Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

Niájera 07/04/2020

Cheio de curiosidades
O livro em si não tem uma grande história, no entanto é muito interessante mergulhar num universo de uma época tão distante da nossa e conhecer os costumes, valores, palavreado, etc... Me senti numa máquina do tempo e a leitura fluiu de forma leve. Vale a leitura.

Janie 24/04/2021

Jane Austen Maravilhosa
Amei, simplesmente
Parece mesmo que eu levei 2 anos para ler esse livro, todo o período, me senti presente real na vida da Elinor e Marianne. O sentimento do primeiro amor, a decepção com a separação, nunca li um livro assim, tão simples em intimidade, mais ao mesmo tempo tão íntimo. O sofrimento das irmãs, foi a parte mais viva que li em tudo, porque senti tudo o que elas estavam sentindo até o fim. É muito intenso em sentimentos desse livro. Fiquei feliz com o final, feliz, estava na hora de acontecer alguma coisa boa pra elas ??
Moni 24/04/2021minha estante
Minha próxima releitura.

LerCoffee 15/01/2022

Jane Austen sendo a sarcástica que amamos
? Primeiro livro publicado da nossa querida Jane, Razão e Sensibilidade é um livro que trata muito sobre essa questão social da época, onde dinheiro, berço e influência eram mais importantes que tudo, inclusive o amor. As protagonistas, são duas irmãs completamente diferentes em suas maneiras de amar, demonstrar afeto e sofrer suas perdas. Elinor, a Razão - Marianne, a Emoção.
Eu gostei bastante do livro, porque ele traz lições bem interessantes que podemos aplicar na nossa vida. Dinheiro não é tudo, beleza não é tudo, status não é tudo! No fim, o que todos nós queremos é amar e ter alguém que nos ame e cuide de nós nos momentos que mais precisamos, e é exatamente isso que acontece aqui. É importante ter a dosagem certa de razão e emoção em nossas vidas, nem de mais e nem de menos, mas isso é na prática que aprendemos, assim como nossas protagonistas.
A leitura é um pouco cansativa, mas engata conforme vamos criando apreço pelas personagens.

? Tem adaptação dele, de 1995, disponível na Netflix ??

?Quotes:

- "O dinheiro só pode trazer felicidade onde não haja mais nada que a traga. Além da abastança, ele não pode proporcionar uma satisfação real, no que se refere à nossa interioridade."

- "Conheça sua própria felicidade. Só precisa de paciência - ou dê-lhe um nome mais fascinante e chame-a de esperança."

Jéssika 25/03/2021

Gostei bastante do livro, mas uma boa parte dele é bastante cansativa, com muitos diálogos....
Enfim, mais para o final, ocorrem muitas reviravoltas e enfim, um baita plot twist e as personagens ganham seus merecidos desfechos!
Jane Austen sempre arrasa!

Mai 29/12/2023

Fui surpreendida, não achei que gostaria, mas terminei amando o livro e a história.
Elinor é uma querida, sofreu e ainda foi simpática com todos, na medida do possível, me identifiquei horrores com ela.
Marianne me irritou em boa parte do livro, mas relevei por causa da idade, da situação, da época... O que importa é que ela conseguiu amadurecer os pensamentos, as ideias e principalmente como pessoa.
Coronel Brandon era só um homem apaixonado e não correspondido, sempre foi respeitoso e esperou o momento certo, sem invadir o espaço pessoal de ninguém.
Julguei muito o Edward, mas era só um jovem homem que era bom, gentil e educado demais para o próprio bem.
Sra. Jennings cresceu no meu conceito, me cativou muito no final com o senso dela de responsabilidade, achei de uma gentileza e compaixão, ainda era meio inconveniente e fofoqueira, mas tudo bem.
O resto, não vale nem menção.
É um livro cheio de reviravoltas, ficava chocada com cada nova descoberta e super recomendo.

raposoreads 01/04/2021

Razão e Sensibilidade
Ao meu ver, as páginas registram o amadurecimento da escrita de Austen, já que a cada página que se passa ele se torna mais complexo e melhor desenvolvido. Aqui, vemos os primórdios da marca registrada de Austen: dramas amorosos complicados, recheados de crítica bem-humorada, mas ácida, sobre a hipocrisia e excessos da classe alta inglesa do início do século 19. Como romance, Razão e Sensibilidade não é muito impactante ou emocionante, apesar de ter umas boas reviravoltas. Os personagens, especialmente os mocinhos, são bastante insossos e julgadores demais para o meu gosto.

Fabi 05/12/2021

A gente tem mania de romantizar as histórias de época e não estou fazendo uma crítica sobre isso. Pelo contrário: eu amo os romances de época escritos atualmente ??Porém, de vez em qdo, é importante lermos algo escrito realmente naquela época para percebermos o valor dado a certas coisas, como no caso deste livro, o papel das mulheres na sociedade, principalmente na questão de arranjar um casamento (que era o objetivo principal de vida para elas). E, nesse aspecto, Jane Austen fez como nenhuma outra.
As duas protagonistas, Elinor e Marianne, cada uma com qualidades e atitudes cativantes e diferentes uma da outra, me conquistaram muito! Foram exemplos de fortaleza em meio a uma sociedade falsamente moralista, fofoqueira, que só visava o dinheiro e status social. Dessa vez nessa história, não tenho como elogiar os mocinhos. Serei franca: Willoughby foi um tremendo canalha com Marianne e outras mulheres, Edward tb agiu de má fé com Elinor, apesar de tudo dar certo no final. Só tenho q aplaudir o homem de atitude q foi o Capitão Brandon.
Denis 10/12/2021minha estante
Adorei sua resenha e concordo com seu ponto de vista. ? A história acaba sendo um reflexo mais claro daquela sociedade e de seus costumes.
Gostei muito do começo do livro e rapidamente me afeiçoei a Elinor e Marianne. Apesar disso, ?Razão e sensibilidade? acabou não me prendendo tanto, mesmo com as reviravoltas.

Fabi 10/12/2021minha estante
Obrigada, Denis! Q bom q gostou da resenha ?

Erica.Araujo 23/09/2020

Primeiro livro que li da Jane Austen. Gostei do romantismo e da força da Elinor e da Marianne. Gostei de ver a comparação como cada uma luta com as adversidades que ocorrem. Só não gostei da postura dos ?mocinhos?. Muito pamonhas e sem atitude para lutar pelo amor de suas amadas.

Rodrigo.Alves 19/12/2021

Uma critica a sociedade machista da Inglaterra
Jane Austen é para muitos a maior escritora de romance de todos os tempos
Elinor e Marriane são excelentes protagonistas
Uma frase me marcou muito
"O que essas mulheres vão fazer com tanto dinheiro?''
A pessoa dona da fortuna faz uma justificativa extremamente machista para não mandar a fortuna para as suas filhas.Seu filho vai ficar com maior parte da fortuna
Esse livro apesar de ser antigo, ele tem discussões atuais.

Erilane.Rocha 26/08/2021

De início não havia gostado muito. Confesso que demorou um pouco pra me apegar aos personagens. Mas ao longo da narrativa a autora vai nos levando para dentro da trama e a gente acaba se envolvendo.

Elinor a princípio parece ser a personagem principal, mas ao longo da história Mariane rouba um pouco a cena de um jeito tão bonito, pois é possível perceber a evolução no caráter dela. Ela conseguiu tirar forças de suas dores apara aprender com seus próprios erros do passado.

Elinor por outro lado sempre se mostrou alguém de princípios bem definidos, mas ainda assim conseguiu aprender a lhe dá com seus sentimentos.

Laerte 09/04/2020

Tudo que um bom romance de época deve ter, e mais o fato de trazer a dinâmica entre irmãs, e como as personalidades distintas muitas vezes se chocam, mas os laços de sangue falam mais alto e o amor e cuidado prevalecem apesar de tudo.

Brina 09/04/2020

A sensibilidade da percepção
Confesso que apesar de adorar os livros de Jane Austen, Razão e Sensibilidade me custou um pouco para terminar de ler.
É uma narrativa cansativa, bastante descritiva, mas que mesmo assim consegue ser envolvente.

Como qualquer outra obra da autora, contém ótimas doses de humor e ironia, que com muita perspicácia, fazem críticas à sociedade daquela época. Por serem obras atemporais, tais críticas nos servem de reflexão nos dias atuais, pois apesar de muitos costumes terem mudado, ainda vivemos em uma sociedade repleta de preconceitos sociais, leviandades e hipocrisias.

A história: após a morte do pai, as irmãs Elinor (crítica e sensata) e Marriane (romântica e emotiva) Dashwood, se vêem em uma situação social e financeira desprivilegiada, fadadas a generosidade alheia e ao acaso amoroso de algum jovem cavalheiro afortunado, que lhes peça a mão em casamento para que possam ter um final feliz.

Algumas frases que grifei no livro:

?(?) quando a mente não quer ser convencida, sempre encontra algo para inspirar-lhe dúvidas.?

?Às vezes somos guiados pelo que dizemos de nós mesmos e com muita frequência pelo que outras pessoas dizem de nós, sem que paremos para refletir e julgar.?

?(?) às vezes guardo os meus sentimentos para mim, pois não consigo encontrar uma linguagem para descrevê-los, (?) .?

?(?) lhe permitira escapar do pior é mais irremediável de todos os males: estar unida para toda a vida com um homem sem princípios, o que era a mais real das libertações, uma grande benção.?