Histórias para ler sem pressa

Histórias para ler sem pressa Mamede Mustafa Jarouche




Resenhas - Histórias para ler sem pressa


23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Bianca 21/06/2021

Coletânea de contos árabes.
Estou deveras impressionada com esse livro. Ganhei na escola há muitos anos, e só esse ano resolvi pegar para ler pro meu irmão. E não esperava que fosse gostar tanto.

O livro é composto por vários contos árabes bem curtinhos, que retratam os costumes, a vida e a religião de uma cultura que não é muito comum no Brasil. Alguns trazem uma mensagem reflexiva, outros uma piada e tem aqueles que eu não entendi nada.

O que achei mais interessante é todo o valor histórico dessas anedotas, já que todos os contos são datados de um período que vai do século VIII ao XVIII, e relatam acontecimentos reais e com personagens importantes na história, como os califas e os vizires que são citados.

Meus destaques vão para: o conto que apresenta a fundação da cidade de Bagdá e os que falam sobre os Barmecidas.
comentários(0)comente



Letícia 16/01/2012

Sem pressa...
Para ler não se pode ter pressa, mas há livros que simplesmente devoramos, cada página de forma impetuosa e constante. Esses 30 contos árabes, são aqueles que você lê como se tivessem sido escritos hoje, para os dias atuais como fábulas.
Esses contos nos fazem pensar nas questões humanas e no nosso dia a dia.
Recomendo a leitura, que de forma desconstraída e leve nos ensina.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jessica Alves 12/01/2021

O livro apresenta várias histórias curtas, como no anedotas e fábulas do universitário árabe. Através das histórias podemos conhecer um pouquinho da cultura que nos é apresentada.
comentários(0)comente



Tuca 20/02/2022

Histórias para ler sem pressa.
São contos e pequenas histórias, reunidos da cultura árabe,bom para conhecer outras culturas e costumes
comentários(0)comente



Rauta 17/04/2021

Simplesmente apaixonada
Nunca passou pela minha cabeça que eu leria um livro árabe, ainda mais porque nunca me interessei por nenhum assunto relacionado a essa cultura. No entanto, tive o privilégio de ter acesso a esse pequeno livro de contos e estou completamente apaixonada!! Meu irmão recebeu esse livrinho há anos da escola (na época que com a entrega de materiais em escola pública entregavam alguns livros em conjunto), e por ele não ler tanto assim tomei posse do mesmo. São realmente histórias para ler sem pressa por nos deixar de fato calmos e em alguns momentos reflexivos ao ler, mas por ser tão bom (e pequeno, infelizmente) dá pra ler rápido demais!! Histórias curtinhas, que muitas nos tiram risadas e que nos mostram um pouco de cultura e princípios dos árabes.
comentários(0)comente



Luana_Corazza 09/09/2015

Humanos são humanos, independente do lugar onde vivem.
O livro chama-se "histórias para ler sem pressa" mas o devorei em menos de um dia! É um livro maravilhoso, cada conto nos ensina algo diferente, todos têm uma moral e uma lição que conseguimos tirar ao fim da leitura, alguns "contos" tem apenas 5 linhas e nos passam mensagens muito importantes.
Me fez repensar muitas coisas sobre a natureza humana, e o principal: me fez perceber que independente do lugar de onde uma pessoa vem, independente da idade, humanos são humanos e possuem defeitos (e qualidades) muito parecidos, acima de tudo.
Muito bom, ótimas filosofias e a edição é maravilhosa, o ilustrador fez um trabalho lindo! Recomendadíssimo ;D
comentários(0)comente



Vinicius 21/08/2018

Interessante
O livro é uma coletânea de anedotas árabes clássicas. Algumas trazem senso de humor, outras revelam, com alguma crítica, a falha natureza humana.

Todas acabam sendo curtas. Levei o título a sério e demorei meses para terminar, sem pressa alguma.

Interessante que nesse contato com uma cultura tão diferente ora o livro gera estranhamento, ora identificação. Mudam-se valores, costumes e religiões, mas ainda somos os mesmos humanos.
comentários(0)comente



Lala Kim 05/09/2022

Agora entendo o porquê do título!
Definitivamente, a mistura de ressaca literária com tentar ler um livro rápido, unicamente para aumentar a meta de leitura, não dá certo!
Apesar de ser um livro curto, não é nem um pouco fluído, muito pelo contrário, os textos não se conectam uns com outros e, além disso, ainda possuem aprofundamentos filosóficos, aos quais não chegam a lugar nenhum.
O mais absurdo de tudo, é que é um livro destinado a uma faixa etária mais jovem. Com isso, entendemos o porquê da grande porcentagem de jovens e adolescentes não gostarem de ler, justamente por acharem que todos os livros se equiparam a leituras como esta.
Respeito quem gostou, mas não recomendo!
comentários(0)comente



Joao.Neto 13/04/2020

Curiosidade e Conhecimento
Dentro da proposta do autor, achei bem interessante conhecer tradições do mundo árabe através dos contos. Inclusive alguns contos com extrema atualidade, o que me assustou um pouco em como evoluímos pouco em algumas questões da Humanidade.
Recomendo a título de curiosidade e conhecimento sobre a forma de pensar uma sociedade, sendo que a mesma é muitas vezes vista por um viés orientalista.
comentários(0)comente



Malu 09/02/2022

Em narrativas curtas as vezes engraçadas ou as vezes de uma moral um tanto rígida essa coleção de histórias populares de origem árabe são um deleite além de uma leitura fluida que ajuda a pegar fôlego para leituras maiores.
comentários(0)comente



Amanda Tonietti 08/08/2021

Bem cult... ?
Ganhei esse livro da escola no ensino fundamental e esqueci da existência dele até pouco tempo atrás e resolvi dar uma olhada sobre o que era. Me impressionei de verdade com essa obra. Contos muito bem humorados e com provocações para refletor e lições de moral pra levar pra vida toda.
comentários(0)comente



Ve Domingues 10/01/2022

Uma leitura muito interessante para quem adora entrar em contato com histórias da tradição oral. Mamede Mustafa Jarouche fez um trabalho primoroso com a tradução de As Mil e Uma Noites e, com Histórias Para Ler sem Pressa, segue despertando a curiosidade dos leitores pelo mundo árabe.

Mergulhar em uma cultura tão rica e cheia de sabedoria é muito gratificante. Recomendo muito a leitura despretensiosa dessa livro.
comentários(0)comente



doc leão 13/05/2017

Não adiciona
Para uma coletânea de histórias Árabes, deixou a desejar. Muitas das histórias são insípidas. De 0 a 10 dei 2,5
comentários(0)comente



Darkpookie 16/09/2018

Histórias para ler sem pressa
Um apanhado de anedotas e historietas que falam de assuntos recorrentes na humanidade, como avareza e desonestidade, mas que também traz um humor leve. É possível retirar algumas lições de algumas das histórias contadas pelos árabes com os detalhes de sua própria sociedade, bem diferente da nossa.
comentários(0)comente



23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR