Razão e Sensibilidade (Obras-Primas 8)

Razão e Sensibilidade (Obras-Primas 8) Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

Danny 22/02/2024

- Mais uma obra de Jane finalizada, e como na anterior, essa também me agradou bastante, acho que existem grandes chances de que eu me torne uma fã do trabalho dela, o que não seria uma grande surpresa, pois o talento de Jane Austen é inegável; sua delicadeza em construir personagens tem o poder de derreter em romance até os mais endurecidos dos corações.
- A escrita de Jane é sempre um deleite, uma certa tranquilidade é sempre transmitida, apesar de todas as tramas e reviravolta que a história carrega.
Aqui admirei bastante a personagem Elinor, gostaria até que tivesse um foco um pouco maior sobre ela, e seu interesse romântico, durante a leitura tinha a sensação que isso era abordado muito superficialmente, o que é mostrado com mais detalhes são os acontecimentos com Marianne.
- Creio que a intenção seja para que o adjetivo da Razão represente Elinor e a Sensibilidade represente a sua irmã, Marianne, até a ilustração da edição traz uma sugestão disso; porém ao longo da leitura, minha visão foi diferente, para mim toda a Razão e a Sensibilidade está concentrada na pessoa de Elinor, que é alguém bastante admirável, madura e centrada, com certeza ela tem muito a ensinar, e espero eu, poder aprender com ela.

Evilly 21/02/2024

Amei
O primeiro do ano da autora mais irônica que eu conheço e amo,leitura lenta mas muito leve e amei muito a relação das irmãs e todo o crescimento e amadurecimento da mais nova em relação ao que ela via e avaliava como correto e eu admito que n esperava aquela reviravolta do fim mas amei. No fim deu tudo certo, amém.

Aline 20/02/2024

Bom...
Olha, eu não tenho muita propriade para resenhar clássicos (ou qualquer outro livro, para ser sincera) mas pretendo mudar essa situação. Vamos (re)começar por este...
?Os diálogos são bem longos e voltados a reflexão das atitudes e emoçoes dos outros ou das próprias personagens.
??Tudo soa muito cortês, mesmo nas críticas até mesmo para armar uma tramóia. Um contraste em relação a atual linguagem resumida e sem papas na língua.
?Até o cap 3 ocorre uma grande investigaçao mental e linguagem corporal p entender a pessoa intrinsecamente, o q me lembra os conselhos da pr Sarah Sheeva. (Q inclusive mencionou esta obra), sobre amizade antes qualquer outra coisa.
Achei bem terapeutico, pq mt das vzs o livro descrevet bem o q sentimos...é um processo de encontrar-se num personagem ou fala.

samelaslm 19/02/2024

Tive dificuldade para te amar aqui, Jane
A escrita da Jane continua impecável para mim! Adoro como ela se comunica com nós, leitores, e o seu tom bem-humorado. Entretanto, achei a narrativa muito longa...

Eu entendo que cada situação e conversas expostas tinham um ponto na história e fariam sentido para a conclusão final, mas, dessa vez, achei enfadonho acompanhar e por vezes, assumo que achei chato!

Sem contar que vim de uma leva de livros que me deixaram cheia de "problemas de gente rica" e nesse livro meio que acumulou minha irritação hahaha

Toda essa construção de picos muito altos na história com esses momentos de constância com uma narrativa bem parada me fizeram não ter ideia de qual seria o desfecho final do livro. Isso me deixou particularmente aflita hahah

Mas, graças a Deus, deu tudo certo no fim!

Adorei enxergar os elementos do título nas duas irmãs, sendo Elinor, razão, e Marianne, sensibilidade, e ver como cada uma precisou trabalhar em si esse temperamento próprio, assim como lidar com os seus opostos. São crescimentos interessantes!

Também me encantou a desconstrução de um ideal amoroso, em que nem sempre o príncipe encantado é um verdadeiro cavalheiro, e o amor pode ser encontrado em lugares mais inesperados.

Em resumo, é um livro bom. Amo a Jane com todas as minhas forças, mas esperava ter gostado mais.

Obs.: Minha recomendação, se você nunca leu nada da Jane Austen, não comece por Razão e Sensibilidade. Não é a melhor opção para entrar no universo da escritora.

Jessi 19/02/2024

Razão e Sensibilidade
Que isso gente, de início já quero demonstrar minha indignação. ?
o livro não é ruim mas também não é bom!
sério, parece uma grande enrolação entre histórias sobre o Coronel Brandon, Marianne, Elinor, Edward, Lucy e o pessoal de Londres. Cadê o romance que faz a gente suspirar de felicidade? cadê o casal fofo?
Que final ruim!
o livro se resumiu a quantas libras cada personagens tem a oferecer se acabar se casando com fulano. Afs ?
Eu esperava que Elinor se casasse com o Coronel Brandon, parecia o mais sensato após a decepção com o sem sal do Edward e a chata da Marianne ser totalmente indiferente ao Brandon.
Gente, Jane Austen que me desculpe mas esse livro não é um dos melhores, eu fui com expectativas altas e me decepcionei.
??
Maria.Thompson 25/04/2024minha estante
Simmmmmmmm

_clarinha 18/02/2024

??????????
Já tinha começado e abandonado esse livro algumas vezes porque acho que não era o momento certo, mas enfim esse momento chegou e só posso dizer: QUE BOM! A escrita da Austen não decepciona, a elegância, o equilíbrio entre a natureza íntima das personagens se equilibrando com as relações sociais principalmente a familiar, é primoroso. Gostei muito das personagens Elinor e Marianne (aliás, que nomes lindos) mas me identifiquei mais com o equilíbrio e a natureza reservada da Elinor. O final foi o que eu podia esperar mas não exatamente o que eu queria, por não ser uma história tão conhecida pude me surpreender o que foi muito bom. Bem, se você gosta de clássicos e do estilo Jane Austen de escrever, provavelmente vai gostar desse livro e se ver rindo dos diálogos que expressam um pouco não só dá mente da escritora ou da sociedade da época, mas da natureza humana em si. Leiam muitoooo????????
clarawlx 26/03/2024minha estante
Avisa que o Coronel Brandon é o único homem do mundo!!!!

_clarinha 26/03/2024minha estante
apenas ele!!!

ThaAs216 17/02/2024

Que pitoresco haha
Se demorei uma semana para terminar esse livro, quer dizer que a história estava literalmente me prendendo.
Gostei bastante, uma leitura clássica que se torna estranha nos dias atuais, quem é que fala de um jeito tão adequado com os parentes e amigos kkkkk contudo, achei estranho o irmão de Edward se envolver com Lucy, não achei que fez sentido sendo que o msm disse não gostar de tal mulher '-'
E sério, esse livro retrata que dinheiro parece ser tudo nessa vida, e ter um homem tbm u.u
Mas foi uma boa experiência de leitura, filme igualmente parecido com o livro

Laura.Fillmann 15/02/2024

Jane Austen nunca erra
Não tem erro escolher um livro da Jane Austen para dedicar o seu tempo. Mas esse em especial me marcou. Já li orgulho e preconceito e persuasão, mas nenhum me prendeu tanto quanto razão e sensibilidade. Impossível não se envolver com as decepções amorosas das duas irmãs e torcer até o fim que tudo dê certo para Elinor. Jane Austen tem a capacidade de criar uma profundidade para cada personagem, de modo que cada um se torna incrivelmente único e com uma evolução de personalidade/maturidade muito interessante. Com certeza uma leitura que vale a pena (o filme também, inclusive! Apesar de não ser tão bom quanto orgulho e preconceito na minha opinião. Só fiquem longe do filme Persuasão, horrível!).
NarniAnna 15/02/2024minha estante
A Jane é simplesmente incrível, a capacidade dela de nos envolver, levar para outra época e ainda nos fazer refletir é perfeita. Além de trazer romances encantadores e irresistíveis.

Lavínia Hanna 15/02/2024

Foi uma grande quebra de expectativa
Peguei esse livro empolgada para ler, tinha sido elogiado por uma pessoa próxima como tão bom quanto orgulho e preconceito (que é um dos meus livros favoritos). O que aconteceu, é que a leitura foi bastante arrastada para mim, não consegui sentir conexão com as personagens e tudo ficou muito maçante e entediante.

Dentre os livros da Jane Austen que eu já li, esse foi sem dúvidas o que menos gostei.

TerraDasLetras 15/02/2024

Mais um clássico da Jane Austen. Esse livro traz as histórias de Elinor e Marianne Dashwood, duas irmãs que representam uma dualidade entre razão e sentimento. Escrita há mais de 200 anos, a obra nos mostra como era difícil a vida de quem não tinha muitos recursos e como a sociedade era rigorosa com essas questões.
Acompanhar como Elinor vive sim, seus sentimentos, mas de forma madura e mais reservada, mas entende que para conhecer o caráter de alguém é preciso ver ações concretas, e não apenas promessas, é maravilhoso. A crítica sempre presente de Jane, sobre as expectativas da sociedade e como as pessoas vivem baseadas em pré-julgamentos e aparências, é muito boa.
Jane, como sempre, nos leva à reflexão, nos deixando o exemplo de resiliência, força e coragem. Uma obra atemporal!

site: https://www.instagram.com/terra_das_letras/

Gomes126 14/02/2024

Muito Bom!
Que livro bom! Gostei muito de acompanhar a história das duas irmãs, confesso que desde o começo gostei mais da Elinor, acho que podemos aprender muito com ela, uma personagem incrível. Porém, sua irmã também é uma personagem muito bem construída e gostei muito de ver o amadurecimento dela durante a história.
É um livro repleto de aventuras, descobertas, romances e reviravoltas. O final me surpreendeu muito!
A escrita é um pouco complicada por ser um livro antigo mas nada que umas pesquisas no Google não possam resolver kkkk achei algumas partes um pouco paradas, mas também nada que não faça a leitura valer a pena.
Enfim, se você gostou de Orgulho e Preconceito provavelmente vai gostar da experiência de ler esse livro também!

Hanna 13/02/2024

Jane Austen tem meu coração ?
Da mesma autora de "Orgulho e Preconceito" temos "Razão e Sensibilidade" que conta a sua história através da razão de Elionor e da sensibilidade de Marianne, duas irmãs muito diferentes porém confidentes uma da outra.
O livro em si se passa entre fofocas, longos encontros entre amigos pra tomar chá e longas caminhadas oque pode ser um pouco cansativo para o leitor e tornar a leitura mais demorada como foi o meu caso, porém o esforço valeu a pena já que esse é um livro encantador.

Julia5528 12/02/2024

Sobre a escrita em geral:
Enquanto confirma que a escrita de Jane Austen pode ser cansativa para quem busca uma leitura mais leve, também prova que isso traz seu charme único. Ao vencer as dificuldades de leitura rápida devido a linguagem poética e andamento inicial, você se sente a par da maior fofoca da região, livre para julgar e aprovar das ações de todos os personagens em uma experiência muito divertida e engraçada. Gera um senso de familiaridade e conexão com pessoas através das eras muito bonito.

Sobre os específicos da história: infelizmente é difícil se conectar com qualquer um dos casais ao longo do livro, o que para mim não chega a ser um problema pois abre espaço para explorar a dinâmica entre as irmãs e a sensação de estar curiosa sobre um assunto mas ter de trabalhar com informações escassas e sem confirmar os pensamentos, sentimentos e planos alheios. É uma ótima experiência no que se diz a ambientação, humor cortante, senso de conexão com como as protagonistas interagem com o mundo e observação das dinâmicas diversas, só não recomendo para quem tem o romance como prioridade.