O  existencialismo é um humanismo

O existencialismo é um humanismo Jean-Paul Sartre
Vergílio Ferreira

Resenhas - O Existencialismo é um Humanismo

Eduardo 21/06/2012

Um trecho que vale o livro inteiro
Para não fazer uma resenha de um livro curto e ótimo de ser lido, colo apenas um trecho que muito diz sobre o homem:

"Mas se realmente a existência precede a essência o homem é responsável pelo que é. Assim, a primeira decorrência do existencialismo é colocar todo homem em posse daquilo que ele é, e fazer repousar sobre ele a responsabilidade total por sua existência. E quando dizemos que o homem é responsável por si mesmo, não queremos dizer que ele é responsável estritamente por sua individualidade, mas que é responsável por todos os homens. Há dois sentidos no termo subjetivismo e nossos adversários se aproveitaram desse duplo sentido. (...) Quando dizemos que o homem faz a escolha por si mesmo, entendemos que cada um de nós faz essa escolha, mas, com isso, cada homem escolhe por todos os homens. Com efeito, não existe um de nossos atos sequer que, criando o homem que queremos ser, não crie ao mesmo tempo uma imagem do homem conforme julgamos que deva ser" (Sartre, 1945)
Tiago Amaral 17/01/2022minha estante
Muito forte!!!

wuthringheights 01/01/2024

Livro daorinha que mudou um pouco minha perspectiva do existencialismo, acho o sartre um cara bem completo também. porém sou do lado do camus ainda kkkkkkkkk

Mariana 14/10/2014

Existencialismo e plano do engajamento livre
Em texto circunstancial, acessível e descomplicado, Sartre defende o existencialismo de acusações que lhes eram atribuídas, sobretudo por comunistas e cristãos. O francês inicia sua argumentação com o seguinte raciocínio:

"A existência precede a essência"

Vulgarizando o pensamento para torná-lo mais compreensível, Sartre relaciona a concepção de existência humana à existência de um corta-papel. Ora, antes de existir como objeto, o corta-papel possuía conceito e objetivo. O utensílio já dispunha de uma função antes mesmo de materializar-se. Neste caso a essência precedeu a existência. O conceito de homem está para Deus como o corta-papel está para o homem.

No existencialismo ateu defendido pelo filósofo, no entanto, o homem constrói sua essência depois de existir e se localizar no mundo. Este é o principio norteador do existencialismo.

"O homem será aquilo que ele se tornar"

A partir do momento que se pensa na existência precedendo a essência, se pensa também no homem enquanto responsável pelo que é e pelo que pode vir a ser. Entende-se que:
1 Somos livres, pois construímos nossa essência.
2 Somos os únicos donos de nosso destino.

A questão é que para Sartre, esta liberdade não é um privilegio, pelo contrário, é uma condenação.

"O homem está condenado a ser livre"

O que o escritor diz aqui? Primeiro o homem é condenado, pois não cria a si próprio; depois é tido livre, pois uma vez lançado ao mundo, se torna somente aquilo que fizer dele mesmo. Como critério para essa compreensão de liberdade, Sartre lista alguns conceitos que fundamentam sua visão de que ela seja um fardo, contrário ao que prega o senso comum do significado da palavra:

A angustia
Já é axiomático que somos livres. Por sermos livres, temos necessidade de escolher. Mais: somos OBRIGADOS a escolher considerando que não escolher também é uma escolha. A angustia surge da sensação de responsabilidade coletiva e individual sobre essas decisões.

"A angustia se explica por uma responsabilidade direta aos outros homens envolvidos pela escolha"

O desamparo
Com desamparo, expressão de Heidegger, Sartre chama de desespero a ausência de um critério de certeza, um código de valores ou ordens que guiaria o homem em sua existência.

"Estamos sós e sem desculpas"
"Não há sinais de certo e errado no mundo"

Primeiro, o homem está sozinho e não há garantias ou valores absolutos para apoiar suas decisões. Depois, é possível ir além: os sinais não existem, pois o homem irá decifra-lo conforme melhor lhe parecer.

Para dar força ao pensamento de que somos obrigados a decidir sozinhos, Sartre menciona uma passagem do romance Os irmãos Karamazov, de Dostoievski, em que o escritor russo escrevera: Se Deus não existisse, tudo seria permitido. Com efeito, é disto que se trata o desamparo: o homem não encontra ao que se agarrar dentro e fora de si.

O desespero
Se eu sou livre, o outro também o é. A minha escolha está ligada a dele. O desespero é a sensação de que apesar de sermos livres, não podemos contar unicamente com nossas escolhas, tendo em vista que o outro também é livre.

O covarde
Neste conceito Sartre é mais combativo. Para ele, não há nada mais covarde do que negar a liberdade escondendo-se atrás de desculpas para não exercê-la pois é difícil, pois é angustiante, pois não há ao que se apoiar, pois desespera. O covarde age de má fé, pois rejeita a ideia de que é livre para poder se agarrar aos pretextos e essências que tornam sua vida mais cômoda, simples.

"Aqueles que encobrem, à guisa de seriedade ou com escusas deterministas, sua total liberdade, eu os chamarei de covardes; e aos que tentarem mostrar que sua existência era necessária, sendo que ela é a própria contingencia da aparição do ser humano sobre a terra, a esses chamarei de asquerosos"

O existencialismo não se trata de uma doutrina pessimista, pelo contrário, ela coloca o destino do homem nele mesmo. Suprimida a ideia de Deus, cabe ao homem determinar os valores e encarar a realidade.

"O que os amedronta não seria, exatamente, o fato dessa doutrina dar possibilidade de escolha ao ser?"

hirna 27/08/2021

FRITEI MEU CÉREBRO
É isso. Não entendia nada de filosofia e continuo sem entender. Só li porque era texto do grupo de estudos, não significa que é ruim, eu que não tava no momento mesmo. Enfim foi legal pra eu poder me interessar por outras coisas, ao menos pra isso tenho certeza que serviu.

Milena 21/05/2023

O homem é impotente, porque não é nem ele, nem fora dele a possibilidade de pendurar. Ele não inicialmente localizado desculpas. Se, de facto, a existência precede a essência, não pode ser explicada por referência a uma natureza humana fixo e determinado; ou seja, não há determinismo, o homem é livre, o homem é a liberdade, o homem está condenado a ser livre. Condenado porque ele não criou a si mesmo, e também gratuito, no entanto, porque uma vez jogado no mundo, ele é responsável pelo que faz.

Roberth 11/03/2021

O existencialismo de Sartre explicado em poucas páginas...
O autor se propõe a lidar com as principais críticas ao seu pensamento. Ele assim o faz de maneira muito clara e concisa, o que é maravilhoso para um leitor de primeira viagem como eu. Recomendo como leitura de entrada para facilitar uma maior e progressiva imersão nas ideias de Sartre.

@PinkLemonade 28/02/2021

Fiquei confusa
Não sei se o motivo da minha confusão na leitura do livro é o fato de ainda não ter sido exposta o suficiente ao existencialismo (só li 1 livro de kieerkgard até agr).
Assim, talvez precise reler para tirar uma conclusão mais acertada....
Phillip Pereira 06/04/2021minha estante
O livro Filosofia da Existência dk Karl Jaspers pode ajudar. Tem alguns poucos exemplares na Estante Virtual.

@PinkLemonade 07/04/2021minha estante
Poxa, não conhecia esse livro do jaspers. Muito obrigada. A versão que vc mencionou é em língua portuguesa?

Phillip Pereira 08/04/2021minha estante
É sim, tradução dos anos 60 ou 70, não lembro bem. Não é um livro denso, vai que dá uma visão ampla do existencialismo.

Brenda.Tomaz 16/03/2021

Simples
As palavras de Sartre expostas de uma maneira bem simples para quem quer entender o existencialismo

AndrA65 27/03/2020

O existencialismo não tem bases éticas
Apesar da filosofia existencialista ser interessante, ainda se desprende da realidade. "O homem é aquilo que ele escolhe ser, e com isso, escolhe o que os outros homens devem ser", isso é no mínimo infantil. Pessoas se encontram em circunstâncias que sua condição é irreversível, como por exemplo, um escravo. É aí que entra o furo existencialista. Enquanto os donos de escravos exerceram sua liberdade livre de um valor moral absoluto, puderam subjugar seus escravos, enquanto um escravo, dentro desse mesmo sistema moral subjetivo, não possuiu essa mesma liberdade, a liberdade de não ser um escravo.

O existencialismo precisa, antes de tudo, ter como base uma ética precedente a toda sua filosofia para que, de fato, haja a livre faculdade do homem de fazer escolhas. Se não há ética a priori que deslegitime atos como escravidão, não existe a universalidade da escolha subjetiva a cada homem, existe apenas os primeiros, aqueles que têm o privilégio de escolher, e aqueles segundos, que têm a "liberdade" de agir apenas de acordo com os primeiros, que é o caso dos escravos.
Caroline.Polzin 25/05/2020minha estante
vc acha que a filosofia sartreana é baseada na meritocracia?

AndrA65 30/06/2020minha estante
De certo ponto, sim.

Ronny 23/04/2020

Compreensão do existencialismo
Talvez este seja o principal texto de Sartre para compreender seu existencialismo ateu e que deu forma à Psicologia Existencial Humanista. Leitura fácil, rápida e gostosa. Contempla os principais conceitos Sartreanos.

Dynk 06/07/2020

Livro "O Existencialismo é um Humanismo" | Jean-Paul Sartre
- lembrando que eu estou escrevendo essa Resenha no dia 06/07/2020 -

Mesmo eu tendo acabado esse livro no começo deste ano e também sendo um livro muito rápido de se ler, eu simplismente adorei a leitura, já que (na minha opnião) retrata muito bem a visão do próprio Jean-Paul Sartre sobre a corrente filosófica de pensamento do "Existencialismo", do "Humanismo" e suas relações que as interligam diretamente/indiretamente, sempre se utilizando de uma línguagem escrita única, gostosa de se ler e de ouvir em seus pensamentos; nunca também, deixando de lado tais explicações sobre conceitos e termos complexos e "abstratos" das temáticas ali levantadas e empregadas posteriormente, mediante a exemplos de prática compreensão.
Acredito ainda que, assim como eu, esta antiga obra literaria de Sartre, vale muito a pena ser explorada e desbravada por vigentes estudantes universitários/as/es dos Cursos de Graduação em Psicologia e para proficionais já formados também - mas especificamente para estes/as/us que, se interessão ou usam da abordagem teórico-técnica Humanista/Fenomenológica-Existêncial dentro de suas Psicologias proficionais, como base para promover as prestações dos serviços à saúde mental do ser humano [que chamamos de "cliente", no caso dessa corrente da profição e ciência psicológia].

Bjss lindezas/os/es. Dynk

Ligiane 28/01/2022

Minha primeira leitura sobre Sartre e sobre o existencialismo.
O livro é breve. nós trás uma leitura clara e sintetiza pontos importantes sobre a filosofia do existencialismo.

No começo do livro Sartre nos indaga da pergunta: A existência procede a essência?

O homem existe, encontra a si mesmo, surge no mundo é só posteriormente se define.

AndersonCosmo 13/04/2023

Bom, é meio difícil escrever muita coisa sobre um livro de 64 páginas, apesar de ele trazer mais conteúdo do que se espera. Livro bom, bem claro e direto com relação ao que o existencialismo propõe e a leitura, apesar de se tratar de um conteúdo filosófico, é simples e fluida. Acho que seria uma boa porta de entrada pra quem gostaria de conhecer essa filosofia.

Morgana 11/04/2020

Um livro simples e curto, mas ao mesmo tempo com um conteúdo espetacular. Uma ótima análise sobre como é comum a crítica infundada sobre um assunto e sobre como considerar alguma essência humana é abstrato. Uma ótima leitura para quem tem um apreço pelas teorias materialistas e existencialistas.
Bru 11/04/2020minha estante
Faz sentido junto às teorias da Simone?

Morgana 11/04/2020minha estante
Faz total bb. Nesse ele não explora tão a fundo o conceito de existencialismo, porque é uma resposta a críticas da teoria. Mas dialoga com ela nos conceitos de Um/Outro, a rejeição da essência e Liberdade

Heitor 15/10/2022

Um ótimo resumo das ideias de Sartre
Comprei este livro por 8 reais na Amazon, um preço ótimo para um livro com 64 páginas
Porém mesmo curto ele consgue explicar muito bem as ideias do Existencialismo de Sartre e o comparando com outras correntes filosóficas como o humanismo, o niilismo e até a fenomenologia
Visto isso para quem deseja começar, ou apenas ter uma visão geral, do existencialismo eu recomendo muito este livro