Razão e Sensibilidade (Obras-Primas 8)

Razão e Sensibilidade (Obras-Primas 8) Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

eli! 08/02/2024

Livro muito bem pensado, mostrando a história de duas mulheres, que mais que irmãs são melhores amigas. o amadurecimento das duas, não só de Marianne como também de Elinor é perceptível. gostei bastante do final, porém acho que a escrita rebuscada pode ter me atrapalhado um pouco no fluxo, pois senti-me perdida em alguns momentos, mas ainda sim, foi um livro incrível, não acredito que demorei tanto pra terminar de ler.

Karini.Couto 07/02/2024

Considerado um dos maiores romances de Jane Austen, em Razão e Sensibilidade vamos conhecer as irmãs Dashwood, elas moram no campo de maneira confortável na casa de um tio, já que o pai casou-se novamente. Porém uma vida de privilégios e regalias chega ao fim, após as mortes do tio e em seguida do pa, que tentou em um último suspiro, pedir que seu filho mais velho cuidasse da viúva e filhas. Só que o mesmo foi induzido a fazer isso de uma forma que elas tiveram a garantia apenas de um lugar para morar só enquanto não encontrasse outro local.

A narrativa se passa no século XIX e apesar de ser um romance de época, a obra é atemporal, marcada por sentimentos e pelas particularidades de cada irmã, onde temos como foco as irmãs mais velhas, Elinor e Marianne, que possuem características e personagens bem delineadas trazendo a dualidade entre elas. Enquanto Elinor é mais sensata e reservada, Marianne é aquela que sonha com um romance idealizado e até irreal, sabendo que na vida, temos altos e baixos em todos os setores, e para além de sonhadora, ela é impulsiva e até frívola.

Um romance irá surgir entre Elinor e Edward que ainda não sabe que rumo dar à sua vida, ele é irmão da cunhada das irmãs o que vai causar um impacto significativo nessas relações. As Irmãs acabam indo morar com um primo que se mostra gentil e às apresenta novos ares e pessoas que terão papel fundamental no decorrer de suas histórias.

Bem, eu amo demais esse enredo, bem como outras obras da autora, e poderia ficar um bom tempo falando sobre à sociedade da época, os preconceitos, o que significava ter ou não ter recursos financeiros, um "nome" respeitável, entre outros, mas o que vou ressaltar é que essa obra sempre será sobre pessoas, sentimentos, ações e reações. Uma enxurrada de sentimentos que são conflitantes em uma pessoa e o que as faz optar por uma coisa ou outra, mostrando inclusive o quanto pessoas podem ser maldosas, perversas e outras generosas e bondosas sem que se espere.

E pude reler mais uma vez esse clássico nessa edição perfeita da Faro Editorial com detalhes belíssimos que todo leitor ama, ainda mais em histórias que são tão significativas e que passam de geração em geração.

site: https://instagram.com/alempaginas

Sabrina 07/02/2024

Segundo livro lido da Jane Austen, eu amei esse romance. A experiência foi muito melhor que a primeira.

Paulinha 04/02/2024

Tedioso
Iniciei a leitura com grande expectativa. Afinal Jane Austen é muito reconhecida.
Infelizmente, foi uma leitura arrastada e tediosa.
Conta a história de 2 irmãs, Elinor e Marianne, completamente opostas em personalidade. Uma extremamente emotiva e focada em si ("sensibilidade") e a outra contida e preocupada com todos ("razao").
Relata as vivências da época e as relações amorosas, em um ambiente extremamente preocupado com o dinheiro e as aparências. No fim tem 2 plot twists mas que não compensam todo o tédio do livro. Terminei por teimosia.

Cristina117 04/02/2024

A história é envolvente, amo que os livros da Jane Austen são uma grande fofoca generalizada. Amei o fato de me identificar tanto com a Elinor quanto com a Mariane. A Razão e a Sensibilidade. Uma história um tanto devagar no início, mas no decorrer vai aumentando a emoção. Personagens que te fazem odiar eles, personagens que te fazem amar eles, um livro maravilhoso!

Paula Juliana 03/02/2024

@overdoseliterariaoficial

RESENHA || ⭐⭐⭐.⭐

Voltamos ao universo de Jane Austen, essa mulher tão a frente de sua época que escreveu romances que são lidos e importantes até hoje! Razão e sensibilidade foi o primeiro livro escrito da autora, não é tão famoso e favorito quanto Orgulho e Preconceito, mas é uma obra muito interessante de ser analisada!

Conta a história de duas irmãs principais, na família são três irmãs, só que uma fica mais apagada na narrativa, e o enredo é focado em Elinor e Marianne Dashwood, digamos que são personagens muito preto no branco, oito e oitenta, uma simboliza a razão (Elinor) sendo a mais centrada, focada e outra (Marianne) é pura sensibilidade, sentimentos, emoções e paixões. A história começa quando as irmãs perdem seu pai, e ficam digamos desprotegidas, seu pai tinha um outro filho homem, e como a mulher naquela época não tinha direitos a basicamente nada, tudo que era deste pai vai para o filho homem e herdeiro, então as irmãs ficam a mercê desta nova família, e se iniciam alguns conflitos com personagens que são detestáveis, além de questões como o dote das moças e a posição social elevada dos homens ao qual ambas se apaixonam.

Razão e Sensibilidade é um clássico, não é uma escrita fácil, é uma escrita muito antiga século XVIII/ XIX, e é esse mesmo traço que vem trazendo o diferencial da obra, que é a escrita da autora, a forma sutil, sarcástica, porém forte que levanta suas críticas sociais quanto aos problemas e preconceitos da época e da Sociedade Inglesa, é um romance romântico, é clichê, o leitor logo de cara sabe com quem as personagens vão ficar no final, porém é uma obra que a medida que vamos lendo entendemos a razão de Jane Austen ser tão famosa, sendo que esse primeiro livro seria na minha opinião o menos complexo da autora. Recomendo a leitura, tenho o desejo de ler todos os livros da Jane, não posso deixar de comentar a edição que está simplesmente lindíssima, perfeita e caprichada!

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com/2024/01/resenha-razao-e-sensibilidade-jane.html

Francyni.Xavier 02/02/2024

Razão e sensibilidade realmente é um livro que encanta do início ao fim. Apesar da escrita um pouco mais difícil da autora, ela não deixa a desejar em relação ao enredo. Jane faz com que seus leitores se apaixonem pelas irmãs Dashwood, que sintamos a paixão delas, assim como a dor do sofrimento. Indico para todos os românticos que estão à procura de uma leitura apaixonante e divertida!

Dawes 01/02/2024

Eu amei!
Essa foi uma releitura e daquelas que vc agradece por estar lendo de novo.
Momentos de nostalgia total quando elas iam contando sobre as montanhas. Os passeios na natureza que elas davam?.
Enfim.. mto apaixonante. ??
Dawes 01/02/2024minha estante
Acho que eu estava qse dormindo qdo escrevi essa resenha. Hahahah falando nada com nada?

Luana 31/01/2024

Romance
Apesar de não ser um dos meus generos preferidos, ainda mais por ser de época e ter muitas palavras que não entendi no início, é uma história que me surpreendeu muito e gostei bastante.

Isa Cosma 30/01/2024

Não é um livro para ser lido rápido!
É notável a habilidade de Jane Austen na arte da escrita e seu humor peculiar, um reflexo de sua notável perspicácia à frente de seu tempo.

Este livro, embora extenso, desenrola sua narrativa em um ritmo tranquilo, acompanhando a jornada de Elinor e Marianne ao longo do tempo. A lentidão, embora tenha criado uma atmosfera agradável, não me conquistou plenamente no momento. Planejo revisitá-lo em fases mais maduras da vida para uma reavaliação mais profunda.

A trama, fundamentada em intrigas e fofocas, uma marca característica de Jane Austen, destaca-se neste livro como um verdadeiro jogo de murmúrios. Essa peculiaridade, repleta de plots e uma dose sutil de humor, é um ponto notável.

Como sugere o título, "Razão e Sensibilidade", o embate constante entre razão e emoção permeia todos os conflitos da trama, instigando reflexões profundas.

O desenvolvimento dos personagens e seus desfechos finais foram pontos altos que apreciei. No entanto, a cadência da leitura revelou-se um incômodo momentâneo.

nanda.books 30/01/2024

Livro bom, o final foi satisfatório pra mim mas demorei muito para concluir a leitura. Acabava me perdendo no excesso de detalhes e desisti da leitura algumas vezes, a história não me prendeu tanto mas fico feliz em finalmente ter terminado

juliasena 29/01/2024

Eu ja tenho o meu veredito!
Fake natty! e ai vai algumas anotações que fiz durante a leitura:
-ótimos personagens cada um com sua personalidade

-as vezes tem mta enrolação

-últimos capítulos desnecessário não sei o pq estender o livro

esse eh o primeiro livro da jane Austen que eu termino e de vdd nao eh ruim mas tem MUITA enrolação e não eh nem de drama é só detalhes que ngm pediu e fica mto difícil de ler com isso.

veredito: não recomendo

compliccated 29/01/2024

Gostaria que a cena de declaração do edward pra elinor fosse narrada de palavra por palavra e não só por cima 😭 mas é hit hein amamos a fofoca sobre o willoughby micudo