ter sido minha segunda experiência com uma leitura de época, e por eu ter lido com mais calma, tentando entender cada parágrafo melhor.

A diferença entre as irmãs e como elas lidam com seus sentimentos, como evoluem com eles; a relação de ambas e como cuidam uma da outra, foram coisas que me encantaram. Críticas de Jane Austen que mesmo a duzentos anos de diferença ainda parecem ter aspectos tão atuais.

Muitos aspectos ficaram fora da adaptação de 1996, então foi bom descobri-los aqui. Metade do livro é colocado nesse filme, mas dá outra metade apenas o final. Já no livro, Margaret, a irmã mais nova, aparece pouquíssimo ao ponto de eu esquecer que ela existia. E novamente temos intrigas que deveriam ter nessa adaptação, a afronta, o "eles vão ser pobres", faltou, mas aqui temos.

Talvez minha crítica seria ao jeito que a história se estende, para no final termos um resumo rápido, e isso também ao outro livro já citado aqui. Eu adoraria que fosse um final longo que começasse alguns capítulos antes, e não que se reunissem basicamente último. Mas isso é apenas um detalhe.

Bida 22/02/2024

Razão e Sensibilidade
Ler um romance é como assistir a uma novela na própria imaginação. A cada capítulo vão surgindo novos conflitos e você fica curioso para saber o que vem depois.

O livro conta a história de uma família e como se desenvolvem os romances das duas filhas mais velhas, Elinor e Marianne. A mais velha é racional e ponderada; a mais nova, apaixonada e intensa. Com o decorrer da história, a mais nova vai amadurecendo com as frustrações e demais acontecimentos.

O final é surpreendente.

Duda 22/02/2024

Orgulho e preconceito surra esse
Achei super enrolação, metade do livro não acontece nada e a parte que é mais legal (o romance do final) foi feito em duas páginas

Stefanie.Neves 22/02/2024

Jane Austen nesse livro nos contará a história das irmãs Dashwood filhas do segundo casamento do Sr Dashwood que faleceu logo no início do livro deixando as 3 filhas e sua esposa com poucos recursos financeiros para sobreviverem.
Essa história nos diz muito sobre os costumes da Inglaterra do século XVIII e como os casamentos eram baseados nos recursos financeiros dos personagens e não somente no amoe verdadeiro.
Na primeira parte do livro, a autora já apresenta os casais principais que não são bem desenvolvidos ao longo da história e que não possuem um desfecho satisfatório.
Portanto, na minha opinião o livro foi bem denso de ler porque em momento algum as personagens principais me cativou com suas histórias ou personalidades. Logo, a leitura ficou muito enfadonha em alguns pontos.

Danny 22/02/2024

- Mais uma obra de Jane finalizada, e como na anterior, essa também me agradou bastante, acho que existem grandes chances de que eu me torne uma fã do trabalho dela, o que não seria uma grande surpresa, pois o talento de Jane Austen é inegável; sua delicadeza em construir personagens tem o poder de derreter em romance até os mais endurecidos dos corações.
- A escrita de Jane é sempre um deleite, uma certa tranquilidade é sempre transmitida, apesar de todas as tramas e reviravolta que a história carrega.
Aqui admirei bastante a personagem Elinor, gostaria até que tivesse um foco um pouco maior sobre ela, e seu interesse romântico, durante a leitura tinha a sensação que isso era abordado muito superficialmente, o que é mostrado com mais detalhes são os acontecimentos com Marianne.
- Creio que a intenção seja para que o adjetivo da Razão represente Elinor e a Sensibilidade represente a sua irmã, Marianne, até a ilustração da edição traz uma sugestão disso; porém ao longo da leitura, minha visão foi diferente, para mim toda a Razão e a Sensibilidade está concentrada na pessoa de Elinor, que é alguém bastante admirável, madura e centrada, com certeza ela tem muito a ensinar, e espero eu, poder aprender com ela.

Evilly 21/02/2024

Amei
O primeiro do ano da autora mais irônica que eu conheço e amo,leitura lenta mas muito leve e amei muito a relação das irmãs e todo o crescimento e amadurecimento da mais nova em relação ao que ela via e avaliava como correto e eu admito que n esperava aquela reviravolta do fim mas amei. No fim deu tudo certo, amém.

Aline 20/02/2024

Bom...
Olha, eu não tenho muita propriade para resenhar clássicos (ou qualquer outro livro, para ser sincera) mas pretendo mudar essa situação. Vamos (re)começar por este...
?Os diálogos são bem longos e voltados a reflexão das atitudes e emoçoes dos outros ou das próprias personagens.
??Tudo soa muito cortês, mesmo nas críticas até mesmo para armar uma tramóia. Um contraste em relação a atual linguagem resumida e sem papas na língua.
?Até o cap 3 ocorre uma grande investigaçao mental e linguagem corporal p entender a pessoa intrinsecamente, o q me lembra os conselhos da pr Sarah Sheeva. (Q inclusive mencionou esta obra), sobre amizade antes qualquer outra coisa.
Achei bem terapeutico, pq mt das vzs o livro descrevet bem o q sentimos...é um processo de encontrar-se num personagem ou fala.

samelaslm 19/02/2024

Tive dificuldade para te amar aqui, Jane
A escrita da Jane continua impecável para mim! Adoro como ela se comunica com nós, leitores, e o seu tom bem-humorado. Entretanto, achei a narrativa muito longa...

Eu entendo que cada situação e conversas expostas tinham um ponto na história e fariam sentido para a conclusão final, mas, dessa vez, achei enfadonho acompanhar e por vezes, assumo que achei chato!

Sem contar que vim de uma leva de livros que me deixaram cheia de "problemas de gente rica" e nesse livro meio que acumulou minha irritação hahaha

Toda essa construção de picos muito altos na história com esses momentos de constância com uma narrativa bem parada me fizeram não ter ideia de qual seria o desfecho final do livro. Isso me deixou particularmente aflita hahah

Mas, graças a Deus, deu tudo certo no fim!

Adorei enxergar os elementos do título nas duas irmãs, sendo Elinor, razão, e Marianne, sensibilidade, e ver como cada uma precisou trabalhar em si esse temperamento próprio, assim como lidar com os seus opostos. São crescimentos interessantes!

Também me encantou a desconstrução de um ideal amoroso, em que nem sempre o príncipe encantado é um verdadeiro cavalheiro, e o amor pode ser encontrado em lugares mais inesperados.

Em resumo, é um livro bom. Amo a Jane com todas as minhas forças, mas esperava ter gostado mais.

Obs.: Minha recomendação, se você nunca leu nada da Jane Austen, não comece por Razão e Sensibilidade. Não é a melhor opção para entrar no universo da escritora.

Jessi 19/02/2024

Razão e Sensibilidade
Que isso gente, de início já quero demonstrar minha indignação. ?
o livro não é ruim mas também não é bom!
sério, parece uma grande enrolação entre histórias sobre o Coronel Brandon, Marianne, Elinor, Edward, Lucy e o pessoal de Londres. Cadê o romance que faz a gente suspirar de felicidade? cadê o casal fofo?
Que final ruim!
o livro se resumiu a quantas libras cada personagens tem a oferecer se acabar se casando com fulano. Afs ?
Eu esperava que Elinor se casasse com o Coronel Brandon, parecia o mais sensato após a decepção com o sem sal do Edward e a chata da Marianne ser totalmente indiferente ao Brandon.
Gente, Jane Austen que me desculpe mas esse livro não é um dos melhores, eu fui com expectativas altas e me decepcionei.
??