Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

Sofia.Pavan 24/04/2024

Jane Austen não cansa de divar
Um clássico da literatura - e um dos mais conhecidos da Jane Austen -, esse livro traz o estilo da autora em cada linha: a ironia e a crítica mordaz a costumes da época.
Adoro os livros da Jane porque eles são uma grande fofoca, em que um vai na casa do outro para contar os babados. Além disso, eu fico me sentindo na Inglaterra vitoriana com os prados verdejantes e com os jantares sociais.
Os personagens desse livro são muito cativantes, e a trama prende demais.

Waleska5 24/04/2024

Razão x emoção 8/80
Três irmãs que vivem a mercê da emoção, das angústias e ansiedades de amores não correspondido ou mal resolvido.
No início da trama mãe e as duas irmãs mudam-se para casa de um senhor chamado John Middleton, acompanhado pelo irmão responsável por cuidar delas.
O livro retrata a vida de Elionor e Marianne, jovens que sofrem por amor, em um mundo onde há pessoas arrogantes, cheias de razão, que vivem de aparências e pensam somente em fortunas.
A história é cheia de detalhes e envolvente, muito bom para reflexão.

nmr_cc 23/04/2024

Mais uma vez Jane Austen arrasa
Gosto muito da escrita dela e acho que é um ótimo exercício pra quem, assim como eu, é um pouco ansioso. A narrativa da autora nos ajuda a entender que na vida as coisas não acontecem de forma atropelada, mas tudo vai com calma?

A história é sensacional, mais uma vez ela conquista suas fãs hahahaha. Tratando de assuntos do dia a dia, Elinor, sua irmã e mais algumas personagens femininas se apaixonam perdidamente por algum cavalheiro.
Nessas paixões nós nos apaixonamos por alguns personagens e criamos raiva por outros.
No fim, todo mundo sai feliz, do jeito que era pra ser.

Gosto de como em todas as obras, Jane Austen tenta mostrar os seus valores e como eles são importantes.

sarahrainyy 22/04/2024

4/5 ??
Fiquei profundamente tocada pela maneira como a autora retrata as complexidades das relações humanas e da sociedade de sua época. A história das irmãs Dashwood, Elinor e Marianne, é emocionante, passando através dos altos e baixos do amor e da perda, da esperança e do desespero.

Elinor, a personificação da razão, aborda a vida com uma calma e uma prudência que muitas vezes esconde suas profundas emoções. Por outro lado, Marianne representa a sensibilidade, vivendo suas emoções de maneira intensa e às vezes imprudente. A dualidade entre as duas irmãs é o coração do livro e oferece uma reflexão sobre o equilíbrio necessário entre a mente e o coração.

A escrita de Austen é, sem dúvida, perspicaz e irônica, especialmente em sua crítica às normas sociais e ao papel das mulheres na sociedade. Ela habilmente entrelaça humor sutil com comentários sociais, o que torna a leitura não apenas agradável, mas também significativa.

No entanto, devo admitir que em alguns momentos a narrativa pareceu um pouco lenta. A meticulosa atenção aos detalhes, embora enriqueça a ambientação e os personagens, às vezes pode parecer um pouco arrastada. Mas isso não tira o brilho da história, que é rica em personagens bem desenvolvidos e situações envolventes.

Em suma, "Razão e Sensibilidade" é uma obra-prima que explora a condição humana com uma clareza e uma sensibilidade que poucos autores conseguem igualar. Austen não apenas escreveu um romance; ela pintou um retrato vívido de uma época e de suas pessoas, um retrato que continua relevante até hoje.

Cristiane.Rocumback 17/04/2024

Ah, longe de superar Orgulho e preconceito!
Gostaria que essa leitura estivesse à altura da beleza, romance e clareza de Orgulho e preconceito. Já li outros livros da autora e apreciei muito, mas esse não foi assim. Achei as personagens muito tristes e os pretendentes sem sal... As descrições dos diálogos também me cansaram um tanto. Pode ser que eu não tenha escolhido um bom momento para essa leitura, mas essa é a primeira impressão que tenho sobre a história.

Desannemada 15/04/2024

Elinor e Marianne
Demorei a terminar porque, comparado a leitura que estou acostumada, é uma leitura parada. Afinal, nada de ABSURDO aconteceria em um livro vindo diretamente de 1811. Mas meu deus que livro incrível! É o tipo de livro que vai te deixando super curioso com os acontecimentos futuros, como se você tivesse acompanhando uma fofoca da sociedade Londrina rural.
É aquele tipo de livro que quando você termina, quando vira a última página, você solta um sorriso sincero e espontâneo. E, com o coração aquecido pela aquela leitura, você pensa "que livro incrível... que história bem escrita..."
Jane Austen é irônica, engraçada, romântica e classuda.

Tatá 14/04/2024

Eu amei o livro, os comentários sarcásticos, as críticas, mas esperava diálogos maiores, principalmente entre os casais fiquei um pouco decepcionada, mas ainda assim amei a leitura.

Camih 12/04/2024

Adoro o quanto a autora consegue ser ácida e observadora da sociedade que vivia. O que ela descreve e critica serve para situações atuais também. Adorei a leitura!

Geise 11/04/2024

História boa mas arrastada
Achei que muita coisa no livro não foi necessária, ou foi contada de maneira muito arrastada, o que fez eu ir me desinteressando gradativamente. Terminei de ler porque queria saber o final. Mas a escrita continua ótima. Afinal, é Jane Austen.

Brasil.raf 10/04/2024

Olha nao posso falar que eu amei razão e sensibilidade, mas tbm nao posso falar q odiei.
razao e sensibilidade fou mto difícil para mim, achei que iria entrar em uma ressaca literária (um dos meus maiores medos kkk), mas n aconteceu só demorei mto para terminar de ler ele, até pq é uma linguagem mais dificil (la de mim 1809 kkk) pq estou acostumada com livros mais modernos, nao entendi 45% do livro, pq tava mto difícil de entrar na minha cabeça para onde a história estava andando.
bom, por mais que eu não entendi mta coisa, dou os meus parabéns para jane por mesmo com uma linguagem dificil, fez eu querer terminar o livro.

monteirobiaaa 10/04/2024

Gosteiiiii muito. vi muita gente falando que é um livro mais arrastado, que não acontecem muitas coisas, meu deus? Acontece coisa atrás de coisa. gostei muito muito!
so o finalzinho que achei apresado e sem sentido o final de Marianne
Vania.Cristina 10/04/2024minha estante
Nunca li nada da Austen e quero muito começar. Bom saber que voce gostou desse.

monteirobiaaa 10/04/2024minha estante
Muito bom esse ?

Max 11/04/2024minha estante
Adooro, Jane Austen!?

Jessyy--0 09/04/2024

Razão e Sensibilidade
Os livros da Jane Austen são incríveis, não é atoa que é um clássico, aqui eu entendi que eu não sei muito bem o português (brincadeira KKKKKK).
Mas enfim, é uma história que retrata o modo de vivência da sociedade a muito tempo atrás, onde você visivelmente percebe as mudanças, principalmente para nós mulheres. Uma escrita muito linda e uma história muito boa, vou confessar que achei que o Coronel Brandon merecia mais, mas enfim deu tudo certo.

Larama 08/04/2024

Opostos
Razão e Sensibilidade foi meu primeiro livro da Jane Austen e não estava com muitas expectativas para essa leitura, mas gostei bastante! A narrativa foca em duas irmãs que passam por situações parecidas mas demonstram seus sentimentos e dores de maneiras completamente opostas.

É um livro que transmite tranquilidade mesmo com os altos e baixos que acometem a vida das personagens principais. Essa calma não me fez perder o interesse pelo livro, mas não foi uma leitura super rápida também. A linguagem não é complexa e vi muitas semelhanças com os dias atuais!

Única coisa que não gostei foi a questão da própria editora, pois tem alguns erros ortográficos.