O Existencialismo é um Humanismo

Vergílio Ferreira

Resenhas - O Existencialismo é um Humanismo

Dionizio. 13/04/2024

A existência.
Esta obra de Jean-Paul Sartre é digna da mais refinada leitura por todo e qualquer admirador de filosofia existencialista ou não.

A busca por uma explicação mais detalhada do que seria nossa existência é totalmente fantástica. Ao afirmar no seu livro a famosa frase: "A existência precede a essência." Sartre nos põe em um questionamento que bate de frente com o ponto de vista materialista/objeto (motivo este de inúmeras discussões acaloradas) da nossa formação, pois significa que o homem existe primeiro, se encontra, surge no mundo, e se define em seguida. Sendo essa definição sua essência. Em suma, o homem inicialmente é nada.

Além desse ponto interessante, o livro abordará a questão da angústia, desespero, liberdade e responsabilidade humana e encaixará tudo numa explicação final para o humanismo na filosofia existencialista.

Giiocg 28/03/2024

Esse foi meu primeiro contato com os preceitos existencialistas e também lendo filosofia por vontade própria. Eu refletir bastante sobre algumas coisas relacionadas ao homem e sociedade e acho que é bastante proveitoso mas, pelo menos para mim, foi uma leitura densa e lenta. Mesmo assim adorei o livro.

Giu 21/03/2024

Discordo com Sartre em muitas coisas e acho um absurdo chamarem ele de comunista como forma de desclassificá-lo quando sequer os comunistas curtem ele.
o livro é muito bem condensado e as ideias dele muito bem feitas.

suquinhho0 11/03/2024

Bebendo da fonte que Clarice Lispector bebeu
"Estamos sós, sem desculpas. É o que posso expressar dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado, porque não se criou a si mesmo, e como, no entanto, é livre, uma vez que foi lançado no mundo, é responsável por tudo que faz".

Alex690 30/01/2024

Melhor ir ver o filme do Pelé!
Não tenho muito a escrever sobre essas poucas páginas, enxugando toda a parafernalha psicanalítica, 2% me pareceu ter algum sentido.
É um texto chato, dogmático (estranhamente parecido em estilo com os escritos de Kardec - pareceu-me), uma espécie de propaganda comunista bem enquadrada na negação da ciência como via de conhecimento seguro, muito bem difundida durante e após a segunda guerra, pelos soviéticos.
Seus argumentos em relação a liberdade, ateísmo e escolha seriam perfeitamente inteligíveis se não estivessem transviados por um monte de expressões empoladas e um discurso pouco coerente de subjetividade.
A inclinação pseudocientifica, a negação da construção da indentidade social com base na longa caminhada histórica da espécie humana, saltou-me aos olhos, tudo bem, darei um desconto pela época em que seu pensamento se desenvolveu; mas ainda sim, não passa de discurso pretensioso e arrogante, envernizada por aqueles fanáticos por filosofia que se recusam a separar o joio do trigo, ou mais diretamente: de separar uma "boa filosofia" de uma 🤬 #$%!& .
Sartre pode ser um gigante, mas nesta obra em específico, não rendeu mais que alguns centímetros.

Mike 28/01/2024

O que é o existencialismo?
Nessa conferência, Sartre busca apresentar o conceito do existencialismo, corrigir os desentendimentos conceituais e sinalizar que o existencialismo Sartreano é de certo modo também um humanismo.

LucasFaeru 23/01/2024

Excelente, Sartre em sua defesa do existencialismo acaba por exemplificar bem, tornando nítidas as particularidades dessa corrente filosófica. É ótimo para quem não é muito de filosofia ou tá pensando em começar a ler sobre existencialismo por agora.

Mateus.fariadc 12/01/2024

Um bom livro que expõe argumentos de defesa contra os ataques, principalmente cristãos, sofridos pelos existencialistas ateus. Apesar de discordar de grande parte do que foi exposto, têm algumas ideias que concordo e não enxergo a filosofia como de todo mal, além disso, o livro tem uma escrita de fácil compreensão e foi tranquilo até mesmo para mim que estou começando a ler filosofia.

Elô 04/01/2024

Gostei muuuuuuuuuuuito do jeito que Sartre escreve , é fácil e da pra compreender bem com q ele qr dizer , vou ler outros livros dele com certeza

wuthringheights 01/01/2024

Livro daorinha que mudou um pouco minha perspectiva do existencialismo, acho o sartre um cara bem completo também. porém sou do lado do camus ainda kkkkkkkkk

Gabriel 29/12/2023

Introdução sobre o existencialismo
Um livro curto sobre uma Conferência na qual Sartre tenta explicar os equívocos feitos em nome de sua Filosofia, delimitando o que ele considera como existencialismo. Consegui ter uma boa concepção do tema, e a discussão final entre Sartre e Naville foi intelectualmente honesta, mostrando a diferente perspectiva entre o existencialismo de Sartre e o Marxismo da época.

Lucas1429 25/12/2023

Resenha breve
Sartre escreve esse livro para rebater acusações feitas ao existencialismo, considero está obra perfeita para começar a compreender a filosofia de Sartre pois é um livro no qual ele aglomera suas ideias e também por ser de fácil leitura.

CharlesSouto 21/12/2023

Sartre
?A existência precede a essência?

Há de se ter cuidado ao ler estas páginas, pois sendo um leitor mal intencionado ou enviesado é bem capaz de encontrar aqui - de forma equivocada - uma ode a meritocracia absoluta e a ideia de que o homem/cidadão se faz sozinho sem considerar suas relações sociais e situacionais. E que tudo pode ser superado apenas com pensamento positivo e muita dedicação. Cuidado! Parece, mas não é bem isso que é dito aqui.
Vá. Leia, critique. Afinal a pergunta é sempre mais interessante do que a resposta.

?Existimos. A que será que se destina??

Rafaela1103 09/12/2023

Leitura narrativa e explicativa de sua obra e discussão
Neste livro, podemos captar a explicação e a narrativa do Sartre a respeito do Existencialismo e algumas comparações com o humanismo, de forma também a expor pontos em comum. Com apresentação e notas de Arlette Elkaïm-Sartre.
Acredito que só não apreciei mais a leitura devido o formato de construção do material, pois acredito que a forma narrativa do autor por vezes me deixou confusa, poucas pausas no texto, ?costurando? um assunto ao outro.
Exceto a escolha da escrita textual, é uma boa leitura para se ter mais noções do pensamento sartreano.