O Vale do Terror

Sir Arthur Conan Doyle
Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - O Vale Do Terror

John 03/04/2021

Não me atrevo a dar menos que 5 para "O Vale do Terror". A obra, com tantas versões editoriais ? dentre as quais destaco a da Editora Rideel ?, excluiu em mim a sensação de estar apto para escrever uma resenha a sua altura. Ambientada no mundo do genial Sherlock Holmes, a obra conta a ocorrência de um assassinato e esboça possíveis soluções para o caso. O mais engraçado é que mesmo após um intenso exercício de resolução do mistério por detrás do acontecimento, a história ainda consegue encaminhar um desfecho inimaginável, muito bem alinhado com a perspicácia de Holmes. "O Vale do Terror" é uma combinação idônea de assombro, instabilidade e surpresa, um relato tão bem ajustado, que surpreende tantas vezes no decorrer da história, sem afrouxar ou deixar pontos soltos. O mais interessante, talvez, é que "O Vale do Terror" consegue a proeminência de gerar admiração e aquela agradável sensação de que se lera algo realmente bom. Mal posso esperar para ler os outros livros dessa coleção!

Lív 18/02/2021

O Vale do Terror
Leitura corre bem e rápida. Como sempre Arthur Conan Doyle não decepciona. O final achei que não foi bem fechado, ficou meio confuso e aberto. Mas nada que não se resolva com a imaginação ou com uma próxima leitura que envolva o Moriarty.

Bia 12/02/2021

Acho que já me acostumei demais com as narrativas de Arthur Conan Doyle e não consigo mais me envolver tanto, e também, acabei recebendo um spoiler antes de começar a leitura, o que me deixou mais desanimada ainda.
Mas mesmo assim, esse é o meu favorito entre os quatro romances de Sherlock Holmes, que mesmo recebendo spoiler me surpreendi com o plot twist.

Emanuela 22/01/2021

As histórias do detetive mais famoso do mundo, Sherlock Holmes, nunca decepcionam. Não pelo mistério em si, mas claramente pros métodos empregados para desvenda-los. Em ?O vale do terror? segue sendo assim. No entanto, devo admitir que ao descobrir a solução e perceber que daria-se início a uma segunda parte do livro voltada para contar a história do protagonista nos Estados Unidos a fim de explicitar as motivações, foi um pouco decepcionante pois imediatamente liguei a trama à ?Um estudo em vermelho?. Ainda mais quando percebe-se que os fatos se passam em meio a uma espécie de sociedade secreta e - talvez - o crime estivesse ligado a acontecimentos ligados a uma mulher (o que depois mostrou-se incorreto). De qualquer forma, segui firme até o final mais por força do hábito do que por estar envolvida na história.

Sally 17/01/2021

De longe o melhor dos 4 contos, e o único que gostei
Bem, vou começar pelos pontos negativos. Primeiro vou descrever um diálogo que não é importante então relaxa que não é spoiler.

"? Entre, senhor ? ela disse. ? Sou Ettie Shafter, filha do Sr. Shatfer. Minha mãe faleceu e eu cuido da casa. Espere meu pai na sala da frente, perto da lareira. Ah, aí está ele. Agora o senhor pode tratar com ele."

Eu coloquei esse diálogo para ressaltar 2 pontos:
1º - O diálogo expositivo (que ocorre em outros momentos durante o livro), tendo em vista que o homem não perguntou nada para a moça, exceto se o pai dela estava.
2º - A falta de complementação narrativa da cena, já que o Sr. Shatfer chega de maneira repetina e não é narrada, a gente apenas sabe pela fala da moça. Isso dá uma quebra no clima.

Outro ponto negativo é que os homens enviados para investigar o caso (exceto Holmes) pensam primeiro com a cabeça de baixo e depois com a de cima. Em todo o livro (até em outros da série), após alguém interrogar uma moça é mostrado a opinião: "Nossa, que moça linda"; "que beldade"; ou coisas do gênero. Isso CLARAMENTE afeta a investigação e as deduções.

Agora, vamos para os pontos positivos.

Se você já leu minhas resenhas respectivas aos outros livros ("Um Estudo em Vermelho", "O Signo dos Quatro" e "O Cão dos Baskervilles") você certamente sabe da minha frustração com relação aos plots e aos casos em si, contudo isso não ocorre neste livro.
Os plots do livro são muito bons e dificilmente dedutíveis rapidamente (diferente dos anteriores da série); o caso em si não é tão chato e, segundo minha opinião, é muito bem construído.
Esse é o tipo de livro que eu levaria para uma viagem e leria para passar o tempo.

Eu não quero me aprofundar mais do que já me aprofundei porque quero dar a oportunidade de você mesmo ler.

Lorena 05/01/2021

Talvez seja que eu já tenha me acostumado com o estilo das histórias de Sherlock Holmes porque não consigo mais gostar do detetive do modo como já gostei antes. Nesse livro ele continua como sempre sabichão e prepotente como sempre, não nenhuma novidade no comportamento ou personalidade dele.

Acho que a segunda parte do livro muito mais agradável - o que pode ou não ter relação com a ausência do Holmes -, o mistério é bem desenhado e o leitor se vê torcendo pelo personagem envolvido na situação de perigo. Ele é bastante complexo, não se recaindo naquele clichê maniqueísta. O livro vale a leitura principalmente por essa segunda parte.

Camis 30/12/2020

Surpreendente no Final
Gostei muito do livro, principalmente da segunda parte, não esperava aquele final. Achei envolvente, com ação e um bom suspense, me prendeu do início ao fim. Com certeza um dos melhores romances junto com Um Estudo em Vermelho.

Rosa 30/10/2020

O Vale do terror
Dei uma segunda chance mas o livro é muito chato.
Um romance policial que se sabe quem é o assassino antes da página 100??
Fora que a segunda parte da história, mesmo q importante, é muito longa.

Andre.Gbur 21/09/2020

Intrigante
Assim como o primeiro romance de Sherlock Holmes o Vale do Terror é dividido em duas partes, onde a primeira trata da investigação de Sherlock Holmes, sendo consideravelmente mais fraca que as anteriores, porém na segunda parte em que trata do passado da vítima temos uma história com mais emoção e suspense.

JhullyG 20/08/2020

Um dos melhores de Sherlock
Um dos livros de Sherlock Holmes que mais me marcou. Tenho certeza que um dia ainda acabarei com uma tatuagem desse livro.
Lari 20/08/2020minha estante
De todos os romances de Sherlock, esse é o melhor de longeee

Cristina 14/03/2021minha estante
Eu não não gosto de um livro tanto assim, mas quem manda no seu corpo e vc mas de fato esse e um livro maravilhoso

Deivid 05/04/2021minha estante
bom demais mesmo

thaisllllll 25/07/2020

Todos os livros do Sherlock Holmes me cativam, pelo simples fato de que amo mistérios. Esse é um livro que realmente não sabemos quem é o culpado e quando as duas histórias se ligam, é o famoso "agora tudo faz sentido". Como sempre, a mente do Sherlock é brilhante.

Simone 15/07/2020

Mais um ótimo livro de Sherlock Holmes, me lembrou um pouco a estrutura de Um Estudo em Vermelho, com essa ida ao passado para explicar os acontecimentos do presente.

Ingryd 03/07/2020

Bom mas poderia ser melhor
Teve umas reviravoltas mas em geral não surpreendeu muito.

Márcia G. Ribeiro 30/06/2020

4/5
Os livros do personagem Sherlock sempre são incríveis, com grandes reviravoltas.