Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

_clarinha 18/02/2024

??????????
Já tinha começado e abandonado esse livro algumas vezes porque acho que não era o momento certo, mas enfim esse momento chegou e só posso dizer: QUE BOM! A escrita da Austen não decepciona, a elegância, o equilíbrio entre a natureza íntima das personagens se equilibrando com as relações sociais principalmente a familiar, é primoroso. Gostei muito das personagens Elinor e Marianne (aliás, que nomes lindos) mas me identifiquei mais com o equilíbrio e a natureza reservada da Elinor. O final foi o que eu podia esperar mas não exatamente o que eu queria, por não ser uma história tão conhecida pude me surpreender o que foi muito bom. Bem, se você gosta de clássicos e do estilo Jane Austen de escrever, provavelmente vai gostar desse livro e se ver rindo dos diálogos que expressam um pouco não só dá mente da escritora ou da sociedade da época, mas da natureza humana em si. Leiam muitoooo????????
clarawlx 26/03/2024minha estante
Avisa que o Coronel Brandon é o único homem do mundo!!!!

_clarinha 26/03/2024minha estante
apenas ele!!!

ThaAs216 17/02/2024

Que pitoresco haha
Se demorei uma semana para terminar esse livro, quer dizer que a história estava literalmente me prendendo.
Gostei bastante, uma leitura clássica que se torna estranha nos dias atuais, quem é que fala de um jeito tão adequado com os parentes e amigos kkkkk contudo, achei estranho o irmão de Edward se envolver com Lucy, não achei que fez sentido sendo que o msm disse não gostar de tal mulher '-'
E sério, esse livro retrata que dinheiro parece ser tudo nessa vida, e ter um homem tbm u.u
Mas foi uma boa experiência de leitura, filme igualmente parecido com o livro

Laura.Fillmann 15/02/2024

Jane Austen nunca erra
Não tem erro escolher um livro da Jane Austen para dedicar o seu tempo. Mas esse em especial me marcou. Já li orgulho e preconceito e persuasão, mas nenhum me prendeu tanto quanto razão e sensibilidade. Impossível não se envolver com as decepções amorosas das duas irmãs e torcer até o fim que tudo dê certo para Elinor. Jane Austen tem a capacidade de criar uma profundidade para cada personagem, de modo que cada um se torna incrivelmente único e com uma evolução de personalidade/maturidade muito interessante. Com certeza uma leitura que vale a pena (o filme também, inclusive! Apesar de não ser tão bom quanto orgulho e preconceito na minha opinião. Só fiquem longe do filme Persuasão, horrível!).
NarniAnna 15/02/2024minha estante
A Jane é simplesmente incrível, a capacidade dela de nos envolver, levar para outra época e ainda nos fazer refletir é perfeita. Além de trazer romances encantadores e irresistíveis.

Lavínia Hanna 15/02/2024

Foi uma grande quebra de expectativa
Peguei esse livro empolgada para ler, tinha sido elogiado por uma pessoa próxima como tão bom quanto orgulho e preconceito (que é um dos meus livros favoritos). O que aconteceu, é que a leitura foi bastante arrastada para mim, não consegui sentir conexão com as personagens e tudo ficou muito maçante e entediante.

Dentre os livros da Jane Austen que eu já li, esse foi sem dúvidas o que menos gostei.

TerraDasLetras 15/02/2024

Mais um clássico da Jane Austen. Esse livro traz as histórias de Elinor e Marianne Dashwood, duas irmãs que representam uma dualidade entre razão e sentimento. Escrita há mais de 200 anos, a obra nos mostra como era difícil a vida de quem não tinha muitos recursos e como a sociedade era rigorosa com essas questões.
Acompanhar como Elinor vive sim, seus sentimentos, mas de forma madura e mais reservada, mas entende que para conhecer o caráter de alguém é preciso ver ações concretas, e não apenas promessas, é maravilhoso. A crítica sempre presente de Jane, sobre as expectativas da sociedade e como as pessoas vivem baseadas em pré-julgamentos e aparências, é muito boa.
Jane, como sempre, nos leva à reflexão, nos deixando o exemplo de resiliência, força e coragem. Uma obra atemporal!

site: https://www.instagram.com/terra_das_letras/

Gomes126 14/02/2024

Muito Bom!
Que livro bom! Gostei muito de acompanhar a história das duas irmãs, confesso que desde o começo gostei mais da Elinor, acho que podemos aprender muito com ela, uma personagem incrível. Porém, sua irmã também é uma personagem muito bem construída e gostei muito de ver o amadurecimento dela durante a história.
É um livro repleto de aventuras, descobertas, romances e reviravoltas. O final me surpreendeu muito!
A escrita é um pouco complicada por ser um livro antigo mas nada que umas pesquisas no Google não possam resolver kkkk achei algumas partes um pouco paradas, mas também nada que não faça a leitura valer a pena.
Enfim, se você gostou de Orgulho e Preconceito provavelmente vai gostar da experiência de ler esse livro também!

Hanna 13/02/2024

Jane Austen tem meu coração ?
Da mesma autora de "Orgulho e Preconceito" temos "Razão e Sensibilidade" que conta a sua história através da razão de Elionor e da sensibilidade de Marianne, duas irmãs muito diferentes porém confidentes uma da outra.
O livro em si se passa entre fofocas, longos encontros entre amigos pra tomar chá e longas caminhadas oque pode ser um pouco cansativo para o leitor e tornar a leitura mais demorada como foi o meu caso, porém o esforço valeu a pena já que esse é um livro encantador.

Julia5528 12/02/2024

Sobre a escrita em geral:
Enquanto confirma que a escrita de Jane Austen pode ser cansativa para quem busca uma leitura mais leve, também prova que isso traz seu charme único. Ao vencer as dificuldades de leitura rápida devido a linguagem poética e andamento inicial, você se sente a par da maior fofoca da região, livre para julgar e aprovar das ações de todos os personagens em uma experiência muito divertida e engraçada. Gera um senso de familiaridade e conexão com pessoas através das eras muito bonito.

Sobre os específicos da história: infelizmente é difícil se conectar com qualquer um dos casais ao longo do livro, o que para mim não chega a ser um problema pois abre espaço para explorar a dinâmica entre as irmãs e a sensação de estar curiosa sobre um assunto mas ter de trabalhar com informações escassas e sem confirmar os pensamentos, sentimentos e planos alheios. É uma ótima experiência no que se diz a ambientação, humor cortante, senso de conexão com como as protagonistas interagem com o mundo e observação das dinâmicas diversas, só não recomendo para quem tem o romance como prioridade.

Tamara Ferraz.As3Artes 11/02/2024

Infelizmente não me conectei
Razão e Sensibilidade? nos traz a história das Dashwood, três irmãs filhas do segundo casamento do pai, que cresceram como protegidas de um tio numa confortável e charmosa propriedade no campo, mas a morte dele, seguida pela do pai delas, colocou fim à vida privilegiada. O livro é focado nas duas irmãs mais velhas: Elinor, a primogênita, uma mulher prudente e reservada, e Marianne, uma jovem romântica que tem uma visão idealizada da vida e do amor, mas também é fútil e um tanto impulsiva, o que fará com que sofra bastante ao longo da trama. É um romance clássico, e é normal que seja mais lento, mas durante a leitura fiquei com uma sensação aquela sensação de que não acontecia nada. Eu não me conectei com nenhuma das Dashwood e não consegui ver graça nos casais, e por outro lado já gostei da adaptação. Mesmo assim valeu a leitura pela forma rica como Jane Austen consegue nos apresentar os costumes de sua época.

Jheniffer27 11/02/2024

Como não amar
Se tem uma escritora que consegue me tirar de uma ressaca literária toda vez que entro em uma é a Jane Austen. Eu nem consegui comentar o decorrer do livro de tão rápido que o li. E que livro, empolgante do começo ao fim, com final surpreendente, eu só conseguia pensar o quanto as Dashwoods mereciam muito mais do que o que estava acontecendo a elas, e no fim tiveram.

Gabi 11/02/2024

Razão e sentimento
Passei por muitas emoções lendo esse livro, desde a esperança dos romances, ao odio quando a história não ocorreu da forma que esperava, e com a surpresa de um final inesperado. Realmente um belo romance.

Paula Braz 11/02/2024

Que livro maravilhoso. A princípio achei enfadonho, mas conforme lia fui ficando encantada. Os livros clássicos são ótimos pra conhecermos os costumes da época em que foi escrito. Identifiquei-me especialmente com a personagem Elinor, que se tornou minha favorita.

Bruna522 09/02/2024

Apenas bom
É uma boa história, gosto de livros de época, então as descrições, paisagens, linguagem não me incomodaram nem um pouco. Acho que acrescentaram à leitura, quase nos colocam dentro dos lugares narrados.

Elinor e Marianne são completos opostos, mas é muito bonito o amor entre irmãs e ver o quanto uma se importa com a outra. Os homens do livro são um pouco duvidosos, eu admito que não consegui simpatizar com nenhum a não ser o Coronel Brandon.

O motivo de eu não ter gostado mais do livro foi por não ter ficado satisfeita com o desfecho. Achei um pouco forçado, só para poder encerrar com um "felizes para sempre".