Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

Andreia Santana 17/10/2011

Olhar irônico e sensível sobre a sociedade do século XIX
Jane Austen é considerada uma das personalidades literárias mais influentes da Inglaterra, só perde para William Shakespeare. Também é uma das precursoras do romance feminino no século XIX e suas obras, relançadas ano após ano, não perdem o ineditismo. Embora datadas por costumes específicos da sua época, presentes tanto nas descrições de paisagem, trajes e lugares quanto na linguagem da escritora, os sentimentos retratados nas obras de Austen são imortais: amor, ambição e egoísmo.

Para quem prefere uma linguagem mais pop e ágil, os livros de Austen não são recomendados, sob pena de serem interpretados como cansativos. Mas se a intenção é saborear as palavras, deixar que os cenários rurais dos arredores de Londres desenhem-se pouco a pouco na mente, ou se o objetivo é refletir e tecer paralelos entre os costumes e o comportamento da sociedade de ontem e a de hoje, vale muito a pena.

Razão e Sensibilidade, um dos seus livros mais famosos, levado ao cinema com a fascinante Emma Thompson, é uma crônica perfeita não de época, mas de sentimentos humanos atemporais. Embora as caçadoras de marido – presentes ao longo de toda a obra - tenham mudado a forma de vestir-se, ainda existem nos dias atuais, disfarçadas de “marias chuteira” e correlatas.

A obra é uma crítica apurada dos hábitos da indolente aristocracia britânica dos anos 1800, mas se repararmos bem, muito do que ela descreve, mudando-se o cenário e a indumentária, aplica-se a sociedade atual.

Elinor Dashwood e sua irmã funcionam como alter-egos da autora. A primeira, numa comparação simplista, pode ser associada à razão do título. É discreta, muito madura para seus 19 anos, observadora sagaz do mundo que a cerca, cheia de valores morais que em determinados momentos até fazem-na assumir ares de superioridade.

A segunda Dashwood é o lado mais revolucionário de Austen, mais nova, Marianne é a pura sensibilidade, passional, envolvente, pulsante. Junto da irmã, Elinor parece uma morta-viva. Enquanto Marianne, ao ser comparada com a capacidade de autocontrole da irmã mais velha, beira a esquizofrenia.

O mundo descrito por Jane Austen é carregado de segredos e subterfúgios, envolto em preconceitos, muitos ditados pela ignorância. É a época da histeria feminina, do confinamento forçado que levava as moças às crises de nervos e que contribuía para o controle masculino sobre a sexualidade e o comportamento femininos.

Embora o tema central da obra sejam os relacionamentos homem x mulher, a escritora não descreve um único beijo, as pessoas mal se tocavam naqueles tempos de pudor, decoro e vigilância, mas a carga emocional das suas histórias de amor, ou da falta dele, dos casamentos de conveniência, das paixões sufocadas nas alcovas, longe dos olhos dos outros, traz uma energia tão forte como se ela tivesse descrito a cena de sexo mais desesperada. Só que tudo é feito em um tom comedido, polido e educado. Em linguagem dúbia e metafórica.

Acredito que a crítica, a ironia fina da autora é mais presente justamente no que ela não diz, mas deixa subentendido.

O ato de dissimular é apresentado em todas as suas nuances neste romance. Elinor dissimula tudo o que sente, em certos trechos a protagonista beira a hipocrisia, e é por isso que seu contraste com Marianne é tão acentuado, porque a irmã mais moça é completamente transparente e muito imatura. No seu semblante, Marianne estampa ira, decepção, exuberância, alterna sentimentos, uma força da natureza, um exemplo clínico de distúrbio bi-polar.

O tempo inteiro, os demais personagens da trama são apresentados aos leitores pelos olhares díspares e ao mesmo tempo complementares das duas irmãs. Em alguns momentos, o descontrole de Marianne irrita tanto quanto a frieza de Elinor. Os julgamentos da irmã mais nova, sempre levada pela emoção, em alguns momentos são injustos e levianos. Os de Elinor, que têm mais justiça por sua capacidade de observar e compreender, flertam perigosamente com a intolerância, devido aos padrões éticos rígidos.

Já os personagens masculinos deste livro: Edward, Willoughby, coronel Brandon, também são uma incógnita. O primeiro, alvo das atenções de Elinor, aparenta fraqueza, indecisão, mas surpreende ao virar o jogo.

O segundo, alegre, exuberante, sedutor, esconde um caráter dúbio e intenções duvidosas. Já o coronel, com 35 anos, considerado velho para os padrões da época, é comedido, sensato, sofrido e ao mesmo tempo um modelo de cavalheirismo, mas não deixa de ser passivo. Quem espera heróis intensos, se decepciona com as personagens masculinas de Jane Austen.

A sensação ao final de Razão e Sensibilidade é que para compreendê-lo é preciso mergulhar em toda a obra da escritora. Mas a leitura, para quem gosta de considerações filosóficas e de boas crônicas de época, é mais que satisfatória.
Simonovitch 15/11/2011minha estante
Gostei realmente da resenha... muito satisfatória.

Andreia Santana 11/03/2012minha estante

Debora696 01/06/2013minha estante
Fora do casamento as mulheres não tinham muita escolha. Uma mulher respeitável pelos padrões daquela época não podia trabalhar, teria que ou viver de renda ou da caridade dos familiares. Isso se não fosse prostituta. O casamento era a única forma de ter um relativo domínio sobre algo.

Renata CCS 27/06/2013minha estante
Realmente Elinor e Mariane são extremistas em seus sentimentos. Tanto a razão quanto a sensibilidade são os pontos que permeiam as protagonistas, e o que as diferencia é justamente a demonstração desses sentimentos, até que, em um certo momento, encontram um equilíbrio.

Yasmin 04/12/2018minha estante
Adorei a resenha

Francilene 19/05/2020minha estante
Reli e gostei muito mais! ?

Andreia Santana 19/05/2020minha estante
Obrigada, Fran?

Tati 26/09/2020minha estante
Parabéns pelo texto, estou iniciando em Jane por razão e sensibilidade e vejo nele bem isso que vc pontuou. Muito bom????

Andreia Santana 26/09/2020minha estante
Obrigada, Tati. Acredito que você vai gostar das outras obras de Austen. Abraço!

Mony.Carvalho 11/05/2021minha estante
Sua resenha me fez ter interesse em ler o livro!

Lalá 25/05/2021minha estante
Me apaixonei pela personagem da Elinor, o jeito de lidar com tudo mas a Marianne também é incrível.
LEIAM

Pam 06/08/2021minha estante
Que resenha incrível! Li recentemente razão e sensibilidade, todos os pontos que observei você descreveu aí!!!

Jubsd 31/08/2021minha estante
Olha a resenha e a capa??

Julia 26/10/2022minha estante
que resenha perfeita! vou ler com certeza

Andreia Santana 26/10/2022minha estante
Razão e sensibilidade é um dos livros mais famosos da Jane Austen. Junto com orgulho e preconceito são as obras-primas da autora, tenho certeza que você vai gostar bastante

Julia 26/10/2022minha estante
eu tenho o segundo, e quero ler tb morro dos ventos uivantes de emily bronte

Andreia Santana 26/10/2022minha estante
Outra obra prima maravilhosa, sua lista de leitura está perfeita

Andreia Santana 26/10/2022minha estante
Te recomendo ainda Jane Eire, de Charlotte, a irmã de Emily, é simplesmente fantástico

perfeito! obrigada

Lunna 06/11/2022minha estante
eu simplesmente amo romance de época pq parece mais real, as pessoas fazem descrições legais e entendem um ao outro. As pessoas são mais ?cordiais? e tem uma visão diferenciada sobre a vida. A Jane Austen faz eu me sentir conectada com o século em q se passa a história!???? uma boa música tbm é mto bom com essas histórias, até pq, dependendo da música, ela faz vc se sentir mais conectada ainda

Cami 20/11/2022minha estante
Andreia, sua descrição foi perfeita. Você venderia este livro em qualquer lugar com tamanha considerações. Parabéns! ?

Andreia Santana 20/11/2022minha estante
Obrigada ?

Karla 08/03/2023minha estante
Que resenha maravilhosa! Estou lendo agora e você conseguiu descrever muito bem todo o contexto do livro. Parabéns ?

Andreia Santana 08/03/2023minha estante
Obrigada, Karla ?

Kelly 09/02/2024minha estante
Resenha maravilhosa! Incentiva fácil qualquer pessoa a começar a ler.

Andreia Santana 09/02/2024minha estante
Obrigada ?

marigdantas 03/01/2024

Realmente, clássicos não são para mim.
Admito que é um livro muito profundo sobre os sentimentos e personalidades da Elinor e Marianne e é incrível ver a diferença delas lidando com os sofrimentos e alegrias que irão passar.

Porém, acho um gênero muito arrastado, demorando muito pra chegar em uma cena realmente interessante. Fora que as inúmeras cordialidades da época me dispersaram muitas vezes durante a leitura, tornando a leitura nada fluida
Thalia Costa 03/01/2024minha estante
Me identifiquei com você

Fabio909 03/01/2024minha estante
Me identifiquei um pouco com suas palavras.

Miah.Kan-Po 03/01/2024minha estante
Um dos meus preferidos da Jane Austen :)

Quintanaaaaa2016 03/01/2024minha estante
Aquela época é endossada de substantivos difíceis e fora de uso nos dias contemporâneos.
Livros clássicos hoje são um verdadeiro desafio quando se trata leitura, portanto, compreendo você.

Jis Rocha 03/01/2024minha estante
Nunca tive vontade de ler.

Andreia Santana 03/01/2024minha estante
Talvez Jane Austen não seja seu tipo de clássico. Mas as irmãs Bronte tem outra pegada. Jane Eire e O morro dos ventos uivantes são clássicos cheios de tensão, reviravoltas, narrativa fluída. Austen é mais para quem curte leituras contemplativas, o forte dela são as emoções mesmo, aquilo que não é dito, mas insinuado. Talvez seja o caso de você encontrar um tipo de clássico que combina mais com você, não desista na primeira tentativa, são leituras de formação, as bases da literatura que temos hoje. O diário de Bridget Jones, por exemplo, é inspirado em Orgulho e Preconceito, a obra prima de Austen e um livro que tem um ritmo infinitamente diferente de Razão e Sensibilidade.

theyas 03/01/2024minha estante
Nem todos os clássicos são assim!! Experimente outros, talvez você goste

Edmeia 03/01/2024minha estante
Assim como existe diversidade na literatura moderna, existe diversidade nos clássicos. Ademais, é uma questão de hábito também, e hábito se constrói.

José Frota 03/01/2024minha estante
Amo Jane Austen, porém realmente tem partes dos livros que se arrastam muito.

Lais 03/01/2024minha estante
Leia outros clássicos, dê uma chance a eles acho que pode gostar. O conde de monte Cristo por exemplo tem muitas reviravoltas e a leitura é fluída

Amanda S 03/01/2024minha estante
Jane Austen é minha escritora favorita, mas, ao contrário da maioria dos "fãs" dela, Razão e Sensibilidade é um dos livros q menos gosto... É o primeiro q ela escreveu, e dá pra notar q ela começa de um jeito bem lento, e depois melhora um pouco a escrita, mas é mais arrastado mesmo. Já leu "Orgulho e Preconceito"??? Esse é imbatível! ? Até gente q não lê muitos clássicos costuma gostar! Outro com um ritmo melhor é "Emma"!! Recomendo q vc tente ler esses dois. Não dá pra começar por Razão e Sensibilidade (Nem por Persuasão. Muita gente vê o filme da Netflix e acha q a leitura vai ser assim, mas nao caia nessa armadilha! Pra mim, Persuasão é ainda mais arrastado q Razão e Sensibilidade! Dos 6 livros dela, esses são os q menos gosto...).

liviavision 03/01/2024minha estante
é sempre assim quando eu leio um clássico, é uma luta

William LGZ 28/07/2022

Mais um que precisarei reler quando mais interessado
Me dói avaliar outro livro de Jane Austen com 3 estrelas, o segundo do ano, mas diante da minha péssima experiência estaria mentindo se desse algo maior que isso. Porém, acredito que diferentemente de "A Abadia de Northanger", que achei realmente razoável, este aqui teve um enredo sim especial que não pude desfrutar por não ter conseguido me conectar.

Os personagens não me cativaram da mesma maneira que outros bons trabalhos da autora e como a narrativa dava bastante foco ao relacionamento entre eles, principalmente das irmãs protagonistas, e sempre caía no marasmo do dia-a-dia acabou com que me causasse um grande afastamento já que eu não queria acompanhar a vida de quem não me interessava.

A trama só foi engrenar para mim lá pela metade com a ocorrência de algumas reviravoltas que chamaram minha atenção mas este clímax, embora apoiado por uma situação preocupante de uma certa pessoa, logo perdeu minha atenção também quando vi que começou outro ciclo de repetições de situações.

De qualquer forma, a obra traz boas reflexões e um texto com mensagens bem profundas; acho sinceramente que me faltou um pouco de maleabilidade durante a leitura para embarcar realmente na história já que sua narrativa não se afasta tanto das minhas preferidas da escritora. Entretanto, apenas o indico para quem é fã da mesma ou curte clássicos.
Sarah.Santana 28/07/2022minha estante
Também não gostei muito desse livro, a história não é ruim, mas a forma como as coisas vão acontecendo são tão lentas e rotineiras que cansei bastante lendo.

bia 28/12/2021

como a maioria dos livros que eu li da jane austen, demorou pra eu me acostumar com a escrita.
só comecei a gostar e achar interessante depois da metade, porque antes é muito enrolado e fica cansativo de ler.
mas no geral eu gostei, gosto como a jane austen sabe trazer assuntos importantes com um pouco de romance e drama
Yaya 28/12/2021minha estante
temm o filme na netflix, e eu achei mt fofo, acho que vouu lerr esse dps q terminar ? Emma? dela

bia 28/12/2021minha estante
simm, coloquei na minha lista ja

Bia 28/12/2021minha estante
Tô enrolando pra ler! E bom mesmo?

bia 28/12/2021minha estante
eu achei, mas tem que ter paciência até começar a ficar bom kkkkkkkk

Mii 05/11/2020

Gostei!
O livro tem uma ?jornada romântica?, e também, uma ?jornada pessoal? de amadurecimento dos personagens. Gostei principalmente dessa jornada pessoal e o aprendizado das irmãs.
Demorei um bom tempo para lê-lo, mas gostei bastante.

Nicoly 07/07/2020

Maravilhoso!
Quase não conseguia tirar os olhos dele. A escrita me prendeu e eu gostei muito das personagens principais. Não sabia quem seriam os casais até o final (o que foi interessante, já que quase sempre que lemos um romance já sabemos quem é o casal desde o começo), porque relacionamentos eram formados e quebrados o tempo todo, mas gostei do resultado.

Infelizmente, não curti como o primeiro casal definitivo entre as principais foi formado. Pra mim surgiu do nada, e a explicação pra isso não me agradou. Gostei do casal, mas não da forma como ficaram juntos. O segundo casal eu curti mais e estava torcendo por eles desde o começo.

Amei esse e já quero ler os outros da Austen.

Michela Wakami 12/01/2023

Eu estava gostando muito do livro até mais ou menos 70%, depois desandou.
Com um final que, a meu ver deixou a desejar.

Kiki 01/04/2021

Interessante e envolvente
Adorei a leitura desse romance.
Retrata de forma critica e irônica uma sociedade machista e extremamente capitalista, onde as pessoas são medidas pelo tanto de dinheiro e bens que possuem.
O machismo retratado é tão forte e tão intenso que chega a angustiar; o papel da mulher nas sociedades conservadoras e patriarcais era visto como inferior e quase decorativo.
Gostei bastante das descrição do amor e das relações entre irmãs e mãe, não mantendo somente o foco no amor romântico.
 Por ser capaz de tecer questões sociais e ser muito consciente da natureza humana, Jane Austen fez livro muito interessante e envolvente, não é a toa que é um clássico.
Pereira.0 01/04/2021minha estante
Relacionei o título, com a ênfase que dão nas duas irmãs, no caso uma mais puxada para a ?razão? e a outra para a ? sensibilidade?

notindy 06/01/2022

Razão e Sensibilidade
Esse primeiro romance publicado da autora, tem um foco maior na vida das duas irmãs Marianne e Elinor, que tem personalidades bastante opostas, do que no romance amoroso em si. A Jane mostra nesse livro, assim como nos outros, a sociedade na Inglaterra na época, com seus defeitos e problemas e de um modo um pouco sarcástico (principalmente, em minha opinião, entre Edward-Lucy-Robert). É super gostoso e fácil de ler, recomendo muito!

isa muniz 27/08/2021

bom mas arrastado
No começo achei que ia ler rapidinho mas a história foi indo e indo e quando fui ver ja fazia 10 dias que eu tava lendo e não tava nem perto do final. Apesar disso a leitura não foi completamente ruim, aconteceu muitas coisas e até me identifiquei um pouco com a situação das personagens. O final não me surpreendeu tanto porque desde o início eu já suspeitava o que ia acontecer. Enfim, gostei um pouquinho mas também não faria uma releitura.
Mari.Vasconcelos 27/08/2021minha estante
Tmb tô achando muito arrastado e de quebra a edição do meu livro é terrível

isa muniz 27/08/2021minha estante
ai forças amiga

Mari.Vasconcelos 27/08/2021minha estante

oilais 23/08/2020

Minha primeira obra da autora e já posso dizer que estou apaixonada. Meu coração se encheu de amor pelas irmãs Dashwood e a conclusão não poderia ter sido melhor.

Isabel Verena 21/06/2020

Jane Austen nunca decepciona. A escrita e o enredo te cativa. Sempre mostrando não só o lado romântico da história mas tocando em críticas social. Jane Austen é rainha. ??

kelly | @leiturasagridoces 19/03/2021

Sinceramente não achei que iria gostar tanto. Acho que a minha experiência com Orgulho e Preconceito me deixou com medo de fica entediada com a história. Mas nossa é muito melhor. Existem tantos plots nessa narrativa que eu ficava até tonta hahaha

Jane Austen (apesar da minha experiência com o seu livro mais famoso) continua da minha listinha de autoras pra ler sempre. Eu amei as irmãs Dashwood, elas são lados opostos da mesma moeda. É intenso ler a personalidade da Marianne. Ela é sensível, vê tudo com uma paixão avassaladora. Enquanto a Elinor é só razão, pensa no que falar, em como falar. Sempre está pensando nos sentimentos dos outros e não só nos próprios. É complexo.

E falando como uma leitora de romance de época, foi extremamente divertido ler todos os homens serem desmascarados sutilmente. A forma como Austen retrata a sua sociedade conservadora e fofoqueira é quase cômico. Mas ainda dá pra ver aquela crítica que é dela mesmo.
Mel 19/03/2021minha estante
Estou doida para ler ele!

Hu. 19/03/2021minha estante
Estou quase terminando e Estou gostando muito

Gusmão 19/03/2021minha estante
amei sua resenha, eu não gostei de Orgulho e Preconceito pq achei bem entediante, mas mesmo assim terminei de ler ele, estava com medo dos próximos mas ainda querendo dar uma chance pra eles, e com sua resenha agora me instiguei e lê-los.

kelly | @leiturasagridoces 19/03/2021minha estante
Ah obrigada, Gusmão! Aposto que não vai se arrepender. Austen é sempre uma leitura.

Mel 19/03/2021minha estante
Eu amo Orgulho e preconceito! Estou lendo pela segunda vez

brenda1 15/10/2023

Que plot!!
Que enredo interessante, não esperava. No começo, achei o livro um pouco arrastado, mas ele acabou se tornando muito envolvente. O ponto forte deste livro, sem dúvida, são os personagens. É notável a diferença entre eles e como se comportam diante das adversidades. Alguns tomam decisões mais egoístas, enquanto outros sacrificam até mesmo o próprio conforto para garantir o bem-estar de quem amam. Enfim, um livro extremamente cativante; a escrita de Jane Austen é fantástica, e os diálogos neste livro são ótimos. Recomendo muito a leitura. E para aqueles que pretendem ler, estejam preparados, pois há personagens que vão irritá-los tanto que vocês terão vontade de jogar o livro no chão, como eu fiz, KKKKKK.
rafamassagardi 15/10/2023minha estante
Um dos meus favoritos da Jane!!

brenda1 16/10/2023minha estante
Gostei demais desse!!

TArsilla.Lemos 01/09/2020

Nossa mãe que livro é esse!! Jane Austen sendo maravilhosa como sempre. Uma história envolvente e surpreendente, com muita crítica à sociedade, do modo que só a Jane sabe fazer.
Recomendo que leiam!!