O Órfão de Hitler

O Órfão de Hitler Paul Dowswell

Resenhas - O Órfão de Hitler

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lucelia16 31/01/2023

Sociedade alemã nazista e seu ideal de pureza racial
Em O Órfão de Hitler acompanhamos a história de Piotr, um garoto polonês parte alemão que fica órfão e após passar por exames que determinam seu valor racial, é reclassificado como alemão e é adotado por uma família alemã. Apesar de seu novo lar em Berlim ser receptivo e representar um novo recomeço para o garoto não se sente verdadeiramente como um alemão hitlerista, apresenta resistência aos ideais nazistas e passa a lidar com questões conflitantes quanto a sua verdadeira identidade, e questões morais, mas também com novas amizades e esperança de que tudo acabe bem.

Foi uma leitura satisfatória e agradável. Gostei muito dos personagens, o Piotr, a família Kaltenbach (especialmente a Elsbeth) e os Reiter. O enredo não traz grandes reviravoltas, mas a intenção é fazer o leitor ter uma visão de como a ascensão de Hitler foi possível, conhecer a sociedade alemã da época e especialmente o culto à personalidade de Hitler.

Encontramos uma Berlim fascinada e devota aos ideais de Hitler em meio a tensão e a perseguição aos judeus e a qualquer um que não encaixasse no ideal racial e ideológico da Alemanha nazista em Berlim.

Enfim, quem quiser dar uma chance, é uma leitura rápida e satisfatório nos aspectos que citei acima.
Emmanuel 31/01/2023minha estante
Gostei da sua resenha, deu vontade de ler, parece muito interessante!

Lucelia16 31/01/2023minha estante
Não me responsabilizo se você não gostar ?

Lucila 01/02/2023minha estante
Kkkkkkkkkkkk

Gael 01/04/2021

Que leitura fascinante, definitivamente o tipo de história que te prende do início ao fim. Foi difícil largar o livro e dormir a noite pois a todo instante eu fiquei pensando no que aconteceria com os personagens. Livro que te faz ficar intrigado e preocupado se irão morrer ou conseguir sair vivos. Te faz ter raiva de alguns personagens kkk. E com toda certeza te faz amar outros. Mais um livro que eu indicaria tanto para que ama romance e para quem assim como eu gosta de ler sobre livros que se passam na época da segunda guerra mundial. Tem um "que" de suspense também. O que torna a leitura ainda mais emocionante!
Maduh 07/04/2021minha estante
Resenha perfeita??

Gael 07/04/2021minha estante

beka 23/09/2009

Histórias de segunda guerra são sempre tristes...
Conta a história de Piotr, um menino de 13 anos que tem a família morta pelos nazistas. A ironia é que a família de Piotr era alemã e vivia na Polônia por causa de uma fazenda que a mãe havia herdado dos pais. Durante o caos da invasão alemã na Polônia, o menino tem os pais assassinados e é levado para um orfanato onde as crianças órfãs passam por uma triagem na qual são selecionadas aquelas com características arianas marcantes e, apenas esses “modelos”, são salvos e levados para a adoção.

Isso é o que acontece com o nosso menino, que uma vez adotado, passa a se chamar Peter e a viver num mundo diferente do que conhecera. Proibido de falar o polonês, ele vive com sua nova família e tem uma visão extremamente realista dos acontecimentos de sua época. Apesar do sofrimento no qual foi exposto, Peter tem ideais fortes e dignos e identifica aquelas pessoas que, apesar da atmosfera do fanatismo de Hitler que impera em todo o país, têm como objetivo ajudar os perseguidos.

È uma decisão corajosa e madura para uma criança, manter suas crenças e, ao invés de optar pela vingança, manter a dignidade de seu caráter intacta.
Pritt 06/04/2017minha estante
Adorei! Fiquei com mais vontade de ler! Ótima resenha! :)

shuhua 23/07/2021

Fazia tempo que eu estava com vontade de ler sobre a Segunda Guerra Mundial, milhões de pessoas morreram e essas histórias não devem ser esquecidas.
De qualquer forma, a escrita não me prendeu muito e a leitura não fluiu, só continuei lendo por causa da história.
Pelo livro retratar algo horrível, uma guerra, eu não esperava por um final "feliz", entre aspas porque não acredito nisso de final feliz, eu já estava me preparando para a morte de todos os personagens, e apesar de ter ficado feliz com esse final, acho que também fiquei um pouco desapontada.
Todos personagens tiveram uma boa construção mas acho que faltou algo, depois dos personagens terem cumprido seu papel dentro da obra eles foram esquecidos e nem sequer mencionados.
Contudo, recomendo sim o livro, ele fala sobre uma realidade cruel sob a visão de uma criança.
Juliana 23/07/2021minha estante
Oii, livros sobre a Segunda Guerra Mundial recomendo vc ler O Tatuador de Auschwitz, de Heather Morris e É isto um homem?, de Primo Levi. São livros que eu li e que falam principalmente sobre os campos de concentração. No entanto também há livros que eu ainda não li sobre essa época mas irei recomendar: 72 horas, de Andrew Gross; A Noite, de Elie Wiesel; A garota do casaco azul, de Mónica Hesse; Libertação, de Imogen Kealey

Paulinho 08/06/2010

Resenha Sobre O Órfão de Hitler
O Órfão de Hitler, cujo o título original é AUSLANDER,que significa estrangeiro, portanto a trama nada tem a ver com a convivencia do garoto Piotr Bruck com Hitler, a imagem da capa tambem nos leva a uma interpretação equivocada, mas erros a parte, o livro é bom, nada de sensacional ou fantastico como A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS ou O MENINO DO PIJAMA LISTRADO, mas traz informações interessantes, é facil de ler pois os cápitulos são curtos.

O livro expõe toda ideologia Nazista, suas experiencias vis, os ataques, as perseguições, a alienação e a coerção.

A prosa de Paul Downsell tambem carece de certa força.

3 ESTRELAS.
Erika 30/08/2010minha estante
Também fui levada a erro pelo título e pela capa. Achei que era alguma ficção envolvendo um órfão que conviveu com Hitler.

GuiCalvin 08/03/2017

Na alemanha nazista
O livro não trás uma narrariva emocionante com um final épico contra um vilão como é costume em livros. Ela tras uma simples - e assustadora - vida de um garoto que vai viver na alemanha nazista. A simplicidade trazida a narrativa faz doer duas vezes mas quando se conta como os não alemães era tratados e como os próprios alemaes se sentiam sobre isso.
Não é o livro mais emocionante do mundo, ou com a melhor drama, mas esse livro deve ser lido e vivido por mostrar de uma forma fácil e simples as atrocidades feitas pelo terceiro reino alemão.
Felipe.Doneda 09/03/2017minha estante
Excelente!

Ronaldo 21/11/2016

Diferente de todos os livros que li sobre a Segunda Guerra Mundial, este mostra não o ponto de vista das vítimas ou dos oponentes do nazismo, mas dos cidadãos alemães que simpatizavam com a ideologia do terceiro reich. Fiquei abismado com a intensidade com a qual aquelas pessoas acreditavam estar fazendo a coisa certa seguindo os princípios de superioridade ariana que o ditador lhes incutia. Mas é claro que nem todos partilhavam desse fanatismo, uma dessas pessoas é o protagonista Piotr, um órfão polonês que, retirado de um orfanato onde vivia em condições degradantes, é acolhido por uma família alemã e passa a viver como um deles. E isso significa ser um adepto fanático do nazismo. Porém, sua personalidade forte, sua coragem e boa índole entram em conflito com o que está acontecendo ao seu redor. Conforme ele cresce, sua nobreza de caráter começa a falar mais alto, fazendo com que questione se ser um herói nos campos de batalha é mais importante que ajudar as vítimas indefesas que se esgueiram pela sua cidade. Muita coisa no livro me deixou chocado, tanto em relação à hipnose coletiva que o povo alemão parecia estar sofrendo, idolatrando um monstro, quanto à maneira como os judeus eram tratados, mas o que me deixou enojado foi saber o que médicos alemães faziam com as crianças que sofriam de algum tipo do que eles chamavam de anormalidade. É doloroso saber que há apenas setenta e poucos anos as pessoas poderiam acreditar em algo tão absurdo e cometer crimes tão bárbaros em nome disso. Uma história que mostra que heróis de guerra não são apenas aqueles que são condecorados. Podem ser qualquer um. E criminosos de guerra não são apenas aqueles execrados publicamente. Podem ser cidadãos aparentemente inofensivos.

Resenha completa no blog:
Paula.Paiva 27/11/2016minha estante
Ótima resenha. Quero ler esse livro.

Rafa 14/03/2015

O órfão de Hitler
Uma das coisas que me fascina é assuntos referentes à história da 2° Guerra Mundial, o livro O órfão de Hitler por mais que seja ficção, o autor se preocupou com relatos e fatos históricos sobre a monstruosidade do Nazismo.

Piotr Bruck é o principal personagem da história, seus pais foram mortos pelos nazistas e Piotr foi levado para um orfanato, sofrendo as maiores privações e humilhações.
Tudo muda quando ele é selecionado para morar em uma casa de família culta e seguidores do nazismo, por ter fisionomias de acordos com os ideais da raça ariana, Piotr vai parar na casa dos Kaltenbach, a partir daí o seu passa a ser Peter.

O autor possui uma forma bem madura e fluida na escrita, mantendo real e intacto os fatos históricos ocorridos na Segunda Guerra Mundial.

O livro é recheado de aventura e várias partes de completo drama e sofrimento. O leitor também passa a conhecer o pesquisador Franz Kaltenbach que tem como objetivo estudar e proliferar os ideais nazistas para o Mundo.

O blog Livreando recomenda a leitura desse incrível livro e que nos da uma grande lição de esperança.
Taty Oliver 05/02/2017minha estante
Estou querendo adicionar este na minha lista das compras que vou fazer. O que você m3 dia Rafael sobre esse livro... posso comprar de olhos fechados? Kkk

Thalii 11/06/2010

Muito bom, indicado pra quem gosta da parte da historia que retrata o nazismo;
O livro aborda como as pessoas viviam diante dessa situação :)

Egídio Pizarro 22/03/2010

Para quem é fascinado por assuntos históricos como o período Entre-Guerras, Nazismo e Segunda Guerra Mundial, esse livro é um prato cheio.

A narrativa não tem nada de diferencial, porém os detalhes que Paul Dowswell inseriu neste romance fazem com que o leitor se veja dentro dos fatos narrados.

Um livro e tanto.

cid 13/02/2010

Setembro em Estocolmo
O livro é interessante mas, decepcionante. O que acontece com uma sociedade dominada por uma ideologia racista?Porque parar a estória de Peter Bruck , em setembro de 1943 em Estocolmo ? Havia tanto a dizer. Como os orgulhos Kaltenback viveram a derrota final da Alemanha, o inferno representado pelos soviéticos entrando em Berlim. O que fizeram quando suas supostas crenças caíram por terra?A fuga de Peter da Alemanha junto com Anna é um pouco forçada, e o final é morno demais. Um belo dia de setembro de 1943 na bela e segura Estocolmo.

Egídio Pizarro 22/03/2010minha estante
Concordo com algumas partes do que disseste. Mas tua resenha podia ter menos spoilers, né?

Bruna 01/04/2024

O início achei bastante sem graça. O relato de um menino órfão polonês, exemplo de raça pura, que estava vivendo com uma família nazista estava sem emoção nenhuma. Até que, ele começou a ir contra o sistema. Após se juntar com Anna a história ficou bastante interessante. E no final, fiquei bastante apreensiva.

Lissy B. 06/09/2010

Amei demais!
Esse livro mostra muito como era conviver no coração da Alemanha nazista e como era a política de Hitler nela. Amei esse livro, e indico ele para leitura

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6