Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

Prisca 29/11/2021

Não é meu gênero
Definitivamente não é meu gênero, leitura cansativa. Por vezes pensei:"como esse povo aguenta ficar enfiado na casa dos outros".
Reclamando pelo fato do "rendimentos" não serem suficientes. Nunca trabalharam?
Um homem, apaixonado por uma adolescente.
Tudo isso tão bizarro e fora da nossa realidade.
Que não me atraiu.
Muito esforço para terminar de ler kkkkk

Mari.Vasconcelos 02/09/2021

Injusta?
Acho que não estou no momento de ler romance, por isso talvez, não faça justiça à esse livro, onde os personagens são...arrrg "coisados" com exceção de Elinor(ela com ctz, merece o título de heroina) No decorrer da história, a gente até que passa pano, porque começa a entender as confusões que os personagens nos levam a acreditar.
Em suma, é um livro que merece ser lido, e por mim, quem sabe, relido em outro momento.
Diferente de alguns romances de época que li, em que o desejo de pertencer àquele tempo, onde sentimentos eram tão expressivos e faziam nossas pupilas dilatarem, esse certamente me fez agradecer por pertencer a um tempo em que o casamento não era o princípio ativo da felicidade
Midi.Gomes 03/09/2021minha estante
Elionor é maravilhosa! A Marianne é... O John e a esposa são as pessoas mais pão-duras que já vi em um livro. Eles se encontram no Top 3 dos personagens mais rançosos da Jane Austen.

Mari.Vasconcelos 03/09/2021minha estante
No começo, tive algum tipo de dificuldade de engolir quase tds os personagens, com exceção da Elinor, e

Mari.Vasconcelos 03/09/2021minha estante
... depois alguns até que foram melhorando, e outros ainda mais intragaveis...
Foi dureza!

Silvana.Tozetto 17/09/2023

Razão e sensibilidade
A primeira vez que tentei ler esse livro era muito nova e a linguagem não me prendeu, mas quando dei uma segunda chance... Ah! que livro maravilhoso!
Elinor e Marianne, duas das três filhas do casal Dashwood, órfãs de pai, são obrigadas a sair da casa onde cresceram, a qual foi herdada pelo filho mais velho e fruto do primeiro casamento, e irem morar num chalé cedido por um primo da família.
A família é muito querida pelos vizinhos e não tarda a chegar convites para jantares e bailes.
A mãe, sra. Dashwood, teme que as filhas não consigam um bom casamento em razão do dote diminuto herdado pelas filhas.
A obra retrata Elinor como a "razão" e Marianne como "sensibilidade", as irmãs são muito unidas e enfrentam o destino com bravura e bom humor...
Recomendo, cinco estrelas.

Joana 04/07/2021

Eu adoro a escrita da Jane e o desenvolvimento dos seus personagens. Durante a leitura percebe-se cada aspecto da personalidade das irmãs e como elas se completam. Jane era uma verdadeira vanguardista apontando os preconceitos e defeitos na sociedade mas sem deixar de lado o amor, amizade e a importância da união e apoio familiar. Recomendo essa livro para quem quer iniciar a leitura de romances clássicos.

LivroAleatorio 16/03/2024

Razão e Sensibilidade
Gostei muito da leitura desse livro. Foi na verdade o meu primeiro contato com a Jane Austen e foi uma boa surpresa na verdade! Eu não fazia ideia que a escrita dela era tão cheia de humor e tão irônica assim.

Em "Razão e Sensibilidade" nós acompanhamos a história de duas irmãs, a Elinor e a Marianne. Logo de cara nós entendemos o título e já que a Elinor é toda razão e a Marianne é toda sensibilidade.

O livro explora as dificuldades das mulheres da época, principalmente financeiras, já que as posses ficavam sempre sob a tutela dos homens. Nós acompanhamos o abandono familiar, a mesquinhez, a avareza e também o amor, a inocência e a prudência.

Gostei muito do livro! O ritmo é mais lento, mas acho totalmente justificável pela época dele e é um prato cheio de críticas, humor e acidez da Jane com a sociedade com a qual ela viveu. Vale muito a pena conhecer!

Sobre a narrativa, eu gostei muito de como a história foi contada, dos pontos de vista e contraste de cada personagem, da queda do príncipe encantado, da crítica à ganância, das risadas e do plot twist.

Jeniffer 03/11/2021

Razão e sensibilidade foi o segundo livro de Jane Austen que li . O primeiro foi "orgulho e preconceito", e já deve fazer uns dois anos , me lembro que na época, eu levei uma rasteira com o livro, pois foi o segundo clássico que eu li na vida e fiquei tipo "????" Kkkkk. Porém os anos se passarem e hoje eu posso dizer que sou uma leitora tanto de clássicos, quanto de livros atuais. Mas afinal de contas onde quero chegar com isso ? Kkkkk
Vamos lá então, razão e sensibilidade é muito semelhante a orgulhoso e preconceito, até os personagens são beeem parecidos; se eu tivesse lido ele a um tempo atrás, eu não teria gostado dele como gostei. Creio eu que os livros da Jane tenham sempre essa pegada da reviravolta vir no final do livro, e o desenvolvimento ser bem lento. Porém o que me fez não dar 5 estrelas para esse livro foi justamente essa reviravolta.
Apesar da narrativa lenta, eu estava gostando muito, pensando até em favoritar ele , masssss do nada o livro encarna a Cristina Rocha e vira um casos de família nas últimas páginas e foi uma confusão danada, o cunhado virou marido, o que era pra ser marido casou com outra, e por aí vai.
Pra quem gosta e está acostumado com clássicos é um livro que eu indicaria sim , porém se for o primeiro contato com clássicos ou com a Jane eu recomendaria ser persistente e paciente com a narrativa , que no final das contas é boa.
Mih 03/11/2021minha estante
AHHHH, EU AMO A JANE!!! OBRIGADA PELA RECOMENDAÇÃO!! ESPERO QUE EU CONSIGO LÊ-LO ESTE ANO!! :))

Jeniffer 04/11/2021minha estante
Tente ler, e tomara que você goste ?

JurúMontalvao 27/11/2021minha estante

Sami 23/01/2022minha estante
O único que li dela foi orgulho e preconceito, mas quero ler outros, incluindo este. Agora então, com certeza virou meta para 2022

Jeniffer 23/01/2022minha estante
Aeeee!! E você vai me contar se gostou ou não

Sami 23/01/2022minha estante
Pode deixar ?

Renata CCS 11/07/2013

A busca do equilíbrio entre o racional e o emocional
Sou apaixonada pelos filmes RAZÃO E SENSIBILIDADE e ORGULHO E PRECONCEITO, ambos baseados nas obras homônimas de Jane Austen. Está aí uma escritora que sempre quis ler e não sei porque adiei tanto. Talvez por já conhecer as duas obras através dos filmes, imagino.

Mas vamos ao livro. Confesso que me surpreendi com RAZÃO E SENSIBILIDADE por ser uma obra escrita em 1811 e não ser apresentada com uma linguagem rebuscada. Pela época em que foi escrita imaginei que a narrativa de Austen fosse mais pretensiosa, cheia de diálogos floreados e passagens cansativas e longas, mas fico feliz em comunicar que me enganei. A narrativa é fluída, limpa, muito leve, as descrições detalhadas e como era de se esperar você se vê com vontade de estar no lugar dos personagens visitando os mesmos lugares que eles, participando de seus bailes e suas reuniões ou simplesmente estando em sua companhia.

O livro conta a história da família Dashwood, a mãe e três filhas, que, após o falecimento do patriarca, se veem tendo que recomeçar a vida de uma forma bem mais modesta do que estavam acostumadas. As irmãs Elinor e Marianne são jovens, bonitas, inteligentes, instruídas e totalmente diferentes uma da outra no que tange aos sentimentos, à exposição deles e como reagem às situações impostas pela vida. A filha mais velha, Elinor, representa a razão; e a do meio, Marianne, a sensibilidade. Além da mudança drástica com a perda do pai, ambas se descobrem apaixonadas e correspondidas: Elinor ainda em Norland, antes da mudança para um chalé em Barton, enquanto Marianne só descobre a paixão após a mudança. Embora muito amigas, elas não falam claramente sobre o que sentem, mas cada uma se expressa e demonstra esse amor e paixão de maneira totalmente diferente.

A obra de Jane Austen se centra em aspectos cotidianos, critica a sociedade de costumes da época, descrevendo tudo de forma sensível e perspicaz. Nos apresenta com detalhes os personagens, mostrando todas as suas virtudes e principalmente a vaidade e o orgulho humanos.
Em minha opinião, tanto a razão quanto a sensibilidade permeiam as protagonistas, e o que as diferencia é justamente a demonstração desses sentimentos, até que, em um certo momento, encontram um equilíbrio.

Impossível não se identificar com uma dessas personagens, ou com ambas: Jane Austen me fez notar o quanto já fui parecida com Marianne e o quanto de Elinor há hoje em mim.

Gostei muito do livro e do filme, e recomendo ambos! Todas as mulheres deveriam ler!
J@n 15/04/2013minha estante
Jane Austen está entre minhas escritoras preferidas e a considero fantástica! Ela sempre consegue contar uma história romântica sem se exceder em nenhuma parte de sua narrativa! Ótima resenha!

VICKY 16/04/2013minha estante
Não há como negar que poucas autoras transportam o leitor com tanta eficiência para uma nova realidade.

Renata CCS 17/04/2013minha estante
A proximidade de seus textos com a vida não é apenas autobiográfica: impossível lermos e não nos identificarmos com as suas protagonistas, mesmo que a história se passe no século XIX.

Renata Céli 13/10/2013minha estante
Parabéns pela resenha! As obras de Jane Austen são maravilhosas e atemporais. A Elinor é uma das personagens de quem mais gosto.

sonia 28/10/2013minha estante
não é maravilhosa a maneira como ela descreve o comportamento do irmão mais velho, se desculpando por não fazer a vontade do pai? Ironia fina, inteligente, de quem conhece o mundo. Jane é magnífica, suas histórias vão além do seu tempo, sao temas eternos, a meu ver.

Renata CCS 28/10/2013minha estante
Essa ironia sutil que Jane Austen usa para criticar a sua sociedade é uma das características que mais me agradam nesta escritora. Ela é magnífica, sem dúvida.

Camila A. Meireles 15/04/2015minha estante
Que resenha linda!

Também acredito que, em certo ponto, as personagens encontram equilíbrio.

Claudia.Marcia 28/04/2021

Razão e sensibilidade e o terceiro livro que leio da Jane Austen  e sinceramente não tem como não amar suas histórias.Ao ler o livro me sentir tão envolvida com as irmãs  Dashwood em suas decepções,  preocupações ... A cada página ficava totalmente  tocada pela Marianne  e sofria junto com ela.E o gostei muito do final!

Maíra Alves 23/04/2021

Fofoca, Romance, Drama Adolescente, Traição e Etc.
Tudo isso e muito mais você vai encontrar em Razão e Sensibilidade.(Não necessariamente nessa ordem.)

Acredito que pra quem não conhece os livros da Jane Austen a leitura de Razão e Sensibilidade pode ser chata, na verdade até pra quem já leu e é fã da escrita dela pode achar algumas partes bem enfadonhas. Eu, por exemplo, tenho um problema enorme com os diálogos e falas gigantescas, que se alongam por três ou quatro páginas, que a Jane costuma escrever.

Porém, eu acredito que mesmo quem achar uma leitura ruim ou cansativa deve se surpreender com alguma das reviravoltas que ocorrem inesperadamente no decorrer da história. Juro pra vocês que pelo menos a cada cinco capítulos surgia uma informação nova que mudava a trama das personagens. Chegou em um ponto que duvidei seriamente que as irmãs Dashwood teriam um final feliz.

Enfim, se você gosta de histórias onde as pessoas visitam constantemente a casa de amigos, vizinhos e parentes ou onde os personagens gostam de fofocar sobre a vida alheia, Razão e Sensibilidade é o livro ideal pra você.

Aliás, a sra. Jennings a MAIOR fofoqueira do bem em toda a Inglaterra.
Duda.Anjos 23/04/2021minha estante
Estou lendo e ainda estou no início. Sobre o diálogo, é exatamente isso que tô sentindo. Não tô achando um livro ruim, mas também não está me empolgando. E é meu primeiro da Jane? irei continuar!

Dri F. @viagenscomlivros 15/05/2021

Razão e sensibilidade foi o primeiro livro escrito por Jane Austen, em 1811. Esse foi o primeiro romance longo da autora, que até então só tinha escrito ficções curtas.
A história gira em torna das irmãs Dashwood, Elinor e Marianne.
Elinor é a irmã mais velha, ponderada e racional que sempre se comporta, pensa e faz o que é esperado de mocinhas da sua idade. Já Marianne é a irmã do meio, emotiva e passional que acredita que tem que seguir suas emoções e age sem se preocupar muito com a opinião das outras pessoas.

A história tem um ritmo bem gostoso. Li alguns livros da autora - o mais recente foi Mansfield Park - onde a trama se arrastava por páginas e páginas onde nada acontecia. Aqui não é assim.
Embora seja um romance clássico e muitas vezes previsível, achei que essa história tem reviravoltas surpreendentes.
A grande questão é a busca de equilíbrio entre a razão e lógica de Elinor e a sensibilidade e emoção de Marianne, já que as irmãs são opostos que nem sempre estão totalmente certas, e reagem quase às mesmas situações - como uma grande desilusão amorosa - de maneira totalmente oposta.

Existe a ideia de que esse romance de Austen foi inspirado justamente nela e na sua relação com sua irmã, Cassandra, sendo Cassandra dotada de razão e Jane de emoção.
Mas o que vale dizer é que, na minha opinião, é uma das melhores histórias da autora. Tem romance, tem drama, tem personagens muito divertidas e que beiram o surreal e entrou para o meu top 3 da autora com certeza!

E se quiser saber mais sobre livros e literatura em geral, vem conhecer meu Instagram literário @viagenscomlivros

bel... 29/12/2021

Gostei muito do livro, a leitura é fácil e fluída, a linguagem de certa forma é um pouco poética e podemos ver claramente o desenvolvimento dos personagens. Além de que o desfecho não decepciona.

Yasmin 26/01/2021

Tudo termina bem, ou, termina como tem que terminar!
Cinco estrelas! Austen, como sempre, incrível! Confesso que nas primeiras 100 páginas o livro não é muito instigante, e esse é o motivo pelo qual eu demorei 2 meses para terminá-lo. Mas que bom que eu não desisti desse livro, pois me surpreendeu muito! Estou apaixonada pela escrita de Austen e pelo modo como ela conduz e retrata a história. Sensacional! Termino esse livro com o coração quentinho e com fé de que, no fim, tudo termina bem; ou, termina como tem que terminar!

Thaí 18/11/2023

A Sensata e a Emocionada
Mais um da Jane Austen! Nessa história conhecemos as irmãs Dashwood que depois da morte do pai ficam pobres.
Elinor, a sensata, se apaixona por um homem que não pode se casar com ela. Já Marianne, a emocionada, seguindo seu coração, se apaixona perdidamente por um homem de caráter duvidoso.

Gostei da história, a escrita é impecável, e o plot twist realmente me surpreendeu!

Ricardo Rocha 10/03/2011

A sabedoria das entrelinhas
Há duas maneiras de se ler Jane Austen. Além da convencional, há a história das entrelinhas. Poucos autores no mundo terão usado a ironia dessa maneira. Então é preciso cuidado ao achar que ela simplesmente está escrevendo o que está escrevendo. Sua crítica social é adorável exatamente por isso, por não soar como uma crítica social. Nesse sentido semelhante a Proust, utiliza as futilidades sociais como instrumento para se rir das futilidades sociais e acrescenta a isso, sempre, uma reflexão atual (hoje, como ontem, agora e na sua época).

Persuasão é um exemplo perfeito desse estilo. Duas páginas passadas e sabemos que estamos lendo acerca de muito mais do que a obsessão do sr. Walter pelo livro dos barões e a preocupação de Elizabeth com a idade. Embora não faça qualquer esforço para ir contra essas leis sociais, ou questionar a idoneidade de seus heróis (por exemplo na questão de suas fortunas), ela o faz, de um modo indireto todo seu. E enquanto quem assim o deseja continua se alegrando com as tramas amorosas, quem consegue ver além tem uma alegria ainda mais verdadeira.

É uma obra da maturidade, na realidade dos últimos meses de uma mulher que morreu jovem (o quanto mais teria feito?). Ela acabara de mudar o final, acrescentando dois capítulos e retirando o que até então era o último. Eu prefiro o final escrito originalmente, embora até possa entender as qualidades superiores, literariamente falando, dos acescentados. Seja cxomo for, isso torna a obra ainda mais interessante, acho.

Laura 14/01/2012minha estante
Onde posso encontrar o último capítulo original?