Sin City: A Cidade do Pecado

Sin City: A Cidade do Pecado Frank Miller

Resenhas - A Cidade do Pecado

joaoggur 23/08/2020

Uma cidade do pecado
Sim City, na minha opinião, mostra como Frank Miller é um gênio! Roteiro muito bom, que narrativa! Os desenhos, em alguns pontos, são um pouco confusos, mas em geral são muito bons!

Leia Sin city, um dos melhores trabalhos do Frank Miller!

Rafaela 11/04/2020

Li para ver o filme e nossa gostei da hq e fo filme, dois perfeitos.

Giulendo 22/09/2020

Surpreendentemente incrível!
As únicas HQs que li na minha vida foram Turma da Mônica e Sentimentos Confusos (do meu amigo Vitor William, dêem uma conferida) então não tenho muita experiência na área e nunca tive vontade de realmente entrar pra esse mundo, já que relacionava HQ com violência, suspense e heróis perfeitinhos sem nenhum sentimento além de "vontade de fazer justiça!".
Nós temos os dois primeiros elementos em Sin City.
A violência, porém, é desenhada de forma tão única e diferente de tudo que vi antes que fiquei maravilhada. É discreta, mas assombrosa, e tem um grande apoio da narrativa.
Suspense, como eu odeio suspense! Em Sin City, porém, o suspense faz seu trabalho. Eu esperava algo previsível e chato mas recebi um suspense de verdade, daqueles que não dá pra largar a história até o fim (levei duas aulas do EAD pra terminar de ler, de tão envolvida).
O protagonista! Nada daquele clichê perfeito que eu esperava, Maxons de capa. Os pensamentos de Marv são profundos e ele é um brutamonte cheio de sentimentos e 100% humanizado. Como foi bom estar imersa naquela narrativa! Os outros personagens são igualmente envolventes.
Senti falta de um alívio cômico, mas é isso, algumas coisas vão te levar ao limite sem hora pra parar pra respirar. Não vá esperando algo leve.
Frank Miller, eu tiro meu chapéu.
Aos outros: leiam Sin City!

fportugal 13/05/2010

Mestre
Frank Miller em seu melhor. Tanto a arte quanto a história são épicas. Há muito tempo não lia uma graphic novel tão boa! Realmente foi um pecado eu ter custado tanto a ler este trabalho do Miller, pois agora vejo o quanto seu estilo influenciou vários outros artistas mais jovens que eu já admirava.
Sua arte-final limpa e o cuidado na composição de cada quadro, assim como de cada página, me lembra um trabalho do estúdio japonês CLAMP chamado "Clover". Frank Miller mostra que nem sempre a valorização das linhas é necessária. Ele usa canetas para conseguir traçados de espessura contínua e pincel para as áreas de sombra. Sem dúvida é o mestre das HQs em P&B no ocidente.

Kadu Castro 13/01/2009

Noir, Sujo e Violento
Frank Miller é um cara que prima por obras violentas. Qualquer um que tenha lido algo dele sabe do seu gosto por sangue, morte, destruição e protagonistas "machões". Sin City é uma típica "história de macho". Muito sangue, cigarro, suor e prostitutaas num mundo sujo. Típica coisa de sobrevivência do mais forte numa cidade suja e depravada que não perdoa pessoas boazinhas.

A história que compõe este primeiro volume, "the hard goodbye" já entrou para a prateleira dos clássicos das HQs justamente por ser uma releitura do estilo noir detetivesco dos anos 30-40 aplicada a esta realidade crua e violenta dos anos 80. Inclusive na escolha das cores para o gibi, com exceções de poucas cores aqui e acolá (como um batom, um vestido ou um par de olhos cintilantes), Miller aplica esta realidade dura de Sin City, onde tudo é preto-e-branco... nada é "cinza".

Definitivamente, Basin City não é um bom lugar de se viver, mas é ótimo de se visitar através das páginas. Recomendado para qualquer fã de quadrinhos.

Rafael 26/02/2020

Um clássico
Leitura quase que obrigatória pra quem curte quadrinhos.

Giovanni 13/07/2021

Se vc gosta de hq's, Sin City te fará feliz.
Com certeza entrou pra lista de Hq`s favoritas.
Frank Miller é incrível, o roteiro é ótimo e muito
bem construído, a história é clara e com vários
subtextos e camadas q se completam e se
amarram sem deixar falhas.
A arte, por ser feita em alto contraste é um tanto confusa vez ou outra (oq na vdd é esperado quando há a necessidade
de decidir o q aparece ou não no jogo de luz
e sombra) mas, no geral, os traços são ótimos; e mesmo em preto e Branco é possível "enxergar" cores e texturas ao longo da hq e perceber como tudo ali foi colocado cuidadosamente.
Em resumo, uma ótima obra e o o filme feito a partir da hq idem.

The Alchemist 20/12/2022

A atração sexual que Frank Miller tem pela história dos 300 espartanos é algo a ser estudado.
Simplesmente, ele achou necessário parar a história no meio, para punhetar flashs da Batalha das Termópilas.
No mais, é uma hq bem divertida.

Bruno Martins 12/04/2013

Excelente HQ
Ótima história em quadrinho sobre violência contada de uma forma realmente incrível. Cada detalhe presente em cada página mostra o quanto Frank Miller mergulhou de cabeça na maior criação de sua carreira. Imperdível para fãs de histórias em quadrinhos e afins.

Juliana Cohen 23/06/2016

Adorei, bem violento, prende a atenção, é rápido de ler. Amei a história.

Che 22/07/2017

PASTICHE NOIR AFIADO
-- Resenha da coleção completa publicada em sete volumes pela editora Devir --

Cheguei a ler parcialmente um dos volumes dessa série de HQs, a do "Assassino Amarelo", há vários anos, quando eu tinha uma visão bem mais negativa sobre Frank Miller do que agora. Me pareceu na ocasião algo 'style over substance' e logo interrompi a leitura.

Não que essa impressão inicial tenha passado ao todo - o que fica especialmente notório no volume 6 da Devir, dedicado às narrativas curtas, quando fica bem claro que, sem roteiros mais trabalhados, só o que resta de bom para o universo de Basin City são os predicados do desenho. Mas de fato reavaliei e gostei bem mais do roteiro agora, inclusive do próprio arco "Assassino Amarelo", desta vez lido na íntegra e com bastante empolgação.

Os quatro primeiros arcos longos são muito bons, com destaque para o segundo, "A Dama Fatal", o qual merece figurar ao lado das histórias mais interessantes de Miller, ao lado de "Queda de Murdock" e "Batman: Ano Um", sendo irrepreensível tanto no ótimo roteiro, com grandes reviravoltas e excelentes personagens, quanto na arte.

Em que pese a narrativa começar a cansar na altura do volume 5 ("A Noite da Vingança", que recicla muito do volume 3, "A Grande Matança") e principalmente no longo e derradeiro volume, que tem o protagonista mais sem sal de Basin City, é de se destacar que a arte continua em nível homogêneo em toda a série e tem um nível muito bonito, com páginas duplas de cair o queixo - o que pra mim foi uma surpresa, já que normalmente detesto Miller como desenhista experimental, incluindo aí suas incursões mais celebradas nesse sentido, "Ronin" e "Cavaleiro das Trevas".

Aqui, porém, ele faz um desenho de fato glamouroso e num jogo de luz/sombras em preto e branco (com raros elementos coloridos, geralmente vestimentas) que remete ao universo noir, mas ao mesmo tempo o transcende. A mim ficou a impressão de um pastiche de noir que adquiriu vida própria e se deslocou da proposta inicial, com resultados muito bons. Há um ou outro mau momento (Miller às vezes exagera e desloca a cabeça do corpo das garotas), mas a arte geral do corpo das mulheres é ótima, uma das melhores nesse aspecto que já vi, de fazer frente à Manara. É o ponto alto da série.

No roteiro, ele se segura muito bem nos quatro volumes iniciais de arcos grandes e cruza bem as referências ao mesmo universo de personagens, indo e voltando no tempo no melhor estilo Quentin Tarantino, o qual aliás participou da adaptação cinematográfica de 2005 (que eu já conhecia antes de ler a HQ e julgo só mediana). Vá lá que tem umas indulgências e licenças poéticas exageradas (como é que tantos personagens tomam pipoco à queima-roupa e sobrevivem quase sem sequelas?), mas os prós superam com folga os contras. Depois de certo ponto a série vai perdendo o gás, mas ainda segura o interesse.

No todo, "Sin City" é uma ótima série, melhor do que eu esperava e com um belo conceito visual. Recomendado pra quer gosta de literatura hard-boiled com mais ação que o normal para o gênero e, claro, doses consideráveis de provocação libidinosa.

NOTAS

Volume 6: Balas, Garotas e Bebidas - ★ ★ ★

Volume 7: De Volta do Inferno - ★ ★ ★

GH 23/07/2017

A Cidade do Pecado

Sin City, Vol. 1 - A Cidade do Pecado é minha primeira experiência com quadrinhos e acho que não teria como eu ter começado melhor.
Em Sin City uma fictícia - ou não - cidade nos trás elementos interessantes através de uma arte igualmente interessante. Sombria e sem luz, todas as páginas são recheadas de melancolia e ação, junto com seus personagens que parece sempre estar ''por um fio'', no limite de qualquer sentimento de momento.

Além de toda arte e magia dos monólogos e diálogos e a história em, seu clímax também é ótimo, visto que crítica algumas instituições importantes de toda cidade, país e continente: Polícia e Igreja, que formam o pano de fundo para a demonstração de corrupção, usando as prostitutas, ou seja, em teoria a parte mais ''baixa'' da sociedade para além de explorarem e tirar vantagem, se manterem em seus respectivos lugares.

Ah, também consegui relacionar facilmente os personagens e suas peripécias com o velho buk, Charles Bukowski. Creio que se ele tivesse que ter escrito um quadrinho, certamente sairia algo parecido...

Joao Vitor 08/12/2017

Um ótimo começo para uma ótima série
Já adianto que sou suspeito para falar das obras do Frank Miller, adoro quase tudo o que o cara faz (principalmente as primeiras histórias do Batman), dito isso, tenho que dizer que mais uma vez ele não me decepcionou, Sin City é sujo, noir e violento. Incrível...

arantex 29/07/2018

Grotesco, confuso e impactante
No título já digo tudo o que penso, o objetivo do autor no caso de querer fazer algo grotesco foi atingido com bastante sucesso. O personagem é um completo psicopata - mesmo sendo um babaca - e a leitura te prende bastante, é cheio de mistério.