O Órfão de Hitler

Resenhas - O Órfão de Hitler

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Café 12/02/2021

Um livro sobre uma época complicada na Alemanha Nazista
Uma ficção que serve para entendermos melhor como era a vida na Alemanha nazista, o quanto as pessoas acreditava cegamente no Hitler e as que não acreditavam tanto se calavam por medo. Uma história muito bem escrita misturando ficção com fatos reais. Excelente leitura. Vale a pena.

sbaranhuk 27/09/2020

Bom livro.
Minha primeira ficção referente ao período da Segunda Guerra Mundial, geralmente eu leio mais biografias e relatos, mas por algum motivo, resolvi começar. E foi uma leitura muito boa. Com sentimentos conflitantes e com uma angústia acentuada nos capítulos finais.

Recomendo.

Carlos.Magnun 03/04/2020

Marcante
Livros sobre o nazismo são sempre marcantes. Um relato dinâmico que coloca o leitor dentro de ambientes doentes de fanatismo ideológico. Infelizmente vemos muito desse fanatismo atualmente!!!

Juu 02/02/2022

Um dos melhores livros que já li
Já li muitos livros que se passam na segunda guerra, mas esse me mostrou um lado completamente diferente do que eu estava acostumada a ler - o lado alemão.
Fiquei arrebatada com a história em si, é muito comovente, uma criança certa de seus ideais, de suas verdades, de sua moral, correndo atrás do que acha certo... é uma história muito bem construída, é como se você estivesse como narrador da história, vendo tudo bem na sua frente, mas não podendo mudar nada. Fiquei muito triste com a história nazista, mas esse livro é um dos melhores que já li, principalmente, no quesito segunda guerra, vale muito a pena, ele expande seus horizontes sobre as capacidades de uma pessoa certa do que quer e acha certo, te faz refletir e te dá novas visões, novas coisas em se pensar a respeito dos alemães da época, no qual só acreditavam no que era dito por seu líder, mas não corriam atrás para ver o que realmente estavam acontecendo. É uma leitura quase que educativa, te prende, te deixa triste, mas no final você só tem coisas boas pra se falar sobre o livro e com certeza você aprenderá muitas coisas, tanto sobre a segunda guerra, quanto sobre você mesmo.

Eli 13/12/2020

Incrível
O livro me prendeu do incio ao fim, muito bem escrito. Senti as angústias dos personagens e vale muito a pena

Gaby Vitoria 27/05/2021

Eu li esse livro há um tempo mas tenho me recordado de forma fragmentada da história, e, na época, eu gostei bastante e foi muito especial. Não faz muito tempo também que assisti o filme Jojo Rabbit e se você gostou desse filme vai adorar esse livro, o enredo é ?parecido? ao
meu ver!

Menina Ciria 20/07/2023

Gosto muito desse assunto da 2° Guerra Mundial. Já li muitos livros sobre isso e esse foi mais um grande livro. A história de um menino Polonês que perde os pais e é resgatado para viver no "conforto" da Alemanha nazista. Seus pais adotivos o classificam no grupo da raça puríssimo por causa da sua aparência física, mas por dentro esse menino conseguirá pensar para além das atrocidades nazistas. Você vai se emocionar e se surpreender.

Paulinho 08/06/2010

Resenha Sobre O Órfão de Hitler
O Órfão de Hitler, cujo o título original é AUSLANDER,que significa estrangeiro, portanto a trama nada tem a ver com a convivencia do garoto Piotr Bruck com Hitler, a imagem da capa tambem nos leva a uma interpretação equivocada, mas erros a parte, o livro é bom, nada de sensacional ou fantastico como A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS ou O MENINO DO PIJAMA LISTRADO, mas traz informações interessantes, é facil de ler pois os cápitulos são curtos.

O livro expõe toda ideologia Nazista, suas experiencias vis, os ataques, as perseguições, a alienação e a coerção.

A prosa de Paul Downsell tambem carece de certa força.

3 ESTRELAS.
Erika 30/08/2010minha estante
Também fui levada a erro pelo título e pela capa. Achei que era alguma ficção envolvendo um órfão que conviveu com Hitler.

cid 13/02/2010

Setembro em Estocolmo
O livro é interessante mas, decepcionante. O que acontece com uma sociedade dominada por uma ideologia racista?Porque parar a estória de Peter Bruck , em setembro de 1943 em Estocolmo ? Havia tanto a dizer. Como os orgulhos Kaltenback viveram a derrota final da Alemanha, o inferno representado pelos soviéticos entrando em Berlim. O que fizeram quando suas supostas crenças caíram por terra?A fuga de Peter da Alemanha junto com Anna é um pouco forçada, e o final é morno demais. Um belo dia de setembro de 1943 na bela e segura Estocolmo.

Egídio Pizarro 22/03/2010minha estante
Concordo com algumas partes do que disseste. Mas tua resenha podia ter menos spoilers, né?

Egídio Pizarro 22/03/2010

Para quem é fascinado por assuntos históricos como o período Entre-Guerras, Nazismo e Segunda Guerra Mundial, esse livro é um prato cheio.

A narrativa não tem nada de diferencial, porém os detalhes que Paul Dowswell inseriu neste romance fazem com que o leitor se veja dentro dos fatos narrados.

Um livro e tanto.

Malu 31/03/2021

Adorei
E vamos de mais um livro com a temática da Segunda Guerra Mundial. Esse livro é maravilhoso! A leitura flui de uma maneira tranquila e prazerosa. O autor teve um cuidado ao abordar o assunto do nazismo uma vez que a história não ficou presa apenas ao nazismo, ele acrescentou outros desdobramentos que deram a oportunidade para muitas situações serem construídas ao longo da trama. Diferente de outros livros da mesma temática, que abordam a visão das vítimas ou dos oponentes do regime nazista, este livro aborda o ponto de vista dos alemães que simpatizavam com o regime adotado por Adolf Hitler, nos mostrando a intensidade com que eles acreditavam que estavam fazendo o que era o certo. No meio de todo esse fanatismo, existiam pessoas que não concordavam e tentavam ajudar os judeus. Piotr (Peter) era uma dessas pessoas, apesar de ter sido adotado por uma família simpatizante do nazismo, ele começou a enxergar certos exageros cometidos durante o período e começa a se questionar a respeito de toda essa adoração. Sua aproximação com Anne e sua família o faz perceber que não é o único a pensar assim. Eu acho que todos devem ler esse livro, até aqueles que não gostam de ler sobre o tema, pois o autor ao juntar ficção com situações históricas consegue passar uma mensagem de forma mais fácil sem perder seu impacto, a narrativa não é voltada apenas para dados históricos.

Steffany Leal 30/05/2021

Resistência
Piotr era um menino que tão cedo precisou ser maduro e sábio, assim como tantos outros. Foi salvo graças a suas características arianas. Mas, por conta delas também, foi instruído a abandonar suas origens, lembranças, tudo que fosse ligado à sua antiga vida na Polônia. Um menino tão novo, mas que precisou usar sua sabedoria e inteligência para resistir.

Gael 01/04/2021

Que leitura fascinante, definitivamente o tipo de história que te prende do início ao fim. Foi difícil largar o livro e dormir a noite pois a todo instante eu fiquei pensando no que aconteceria com os personagens. Livro que te faz ficar intrigado e preocupado se irão morrer ou conseguir sair vivos. Te faz ter raiva de alguns personagens kkk. E com toda certeza te faz amar outros. Mais um livro que eu indicaria tanto para que ama romance e para quem assim como eu gosta de ler sobre livros que se passam na época da segunda guerra mundial. Tem um "que" de suspense também. O que torna a leitura ainda mais emocionante!
Maduh 07/04/2021minha estante
Resenha perfeita??