Satanás

Satanás Mario Mendoza

Resenhas - Satanás

Book Lore 16/03/2024

Eu terminei esse livro arrasada. Tem dez anos que eu li e apesar de não lembrar de detalhes da história eu lembro de como eu me senti, só sentimento de incapacidade diante do mal e da crueldade. Eu doei esse livro porque olhar pra ele me fazia mal, eu sonhei com ele por vários dias depois de ler. Eu ainda não consegui decidir se eu quero reler.

Jardim de histórias 01/02/2024

Somos anjos e demônios ao mesmo tempo...
Um livro de camadas, que aborda as possibilidades humanas, principalmente na dicotomia entre o bom e o mau. Como no médico e o monstro, (Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde
Escrito por Louis Stevenson). Nós humanos, somos tão capazes de sermos luz, como também trevas. Em meio a essa dualidade, o autor nos convidará para às seguintes reflexões, a do mal sendo analisado pelo prisma sobrenatural devido ao entendimento de possessão demoníaca convergindo com um ideal eclesiástico, social porque teremos em muitas passagens que permeiam o livro, questões muito alinhadas com uma visão político-social atribuindo os acontecimentos negativos ao capitalismo, e também será aberto ao contexto moral, sobre o ser e ter. Ou seja, na ideia do autor, o mal está entre nós, agora se ele se manifesta ao seu bel-prazer, ou talvez enquanto tomamos consciência social, ou até em nossa dificuldade de conviver com nossas possibilidades, criando escolhas e nos tornando escravos das consequências.
Mais do que o olhar sobre os anjos e demônios que nos habitam, o autor apresenta um olhar profundo sobre a falta de fé, seja no âmbito da religião, social e da fé em si.
 Em uma passagem do livro, vemos a via-crúcis do padre Ernesto, cujo carisma dispensa comentários, porém, sucumbia a seu propósito e durante uma visita a uma jovem suspeita de sofrer com uma intervenção espiritual ou possessão demoníaca, sucumbe a sua fé, sendo dominado pelo espírito obsessor tornando um fantoche. Em outras passagens, por meio de outros contextos, em referência a questões sociais e pessoais, a falta de fé no sistema, gerando um efeito coletivo, permitindo também a falta de fé em si, possibilitando reflexões interessantes e a necessidade de ir além de si.

O livro contará a história intercalada de quatro personagens. Em um dado momento, os personagens irão se conectar, dando mais volume à história. Embora o título sugira algo extremamente assustador, ele vai além do terror e se apresenta com viés filosófico, o tornando muito reflexivo. A narrativa talvez não seja o forte, em alguns momentos soa até superficial para uma obra vencedora do prêmio Breve de 2002. O forte é o clima tenso e obscuro que envolve o livro e as histórias que envolvem os personagens.
Como conteúdo, o autor utilizará violência, gatilho suicida, sexo explícito e temas bem políticos. O livro, embora a fluidez, é muito denso, não sendo um atrativo para leitores mais sensíveis.

lluizanasc 10/01/2022

Assustador
Um livro que me provocou emoções diversas e muito intensas. No início achei bem pacato e até parei de ler algumas vezes, mas de acordo com o desenvolvimento da trama meu interesse foi aumentando e basicamente engoli o livro. Trata de temáticas bastante pesadas, mas reais e fiéis à realidade do mundo em que vivemos, principalmente como latino americanos. Gostei bastante e o autor realmente entregou o que prometeu, mas admito que fiquei um pouco assustada no final, quando tudo se encaixa e faz sentido de verdade. Muito bom, mas não recomendo pra audiências sensíveis.

Ian.Luc 08/12/2013

Satanás
Completamente fascinante...
Meio encanado com o título, deixe de lado por um tempo antes de me devorá-lo... Um dos livros mais fascinantes que já li.
Historias sombrias, personagens incrivelmente estruturados e hipnotizantes, trama energética, pulsante. Esse livro vicia!
Digno de um filme de terror, dos bons!
O ser humano e as suas escolhas... Um pendulo balançando entre o bem e o mal, sendo sustentado pela própria mão...

Em um dia, 52 paginas... Depois até o fim!!!

ladyamnesia 21/05/2012

os diálogos são muito artificiais, com textos que estariam mais confortáveis como narração.

Jeffer 16/10/2009

Resenha sobre o livro e sobre o filme

Pacheco 15/10/2009

É a realidade
Nós notamos direto cenas de assassinatos, estupros, drogas, pedofilia, abuso, etc e estamos até "acostumados" com tudo isso...

No livro é travada uma batalha interna entre cada pessoa antes de ser persuadida, pois todos temos um lado ruim e estamos sempre passando por "testes", e atrações do sedutor lado maligno.

No livro são citados os mais diversos tipos de pessoas e cada uma com o seu motivo para cometer seu pecado... cada um com sua história... e se vêem cada vez mais parecidos quando são seduzidos pelo mal...

Recomendo muito, mas é para pessoas fortes e prontas pra aceitar a mais pura realidade em que vivemos.

fbonillo 21/09/2009

social
uma maneira muito criativa de abordar os problemas sociais da américa latina. o autor desmembra a sociedade colombiana ao entrecruzar, na bogotá do começo dos anos 2000, as vidas de um religioso, um artista, uma "humilhada e ofendida" e um militar obcecados com a morte e com culpas impossíveis de serem atenuadas. a presença maligna de que o autor fala cerca todos os personagens e faz com que eles se afundem cada vez mais na lama (e no inferno) uma vez que entram em contato com ela.

Paty Mid 16/09/2009

Livro ganhado e uma boa surpresa!
ganhei o livro e me surpreendi de verdade.

Bom livro, obscuro... o que dá vontade de continuar a leitura.
As personagens procuram coisas que todos nós procuramos com mais ou menos convicção.

Vale a pena dar uma chance para o livro.