Razão e Sensibilidade (Obras-Primas 8)

Razão e Sensibilidade (Obras-Primas 8) Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

leitor_existencial 18/03/2024

Melhor que Orgulho e Preconceito
Razão e Sensibilidade é um romance de época onde vamos acompanhar a história de Elinor e Marianne, juntamente com suas desilusões amorosas. Diferente de Orgulho e Preconceito, aqui eu me conectei mais às personagens e pude ter uma gama de emoções despertadas vendo as desventuras amorosas das irmãs Dashwood.

A obra retrata bem a dualidade entre as irmãs, pois enquanto Elinor representa a Razão, Marianne representa a Sensibilidade. Me identifiquei com elas, pois sou um pouco de cada emoção.

O livro traz uma grande crítica à sociedade de classes, onde o casamento com uma pessoa de bens é sinônimo de sucesso e aqui vemos nossos personagens agindo por amor e sendo julgados por suas escolhas.

Razão e Sensibilidade traz uma narrativa lenta, mas com reviravoltas pontuais, fofocas e pessoas inconvenientes.

Quero ler mais obras de Jane Austen, pois estou me envolvendo cada vez mais na escrita da autora.
Amanda S 18/03/2024minha estante
Não admito o título dessa resenha! Hahaha Orgulho e Preconceito é incomparável (e sim, já li Razão e Sensibilidade e quase todos os livros da Jane! Kkkkk Mais de uma vez, inclusive!?)

Amanda S 18/03/2024minha estante
O lugar que Orgulho e Preconceito ocupa no meu coração nenhum livro pode tirar!???

leitor_existencial 19/03/2024minha estante
Eu gostei mais dele

Yas 17/03/2024

Gostei muito do livro, apesar de eu demorar pra engrenar um pouco na leitura, gostei do final, de como foi desenvolvendo a história e gostei do plot com o Edward que eu não tava esperando, adoro o jeito que a escritora descreve os lugares, minha imaginação vai longe, super indico.

Isabela500 16/03/2024

Drama ou frieza?
Nossa, eu não esperava gostar tanto. Teve certas coisas que me incomodaram mas acho que é porquê estou no século XXI e na época de mil setecentos e bolinha isso era normal. O plot no final me deixou CHOCADA. Super recomendo!!

Nayara.Costa 16/03/2024

Prudência, Respeito e Amor.

Não consigo desvincular a essência desse livro sem essas palavras. Em cada capítulo, eu fui identificando cada traço de caráter e como que as irmãs Dashwood se comportavam. Pra mim, este livro, trata mais sobre caráter e integridade humana e amor e suas perdas e ganhos, do que simplesmente uma história de romance.
Fiquei em muitos momentos boquiaberta com o tamanho do respeito que as mulheres Dashwood tem entre si.??
Suas vidas amorosas são consequências de sua prudência, sensatez, ouvir em primeiro lugar e oferecer o silêncio muitas vezes como resposta. Realmente, Jane Austen é genial.

Vale a pena a leitura. Quero reler mais pra frente!

LivroAleatorio 16/03/2024

Razão e Sensibilidade
Gostei muito da leitura desse livro. Foi na verdade o meu primeiro contato com a Jane Austen e foi uma boa surpresa na verdade! Eu não fazia ideia que a escrita dela era tão cheia de humor e tão irônica assim.

Em "Razão e Sensibilidade" nós acompanhamos a história de duas irmãs, a Elinor e a Marianne. Logo de cara nós entendemos o título e já que a Elinor é toda razão e a Marianne é toda sensibilidade.

O livro explora as dificuldades das mulheres da época, principalmente financeiras, já que as posses ficavam sempre sob a tutela dos homens. Nós acompanhamos o abandono familiar, a mesquinhez, a avareza e também o amor, a inocência e a prudência.

Gostei muito do livro! O ritmo é mais lento, mas acho totalmente justificável pela época dele e é um prato cheio de críticas, humor e acidez da Jane com a sociedade com a qual ela viveu. Vale muito a pena conhecer!

Sobre a narrativa, eu gostei muito de como a história foi contada, dos pontos de vista e contraste de cada personagem, da queda do príncipe encantado, da crítica à ganância, das risadas e do plot twist.

BArbara1386 16/03/2024

Razão e Sensibilidade
Leitura com linguagem rebuscada, devido a época em que a história foi escrita.
E por falar em época, o livro trata de romance nos modelos antigos, e como é de se imaginar, contém clichês para aqueles que estão acostumados com esse tipo de leitura.
?Razão e Sensibilidade? cuida de história de amor, mas não somente isso, também nos traz uma narrativa sobre maturidade, crescimento pessoal, honra e compromisso.

Bruna1897 14/03/2024

Os livros da Jane Austen são meio parados no começo e tudo se resolve no final. Mas isso na verdade é o diferencial dela, sem amores avassaladores e sim construídos no dia a dia, sem coisas extraordinárias acontecendo toda hora. E isso é a vida.

Júlia 10/03/2024

Jane Aunsten arrasou nesse livro. Fiquei muito presa com quem ia casar com quem e com todos os outros acontecimentos durante a história. Alegrias, risos, aflições, traumas, tristezas, consolos, união, superações e final feliz. Simplesmente amei essa leitura!

Sâmya 10/03/2024

" as vezes somos guiados pelo que dizemos de nós mesmos..."
Meu primeiro contato com a Jane Austen em livros, conhecia só os filmes. É um livro mais lento, tem algumas palavras desconhecidas e em alguns momentos precisei reler parágrafos, mas tudo é gratificante na escrita da Jane. As descrições dos lugares faz você imaginar como era sair "às ruas" ou viajar de carruagem. E não tem como não se impressionar com os pensamentos e diálogos de suas personagens, como eram a frente do tempo.

Istê 10/03/2024

Que livro INCRÍVEL.
Esse foi o primeiro livro que li da Jane Austen e meu Deus que livro bom, que escrita fluida e história cativante. Sério, não vejo a hora de ler os outros dela.

Maitê 09/03/2024

Razão e Sentimento- Jane Austen
Acho que depois de uma primeira obra da autora com ?Orgulho e Preconceito ?, nenhum outro livro o supera. E não tem problema.
Esse livro foi muito bom e gostoso de ler, mas por conta da linguagem naturalmente mais complexa e pelos diversos nomes de personagens (normalmente alternava entre o primeiro nome, sobrenome de solteiro e casado), me confundi um pouco,
Amei o final, atingiu minhas expectativas de sonho cor de rosa hahaha????

Gabriela3350 09/03/2024

A obra da Jane com mais reviravoltas
Peguei pra ler sem saber nada sobre a história e me surpreendi durante a leitura. Há vários plot twists na história, um misto de sentimentos em relação aos personagens e o final poderia ter sido um pouco melhor, na minha opinião.

Me apaixonei pela Elinor e me compadeci dela em várias ocasiões, já que sou intensa como Marianne. Quanto a Edward, passei a amá-lo e odiá-lo, num ciclo vicioso, durante a leitura, persistindo até o final. Já o coronel Brandon? que homem!!!

Diferente de Orgulho e Preconceito, é visível a Razão e a Sensibilidade, representadas em Elinor e Marianne. É interessante ver como os dois opostos acompanham as irmãs ao longo de todo o enredo em suas personalidades, tomadas de decisões, cruciais para o desenrolar da narrativa, e o relacionamento delas.

Novamente comparando à O&P, a leitura de R&S é muito mais fluida e fácil em relação a outra. Porém, achei a leitura, no geral, cansativa (a história poderia se desenrolar mais rápido), por mais que tenha me prendido em vários momentos. Já no quesito redação, Jane sempre manda bem, muito poética e romântica na construção do texto.

Bom livro, no geral. ?

Anny363 06/03/2024

Muitas vezes buscamos aparências... e não vemos aquilo que realmente e real na nossa frente. Esquecemos que o que importa é o amor e não o dinheiro e status social.
Devemos prestar atenção nos pequenos detalhes por que eles fazem muita diferença!

Koala Leitora 06/03/2024

Sigo amando Austen
Elinor e Marianne, as senhoritas Dashwoods estão vivendo a fase da vida onde casamento começa a ser um dos pensamentos mais fortes na vida de garotas do século XIX. Enquanto Elinor usa da razão para fazer suas escolhas amorosas e manter a mãe e irmãs na linha, Marianne é completa sensibilidade no que se trata dos quesitos do coração e juntas elas vão desvendar segredos, viver amores e encontrar o caminho da felicidade.

Jane Austen mais uma vez conseguiu conquistar o coração dessa leitora apaixonada com uma obra atemporal e que trata de um assunto tão bonito quanto a sensibilidade, que muito nos falta nos dias atuais. As irmãs nos mostra muito do que falta em tanto nos nossos momentos atuais, como usar a razão e o coração juntos para resolver nossos problemas mais comuns ou nem tanto.

Razão e Sensibilidade não é só mais um romance de época, é uma história única que embora seja um pouco complicada de início, ainda assim nos entrega um enredo apaixonante e com reviravoltas típicas da autora em toda sua escrita, que já naquela época colocava em evidência mulheres únicas e inteligentes.

Além da obra incrível, a Faro Editorial entregou um trabalho lindo nesta nova edição, deixando tudo ainda mais apaixonante. Jane Austen segue sendo uma das minhas autoras favoritas da vida e suas obras seguem me tocando de diversas formas.